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Tecnologia e Inovação: como a era digital afetou — e ainda afeta — o dia a dia de uma franquia

O que é a era digital?

Novas tecnologias surgem à medida que a chamada era digital se estabelece como realidade no mundo atual. Esse momento, onde quase todos os ambientes de trabalho e empresariais estão conectados à internet, transformou para sempre a forma como os processos são realizados. Por exemplo, metodologias de trabalho antes manuais, agora são realizadas de forma automatizada graças à era digital.

Dessa forma, se tornou uma necessidade para todas as empresas que pensam em se manter competitivas a aderência aos adventos da era digital, como sistemas de gestão, canais de comunicação online e novas formas de divulgação para expandir a marca. Para o franchising, a necessidade de diálogo constante e formas de repassar conhecimento foram extremamente beneficiadas com as novidades da tecnologia.

Manuais de franquia, antes físicos e de difícil atualização (algo essencial em metodologias que estão sempre sendo atualizadas), agora podem ser facilmente editadas e disponibilizadas a toda a rede de unidades com poucos cliques. Isso é apenas um dos exemplos de como a era digital está qualificando o dia a dia de uma franquia. Questões de engajamento com franqueados, marketing e projetos de expansão também são facilitadas com o uso dessas ferramentas inovadoras.

Todavia, ainda existem alguns desafios que dificultam as empresas a aproveitar tudo o que a era digital tem a oferecer. Na hora de prestar suporte a um franqueado, por exemplo, a instantaneidade exigida pela internet exige uma resposta ágil que, se atrasar, pode gerar insatisfação. Por isso, é essencial além da capacitação para utilizar essas ferramentas modernas, uma adesão em peso por parte de todos.

Por fim, um ponto que não pode ser esquecido é que a era digital está sempre passando por atualizações. Pensar que a modernização da sua rede de franquias está concluída é um erro que pode custar caro, pois a concorrência pode dar um salto à frente. Fato é: a era digital veio para ficar e com ela foi possível otimizar inúmeros processos e aspectos da sociedade. 

A transformação digital em franquias

Ainda na linha das maravilhas que o mundo digital trouxe para o ambiente empresarial, temos a transformação digital. Quando falamos da era digital, estamos nos referindo ao período em que vivemos e o quanto a tecnologia se tornou inerente ao dia a dia de um negócio. Já a transformação digital é uma mudança estrutural, onde a tecnologia está no centro de toda a evolução dos processos que compõem a empresa.

Ou seja, o principal objetivo da transformação digital é melhorar o desempenho das empresas e a experiência dos consumidores em suas jornadas de compra. Através do uso de softwares, ferramentas de gestão, marketing digital e todo o tipo de estratégia proporcionada pelo uso da tecnologia, a transformação digital tem alterado o funcionamento das empresas e seu modo de fazer negócios.

De acordo com dados da empresa de inteligência de mercado IDC, no triênio de 2018-2020, os investimentos em transformação digital devem somar US$ 6,3 trilhões. Dados como esse demonstram o quanto este movimento tem moldado os negócios ao redor do globo.

Trazendo a transformação digital ao franchising, seus efeitos estão concentrados principalmente nos formatos de atuação e nos produtos oferecidos pelas redes também estão cada vez mais inovadores. Segmentos relacionados a tecnologia tem sido grandes motores da inovação no setor e as franquias home based, que funcionam diretamente das residências dos franqueados, se destacam a cada dia.

Além disso, processos particulares do franchising, como consultorias de campo e auditorias se tornaram possíveis de serem realizados online, através de ferramentas inteligentes como checklists, por exemplo. A transmissão de know-how e aplicação de treinamentos e manuais foram facilitados pela possibilidade de armazenamento de arquivos na nuvem, entre outros avanços.

Dessa forma, voltamos à questão de acompanhar o mercado. Redes que não acompanham o processo de inovação acabam sendo ultrapassadas e perdendo espaço no setor, pois as marcas estão entendendo a necessidade da transformação digital em prol da agilidade e segurança da gestão, além da experiência do cliente.

Franquias no mercado digital

A tecnologia também trouxe mudanças significativas no franchising, como as já faladas franquias home based. Seja a respeito das empresas, como a questão de softwares e ferramentas da transformação digital, ou sobre os próprios consumidores. O comportamento do consumidor passou a se tornar mais complexo principalmente com a internet, exigindo um serviço rápido e de qualidade durante toda a jornada de compra.

Nesse sentido, se tornou fundamental para redes de franquias a inserção no meio digital nas mais variadas formas, desde estratégias com o marketing, como redes sociais e anúncios pagos até expandir as oportunidades de negócio ao oferecer o home based como opção de investimento a franqueados modernos.

Para se ter uma ideia, as franquias em home based já representam mais de 10% do mercado de franquias, se projetando como um modelo com espaço para crescer mesmo no pós-pandemia. Entre outras tendências do mercado digital estão:

  • Mobile Marketing: as compras por smartphones representaram 55,1% de todas as transações do varejo online de 2020, segundo a consultoria Nielsen. Ou seja, uma boa inserção no ambiente digital com o delivery, por exemplo, pode garantir um aumento significativo no faturamento.
  • Inteligência artificial: já pensou em atender potenciais franqueados ou clientes de forma automática? Um chatbot ou um totem para pedidos, através da inteligência artificial, podem te ajudar! Com uma IA, é possível automatizar  processos por meio da tecnologia  e economizar recursos da rede.
  • Personalização: a era digital permite o recolhimento de dados — com a devida permissão do usuário — como forma de personalizar o atendimento realizado. Um exemplo? A localização pode tornar o atendimento mais ágil, trazendo opções que fazem sentido ao visitante.

Por fim, é sempre importante lembrar de acompanhar as principais tendências do mercado digital. Não há segredos: assim como o mercado tradicional, valorizar o que seus clientes valorizam é a principal forma de atingir os objetivos da sua marca. Além disso, o resto se mantém. Consumidores esperam uma boa experiência, atendimento qualificado e produtos de qualidade. Ofertando tudo isso, ainda aliado ao digital, sua rede já estará atuando da forma certa nesse novo mercado.

Como implantar novas tecnologias em uma rede de franquias

Tudo que falamos até agora diz respeito a novas tecnologias e estratégias inovadoras para o mercado de franquias. Mas, como implantá-las com sucesso? Afinal, uma rede de franquias é composta por dezenas de gestores, colaboradores e até mesmo terceirizados que precisam trabalhar em conjunto para oferecer o melhor serviço possível ao cliente final.

Para isso, é preciso muita comunicação e planejamento. Desencontros e problemas na capacitação em novas tecnologias podem acarretar em prejuízos e insatisfações. Além disso, tornar franqueados e colaboradores parte do processo é essencial, pois suas opiniões trazem insights de alguém que lida diariamente com o que será melhorado.

Nesse sentido, chegamos novamente à questão-chave: como implantar mudanças em redes de franquias de diversas unidades espalhadas por variados territórios? Felizmente, a era digital tem dado espaço a essa dúvida, com empresas de tecnologia oferecendo suporte. O sistema para franquias da Central do Franqueado, por exemplo, traz esse acompanhamento e capacitação como primordiais durante a implantação.

Ferramentas de gestão para franquias

Todo esse conceito de revolução digital e novas tecnologias precisa ser tangível para ser considerado uma realidade para empreendedores. Nesse caso, são as ferramentas de gestão para franquias que surgem como exemplos práticos do que todas essas mudanças significam para o dia a dia de uma franquia.

Cada vez mais populares em redes de franquias, ferramentas de gestão são metodologias ou softwares que auxiliam na eficiência da empresa de forma digital. Com eles, tarefas do cotidiano são otimizadas e ocorre uma redução de gastos com tempo e dinheiro dentro da gestão. 

Por exemplo, aplicativo de controle de ponto. Controlar o banco de horas de seus colaboradores manualmente pode ser complicado. Por isso, como forma de automatizar essa gestão, surgiram os aplicativos de controle de ponto. Ainda mais atualmente, onde o trabalho remoto se tornou uma realidade, basta o colaborador fazer download do aplicativo e fazer o registro de onde estiver.

Data Driven

Outra grande vantagem que a tecnologia trouxe está na vastidão de dados que podem ser usados para guiar o planejamento e o futuro de uma empresa. O conceito, chamado de Data Driven (“Orientar-se por dados”, em tradução livre), visa a utilização de dados inteligentes para fundamentar a tomada de decisões importantes. Mas, o que são esses dados e qual a ligação deles com a tecnologia?

Bom, esses dados podem variar de informações sobre a persona do negócio, leads, feedbacks e até mesmo questões financeiras. Já pensou como é muito mais fácil realizar qualquer investimento sabendo das condições financeiras atuais? É um exemplo simples, mas mostra que se guiar por dados é um tanto quanto essencial para evitar erros que podem levar um negócio à falência.

Nesse sentido, a tecnologia entra em dois campos de ação: na captação e no tratamento desses dados. Afinal, não adianta possuir milhares de planilhas de informação se não existir uma fácil visualização que proporcione qualquer entendimento. Para isso, temos metodologias da era digital como o Big Data.

O Big Data é um conceito utilizado para reunir, filtrar e analisar informações valiosas para o futuro da sua empresa a partir de uma grande quantidade de dados. Dessa forma, após implementar a cultura Data Driven em uma franquia, você terá à disposição ferramentas e estratégias para a extração de informações valiosas a partir dos dados reunidos.

Mas, cuidado: com a recente Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), toda e qualquer coleta de material sensível precisa ocorrer com a devida permissão do cliente ou potencial interessado. Infrações nessa questão podem resultar em multas e outras sanções ainda mais pesadas.

Por fim, lembre-se que um bom desempenho de uma empresa data driven está na qualidade dos dados reunidos e o que será feito a partir deles. Leia nosso conteúdo completo sobre o assunto e se torne uma franquia Data Driven!

Site para franquias

Outra das grandes mudanças que a tecnologia trouxe também reside na internet: os sites. Atualmente, sites para franquias são um dos principais canais de divulgação e coleta de dados de interessados. Eles podem ser a porta de entrada da sua franquia e, a partir de uma boa apresentação da rede, atrair franqueados de forma efetiva.

Porém, muitas franquias ainda não apostaram no site como uma forma ativa de inserção digital. Se sua franquia não possui um site ou você não sabe como criar um, não se desespere., pois a Central do Franqueado pode te ajudar a não perder uma chance incrível de garantir a expansão da sua rede. 

Para começar, precisamos esclarecer uma coisa: um bom site deve ter o papel de vendedor, mostrando informações e estimulando o contato com a rede franqueadora. Se você apenas apresentar informações e não encaminhar o visitante para uma próxima etapa de contato, de nada adianta belas imagens ou valores atrativos. É preciso saber conduzi-lo através do funil de vendas!

Se você quer aproveitar benefícios como a divulgação da franquia, facilitar o contato com interessados e ter um grande alcance (81% da população brasileira com mais de 10 anos utiliza a internet), é essencial saber como apresentar sua marca da melhor forma. 

Por isso, a Central do Franqueado preparou um guia sobre como criar um site para sua franquia.

Softwares para franquias

Agora que já vimos que a transformação digital é uma realidade e que, a cada dia, novas soluções surgem como forma de otimizar e automatizar processos considerados ultrapassados e custosos, pensar nessas atualizações deixou de ser um diferencial. Por isso, é hora de conhecer, entre as principais soluções da era digital, a mais significativa delas para o franchising, os softwares para franquias.

Os softwares para franquias enxergaram uma oportunidade para inovar ao centralizar em uma única plataforma tudo que franqueadores e franqueados precisam para atingir o sucesso em suas redes. Ou seja, facilitar a gestão dos processos do franchising, como o diálogo interno com franqueados e a transmissão de know-how, centralizando o máximo possível os procedimentos de uma rede e atraindo mais potenciais franqueados.

A necessidade se torna ainda maior quando analisamos o franchising como modelo de negócios. Apesar de ser considerado um porto seguro para até mesmo investidores iniciantes, existe uma maior burocracia envolvida. Alguns processos como suporte ao franqueado, gestão de estoque e negociações para a expansão ainda sofrem com uma lentidão que pode ser custosa e comprometedora. 

Ainda que muitos deles foram naturalmente aperfeiçoados e digitalizados com os avanços tecnológicos, problemas como esses ainda estão extremamente presentes nas franquias por todo o Brasil. Por isso, softwares para franquias estão se tornando uma arma contra a concorrência, promovendo uma franquia organizada e moderna.

Não deixe de conhecer nosso softwares para franquias e saber como a solução pode transformar sua gestão. Além disso, apresentamos a melhor solução do mercado. Imperdível!