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Tecnologia e Inovação

Conheça o Big Data e como usá-lo na hora de expandir sua franquia

9 min de leitura Carlos Griebler


Em um mundo cada vez mais orientado por dados, o uso inteligente das informações é essencial para o sucesso de qualquer negócio, especialmente ao expandir uma franquia. Nesse contexto, o Big Data surge como uma poderosa ferramenta capaz de impulsionar a tomada de decisões estratégicas embasadas em dados relevantes.

Big Data é reunir, filtrar e analisar informações valiosas para o futuro da sua empresa a partir de uma grande quantidade de dados. O conceito é essencial na revolução digital e oferece chances incríveis para a expansão da sua franquia.

Ao utilizar o Big Data, as franquias podem obter uma visão completa do seu negócio e do mercado em que atuam. Com acesso a dados atualizados e em tempo real, é possível identificar padrões, prever tendências e compreender o comportamento dos consumidores. Além disso, a análise de dados demográficos, preferências de consumo e desempenho das unidades existentes pode revelar oportunidades de mercado e estratégias de expansão mais eficazes.

Neste artigo, exploraremos a importância do Big Data na expansão de franquias e discutiremos suas vantagens, desafios e melhores práticas. Aprenda como utilizar essa poderosa ferramenta de análise de dados para impulsionar o crescimento da sua franquia e conquistar novos horizontes.

Neste artigo, você lerá sobre:

O que é Big Data?

No mundo atual, tomado pela transformação digital e seus adventos tecnológicos, muitos termos surgem, se vão e aparecem novamente para confundir muitas cabeças. Softwares, CRMs, Geomarketing são exemplos de termos já estabelecidos e que mesmo assim trazem alguma complexidade na hora de entendê-los.

Entre esses termos, podemos destacar o Big Data. Do inglês “Big” (grande) e “Data” (dados), o termo trata exatamente do que o nome sugere, uma grande quantidade de dados que precisam ser lapidados. Ou seja, ferramentas e estratégias para extração de informações valiosas a partir de um número imenso de dados. 

O termo, que vem ganhando popularidade nos últimos anos, é bastante antigo, mesmo que em âmbitos fora do mundo digital. Ainda sem usar exatamente o nome Big Data, surgido apenas em 1997, quando se falava em decodificar códigos e mensagens, como em guerras passadas, o conceito estava presente.

Para se ter uma ideia, todos os dias o Google processa mais de 3 bilhões de pesquisas em todo o mundo. Consegue imaginar a quantidade de dados que isso representa? Até mesmo em uma escala menor já é quase impossível!

Ainda, se olharmos no Google Trends, mecanismo que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente, vemos que o Big Data tem tido um crescimento enorme nos últimos anos. 

Essa popularização surge com a necessidade que as empresas estão vendo de se atualizar e digitalizar para não ficar atrás da concorrência.

Afinal, se bem utilizado, o conceito de extrair e processar dados valiosos pode ser fundamental para sua franquia. Antes de vermos mais sobre esses benefícios, também existe outro conceito que acompanha e faz parte do Big Data, os 3Vs: Velocidade, Volume e Variedade, pilares do conceito.

Isto é, o conceito de Big Data vai além da mera coleta e armazenamento massivo de informações. Ele é estruturado sobre os três pilares conhecidos como os 3Vs: Velocidade, Volume e Variedade. Cada “V” desempenha um papel crucial na compreensão e aplicação eficaz desses vastos conjuntos de dados.

Veja cada um deles:

Velocidade

Para visualizar essas informações como esperado, de forma que haja um filtro para encontrar os melhores dados, é algo que leva tempo. Mesmo assim, um dos conceitos do Big Data e parte dos pilares que o fundamentam, é a velocidade com que esses dados serão analisados

Com a grande quantidade de dados que estamos falando, é fundamental que tenha acesso a eles rapidamente. Afinal, de nada adianta conseguir bons dados se você já ficou para trás da concorrência há muito tempo. Porém, bons dados levam tempo, e reunir essas informações de forma precipitada pode prejudicá-las. É necessário um equilíbrio!

Volume

Aqui está o principal dos fatores que compõem o Big Data: o volume. Vimos que o próprio nome Big Data sugere uma grande quantidade de volume de dados, então o V de volume nada mais é do que esse número.

A princípio, quanto mais informações, melhor. Isso em um primeiro momento onde você estará armazenando tudo, para só depois extrair dados preciosos que farão sua empresa decolar. Lá, tudo precisa estar claro e visualizável para qualquer olho.

Variedade

Por fim, mas não menos importante, temos a variedade. Os dados do Big Data não se restringem a apenas um setor ou nicho específico, é tudo. Desde informações de clientes até tudo que você precisar, porque é isso que o Big Data é: dados de tudo aquilo que sua empresa precisa para crescer, independentemente do tamanho das informações.

Quais os benefícios do Big Data?

Hoje em dia, quando o assunto é Big Data, muito se fala nos benefícios que acompanham o conceito. Em redes de franquia, essas vantagens podem se estender até mesmo para o processo mais almejado do franchising, a expansão de franquias. Entre os benefícios, podemos destacar:

Insights

Como estamos falando de uma grande quantidade de dados e variedades, reunindo e filtrando-os, é possível ter grandes insights que podem ajudar a sua franquia. Imagine descobrir, por exemplo, que seu maior público de potenciais franqueados é do estado X e desejam adquirir uma franquia por todo o estado. 

Com isso, é possível delegar uma equipe especializada na expansão por aquela região e garantir que tudo saia como esperado, mantendo a qualidade e padronização esperada pela rede.

Pé a frente da concorrência

Vimos anteriormente que o mercado está mais competitivo do que nunca. Novas ações para se destacar da concorrência surgem diariamente e são essenciais para essa expansão contínua e saudável da rede. Ainda mais, o Big Data ainda não está presente em todas as organizações. 

Então, é possível ser pioneiro de um conceito com estes diversos benefícios e tornar o crescimento da sua franquia ainda mais real.

Tomada de decisão

A tomada de decisões importantes pode causar uma grande repercussão por toda uma rede de franquias. Por isso, é necessário se atentar em como buscar melhorias e mudanças da melhor forma possível e, de preferência, com dados que baseiam suas escolhas. 

Além disso, o processo de tomada de decisão em redes de franquia é geralmente feito pelo franqueador. A depender de como os franqueados serão atingidos, é comum eles terem uma voz ativa no processo de decisão. Então, toda sua rede precisa estar por dentro do Big Data.

Cultura Data Driven

Tudo isso culmina em outro conceito também relativamente novo do mundo dos negócios, o Data Driven. Ser Data Driven é orientar-se por dados. Ou seja, é quando uma empresa utiliza dados inteligentes para a tomada de decisões estratégicas. Ficou fácil entender onde o Big Data entra na jogada, certo?

Essa parceria pode garantir que você tenha em mãos informações extremamente importantes sobre o seu negócio, como contatos de potenciais clientes e leads, feedbacks etc. 

O mercado atual exige

Lidamos com montantes inimagináveis de dados todos os dias e às vezes nem percebemos. Apenas quando eles estão reunidos, filtrados e prontos para serem analisados é que nos damos conta das oportunidades que o Big Data traz a um negócio. 

Com todas as empresas se modernizando, algumas mais rápido do que outras, é hora de também dar esse passo!

Expansão de franquias

Finalmente, o termo mais almejado no franchising, a expansão da rede. Imagine conseguir filtrar, dentro centenas de candidatos e interessados, aqueles que realmente vão agregar no desenvolvimento da sua franquia? Esse é o poder do Big Data na expansão da rede.

Além disso, toda a gestão de qualidade, baseada em dados qualificados e comunicação clara, com certeza vai atrair cada vez mais potenciais franqueados, aumentando a reputação da empresa cada vez mais dentre o mercado.

Mas lembre-se: para a eficácia esperada, é preciso que os dados sejam analisados e utilizados de modo correto. Vamos ver como?!

Como utilizar o Big Data em sua franquia

Integrar o Big Data em operações de franquia não é apenas uma vantagem, mas tornou-se uma necessidade para se destacar em um cenário de negócios cada vez mais competitivo. Ao explorar e aproveitar os insights proporcionados por vastas quantidades de dados, as franquias podem tomar decisões mais informadas e estratégicas.

O primeiro passo é lembrar de um dos conceitos que citamos anteriormente, a Data Driven. De nada adianta arrecadar milhões de dados, filtrá-los e não fazer nada. É preciso criar e mudar de acordo com o que foi recolhido para gerar melhorias e revoluções no mercado e no seu nicho de franquias.

Utilizar do Big Data e ser Data Driven em uma rede de franquia será um diferencial e tanto para uma gestão qualificada. Através de seu uso, será fácil pensar em ações mais certeiras com o uso de dados que podem fazer a diferença nas decisões. 

Porém, para que seu uso seja maximizado e qualificado, são necessárias algumas implementações em alguns aspectos de uma franquia, desde as estratégias para vendas, treinamentos para as equipes, uso de ferramentas, entre outros. Ou seja, é preciso estabelecer o Data Driven como cultura na rede como um todo, sempre embasando a tomada de decisão com dados.

Depois disso, você pode começar a pensar nos problemas e desafios que você enfrenta e que ferramentas de Big Data podem te ajudar a solucionar. Falando em ferramentas, existem centenas no mercado e uma simples pesquisa mostrará a adequada para sua rede. 

Lembrando, sempre, que seus colaboradores precisam estar capacitados com as características da ferramenta e do próprio conceito em si. Com a ferramenta certa e o conceito implantado na cultura da empresa, promover a melhoria contínua de processos será incrível. 

Sua empresa se destacará da concorrência e, apesar de que nem tudo pode funcionar perfeitamente logo de cara, poucos ajustes tornarão o Big Data uma grande arma para sua franquia a médio e longo prazo.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Uma das melhores formas de conseguir utilizar os dados filtrados e qualificados pelo Big Data, é utilizando de um software de gestão. Com uma plataforma que te garanta acesso a informações sobre aspectos importantes sobre a sua rede de franquias, será fácil criar estratégias inovadoras para o crescimento da sua franquia.

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de uma boa administração em redes de franquia. Pensando nisso, nosso sistema para franquias possui funcionalidades que podem padronizar, engajar e expandir a operação de seu negócio!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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