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Tecnologia e Inovação

Novas tecnologias: 4 dicas para sua rede de franquias

8 min de leitura Leonardo Montoya


Aplicar novas tecnologias no mundo corporativo é um desafio e em redes de franquias a tarefa toma proporções ainda maiores. Afinal de contas, é o funcionamento de diversas unidades que deve ser contemplado com essas atualizações. Para facilitar seu trabalho, a Central do Franqueado preparou algumas dicas que o auxiliarão nesse processo. Confira! 

Neste artigo você vai ver:

O que são as novas tecnologias?

Quem acompanha as notícias do mercado de franquias percebe: as novidades nunca foram tão rápidas como hoje, um período de evidente transformação digital. Startups surgem com propostas cada vez mais inovadoras e estas empresas costumam apostar nas novas tecnologias para propor soluções inovadores.

Em outras palavras, as novidades não estão no produto propriamente dito, mas sim na forma que ele é oferecido para os consumidores. Quer um exemplo de nova tecnologia? A empresa americana Uber, prestadora de serviços na área de transporte, é um exemplo de como a aplicação das novas tecnologias resolve de maneira prática os problemas do dia a dia em uma cidade. 

A proposta da empresa é fornecer caronas a um preço acessível e facilitar a locomoção em perímetro urbano. Todavia, isso só é possível devido às tecnologias digitais, ao desenvolvimento tecnológico do GPS e da internet móvel.

Chamar um táxi pelo smartphone era possível antes da Uber. Mesmo assim, a empresa praticamente tomou o lugar deste meio de transporte tradicional. Explicações para isso são os diferenciais que a Uber oferece para os passageiros e,  principalmente, o custo benefício. 

Para resumir, você deve considerar que usar as novas tecnologias é fundamental para se destacar no mercado. As empresas que usam a tecnologia a seu favor são as mais lucrativas e que mais atraem investidores. Mas como implementar tais mudanças em redes de franquia? 

Diferentemente de uma empresa com sede única, uma rede de franquias tem unidades franqueadas em várias cidades. Por isso, aplicar as novas tecnologias requer organização do tempo, dedicação e treinamento. Também, ao adotar novas tecnologias, franqueados poderão ter problemas de adaptação, o que influencia negativamente na padronização e na qualidade da rede.

Desde a definição das novidades por parte da franqueadora, até a capacitação dos franqueados e o treinamento dos colaboradores, sua padronização estará sendo colocada em xeque. 

Nesse sentido, é indispensável que os padrões de qualidade da rede de franquias continuem orientando os franqueados para que a implantação de uma nova tecnologia seja um sucesso. O franqueador, portanto, precisa acompanhar a adaptação dos franqueados para solucionar dúvidas e resolver problemas.

As vantagens de implementar novas tecnologias na sua rede

Aumentar a produtividade e manter sua empresa competitiva e atualizada são apenas algumas das vantagens da implementação de tecnologias recentes na sua rede. Vejamos de forma detalhada mais algumas:

Maior agilidade nos processos do dia a dia

Implementar tecnologias inovadoras nas operações cotidianas da sua rede com certeza irá impulsionar a agilidade no seu negócio. Isto é, diversas ferramentas servem para automatizar processos, visando maior rapidez na conclusão de tarefas.

Dependendo do modelo do seu negócio, você pode utilizar softwares feitos sob medida para suas demandas. Assim, o que levaria mais de uma plataforma não especializada ou desatualizada, necessitará apenas de uma única ferramenta virtual.

Flexibilidade em grandes projetos

Se utilizadas a partir de uma metodologia ágil, por colaboradores que as conhecem, as novas tecnologias dão maior autonomia a certos profissionais. Essas ferramentas permitem maior ocupação de posições estratégicas, uma vez que o trabalho manual estará sendo executado por softwares. 

Assim, há maior espaço para grandes tomadas de decisão, movimentos que visam mudanças estruturais no andamento da rede. Ou seja, as novas tecnologias abrem, mesmo que indiretamente, espaço para grandes projetos

Redução de custos

Com um processo otimizado a partir de operações ágeis, é natural que haja grandes benefícios na produção do seu negócio. Entre os benefícios, temos a redução de custos. 

Isso se dá porque, com auxílio das grandes tecnologias do momento, você passará a detectar problemas e fases iniciais do processo de produção e não apenas ao analisar o produto final. Você evitará atrasos, devoluções, manutenções e insatisfação do cliente, reduzindo assim os custos de toda essa operação.

4 dicas de novas tecnologias para aplicar na sua rede de franquias

Agora que você entendeu o que são as novas tecnologias, que tal conferir 4 dicas imperdíveis de novas tecnologias para aplicar na sua rede?

Automatização de processos

Você conhece a automatização de processos? Ela é uma estratégia para otimizar a estrutura da empresa e pode ser usada em diferentes áreas de atuação. Automatizar é: tarefas manuais passam a ser executadas automaticamente por máquinas.

Em uma rede de franquias, apostar na automatização vai proporcionar diversos benefícios como o acesso à informação. Através da automatização de processos, o acesso à informação é facilitado dentro da rede de franquias. 

As informações ficarão armazenadas em um único local. Dessa forma, os dados podem ser consultados a qualquer momento, eliminando a dependência entre um setor e o outro. Também, a automatização vai reduzir os custos da rede de franquias.

Erros, desperdícios e problemas de execução serão minimizados. Isto é, a automação vai contribuir para a produtividade e para a economia. Além disso, a automação proporciona uma administração mais transparente. Afinal, o franqueador terá uma visão mais ampla do funcionamento dos processos, o que contribui para tomar melhores decisões.

Internet das Coisas

Todo mundo sabe o que é internet, mas você conhece o termo Internet das Coisas? O termo significa a integração de objetos do nosso dia a dia com a internet. Dessa forma, é possível manter a sincronização entre aparelhos eletrônicos, trocar informações e usar a tecnologia de forma integrada

Um exemplo de uso da Internet das Coisas são aplicativos de smartphone que controlam pertences. Por exemplo, controlar a temperatura do ar condicionado através do celular, apagar e acender lâmpadas ou até mesmo abrir e fechar portas.

No mercado de franquias, a Internet das Coisas, por meio da sincronização de informações dos clientes, permite um aprofundamento no perfil dos consumidores. A partir daí, é possível pensar em estratégias de marketing mais precisas.

Também, a Internet das Coisas é uma alternativa para aprimorar a experiência dos consumidores. Através dela, você pode aumentar as opções de pagamento e diminuir as filas em unidades de franquia. 

Inteligência artificial 

A inteligência artificial é uma área de pesquisa da ciência da computação que se propõe a desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que simulam o raciocínio humano. Ela é uma ótima saída para inovar em redes de franquia

Os sistemas desenvolvidos pela inteligência artificial devem aprender e se autodesenvolver a partir da assimilação de novas informações. Isto é, quanto mais o sistema é usado, mais ele aprende e se aprimora automaticamente. 

Esse recurso pode ser muito útil em empresas que estão presentes no mercado digital. É comum grandes empresas disporem de um marketplace próprio, onde usuários podem comprar seus produtos sem precisar sair de casa. Com a ajuda de uma inteligência artificial que aprenda os interesses do usuário, é possível fornecer uma experiência de usuário única para cada visitante do site.

Em outras palavras, a inteligência artificial vai proporcionar a autonomia dos computadores. Para redes de franquia, a implementação desta tecnologia vai contribuir para redução de custos operacionais. Isso acontece porque diminuem os erros e aumentam a produtividade.

A inteligência artificial também é responsável pelo aumento da efetividade e da segurança em redes de franquia. Um exemplo são as atividades de processamento de dados. Algoritmos inteligentes e baseados na Big Data vão permitir uma velocidade maior de processamento. 

Quanto à segurança, sistemas de reconhecimento facial para colaboradores, leitores biométricos são alternativas para aumentar a velocidade dos processos e manter a segurança.

Central do Franqueado

Na hora de prestar suporte, franqueadores usam plataformas que não são as mais indicadas, como o WhatsApp, por exemplo. Apesar de ser adaptado para o uso de empresas tradicionais, o WhatsApp não é a opção mais recomendada para o mercado de franquias, principalmente porque as mensagens de franqueados acabam ficando esquecidas na caixa de entrada.

A Central do Franqueado é especialista em franchising e por isso conhece a importância de investir em novas tecnologias. Então, se você enfrenta problemas na hora de prestar suporte, saiba que a Central do Franqueado tem uma solução desenvolvida especialmente para franqueadores.

Nós desenvolvemos uma Central de Atendimento ao Franqueado, também conhecido como módulo Central de Atendimento ao Franqueado. O Módulo CAF resolve problemas de comunicação e mantém o engajamento na rede de franquias. Além disso, você pode agendar reuniões, realizar videoconferências e enviar comunicados para os franqueados. 

Ficou interessado? Então, solicite uma demonstração gratuita do Módulo CAF e comprove todos os seus benefícios. Não esqueça de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro das novidades do universo do franchising!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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