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Tecnologia e Inovação

Franquias no mercado digital: como funciona, tendências e como atuar com sua rede

12 min de leitura Filipe Pacheco


O mercado digital é o ambiente onde acontecem negócios de forma virtual, tendo a internet como principal motor e facilitador. Dentro do mercado digital, se desenvolvem empresas com criação de produtos e serviços e que, consequentemente, alimentam o consumo online. Confira e saiba tudo sobre este mercado no franchising!

Que a internet revolucionou o mundo não é questionável. As inovações, possibilidades e avanços que a tecnologia trouxe ao mundo são incontáveis e hoje não imaginamos como seria viver sem estes recursos. 

No âmbito dos negócios, as evoluções tecnológicas trouxeram novos mercados, novas ferramentas, novos formatos, etc. Além do avanço das máquinas, a era digital trouxe um novo ambiente que vem sendo explorado por empresas e desfrutado por consumidores. 

Sendo assim, o aprimoramento do mercado digital avançou de tal forma que este ambiente se tornou indispensável para qualquer negócio que deseja se manter rentável. Portanto, iremos falar sobre a importância do mercado digital para franquias, como funciona, as principais tendências e como atuar. Confira!

Veja o que você vai encontrar neste artigo:

O que é mercado digital?

Desde a revolução industrial não houve uma disrupção tão grande nos sistemas de produção mundiais como aconteceu com a chegada da era digital. Especialmente impulsionada pela internet, esta nova realidade desenvolveu o mercado digital, onde nichos e segmentos têm explorado e há ainda muitos espaços para desvendar. 

Com o aumento das compras online, de novos modelos de negócio, como o e-commerce, o mercado digital ganhou força e agora se torna obrigatório para qualquer empresa que busca crescer. Este mercado é composto pela venda de produtos e prestação de serviços online, tendo formas de pagamento próprias, logística diferenciada e modelos de gestão mais adequados ao ambiente.

O mercado digital é composto por negócios tradicionais que desenvolveram uma operação online e também por novas empresas, startups, empresas SaaS (Software como serviço), fintechs, entre outros modelos de negócio; incluindo as franquias. Ou seja, todo negócio que presta serviços ou oferta de alguma forma seu produto por meio de uma plataforma, site ou aplicativo, está inserido no mercado digital. 

Sua vastidão é imensa e abrange diversos setores, desde o financeiro aos serviços de saúde. No mercado de franquias não é diferente. Diversos segmentos do franchising estão cada vez mais inseridos no mercado digital. Podemos ver desde as franquias de alimentação por meio de atuação nos aplicativos de delivery até franquias de serviços digitais, como as de redes de marketing, consultorias, etc.

Como funciona o mercado digital para franquias?

Os serviços e produtos negociados pelo mercado digital são diretamente vinculados à internet e aos dispositivos. Os dispositivos são os intermediadores dos negócios, seja para consumo ou para oferta. Ambos os lados da relação de consumo tem nos dispositivos móveis ou computadores a sua principal ferramenta de interação e trocas.

A era digital modificou não só os formatos e plataformas de atuação, mas também a forma de fazer negócios. O comportamento do consumidor na internet passou a se tornar mais complexo, exigindo uma relação com as marcas que consomem e se tornando mais segmentado do que antes. 

Junto com a ascendência deste mercado, desenvolveu-se o marketing digital, que substituiu a propaganda tradicional e ajudou na transformação da lógica de consumo. Com o mercado digital, as empresas precisam atrair seu público por meio de conteúdo qualificado, engajá-los e encantá-los, para então os tornarem aptos para a decisão de compra. 

Essa mudança complexificou a jornada de compra dos consumidores, tornando necessária o avanço da área de sucesso do cliente. Com isso, as marcas guiam seu público até o produto ou serviço que oferecem e os convencem a comprar com ações integradas entre os setores.

No caso das franquias não é diferente. A necessidade da evolução no atendimento e suporte ao franqueado se tornou indispensável com o mercado digital. Além da demanda dos clientes, as franqueadoras têm que lidar com as novas tecnologias para uma boa relação e engajamento dos seus franqueados

Além de produtos e serviços digitais que abriram novos segmentos e nichos para criar franquias, as redes também tiveram novas ferramentas para atender aos clientes, como o autoatendimento, chatbots, totens, entre tantas inovações. 

Sendo assim, o franchising também passou e continua passando por transformações e avanços dentro do mercado digital. Ainda há muitos nichos a serem explorador e novos produtos e serviços a serem inventados, apresentando vasto espaço para atuar por meio deste modelo de negócio.

Qual a importância de ter presença digital em sua franquia?

Como expomos até agora, é impossível negar a importância de atuar no mercado digital com uma franquia. Afinal, se os consumidores estão no ambiente virtual, não estar presente nele é um erro grotesco, limitando o alcance da rede ao público. 

Com a pandemia, essa necessidade se tornou ainda maior, mostrando uma tendência de aumento no consumo pela internet cada vez maior. De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as vendas online tiveram um aumento de 73% em 2020

O isolamento e as restrições de entrada em lojas e centros comerciais levaram os consumidores para o mercado digital, fortalecendo ainda mais os negócios na internet e aumentando as oportunidades para diferentes setores. Isso permitiu um crescimento acelerado do ambiente de negócios, consolidando ainda mais a importância de todas as marcas terem presença digital. 

Além da presença do consumidor, o mercado digital ainda proporciona maiores oportunidades de atuação para franquias. Os formatos já tradicionais do mercado de franquias ainda ocupam grande parte do setor, porém os modelos de negócio com operações em home based têm ganhado cada vez mais espaço. 

No primeiro trimestre de 2021, as franquias em home based cresceram 3,2%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Sendo assim, o formato já representa 10,3% do mercado de franquias, se projetando como um modelo com espaço para crescer ainda no pós-pandemia. 

Essas franquias se encaixam com uma lógica cada vez mais presente no mercado digital, da mobilidade e flexibilidade, permitindo empreender de casa ou sem um ponto comercial fixo. Esta é mais uma forma do mercado digital transformar o funcionamento do franchising e se tornar cada vez mais essencial para franquias que querem atingir diferentes públicos empreendedores, sobretudo no segmento de serviços. 

No franchising, ter uma identidade de marca forte é essencial, visto que as unidades franqueadas replicam esta marca e precisam que essa identidade seja reconhecida pelo público. No mercado digital essa necessidade se intensifica, pois os consumidores são engajados e criam identificação com as marcas. 

Portanto, inegavelmente, a presença digital das franquias, seja por meio das plataformas de redes sociais ou com ofertas de produtos e serviços digitalmente, é muito importante. O mundo está cada vez mais conectado e o consumo tende a se tornar mais presente no dia a dia das pessoas e, consequentemente, dos negócios.

Tendências para o mercado digital no franchising

Por ser um mercado muito dinâmico e em constante atualização, as tendências do mercado digital mudam a todo tempo. No entanto, há alguns pontos a serem observados que já vem tomando espaço há algum tempo e tendem a se consolidar. Confira algumas a seguir:

1. Mobile marketing

O mobile marketing é a implementação de estratégias para alcançar o público-alvo por meio dos dispositivos móveis. Os smartphones tomaram conta da vida cotidiana e, consequentemente, do consumo também. 

De acordo com o relatório WebShoppers da consultoria Nielsen, em 2020, as compras por smartphones representaram 55,1% de todas as transações do varejo online. Portanto, a preocupação com conteúdos adequados para dispositivos móveis, a velocidade de carregamento dos canais da marca e uma boa experiência do usuário são essenciais para ter sucesso no mercado digital. 

2. Inteligência artificial

Sendo desenvolvida há algum tempo por cientistas e especialistas em tecnologia, a inteligência artificial (ou IA) são sistemas programados para reproduzir tarefas humanas de forma automatizada. Usando a técnica de machine learning (aprendizado da máquina), essa tecnologia aprende com o comportamento do usuário e desenvolve respostas automáticas ou personalizadas, como se fossem humanos. 

No mercado digital, essa tecnologia é geralmente utilizada no atendimento automatizado, por meio de chatbots, ou em atendimento nos pontos de venda com os totens, por exemplo. Com esse avanço, é possível otimizar processos por meio da máquina e economizar recursos da rede. 

3. Web analytics

Com o consumo ocorrendo majoritariamente online, os sites e canais de venda das marcas se tornam suas lojas virtuais. Para atender bem os clientes e oferecer uma boa experiência, é preciso conhecer seu comportamento. Por isso, existe o web analytics. 

Analisar o comportamento do usuário é essencial para otimizar as vendas e proporcionar uma boa experiência de compra ao público. Dessa forma, por meio de bancos de dados, são realizadas as análises de tráfego, aquisição e como o usuário utiliza os canais para consumir. 

Isso permite aos gestores do negócio ter mais informações para oferecer o melhor serviço ao cliente, fidelizando-o e aumentando as chances de conversão. 

4. Segmentação e personalização

No franchising, a segmentação já se apresenta por meio da divisão entre Alimentação, Saúde, Serviços e etc. Porém, é para além disso a tendência do mercado digital. O consumo está cada vez mais nichado, sobretudo pela influência das redes sociais, que formam as famosas bolhas. 

Portanto, a segmentação como uma franquia de alimentação vegana pode ter mais sucesso no mercado digital. Afinal, o público-alvo é bem definido e fica mais fácil desenvolver ações para atingir esse público, que busca negócios que supram essa demanda específica. 

A personalização é igualmente importante, principalmente nos canais da marca e nas ações de marketing. Antes com a comunicação de massa, a publicidade visava atingir o maior público possível. 

Agora, a estratégia é oferecer uma experiência ao consumidor mais personalizada possível, onde ele se sinta conectado e especial para a marca que está consumindo. Esta é uma das principais tendências para encantar e fidelizar clientes e franqueados dentro do mercado digital.

5. Atuação omnichannel

A conexão dos smartphones está em todos os lugares e quanto mais transitoriedade entre esses dispositivos e o mundo real, mais agradável ao cliente. Portanto, ao atuar no mercado digital é importante desenvolver uma operação omnichannel, onde há integração nos canais digitais da marca e os pontos de venda. 

Podemos exemplificar com a integração do atendimento e realização de pedidos online para a retirada em um ponto de venda da marca. Também é visto na realização de pedidos em franquias de alimentação por meio de aplicativos, retirando em um ponto comercial — neste caso, conhecido como take away

A integração entre os canais online e os pontos de venda físicos tornam a experiência do cliente muito mais satisfatória, visto que seu smartphone tem se tornado sua principal ferramenta. Isso proporciona um atendimento qualificado, a satisfação do cliente e vantagem competitiva no mercado digital.

Como atuar no mercado digital com sua franquia?

Acompanhar as principais tendências do mercado, como já citadas acima, realizar pesquisas com consumidores, analisar o comportamento dos usuários dos canais da marca podem ser um norteador de como atuar no mercado digital. Não há fórmula mágica. 

Os consumidores buscam uma boa experiência, atendimento qualificado e produtos de qualidade que atendam às suas expectativas. Colocando esses princípios à frente, sua rede já estará atuando da forma certa no mercado digital e todas inovações são bônus. 

Porém, temos algumas dicas que podem ajudar sua rede a se localizar e avaliar se estão indo no caminho certo para ter sucesso no mercado digital. Confira:

  1. Conheça seu público: você sabe quem é sua persona? Desenvolve seu produto, serviço e atendimento pensando nela? Se não, defina quem é seu público consumidor ideal e pense nele ao aplicar suas ações e estratégias. 
  2. Esteja atento às inovações do mercado: acompanhe conteúdos sobre o mercado que atua. Leia notícias, materiais educativos, blogs. Fique por dentro das principais tendências e inovações que o mercado está desenvolvendo e garanta sua adaptação para satisfazer o cliente.
  3. Ouça seus consumidores: melhoria contínua é o que garante continuidade no mercado. Portanto, consulte seu público sobre seu serviço, produto e atendimento. Busque dicas e esteja atento ao feedback. São os clientes que permitem o sucesso do negócio e é importante que eles participem das decisões. Aplicar pesquisas de satisfação e opinião pode ser uma boa estratégia para alinhar os objetivos da rede com as demandas dos clientes.

Tenha uma gestão inteligente da sua rede

A tecnologia está no centro do mercado digital. Portanto, se você quer ter sucesso na sua operação, é preciso contar com ela como aliada para realizar a gestão das franquias da sua rede. 

Um sistema para franquias pode ser uma das melhores formas de transformar sua gestão e adaptar ao cenário de transformação digital. Com a ferramenta completa para gestão de franquias da Central do Franqueado você garante franqueados engajados, unidades franqueadas padronizadas e uma expansão qualificada. 

Ficou interessado? Confira nosso software para franquias e entre em contato para saber como podemos ajudar sua rede.

Após essas rápidas dicas, acreditamos que você possa aprimorar sua rede para atuar no mercado digital. Constantemente estamos falando de inovação e tecnologia no mercado de franquias.

Continue acompanhando nosso site para mais materiais sobre franchising, inovação e negócios!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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