Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »Sistema CRM: o que é e os principais benefícios para franquias
Tecnologia e Inovação

Sistema CRM: o que é e os principais benefícios para franquias

6 min de leituraCarlos Griebler

Um sistema CRM é um software que compõe uma estratégia de gestão de relacionamento com o cliente, do inglês Customer Relationship Management. Com ele, você otimiza todas as negociações relacionadas à abertura de novas unidades da sua rede. Considerando que expandir é o principal objetivo de todo franqueador, um bom sistema CRM é essencial para o futuro da rede.

Ou seja, se o CRM em si é o conjunto de estratégias de relacionamento com clientes, um sistema CRM é aplicação prática desse conceito, facilitando e otimizando a execução das vendas e projetos de expansão. Para te ajudar nessa missão de conhecer sistemas CRM e a melhor solução do mercado para sua franquia, preparamos este conteúdo. 

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um sistema CRM?

Assim como qualquer software para franquias, um sistema CRM consiste em uma solução digital para otimizar algum processo de gerência da rede. Nesse caso, o de venda e expansão da franquia. Amplamente difundido no mundo dos negócios, o CRM é um facilitador no contato de possíveis interessados e controle de cada ação do processo de franqueamento.

Dessa forma, com um sistema CRM você pode aplicar essas estratégias e políticas de gestão de relacionamento através de um software de contato com clientes, que promove o acompanhamento e registro de todas as etapas do processo de negociação, informações do lead e todo o percurso durante o funil de vendas.

Porém, apesar de o CRM estar ligado diretamente às vendas, sabemos que o conceito é muito maior do que isso. A gestão dessa relação significa focar na satisfação dos clientes, melhorar seu atendimento, processos e estratégias para promover o sucesso do franqueado.

FRM (Gestão de Relacionamento em Franquias)

No franchising, especificamente, o conceito de CRM se estende ao FRM, que é basicamente o CRM adequado ao modelo de franquias. A própria sigla, FRM, significa Franchise Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento em Franquias.

O FRM permite que tudo isso ocorra desde a fase de interesse. Afinal, construir relacionamentos qualificados é essencial para o crescimento de uma franquia. A relação franqueadora e franqueado precisa estar em sintonia para um bom desempenho das unidades. Se não existe esse esforço para que o relacionamento funcione desde o primeiro contato, a franquia pode sofrer com problemas internos.

Com isso, um bom sistema FRM (ou CRM) oferece aos franqueados da rede uma estrutura organizada e bem desenvolvida para o processo de venda e relacionamento com potenciais franqueados. A diferença entre realizar ou não uma venda pode ser justamente ofertar no momento certo, quando o lead já se encontra no fundo do funil, tal monitoramento é possibilitado por esse tipo de software.

Continue lendo para descobrir tudo sobre os benefícios de utilizar um sistema CRM em sua franquia e, por fim, a principal solução de CRM e FRM para o mercado de franquias. Confira!

Benefícios de um sistema CRM para franquias

Sabemos que a transformação digital traz novas soluções que surgem como forma de otimizar e automatizar processos considerados ultrapassados e custosos. A necessidade de acompanhar o mercado se dá por uma série de benefícios que um sistema CRM promove. Quer saber quais são? Confira os principais abaixo:

Acompanhar e registrar a negociação

Em redes de franquias, muitas vezes o franqueador acaba ficando perdido com tanta informação. Afinal, ele é responsável por boa parte dos setores da rede e o mínimo de desorganização ou falta de registro pode impossibilitar um acompanhamento da negociação.

Um sistema CRM trabalha justamente com isso. Ele permite o armazenamento de todas as informações associadas ao relacionamento com os contatos, de forma segura e digital. Dentre elas, dados importantes sobre seus interesses, preferências e perfis de consumo e investimento, possibilitando um atendimento personalizado que resulte na venda.

Além disso, fica registrado também em quais etapas do funil de vendas cada lead se encontra, facilitando o tipo de comunicação e materiais a serem enviados em busca da conversão.

Monitoramento de resultados

Assim como os dados da negociação, é importante ter acesso aos resultados em um panorama geral de vendas. Com isso, é possível verificar o faturamento total em determinado período, o status atual de cada negociação, quantas deram certo ou errado e o tempo médio de negociação.

Todos esses dados são importantes na hora de desenvolver ou atualizar o planejamento estratégico da empresa, visando mudanças positivas na situação geral de resultados.

Comunicação de equipes

Também ocorre a melhoria da própria comunicação interna do setor comercial e de toda a integração com o setor de marketing é facilitada. Afinal, é o material produzido pela equipe de marketing que trabalhará na transição do lead dentro do funil de vendas, preparando-as para a negociação. 

Com uma clarificação da situação atual do lead no funil, a comunicação para atingir as dores certas do interessado será otimizada, auxiliando no processo de nutrição de leads. Dessa forma, além do CRM ajudar a centralizar as informações em um único lugar, a troca desses materiais será totalmente possível e benéfica para o sucesso das negociações.

Identifique gargalos 

Com o devido acompanhamento, especialmente se o sistema CRM oferecer uma divisão em etapas de forma clara, será possível entender qualquer tipo de padrão ou falha em determinado processo. Por exemplo, se você identificar que o lead é perdido durante o processo de nutrição, com materiais educativos e informativos sobre sua franquia, o problema pode estar ali. 

Nesse sentido, é possível criar estratégias para otimizar esses gargalos a fim de aumentar a taxa de conversão. Além disso, a visão das estatísticas em forma de gráfico auxilia na compreensão até mesmo de quem não está familiarizado com a gestão de uma rede, algo comum no modelo de franchising.

A solução da Central do Franqueado

Nós, da Central do Franqueado, sabemos da importância de um bom sistema CRM e FRM em uma rede de franquias. Pensando nisso, nossa solução de ‘Expansão’ conta com um módulo de CRM que visa auxiliar a franqueadora durante o contato com investidores interessados na rede. 

Nosso CRM personalizado acelera a expansão da sua franquia e garante mais negociações, com menos falhas durante o processo. Com ele, você poderá visualizar todas as etapas do seu funil de vendas, dividido em sete etapas de negociação que permitem o registro de todos os dados relevantes para o início da relação profissional entre a franquia e o novo franqueado. 

Além disso, a solução de engajamento conta uma integração com nosso portal de franquias. Por sermos referência no mercado de franquias, lançamos um portal repleto de mini sites personalizados de franquias estabelecidas. 

Tudo é personalizável através do nosso software, expondo sua marca em um ambiente respeitado e que possibilita a geração de leads qualificados para você e sua franquia. Quer anunciar sua franquia e ainda por cima utilizar de um CRM incrível na hora da negociação? Então acelere a expansão da sua rede franquias!

Se tiver dúvidas, ligamos para você! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão e expansão de franquias. Estamos te esperando! 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado