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Tecnologia e Inovação

Entenda como realizar a gestão de horas de sua rede com um aplicativo de controle de ponto

7 min de leitura Filipe Pacheco


Aplicativos de controle de ponto são ótimas alternativas para aprimorar a administração das franquias. Principalmente porque as franquias são um tipo de negócio diferenciado, por isso, sua gestão pode ser um grande desafio. São tantos colaboradores, que só com o auxílio de uma ferramenta inteligente é possível organizar suas escalas e jornadas de forma com que nunca falte um funcionário em determinado posto de trabalho. 

Neste artigo você vai ver:

Qual a importância do controle de ponto em franquias?

Justamente por ser um negócio diferenciado, uma franquia não pode contar com um simples controle de ponto. A necessidade desse negócio exige que sua franquia tenha os melhores sistemas. Para isso você pode contar com registros de ponto alternativos, que funcionam através de dispositivos móveis. Essa ferramenta pode ser bastante útil na administração de sua franquia, pois garante a possibilidade de gestão de colaboradores remotamente.

Assim, os colaboradores podem “bater ponto” em qualquer lugar, e você pode acompanhar a frequência, além de também acessar diversas outras funcionalidades que garantem maior produtividade para sua empresa. 

Além da era digital proporcionar a possibilidade de incluir a tecnologia na gestão de horas, controlar o ponto dos funcionários, segundo o Art. 74 da Consolidação das Leis do Trabalho, é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários. Relatórios completos, as faltas, atrasos e o que estiver relacionado a horas extras ficará registrado e poderá ser usado para tomadas de decisão e estratégias. Para resumir, um aplicativo de controle de ponto contribui para uma relação mais transparente, flexível e saudável. 

Como funciona o aplicativo de controle de ponto?

Com os avanços da tecnologia, os aplicativos de registro de ponto se tornaram cada vez mais comuns nas empresas. Eles funcionam através de um sistema de controle de ponto online e podem ser acessados de celulares e tablets. Eles funcionam da seguinte forma:

os colaboradores devem registrar o seu ponto de acordo com sua jornada estabelecida, as informações registradas no aplicativo vão direto para o sistema, onde são armazenadas de forma segura, garantindo que todas as horas trabalhadas, faltas, atrasos e horas extras sejam calculadas para a folha daquele respectivo mês. 

Vale lembrar que o armazenamento em nuvem é usado para todas as operações no aplicativo de ponto. Desta forma, nenhuma informação vai se perder.

Quais os benefícios de um aplicativo de controle de ponto para minha franquia

Controlar a jornada dos colaboradores é essencial para o fortalecimento de um negócio. Essa prática traz transparência para a relação de trabalho e evita diversos mal entendidos. 

Em sua franquia ele pode trazer diversos benefícios como um maior controle das escalas dos colaboradores, maior gestão de jornadas e ainda pode te ajudar a administrar mais de um local de trabalho e muito mais. Continue lendo para aprender mais detalhes!

Gestão de jornadas a distância

Com um registro de ponto online, a gestão dos colaboradores torna-se muito mais eficiente. Ainda mais no caso de franquias, em que a gestão é feita a distância. Com esse modelo de registro você não precisa esperar o fim do dia ou o final do mês para coletar as informações da jornada. Pode acessar elas a qualquer momento utilizando um computador ou um celular.

Controle de ocorrências em tempo real

Em franquias, assim como em qualquer empresa, a falta de um colaborador pode atrapalhar um dia de trabalho. Por isso, você deve estar atento para cobrir a falta de um colaborador ou remanejar funcionários. 

Com o controle de ponto por aplicativo isso se torna possível, pois ele proporciona o acompanhamento da jornada dos colaboradores em tempo real. Fazendo com que você fique a par de qualquer ocorrência, como faltas atrasos, ou até mesmo horas extras

Transparência nas informações da jornada de trabalho

Devido a segurança  das informações geradas no sistema do aplicativo de registro de ponto, as ocorrências indevidas podem ser vistas por todos, não só pelo gerente da franquia, mas por seus administradores também.

Portanto, caso haja necessidade de tomada de decisões e providências, como demissões ou substituição de colaboradores. Os gerentes podem informá-los de forma transparente e com justificativas claras, sem comprometer a empresa a quaisquer ações trabalhistas.

Organização de escalas 

Organizar a escala de uma franquia não é uma tarefa fácil, ainda mais quando ela é feita em papel. Por isso, um bom registro de ponto pode ajudar a sua franquia a manter as escalas sempre atualizadas. Assim é fácil saber quais são os dias de trabalho ou folga dos funcionários. 

Tudo em um único lugar: registro, captação e tratamento do ponto

Ao falar em registro de ponto, geralmente pensamos no aparelho REP (Registrador Eletrônico de Ponto), aquele que fica colado a uma parede e para registrar as informações da jornada. 

Nesse tipo de controle, você ainda precisa de um sistema auxiliar para tratar as informações. Mas, no caso de um aplicativo de controle de ponto, tudo é feito em um único sistema, desde o registro até o tratamento das informações. Essa possibilidade torna a gestão de sua franquia muito mais rápida e eficiente, evitando que as informações sejam passadas de um lugar a outro. 

Agora que você já sabe todas as vantagens do controle de ponto para sua franquia. Chegou a hora de saber qual é o melhor para o seu negócio. 

Qual o melhor aplicativo de controle de ponto para minha franquia?

Se você pretende inovar e otimizar a gestão dos colaboradores em sua franquia. A melhor opção é um controle de ponto alternativo. 

Esse tipo de sistema conta com total mobilidade e possui um baixo investimento inicial para começar a utilização, não sendo preciso comprar equipamentos para iniciar o controle de ponto, basta apenas um tablet ou celular. Otimizando também espaço físico em sua franquia. Além de possuir um bom custo benefício, ele proporciona o acompanhamento em tempo real das jornadas dos colaboradores e a possibilidade de uma gestão eficiente. 

O aplicativo de registro de ponto da PontoTel, por exemplo, possui uma ferramenta de controle de jornada completa com diversas funções para a gestão de ponto dos colaboradores com toda a segurança. 

Na hora de escolher um controle de ponto para sua franquia, é necessário que você priorize sistemas que otimizem todas as rotinas. Assim, sua empresa consegue reduzir o tempo gasto com processos burocráticos que, sem um método eficiente, podem demandar muito tempo. Depois de escolher o melhor modelo, veja como você pode fazer uma boa gestão do seu ponto e aumentar a eficiência de sua franquia. 

Como fazer uma boa gestão dos pontos?

Jornadas bem definidas

Para que o registro de ponto em sua franquia atenda às suas expectativas, é essencial que as jornadas e escalas dos seus colaboradores sejam bem definidas em sistema.

Com as jornadas e escalas pré-definidas, o sistema consegue relacionar as informações de registro com as estabelecidas em sistema e consegue captar quando algum registro sair do habitual. 

Separação de unidades 

É possível que um único franqueado possua mais de uma franquia sob sua gestão. Para não haver confusão na gestão de ponto dos colaboradores, é necessário que você separe os locais de trabalho e defina corretamente cada colaborador em sua unidade. 

Isso facilita o acompanhamento dos pontos, para saber exatamente onde possui uma ocorrência, além de facilitar a extração de informações, podendo saber como anda a jornada dos colaboradores em diferentes franquias.  

Acompanhamento 

Não basta apenas inserir um controle de ponto na rotina e deixar que ele trabalhe sozinho. Essa é uma ferramenta de apoio à sua gestão, então você precisa acompanhar todas as informações que ela fornecer para você. 

Acompanhar os gráficos, identificar quais problemas com a jornada sua franquia possui, e adequar as falhas para ter uma gestão estratégica. 

Regras de utilização 

Por fim, é necessário que os funcionários recebam treinamento de como devem realizar o registro de ponto e quais são as regras de utilização. Para evitar mal entendidos, tudo tem que ficar claro para todos os colaboradores. Afinal, sempre que uma nova tecnologia é inserida no contexto do ambiente de trabalho, é comum enfrentar uma resistência ou uma dificuldade de adaptação.

Nesse caso, o treinamento é indispensável para que todos compreendam integralmente para que serve e como devem utilizar o aplicativo de controle de ponto. Neste artigo você viu como um controle de ponto pode ajudar a gestão de sua franquia e como você pode utilizar essa ferramenta para melhorar os processos e aumentar a eficiência do seu negócio!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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