Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »Armazenamento em nuvem: aprenda a utilizar esse recurso na sua rede de franquias
Tecnologia e Inovação

Armazenamento em nuvem: aprenda a utilizar esse recurso na sua rede de franquias

7 min de leituraLeonardo Montoya

Estando presente no mercado digital, investir na modernização de certas operações é indispensável para o funcionamento do seu negócio. Pensando nisso, preparamos para você um guia de como utilizar plataformas virtuais de armazenamento nos diversos setores da sua franquia a fim de agilizar e potencializar os procedimentos do dia a dia. Muito conhecido nos dias de hoje, o armazenamento em nuvem é uma forma de guardar informações sem a necessidade de recursos físicos, deixando os dados na internet, sob os cuidados da plataforma escolhida para prestar esse serviço.

Vamos entender porque você deve incorporar esse método de armazenamento na sua franquia? Confira!  

Neste artigo você lerá sobre:

O que é e como surgiu o armazenamento em nuvem? 

Como adiantamos, alocar seus dados na nuvem é utilizar uma infraestrutura exterior de armazenamento físico de dados. Os provedores desse serviço são responsáveis por gerenciar e operar essas informações, disponibilizando-as de maneira facilitada para o usuário. 

O armazenamento, contudo, é apenas uma parte de um conceito mais amplo: o cloud computing, ou computação em nuvem. Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o cloud computing surgiu com o objetivo de possibilitar novas formas de inovar

Embora o conceito seja muito utilizado nos dias de hoje e, de certo modo, dite a forma como se pensa tecnologia, suas origens remontam ao século passado. Na década de 1950, cientistas da computação já pensavam em formas de facilitar acesso a recursos computacionais a partir do uso simultâneo de um mesmo computador. Essa conexão compartilhada evoluiu para se tornar um dos pilares da computação e, consequentemente, do armazenamento em nuvem. 

Sabendo que o mundo digital beneficia muito o franchising, podemos utilizar como exemplo o seguinte cenário: você está trabalhando na criação de uma base de conhecimento para uso interno na sua rede de franquias. É essencial que esse recurso tão valioso esteja disponível para diversos colaboradores, certo? Afinal, uma base de conhecimento tem como objetivo agilizar os processos de comunicação.

Assim, a fim de facilitar a consulta a esse documento, é de extrema importância que ele esteja disponível em uma plataforma de armazenamento em nuvem. Nesse caso, não será necessária a criação de cópias para todos e, mais importante, espaço físico para armazenamento delas. 

Vale mencionar também que o armazenamento em nuvem, assim como os outros recursos do cloud computing, se mostra fundamental para a implementação e aprimoramento do trabalho remoto, que exige conexão entre colaboradores que não compartilham a mesma infraestrutura. 

Com esse exemplo ficou fácil de entender o conceito e a importância do armazenamento em nuvem, não é mesmo? Para saber ainda mais, continue lendo! 

Como funciona o armazenamento em nuvem?

Agora que sabemos um pouco mais sobre o armazenamento em nuvem, podemos  nos ater ao seu funcionamento. Basicamente, o serviço é adquirido de um fornecedor externo com capacidade de armazenamento físico.

O pagamento é feito conforme a utilização da plataforma escolhida, que geralmente utiliza o modelo de pacotes para definir os direitos do contratante. Podemos ter o pacote básico, que fornece apenas um pequeno espaço para armazenamento por uma pequena quantia, e o pacote premium, que possibilita armazenamento ilimitado por um valor mais alto. 

Obviamente, é de se esperar que existam pacotes intermediários e, claro, que as plataformas utilizem outros recursos para chamar a atenção do cliente, não apenas o espaço disponível. Os serviços, então, se fazem valer da capacidade, da segurança e da resiliência — isto é, a estabilidade — da plataforma. 

Muitos fornecedores oferecem, ainda, alguns serviços complementares de coleta, gestão, proteção e análise de dados. Para extrair o máximo do armazenamento em nuvem, é necessário estudar as opções e escolher a mais adequada para o seu modelo de negócios.  

Os benefícios do armazenamento em nuvem

Até aqui já comentamos de maneira indireta sobre os benefícios do armazenamento em nuvem, mas vamos analisá-los de maneira mais profunda. Conheça os dois principais pontos positivos de implementar o armazenamento em nuvem na sua rede de franquias: 

Custo

Ao contratar os serviços de uma plataforma de armazenamento em nuvem, perde-se a necessidade de investimento em infraestrutura e manutenção de hardware específico para essa atividade. O investimento no armazenamento em nuvem é dinâmico, permitindo aumentar ou diminuir a capacidade de acordo com a sua demanda. Assim, você só paga pelo armazenamento realmente utilizado.

Tempo

Com um serviço de qualidade e um ambiente de trabalho que funciona de maneira eficiente, potencializa-se as operações da empresa ao permitir que o setor de TI concentre-se em outras demandas – como problemas mais complexos relacionados a aplicações – que não gerenciar um sistema físico de armazenamento. Dessa forma, com uma boa plataforma e uma equipe que saiba utilizar todos seus recursos, ganha-se muito tempo útil para a empresa.

As melhores plataformas de armazenamento em nuvem

Confira agora as melhores plataformas de armazenamento em nuvem disponíveis no mercado. 

1. Google Drive

O Google Drive talvez seja a opção mais popular da atualidade. A plataforma, disponível para Windows, Mac, Android e iOS, com aplicativo e versão web, permite fazer upload dos mais variados tipos de arquivo, incluindo vídeos, áudios, livros, fotos e arquivos de texto. Além disso, o Google Drive fornece um dos melhores pacotes gratuitos desse mercado, com 15 GB de armazenamento para qualquer usuário da plataforma utilizar como quiser. 

2. Dropbox

O Dropbox também é um ótimo serviço de armazenamento de dados em nuvem. A plataforma está disponível em uma versão web e também para download em computadores Windows, Mac, Linux (Ubuntu e Fedora) e Chrome, além de estar presente para dispositivos móveis Android, Windows Phone, iOS e Blackberry.  

O serviço oferece, inicialmente, 2 GB de espaço para seus arquivos, uma capacidade substancialmente menor do que a oferecida pelo Google, mas é possível obter mais espaço convidando outras pessoas – como uma equipe de algum setor da sua empresa – para o serviço ou assinando pacotes mensais de até 100 GB.

3. OneDrive

Produto da Microsoft para competir no mercado de armazenamento digital, o OneDrive está disponível gratuitamente para Android, iOS, Mac e Windows. É possível configurá-lo para que todo arquivo que chegue ao seu computador Windows receba uma cópia de backup na plataforma, de maneira automática. 

Por isso, esse recurso é muito eficaz para empresas que operam com o sistema operacional da Microsoft. Além disso, o OneDrive não deixa nada a desejar em relação às operações comuns do serviço, possibilitando o upload dos mais variados tipos de arquivo. 

4. iCloud Drive

O iCloud é o serviço de armazenamento em nuvem da Apple. Com o serviço você pode fazer backup automático do seu dispositivo da marca para que estejam disponíveis a qualquer momento na versão web da plataforma, que pode ser acessada por qualquer aparelho independentemente do sistema. 

5. Módulo Arquivos

A Central do Franqueado também fornece um serviço de armazenamento em nuvem para a sua franquia. O módulo Arquivos da nossa plataforma, além de centralizar todos os seus arquivos em um único lugar, monitora o acesso de todos os franqueados aos documentos e comunicados enviados por você. Utilizando o módulo, você ainda garante a segurança de ter os seus documentos armazenados em um servidor utilizado por grandes empresas, como Netflix e Facebook

Em uma franquia, essa comunicação centralizada se torna ainda mais importante. Por serem várias unidades funcionando separadamente a partir de uma mesma série de regras, é essencial que o material referente ao know-how da marca como manuais e treinamentos esteja disponível para todos. 

Considerações finais

Existem, claro, muitas outras plataformas, como Amazon Cloud Drive, pCloud, SendSpace, Mega etc. Cada um desses serviços possui suas particularidades e se adequa a determinado tipo de processo. Vale a pena pesquisar mais a fundo para descobrir qual a melhor forma de armazenar os dados da sua empresa na nuvem.

O empreendedorismo digital possibilita a implementação de diversos recursos para a otimização das operações da sua franquia. Desse modo, é imprescindível que quem almeja o sucesso no mundo dos negócios se mantenha sempre informado. E com isso a Central do Franqueado pode te ajudar, basta conhecer o nosso site

Interessado em técnicas de tecnologia e inovação no franchising? Então aprenda como criar um site para sua franquia! Boa leitura! 

Author Avatar
Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado