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Como criar um site para sua franquia? Boas práticas e importância

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Tecnologia e Inovação

13 min de leitura Carlos Griebler

Sua franquia já possui um site? Se não, saiba que pode estar perdendo uma chance incrível de garantir a expansão da sua rede. Afinal, sites podem ser a porta de entrada da sua franquia para encantar e atrair investidores interessados.

Por isso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo para te ajudar aconquistar mais leads através da transformação digital. Continue lendo para descobrir tudo sobre a importância de uma página da internet para franquias e como criar um site para sua rede poder tornar a inclusão digital uma realidade.

Neste artigo, você lerá sobre:

O que é um site para franquia?

Primeiramente, precisamos esclarecer o que é um site para franquia. Bom, diferente de um blog, onde o principal objetivo é educar seu cliente e apresentar informações de forma profunda e didática, um site é muito mais direto no que diz respeito à expansão da rede. Dessa forma, um bom site deve ter o papel de vendedor, mostrando informações e estimulando o contato com a rede franqueadora.

Considerando o crescimento do mundo digital, é cada vez mais essencial tornar possível que interessados encontrem tudo que precisam saber de forma online. As pessoas não querem mais sair de casa para conversar ou aprender sobre algo, pois bastam alguns toques na tela de um celular e tudo que ela precisar estará disponível — literalmente — na palma das suas mãos.

De acordo com uma pesquisa de 2021 do App Annie, brasileiros são os que passam mais tempo por dia no celular pelo segundo ano seguido. Por isso, disponibilizar a sua marca na web é indispensável.

Essa presença também é essencial para sua marca não cair no esquecimento. Sabendo que muitas vezes usuários passam mais tempo na internet do que até mesmo dormindo, o número de marcas que eles irão se deparar no mundo online é quase incontável. Um bom site para franquias é uma maneira de você estar entre as maiores marcas.

Além disso, um site não precisa necessariamente existir apenas para a expansão da franquia. O uso das novas tecnologias, o delivery, cardápio e link para as redes sociais englobados em uma bela configuração visual agregam valor para sua rede, tornando seu site um ponto central de tudo sobre sua marca. 

Existem ainda mais benefícios de apresentar a marca da sua franquia em um site, além de algumas boas práticas que devem ser estudadas antes de começar a desenvolver a páginas de internet. Confira!

Qual a importância de sites no franchising?

Assim como qualquer nova implementação em um negócio, devem existir vantagens que justifiquem sua adoção. Afinal, desenvolver um site é trabalho complexo, que pode levar algum tempo e recursos. Por isso, separamos alguns dos principais benefícios de oferecer essa possibilidade aos seus visitantes. 

Informar sobre a franquia

Quando empreendedores estão em busca de uma franquia para investir, tudo o que eles mais desejam é encontrar esses dados em fácil acesso. Portanto, um dos principais pontos de um site no franchising é informar ao interessado tudo que ele precisa saber sobre a rede de franquias.

Ao visitar seu site, os dados essenciais para se tornar um franqueado devem estar disponíveis para quem interessar. Desde valores de investimento até questões como história da rede, unidades já existentes e uma apresentação clara dos serviços da franquia. Dessa forma, você simplifica reuniões para apresentação da marca ou outras questões que podem ser esclarecidas no site.

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Facilita o contato

Como vimos, a transformação digital mudou a forma como as pessoas se relacionam. Um exemplo, é o que os consumidores esperam do contato com empresas, pois já foi o tempo onde disponibilizar um telefone era suficiente. Hoje, e-mail e aplicativos como WhatsApp são os principais meios de diálogo e atalhos como formulários são opções rápidas e fáceis para adiantar o contato com o potencial franqueado.

Maior alcance

Com a popularização da internet, o alcance de qualquer informação se dá através de um clique. Seus produtos podem ser vistos por todas as regiões do país e até fora dele, basta um bom trabalho de estruturação e adequação às regras dos motores de busca. Por exemplo, estratégias de SEO são uma ótima opção para aumentar ainda mais esse alcance e as chances de venda da sua rede.

Fortalecer a presença de marca

Aliada à questão do alcance, as possibilidades de inovação que a presença na internet traz para a reputação da sua marca são imensas. Além de sua rede se tornar mais visada, presente no ambiente online, ela se tornará referência do franchising. Ou seja, uma marca respeitada e até mesmo desejada por muitas pessoas. 

Um bom site pode te ajudar a atingir esse nível, conquistando o imaginário de seus clientes com informações bem selecionadas e um apelo visual que funcione.

Facilita a expansão da rede

A expansão é o principal objetivo de todo franqueador. Por isso, estratégias e planos para atingir mais interessados sempre chamam a atenção no franchising. Dessa forma, ter um site para sua franquia se inclui nas oportunidades que o mercado consolidou e se tornam necessárias para a expansão da rede. Afinal, o objetivo de um site para franquias é, justamente, vender ainda mais franquias.

Aumenta a autoridade

Ao desenvolver um site para a sua rede de franquias, você vai passar uma boa impressão para os consumidores e investidores interessados na sua rede. Embora blogs e páginas em redes sociais sejam fundamentais para um empreendedor nos dias atuais, o site ainda é o mais tradicional dos meios de comunicação de uma empresa com a sua clientela.

Quais são os tipos de sites existentes?

Para criar o site da sua franquia, é importante conhecer os tipos de sites que existem na web. Confira a seguir! 

Site institucional

Um site institucional é aquele que funciona como um business card no ambiente digital. Por exemplo, no mercado de franquias, um site do tipo institucional deve apresentar as informações de investimento da franquia logo na primeira página.

Dessa forma, a prioridade é mostrar aos investidores que a marca é um negócio lucrativo para investir. Também, sites institucionais costumam ser simples e com visual clean. Vale lembrar a importância de usar links para as redes sociais e para o blog, caso você tenha.

Site dinâmico 

Um site dinâmico é a evolução do site institucional. Nessa categoria, serão adicionados menus, imagens em um carrossel e banners diferenciados. Desse modo, é mais fácil proporcionar uma experiência completa para os interessados na marca

Se a sua rede de franquias aposta no data driven, ou seja, categoriza e armazena os dados de performance para tomar decisões, mostrar infográficos com o desempenho da franquia e em que velocidade ela cresce é uma alternativa para encantar os potenciais franqueados. 

E-commerce

Se você usa a internet, certamente visitou um site e-commerce alguma vez. Exemplos famosos são a Amazon e o Mercado Livre. São sites desenvolvidos especialmente para vender. Isto é, nele estarão disponíveis produtos para que os consumidores comprem sem sair de casa.

Em redes de franquia, essa é uma alternativa para aumentar as suas vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento

Landing Page

Landing pages são páginas usadas para conversão, seja de vendas ou de leads. Mas o que isso significa? Para entender como funciona a conversão em uma landing page, imagine a seguinte situação: você disponibiliza um e-book gratuito sobre gestão do tempo.

Porém, para fazer download do material, o usuário precisa preencher um formulário com as suas informações, como e-mail, telefone etc. A partir daí, a empresa poderá entrar em contato com essa lead.

Porém, a landing page também pode ter a intenção de vender. Nesse caso, o usuário será direcionado para o carrinho de compras e, posteriormente, para o pagamento. A partir das landing pages, as empresas podem medir a taxa de cliques e a taxa de conversão para avaliar se os anúncios estão funcionando.

Diferenças entre site, blog e perfil nas redes sociais

Antes de conferir as dicas da Central do Franqueado sobre como criar um site, vamos reforçar as diferenças entre um perfil nas redes sociais, um blog e um site.  

O site é praticamente a vitrine digital da sua rede de franquias. Isto é, um site não será atualizado constantemente como um blog ou um perfil nas redes sociais. Para redes de franquia, um site é a porta de entrada para novos investidores. Por isso, todas as informações de investimento sobre a rede devem estar dispostas nele. 

O blog é fundamental para implementar uma estratégia de marketing de conteúdo na sua rede de franquias. Por exemplo, se você administra uma franquia de móveis planejados, um blog poderá ter artigos explicando qual a melhor madeira para casas na praia. O blog vai nutrir leads por meio de dicas, gráficos e guias de passo a passo.

As redes sociais, por sua vez, servem para atrair clientes e investidores por meio de postagens e interações com o público. Em uma rede social, tudo é instantâneo. Por isso, alcançar uma quantidade maior de consumidores é mais fácil do que em blogs e sites. Porém, para uma estratégia de marketing funcional, você precisa combinar três meios de divulgação.

Ou seja, eles devem trabalhar em conjunto. No site, você usará links para o blog e para as redes sociais. No blog, você vai nutrir os leads e usar links para as redes sociais e para o site. Nas redes sociais, portanto, serão promovidos blogposts e o site

Como criar um site para sua franquia?

Criar sites é uma prática comum no mundo das franquias. Por isso, algumas estratégias já se destacam como boas práticas ao incluir informações sobre sua rede na internet. Confira!

Conte sua história

Geralmente, uma das principais seções de um site para franquias é sobre a história da rede. Por quê? O chamado storytelling é uma arma poderosa. O recurso é utilizado para criar uma conexão com seu público-alvo, tornando a marca mais próxima da pessoa e mostrando valores que potencializam o processo de venda. 

Ou seja, engajar seu público-alvo é um ótimo recurso para a expansão da sua rede, atraindo cada vez mais franqueados interessados em crescer junto com você. Essa apresentação pode ocorrer em formato de texto simples, linha do tempo ou infográfico, sempre destacando os principais feitos da rede para atrair ainda mais a atenção do visitante.

Vale lembrar também que você pode investir em formatos alternativos para contar a história da sua rede de franquias. Por exemplo, o fundador da marca pode gravar um vídeo contando quais foram os primeiros passos para tirar o seu empreendimento do papel. Ao mostrar um rosto, fica mais fácil de estabelecer uma conexão com os consumidores. A humanização e personificação nas empresas é uma realidade no mercado de franquias atualmente.

A estratégia vale tanto para os seus consumidores como para os franqueados. Afinal, é muito mais seguro investir em uma rede de franquias quando você conhece a trajetória e objetivos do fundador, não é mesmo?

Seja um franqueado

A página mais importante de um site de franquias é a de seja um franqueado. Então, se você quiser saber como criar um site, deve entender sua importância. É aqui que estarão presentes os principais dados e formulários que devem convencer um visitante a entrar em contato. 

Logo, veremos como aumentar essa probabilidade, mas antes, é necessário lembrar de uma coisa: clientes querem vantagens, querem honestidade e querem um bom parceiro para construir um negócio. Por isso, antes de disponibilizar uma página como essa, sua rede precisa estar pronta para oferecer aquilo que os empreendedores desejam.

Benefícios para convencer

Ainda nessa linha, entendemos que, para vender mais, é preciso ser diferente. Mostre o diferencial da sua franquia e os benefícios de investir nela. Por exemplo: o suporte é um dos pontos mais importantes de uma rede. 

Dessa forma, deixar claro que a franqueadora oferece um ótimo suporte é uma estratégia para convencer o interessado a entrar em contato. Pense nos seus diferenciais e no que é considerado essencial para franquias.

Você também pode apostar em cases de sucesso, que demonstram para o seu investidor que a rede de franquias é um bom negócio.

Valores de forma clara

Muitas empresas acabam escondendo valores de um serviço ou produto. Porém, muitos consideram isso como uma má prática na hora de vender um produto, gerando um preconceito com a negociação logo de cara. 

Por isso, trate de informar claramente valores como taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda. Dessa forma, o relacionamento franqueador e franqueado já se estabelecerá com uma comunicação clara e honesta. Ninguém gosta de pegadinhas na hora de fechar um negócio.

Além disso, esta transparência é um indício que, após o investidor assinar a Circular de Oferta de Franquia (COF), a relação entre franqueador e franqueado tende a ser harmônica. Afinal, a rede tem, por padrão, uma comunicação que não omite informações.

CRO e formulários

Se você quer converter visitantes em franqueados em seu site, precisa entender sobre o CRO. O CRO (Otimização da Taxa de Conversão) busca melhorar elementos de um site ou aplicativo em vista de atrair e converter mais usuários. Dessa forma, o ponto mais afetado pelo CRO é o formulário de contato.

Além das informações gerais da página estarem dispostas de maneira a converter, questões como cores dos botões, senso de urgência, visibilidade e até mesmo depoimentos de outras unidades de sucesso tem peso no psicológico do visitante, facilitando a conversão. Nesse sentido, o CRO pode te ajudar a otimizar seu site.

FAQ

Um FAQ (Frequently Asked Questions), ou Perguntas Frequentes, busca proporcionar respostas de fácil acesso para as dúvidas mais recorrentes sobre determinado tema. Nesse caso, questões relacionadas à sua franquia.

Além dos valores que já comentamos, é preciso esclarecer dúvidas comuns, tanto do modelo em si de franchising quanto das mais específicas da rede. 

Como a Central do Franqueado pode te ajudar

Agora que já sabe como criar um site e deseja criar um do zero, é essencial ter auxílio profissional. Alguém especializado no desenvolvimento de sites vai trazer a qualidade esperada pelo mercado, pois um site de baixa qualidade também pode ter efeitos negativos no público. 

Primeiramente é preciso entender o objetivo do site (expandir a rede, e-commerce). Depois, comprar um domínio e hospedagem (www.nomedasuafranquia.com.br, por exemplo), Então, é necessário realizar uma reunião para alinhar as páginas do sites.

Ainda, dependendo do serviço contratado, o único trabalho que você terá será oferecer as informações da sua franquia que serão incluídas. Assim, lembre-se das boas práticas que vimos anteriormente para ter certeza de que está no caminho certo.

Que tal acelerar a expansão da sua rede de franquias? Além de desenvolver um site para a franquia, um franqueador deve acompanhar as novidades do franchising e investir em tecnologia para manter a competitividade. Para isso, a Central do Franqueado desenvolveu o Módulo CRM. A plataforma da Central permite a você manter a comunicação com todos os franqueados da sua rede. Além disso, você também pode monitorar cada etapa do funil de vendas, identificando gargalos e acompanhando o tempo gasto para fechamento de cada negócio.

O que está esperando para transformar a sua rede de franquias? Solicite uma demonstração gratuita e comprove todos os benefícios de aliar tecnologia ao franchising!

 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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