Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »Cloud computing: saiba como essa tecnologia influencia o mercado de franquias
Tecnologia e Inovação

Cloud computing: saiba como essa tecnologia influencia o mercado de franquias

8 min de leituraAndrei Arndt

O cloud computing é uma alternativa para facilitar o acesso aos recursos computacionais em dispositivo. Ele vem sendo adotado nos últimos anos porque permite o acesso em qualquer dispositivo e de qualquer lugar no mundo, basta acesso à internet.  Aprenda neste artigo como o cloud computing pode transformar a sua rede.

Neste artigo você vai ver:

O que é cloud computing?

Que a era digital trouxe novos conceitos e termos não é novidade para ninguém. Entre eles, temos o Cloud computing, que significa computação em nuvem e consiste no uso remoto da computação por meio do acesso à internet. Em outras palavras, o cloud computing proporciona o acesso aos recursos computacionais como um serviço, não mais com um produto. 

Mas, o que significa isso? Imagine que você compra um software de edição de vídeo no início dos anos 2000. Você ganha um CD para instalar no seu computador e uma chave de acesso.

Após instalar no seu computador pessoal, não é possível usar o mesmo software de edição de vídeo no computador do seu escritório, por exemplo. Nesse sentido, o cloud computing permitiu uma mudança na forma como as empresas de softwares vendem os seus produtos. A maioria dos softwares hoje funciona como Software as a Service e o cloud computing é uma das principais razões para isso.

Em uma rede de franquias, o cloud computing é a principal alternativa para você manter o funcionamento e a otimização dos processos. Entre as suas principais vantagens, está a facilidade de se comunicar e trocar informações. Documentos, treinamentos e instruções são disponibilizadas na nuvem por meio dessa tecnologia, por exemplo. Nesse sentido, é mais fácil administrar uma rede de franquias quando a tecnologia está do seu lado, não é mesmo?

Exemplos de aplicação do cloud computing são o Google Docs, Spotify e Netflix. Continue lendo para aprender mais sobre o cloud computing!

Para que serve e quais as vantagens do cloud computing?

Na verdade, o cloud computing serve para uma infinidade de funções. A seguir você vai ver algumas delas. Lembra do exemplo do software de vídeo? Então, imagine isso em uma organização com duzentos colaboradores. Imagine a logística e os procedimentos para concluir essa operação. 

É muito mais fácil dispor de um serviço online que os seus colaboradores podem acessar a qualquer momento, certo? Por isso o cloud computing está em constante crescimento nos ambientes corporativos. O cloud computing é uma maneira de facilitar o acesso às informações e melhorar a experiência daqueles que dependem de um determinado software.  

Veja abaixo algumas vantagens e aplicações do cloud computing:

Reduz custos com infraestrutura

A aplicação do cloud computing reduz os custos com infraestrutura dentro do ambiente organizacional. Imagine que você tem milhares de arquivos salvos em um HD. Os custos a curto prazo não parecem ser elevados, afinal, basta deixar o equipamento ligado para que os seus colaboradores acessem quando for necessário. 

No entanto, ao longo prazo, além da energia elétrica consumida, você precisa pagar pela manutenção desse computador e o pior: se acontecer um problema e danificar o equipamento, você perderá os seus arquivos permanentemente

Ao optar pelo armazenamento na nuvem, você economiza recursos em todos esses aspectos e ainda mantém os seus arquivos seguros e salvos de eventuais acidentes.

Economiza espaço

Além disso, o cloud computing economiza espaço. Pense em uma sala de arquivo onde todos os documentos importantes de uma organização estão armazenados. Agora imagine que isso tudo poderia estar armazenado na nuvem sem ocupar espaço físico no seu ambiente de trabalho. 

Para pequenas unidades de franquia isso é ainda mais importante. Afinal, o custo de alugar um espaço comercial está diretamente relacionado com o as dimensões físicas que ele dispõe. Nesse sentido, ao economizar espaço você acaba optando por lugares menores e, consequentemente, economiza os recursos do seu empreendimento. 

Vale lembrar que para contratar um serviço de cloud storage é pago. Os serviços gratuitos que você encontra na internet são limitados e em alguns casos podem até suprir necessidades temporárias, mas para o melhor aproveitamento da administração do seu negócio é preferível apostar em um sistema voltado às suas necessidades e que caiba dentro do orçamento. 

Facilita e aprimora o trabalho remoto

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, ir para o local de trabalho todos os dias deixou de fazer parte da rotina de milhares de brasileiros. Algumas organizações, no entanto, não paralisaram as atividades por muito tempo graças ao trabalho remoto, o que certamente diminuiu as perdas e evitou uma possível falência. 

Nesse sentido, o cloud computing é o aliado perfeito para o trabalho remoto. Por meio dele, seus colaboradores acessam arquivos de trabalho de qualquer dispositivo, seja pessoal ou da empresa. O cloud computing, como citado anteriormente, ainda oferece sistemas com altos padrões de segurança e estruturas de dados que comportam tranquilamente o dia a dia agitado de uma rede de franquias. 

Essa é uma das razões que a computação em nuvem tornou- se a preferida de muitas redes de franquias e organizações no último ano.

Como funciona o Cloud Computing?

O cloud computing funciona por meio de um servidor remoto. Nele, os dispositivos se conectam aos arquivos e recursos que lá estão armazenados. Não há limite geográfico para um servidor remoto. 

Por isso, você pode estar acessando um servidor localizado no Canadá, no Japão, ou em qualquer lugar do mundo. O inverso também é verdadeiro, ou seja, se você estiver viajando a trabalho não há necessidade de carregar nada com você. Basta uma conexão a internet e um dispositivo smart para acessar seus documentos. 

Portanto, existem três tipos de cloud computing: público, privado e híbrido. A Central do Franqueado vai explicar para você o que são cada uma dessas modalidades e mostrar suas vantagens e desvantagens para auxiliar você a fazer a melhor escolha para a sua rede de franquias. Confira a seguir!

Serviço de cloud computing público

A nuvem pública é fornecida por terceiros e a organização decide se quer contratar o serviço ou não. 

Os servidores de armazenamento gratuitos são uma alternativa para franquias que não querem investir muitos recursos nesse sistema. Porém, normalmente o armazenamento é limitado. No Google Drive, por exemplo, são 15GB de armazenamento gratuitos no início. 

Serviço de cloud computing privado

A nuvem privada se difere da nuvem pública porque a sua infraestrutura pertence ao domínio interno da organização. Somente os funcionários e parceiros designados têm acesso a ela. 

Nesse sentido, a nuvem privada é uma alternativa para redes de franquia porque permite a personalização das funções conforme as necessidades do franqueador, diferentemente da pública. Normalmente as nuvens privadas são usadas por instituições financeiras e governamentais. 

Como o cloud computing influencia o mercado de franquias?

As empresas de tecnologias, preocupadas em facilitar a administração e o cotidiano das corporações, desenvolveram serviços variados que usam a computação em nuvem. São ferramentas, plataformas e funcionalidades pensadas especialmente para o administrador. 

No mercado de franquias, não é diferente. Os franqueadores enfrentam diversos problemas que poderiam ser solucionados pelo bom uso da tecnologia. Confira a seguir alguns exemplos de serviços que usam o cloud computing para entregar os melhores resultados para os usuários.

Software as a service 

O software as a service, ou SaaS, é aquele software que você acessa gratuitamente na nuvem, no entanto, os recursos geralmente são limitados. Para aproveitar o serviço completo, é necessário o pagamento de taxas mensais ou anuais. As redes de franquia costumam apostar nesse formato porque não é exigida a instalação, configuração e tampouco licenças ou chaves de acesso para o funcionamento do programa. 

Platform as a service

O PaaS, ou plataforma como serviço, é um um modelo de computação em nuvem semelhante ao software as a service, no entanto, um ambiente completo é disponibilizado ao usuário. Geralmente, essa modalidade inclui mais de um software e seus níveis de otimização e modificação são maiores. Por exemplo, gerenciamento de bancos de dados, Business Intelligence e infraestrutura para web ou dispositivos móveis são suas características. 

Infrastructure as a Service

O IaaS ou infraestrutura como serviço significa que esses recursos são alugados por uma taxa que pode ser mensal ou anual. Dessa maneira, o valor pago é equivalente ao número de servidores usados ou pela quantidade de dados armazenados na infraestrutura alugada. 

Nesse sentido, a infraestrutura como serviço está mais relacionada aos aspectos físicos. Por exemplo, impressoras podem ser alugadas para suprir uma demanda ou outros hardwares conforme a necessidade da rede de franquia. 

Como implementar o Cloud Computing em uma rede de franquias?

Agora que você entendeu o conceito de cloud computing e a sua aplicabilidade no mercado de franquias, você deve estar se perguntando: como implementar as facilidades da computação em nuvem no meu empreendimento? 

Antes de decidir, é importante entender as prioridades e as necessidades da sua rede. Tendo isso em mente, você pode dar um passo à frente e escolher a melhor solução para você. A Central do Franqueado é especialista em franchising e conhece as dores que um franqueador enfrenta no seu dia a dia. Por isso, desenvolvemos um software as a service especialmente para você, nosso Sistema para Franquias.

Uma plataforma moderna para centralizar a sua administração e aumentar o engajamento dos seus franqueados. Que tal você mesmo conferir na prática? Presenteamos você com uma demonstração completamente gratuita

Entre em contato com a gente e descubra as vantagens de apostar no sistema para franquias da Central do Franqueado! 

Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o nosso site e fique por dentro das novidades do universo do franchising.

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado