Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »10 benefícios de utilizar um Sistema Integrado de Gestão em sua franquia
Tecnologia e Inovação

10 benefícios de utilizar um Sistema Integrado de Gestão em sua franquia

7 min de leituraCarlos Griebler

Um Sistema Integrado de Gestão deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade na hora de gerir uma franquia. A oportunidade de automatizar e otimizar as dezenas de processos do dia a dia qualifica a operação da rede e facilita oportunidades de expansão, o objetivo final de todo franqueador. Descubra o que é um Sistema Integrado de Gestão, além de 10 benefícios que ele pode trazer!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um Sistema Integrado de Gestão?

A era da tecnologia surgiu para facilitar a vida das empresas para sempre. Quem não lembra das papeladas, anotações feitas à mão e a necessidade de se encontrar presencialmente apenas para discutir qualquer mudança ou sugestão? Com os adventos tecnológicos que o século XXI proporciona a cada dia, isso se tornou cada vez menos comum.

Um dos grandes pilares nessa questão, são os SIG (Sistema Integrado de Gestão, também chamados de SGI). Eles nada mais são do que softwares e plataformas desenvolvidos para automatizar, otimizar e facilitar os processos do cotidiano de gerenciamento de sua franquia. 

Então, no franchising, além de facilitar a gestão dos processos, como a comunicação com franqueados e a transmissão de know-how, um bom sistema deve centralizar o máximo possível das ações do cotidiano de uma rede. Assim, a chance de expansão da rede crescerá pela efetividade da administração, pois atrairá mais potenciais franqueados.

Por conta da maior burocracia envolvida no modelo, alguns processos ainda sofrem com uma lentidão que pode ser custosa e comprometedora. E, ainda que muitos deles foram naturalmente aperfeiçoados e digitalizados com os avanços tecnológicos, problemas de gestão, expansão e comunicação estão extremamente presentes nas melhores franquias brasileiras.

Por isso, utilizar um Sistema Integrado de Gestão já vem deixando de ser um diferencial e se tornando uma arma contra a concorrência, pois atrai mais investidores que procuram uma franquia organizada e moderna. Agora, vamos conhecer 10 benefícios de utilizar um SIG em sua rede de franquias!

10 benefícios de utilizar um Sistema Integrado de Gestão

1. Maior engajamento

Sabemos que em uma rede de franquias são muitos os envolvidos e a comunicação muitas vezes acaba sendo prejudicada. Para isso, são necessárias ferramentas que otimizem essa comunicação interna, pois franqueadores, franqueados e colaboradores precisam estar em sintonia para que a rede de franquias mantenha sua padronização e qualidade. 

É aí que entra o engajamento, essa relação de uma ou mais pessoas com uma causa em comum, no caso, o sucesso da franquia. Com um bom Sistema Integrado de Gestão, é natural uma qualificação dessas relações ao elevar a eficiência da sua comunicação, formando franqueados engajados e uma comunicação assertiva.

2. Suporte eficiente

O suporte é um dos principais pontos que atrai a atenção de franqueados e não pode acontecer apenas durante a fase de implementação da unidade. Esse apoio precisa existir desde o início da parceria até a fase operacional, garantindo o sucesso contínuo do franqueado. 

Dessa forma, sempre que precisarem recorrer ao franqueador em momentos difíceis, o farão com sucesso. Assim, mantendo um nível de satisfação elevado

Um SIG vai proporcionar que esse suporte aconteça a hora que o franqueador precisa, registrando todas as trocas de informação, marcar reuniões, enviar comunicados e prestar suporte à sua rede de forma segura e com toda a praticidade digital.

3. Garante a padronização

A padronização é outro ponto muito bem visto no meio do franchising. Afinal, o conceito de redes de franquias consiste em replicar fórmulas de sucesso comprovado. Em troca do investimento inicial e do pagamento de taxas mensais, franqueados podem usufruir do direito de uso de uma marca já estabelecida no mercado. 

Para isso, é essencial manter um padrão de qualidade para fortalecer a identidade da sua marca com uma franquia padronizada. O reconhecimento das lojas, a linguagem com os consumidores, a boa experiência de estar no restaurante, tudo isso agrega valor à marca e um sistema para franquias vai te ajudar a alcançar esses objetivos.

4. Otimiza treinamentos

Mais um dos pilares do mercado de franchising, o treinamento e capacitação de franqueados é essencial para a continuidade de uma rede. No entanto, para que os indicadores de sucesso reflitam efetivamente na nova unidade e façam com que ela gere bons lucros, é fundamental que a franqueadora encontre formas eficientes de transferir know-how aos novos franqueados.

Com um Sistema Integrado de Gestão, é possível armazenar todos os materiais, manuais e treinamentos da marca e disponibilizá-los a seus franqueados. Além disso, qualquer alteração nos documentos será feita de forma digital, economizando dinheiro e tempo com novas reimpressões ou fornecimentos.

5. Centraliza o marketing

Com toda essa questão de padronização para manter a qualidade em todas as unidades da rede, se torna necessário também olhar para o marketing da rede. Afinal, para expandir é preciso divulgar. Para isso, esses sistemas para franquias cumprem o papel de fortalecer a identidade da franquia ao centralizar todo o marketing da sua rede em uma única ferramenta. 

Ela permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e definir padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de marketing da franquia será facilitado e otimizado.

6. Possui um marketplace integrado

Ainda no sentido de padronizar a qualidade da marca, a qualificação e homologação de fornecedores de insumos e matérias-primas para as unidades de uma franquia é uma das principais tarefas na gestão da rede. 

No SIG da Central do Franqueado, por exemplo, possuímos um marketplace integrado onde franqueados podem enviar pedidos diretamente aos fornecedores homologados cadastrados na plataforma. Assim, o franqueador pode monitorar o volume de compras de forma individualizada por meio de relatórios visuais. 

7. Organização de projetos

Com uma ferramenta especializada na gestão dos projetos da sua rede, principalmente de expansão e implantação de novas unidades, isso não sairá mais de seu controle. Seus franqueados poderão acompanhar o passo a passo do que acontecerá até a inauguração da unidade. Internamente, os colaboradores da sua rede terão mais controle e organização para executar os processos designados. 

8. Grande custo-benefício

Fazer tudo de forma manual é custoso. São mais profissionais, mais tempo e mais dinheiro para garantir que tudo ocorra na mais alta qualidade projetada pela franqueadora. Assim, otimizações através de ferramentas digitais sempre aparecem como forma de otimizar o gasto desses recursos.

Além disso, por ser online, plataformas de gestão não possuem custos de instalação. A implementação é rápida e pode ser concluída por completo em poucas semanas. O melhor de tudo? Você pode acessar o sistema onde e quando quiser, porque tudo está disponível via internet.

9. Seus dados estão seguros

Todos esses arquivos, manuais e conversas estarão armazenados em servidores na nuvem. Assim, você terá toda essa organização, agilidade e alta performance na rede com seus dados seguros e com backups.

No caso do nosso sistema, as informações da plataforma ficam armazenadas na Amazon AWS, um dos servidores mais seguros disponíveis no mercado. Todos os dias, é realizado um backup com todas as informações do sistema.

10. Facilita a expansão

Como falamos anteriormente, a expansão é o objetivo final de toda franquia. Uma rede em expansão atrai franqueadores, mas uma rede que possui um sistema de expansão otimizado e qualificado atrai ainda mais, e isso só é possível com um SIG de qualidade.

Com ele, é possível otimizar todas as negociações relacionadas à abertura de novas unidades da sua rede, manter contato de possíveis interessados com um CRM intuitivo personalizado para franquias e controlar de perto cada ação tomada no processo de franqueamento.

A solução da Central do Franqueado para sua franquia

A Central do Franqueado é um Sistema Integrado de Gestão de franquias que promove a inovação e gestão inteligente. São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Saiba que utilizar o suporte da Central do Franqueado, irá fazer toda a diferença para a gestão da sua franquia, por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado