Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »O que é um SGI? Como utilizar sistemas para otimizar a gestão da sua franquia
Tecnologia e Inovação

O que é um SGI? Como utilizar sistemas para otimizar a gestão da sua franquia

10 min de leituraFilipe Pacheco

SGI é a abreviação para Sistema de Gestão Integrado, ou seja, um software desenvolvido para facilitar e otimizar os mais diversos processos de gerenciamento de uma empresa.

Sua necessidade surge de um simples fato: gerenciar um negócio é um trabalho que exige muito esforço e excelência. Manter uma organização funcionando adequadamente e de modo que dê resultado é desafiador. Em franquias, por conta da burocracia envolvida no modelo de franchising, utilizar um SGI se tornou uma necessidade na hora de gerir a rede e todas as suas unidades.

Além disso, com o surgimento de novas tecnologias, como armazenamento de dados em nuvem, a gestão está se transformando muito rapidamente e quem não se adapta a essa nova realidade, tende a ficar para trás. É nesse cenário que surgem os Sistemas de Gestão Integrada. 

O SGI é uma ferramenta que busca oferecer uma solução para a complexidade do processo gerencial. Por este motivo, este conteúdo vai mostrar as vantagens de implementar um SGI em sua franquia, como executar o processo e uma solução incrível da Central do Franqueado

Neste artigo, você lerá sobre:

O que é um SGI?

Como vimos, o SGI é a abreviação para Sistema de Gestão Integrada, um software desenvolvido para unificar os processos de gerenciamento de uma empresa. Quanto ao seu objetivo, um bom SGI busca promover uma gestão facilitada e automatizada, qualificando os processos do cotidiano e integrando as diferentes áreas da gestão em uma única plataforma

Este processo permite uma otimização operacional e unificação de informações. Desta forma, o negócio obtém todos os dados necessários para operar a organização e desenvolver estratégias para atingir o principal objetivo de qualquer franqueado: expandir sua franquia.

Sabemos que o franchising ainda é muito burocrático, principalmente pela quantidade de processos e envolvidos que compõem o funcionamento de uma rede. Os SGIs se aproveitam desse cenário, onde o modelo de franquias ainda sofre com uma lentidão custosa, para aperfeiçoar e digitalizar a gestão de todas as unidades da marca. 

Esses problemas de gestão, expansão e comunicação estão presentes até mesmo nas melhores franquias brasileiras. Algumas, já adotaram esse tipo de sistema e estão dando um salto à frente da concorrência. Outras, começam a enxergar que uma rede modernizada atrairá franqueados. 

Fato é: não é o futuro que demanda soluções tecnológicas que facilitem a vida do franqueado quanto do franqueador, é o presente. E aí, vai ficar de fora dessa? Continue lendo para saber tudo sobre SGIs e seus benefícios para franquias!

O que um SGI deve oferecer?

Como qualquer tipo de serviço ou produto, existem diferentes tipos de SGIs devido à diversidade e necessidades de cada empresa ou franquia. Há sistemas oferecidos para mercados específicos e outros que se direcionam para qualquer negócio. 

No entanto, existem funcionalidades que devem existir em um SGI para que ele seja eficaz para sua franquia. Por isso, vamos falar dos principais pontos a analisar antes de contratar um para sua rede. 

Atendimento a franqueados

O apoio ao franqueado é uma responsabilidade fundamental de qualquer franqueador que deseja ter sucesso na franquia. O problema é que muitas franquias acabam deixando o franqueado de lado após a negociação, gerando insatisfação e até mesmo o repasse da unidade. 

Um bom SGI surge para auxiliar nesse problema, oferecendo todas as funcionalidades necessárias não só para a prestação de suporte, mas para facilitar esse processo. Seja integrando treinamentos e manuais, registrando as comunicações com franqueados ou promovendo avisos e reuniões periódicas. É papel do SGI criar um ambiente para o atendimento aos franqueados.

Relacionamento com fornecedores

A qualificação e homologação de fornecedores para as unidades de uma franquia é uma das principais tarefas na gestão da rede. E o principal fator que entra nessa discussão é a padronização. O franqueador, quando transforma seu negócio em uma franquia, já deve ter seus fornecedores estruturados. 

Portanto, um SGI para franquias precisa oferecer a gestão de fornecedores e poder orientar seus franqueados na hora de fazer essas compras, pois são os produtos que manterão a qualidade das demais unidades. 

Ainda nessa linha, o controle de qualidade é fundamental no franchising e, para isso, um dos principais processos operacionais integrado pelo SGI são as auditorias. Ao contratar o seu, certifique-se que ele oferece ferramentas para realização de avaliações e auditorias, como checklists online.

Projetos e relacionamento com potenciais clientes

Um CRM é indispensável na operação de uma franquia. Ao escolher o SGI para sua rede, garanta que o sistema ofereça uma ferramenta para gestão do seu funil de vendas e expansão. Afinal, expandir é seu maior objetivo, certo?

Falando em expansão, uma rede precisa controlar seu processo operacional ao inaugurar novas unidades. Por isso, seu SGI precisa oferecer a possibilidade de gerenciar todos os projetos da sua rede. 

Essas exigências podem ser difíceis de encontrar em qualquer SGI e necessitam de um sistema completo. Por isso, a Central do Franqueado tem um Sistema de Gestão Integrada especializado em franchising. Nosso sistema possui um módulo para cada processo operacional citado, dentro de um mesmo sistema online. 

Quais os principais benefícios do SGI para franquias?

Podemos afirmar que o principal benefício trazido por um SGI é a centralização de processos e informações. Ou seja, ao invés de ter uma gestão fragmentada, por meio de um SGI é possível realizar integração e padronização. Porém, além da centralização, há algumas outras vantagens proporcionadas por este sistema. Confira as principais!

Padronização da rede

Como vimos, a padronização é uma das coisas mais importantes de uma rede. O franchising é diferenciado justamente por sua padronização da marca, dos produtos e processos. Com um Sistema de Gestão Integrada, todos os processos são integrados em uma única plataforma. Isso permite que todos os setores da rede sigam as diretrizes e boas práticas operacionais. 

Aumento de produtividade

Um dos principais efeitos proporcionados pela utilização de softwares e sistemas é a automatização. Um Sistema de Gestão Integrada permite que haja mais agilidade no andamento de processos e a unificação de processos permite que os colaboradores tenham mais facilidade para realizar processos operacionais. 

Auditorias, consultorias de campo, entre outras operações podem ser realizadas por meio de um único sistema. Isto diminui o trabalho manual, proporcionando automatização de alguns processos e otimizando recursos. 

Economia de recursos

Como resultado direto do aumento da produtividade causado pela automatização, a economia de recursos atinge diretamente redes que contam com um SGI. Os custos diminuem com a utilização de um SGI já que ao invés de diversos sistemas, é possível executar as atividades por meio de um único. 

Assim como a redução de custos, a otimização do tempo também é resultado de um sistema de integração. Afinal, o tempo gasto para juntar informações, repassar processos é todo diminuído. Permitindo, assim, que os colaboradores direcionem esforços para análise e tomada de decisão. 

Vantagem competitiva

Todos os benefícios gerados pela implementação de um SGI acabam gerando uma vantagem competitiva da sua rede. Isto se dá devido a todos os processos da sua rede terem resultados positivos e otimização, o que diferencia sua marca da concorrência. 

No franchising, onde as franquias buscam expandir por meio de novos investidores, ter um SGI é um grande diferencial. Afinal, com tantas opções de investimento disponíveis no mercado, como diferenciar a sua? 

Um Sistema de Gestão Integrada diferencia sua rede oferecendo a investidores um diferencial entre outras redes. Além disso, empreendedores que se deparam com um negócio que oferece facilitação na operação e gestão da rede tendem a se sentir atraídos a investir neste negócio.

Como implantar um SGI em sua franquia?

Sabemos que Sistemas de Gestão Integrados, os SGIs, servem para facilitar a vida do franqueador e dos franqueados. Desta forma, um bom SGI deve facilitar também sua implantação, para que toda essa transição do analógico ocorra de forma suave para o digital.

Questões como a capacitação de colaboradores e franqueados, suporte da provedora do sistema e o trabalho necessário para adequar facilmente seus processos de gestão precisam ser levados em conta. Por isso, é preciso ter atenção em alguns passos para obter sucesso com a adoção de uma ferramenta como essa. Confira algumas dicas para facilitar o processo para sua franquia! 

Identifique suas necessidades

Antes de mais nada, é necessário identificar as principais demandas e gargalos da rede. Está com ruídos na comunicação interna, problemas com fornecedores e dificuldades de manter o padrão de qualidade esperado pela rede? Então, coloque isso no papel e comece a buscar a solução mais adequada para resolver esses problemas.

Essa análise, se feita da melhor forma, identifica quais os principais processos que estão com falhas e quais setores necessitam de melhorias. Isso faz com que a implantação do sistema seja mais eficaz e direcionada aos problemas da rede, escalando a solução por todas as unidades.

Promova o treinamento de colaboradores

Novos processos demandam capacitação dos colaboradores. No caso de processos possibilitados pelos adventos tecnológicos, essa capacitação é ainda mais importante, pois nem todos são familiarizados com sistemas do tipo. Dessa forma, os colaboradores precisam entender o sistema e reconhecer quais os recursos estão disponíveis. 

Se não houver treinamento por parte da franqueadora, a possibilidade do sistema não surtir efeito é grande. Além do treinamento inicial, é preciso manter os colaboradores atualizados com o sistema. Conforme surgirem modificações, é preciso repassar tutoriais e materiais que instruam a utilização do sistema. Felizmente, o suporte desses sistemas pode auxiliar novos usuários.

Monitore os resultados

De nada adianta dispor de um Sistema de Gestão Integrada e não monitorar se o mesmo resultou em melhorias. É preciso analisar os indicadores de desempenho da rede antes e depois da adoção do sistema para ter uma visão da sua efetividade. 

Isto pode ser feito por meio de métricas que calculam o retorno sobre o investimento feito ou resultados diretos na operação da rede. Ou seja, se após a adoção do SGI a rede teve um aumento significativo na produtividade, melhoria na padronização, tomada de decisões etc. 

Escolha um sistema de qualidade

É hora de analisar quais sistemas estão disponíveis no mercado e quais se adaptam às suas necessidades. É importante que o SGI que você planeja contratar seja especialista no que sua rede oferece. Ou seja, se você tem uma franquia, o ideal é apostar em um sistema para franquias para te ajudar.

Sistemas genéricos podem parecer uma solução no primeiro momento, mas assim que as promessas se mostram vazias, podem gerar um arrependimento. Então, pense um pouco: é possível encontrar uma opção melhor do que um SGI respeitado e especialista no seu mercado?

A solução da Central do Franqueado

Portanto, se você busca um Sistema de Gestão Integrada que é especialista no mercado de franquias, a Central do Franqueado pode oferecer. Pensando em todos esses problemas e oportunidades que o mercado do franchising apresenta, desenvolvemos um software de gestão criado especialmente para facilitar a administração da sua rede de franquias.

Nosso sistema para franquias é desenvolvido com o propósito de centralizar toda a operação da sua rede em uma única plataforma, oferecendo soluções de padronização, engajamento e expansão para sua franquia.

A Central do Franqueado atende dezenas de franquias de todo o Brasil e além de ter os recursos necessários para a operação da sua franquia em um único sistema, nossa plataforma é 100% online. Dessa forma, oferecemos mobilidade e eficiência para a integração da gestão da sua rede. 

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Se quiser conhecer mais, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar de forma gratuita a nossa plataforma criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. Esperamos você!

Se gostou deste conteúdo, leia nosso artigo sobre franquias no mercado digital e aprenda mais sobre o mundo do franchising!

 

Author Avatar
Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado