Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »O que é um Sistema integrado para franquias e suas vantagens no dia a dia
Tecnologia e Inovação

O que é um Sistema integrado para franquias e suas vantagens no dia a dia

5 min de leituraCarlos Griebler

A cada dia que passa ouvimos mais a frase “A tecnologia mudou o mundo”, não é mesmo? Com a popularidade desse novo ditado, não podemos deixar de esclarecer que se trata de uma verdade até mesmo no ambiente de negócios, especialmente no franchising. Afinal, com as dezenas de burocracias e processos que acompanham o modelo de franquias, o uso da tecnologia na forma de um sistema integrado veio para facilitar — e muito — a vida de franqueadores e franqueados.

Um sistema integrado deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade na hora de gerir uma franquia. A oportunidade de automatizar e otimizar as dezenas de processos do dia a dia qualifica a operação da rede e facilita oportunidades de expansão, o objetivo final de todo franqueador. 

Para te ajudar a conhecer mais sobre esse advento da era digital, preparamos esse conteúdo com detalhes sobre o que é um sistema integrado, seus benefícios e até uma dica incrível no final para você adotar de vez essa oportunidade. Confira!

Neste conteúdo, você lerá sobre:

O que é um sistema integrado?

Como vimos, a era da tecnologia surgiu para facilitar a vida das franquias para sempre. Já não é preciso depender de montanhas de papel, anotações manuais e a necessidade de se encontrar presencialmente apenas para discutir qualquer mudança ou sugestão? Hoje em dia, um sistema integrado é tudo que você precisa no século XXI!

O próprio nome já sugere, a grande chave de um sistema integrado é sua integração. Como assim? É bastante simples! Eles nada mais são do que softwares e plataformas desenvolvidos para automatizar, otimizar e facilitar os processos do cotidiano de gerenciamento de sua franquia, sempre de forma a centralizar tudo que você precisa para a gestão da rede em apenas uma ferramenta. 

Por conta da maior burocracia envolvida no modelo de franchising, alguns processos como suporte ao franqueado, gestão de estoque e negociações para a expansão ainda sofrem com uma lentidão que pode ser custosa e comprometedora. E, ainda que muitos deles foram naturalmente aperfeiçoados e digitalizados com os avanços tecnológicos, problemas como esses ainda estão extremamente presentes nas franquias brasileiras.

Dessa forma, na hora de escolher um sistema integrado para sua franquia, além de facilitar a gestão dos processos, como a comunicação com franqueados e a transmissão de know-how, uma boa ferramenta deve centralizar o máximo possível das ações do cotidiano de uma rede. É por isso que utilizar um Sistema Integrado já está deixando de ser um diferencial e se tornando uma arma contra a concorrência, pois atrai investidores que procuram uma franquia organizada e moderna.

Agora, vamos ver brevemente sobre a importância e os benefícios que o uso de um sistema integrado vai trazer a sua franquia em três frentes: engajamento, padronização e expansão. Confira!

Qual sua importância no franchising?

Assim como qualquer nova implementação em um negócio, devem existir vantagens que justifiquem sua adoção. Afinal, adotar um sistema integrado, ainda que de ágil implantação, pode levar algum tempo e recursos. Por isso, separamos alguns dos principais benefícios de modernizar sua rede!

Engajamento

A cada dia, o engajamento continua a se moldar como uma necessidade em redes de franquias que visam o sucesso e a expansão. Processos de treinamento, organização de documentos e suporte ao franqueado são essenciais em uma franquia e contar com uma ferramenta que facilite esse trabalho é sempre bom.

Um bom sistema integrado vai resolver todos os problemas de comunicação da sua rede, registrar todas as interações e chamados de franqueados, armazenar documentos (manuais, treinamentos, contratos) e possibilitar reuniões de vídeo para garantir que seus franqueados fiquem engajados com a rede. 

São ferramentas ideais para garantir a excelência no treinamento, suporte e organização da franquia, nosso sistema para franquias vai te ajudar a resolver os problemas de comunicação com seus franqueados e a organizar todos os documentos da sua rede em um único local confiável.

Padronização

A padronização é outro ponto muito bem visto no meio do franchising. Afinal, o conceito de redes de franquias consiste em replicar fórmulas de sucesso comprovado. Em troca do investimento inicial e do pagamento de taxas mensais, franqueados podem usufruir do direito de uso de uma marca já estabelecida no mercado. 

O sistema integrado para franquias também facilita a promoção dessa padronização. Checklists online e inteligentes, consultorias de campo digitais, homologação de fornecedores para todas as unidades e todo um panorama para a análise de indicadores de qualidade da rede são possíveis ou facilitadas com o uso do sistema integrado.

O marketing também faz parte. No sistema integrado da Central do Franqueado, por exemplo, você conta uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de padronização da franquia será completo e otimizado.

Expansão

A expansão é o objetivo final de toda franquia. Uma rede em expansão atrai franqueadores, mas uma rede que possui um sistema integrado e qualificado atrai ainda mais. Outros dois pontos são os projetos da rede e as negociações de novas unidades. Com uma ferramenta especializada na gestão dos projetos de expansão da sua rede, ambos não sairão mais de seu controle. 

Você e seus franqueados poderão acompanhar o passo a passo do que acontecerá até a inauguração da unidade. Ainda, um sistema integrado como o da Central do Franqueado traz a franqueadora um CRM para franquias que permite a visualização do status de cada negociação dentro de um detalhado funil de vendas. 

A solução da Central do Franqueado

Como você viu ao longo do texto, a Central do Franqueado oferece um Sistema Integrado para franquias que promove a inovação e gestão inteligente da sua rede. São dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Saiba que utilizar o suporte da Central do Franqueado, irá fazer toda a diferença para a gestão da sua franquia, por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado