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Franchising

As principais tendências do mercado de franquias para 2023: saiba como preparar sua rede

16 min de leituraCarlos Griebler

Guia do Franqueador

Após a árdua batalha contra as limitações e dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o cenário que já apontava para uma recuperação se confirmou neste ano de 2022. Diante desses resultados, é possível avaliar que o franchising conseguiu superar, não só o mesmo período em 2021 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da COVID-19 — como também o de 2020, retomando o caminho do crescimento contínuo.

Embora ainda não haja dados completos sobre o desempenho do setor em 2022, os números até o terceiro trimestre já demonstram mudanças significativas e que parecem consolidadas dentro do franchising. Para te ajudar a saber o que esperar do mercado de franquias em 2023, a Central do Franqueado preparou este conteúdo sobre as principais tendências do franchising para o próximo ano. 

Aqui você lerá sobre:

Como foi o ano de 2022 para o franchising?

No artigo sobre as principais tendências para 2022 no franchising que a Central do Franqueado publicou no último ano, os números trazidos já apontavam para uma recuperação financeira após a pandemia do novo coronavírus. Com o início da vacinação, das primeiras liberações sanitárias e muitas ideias para contornar esse momento, o cenário de 2022 apontava para uma recuperação conforme números divulgados pela ABF. Felizmente, os resultados parecem ter sido ainda melhores do que o esperado.

No último relatório disponível no site da associação, a pesquisa de desempenho do terceiro trimestre revelou que o setor de franquias teve um crescimento de 18,7% comparado ao mesmo período de 2021. Isto é, o faturamento saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no 3º trimestre. Se comparado ao mesmo período de 2020 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da COVID-19 — o crescimento foi ainda maior, superando os 28%.

Abaixo, você pode conferir o gráfico do faturamento do terceiro trimestre ao longo dos anos:

faturamento tri

Note que o desempenho de 2022 está bem acima dos anos anteriores. Com isso, a expectativa da ABF de atingir os R$ 200 bilhões em 2022 deve ser concretizada ou até mesmo superada nos próximos meses. Assim como em 2021, os setores de destaque ainda foram aqueles que melhor souberam se adaptar ao novo normal, com o setor de alimentação — aliado ao delivery e dark kitchen — se mantendo na liderança. 

Ainda, o resultado do fim dessas limitações pode ser traduzido com o grande aumento no faturamento de setores fortemente afetados, como o de Hotelaria e Turismo. Segundo a ABF, o segmento continua a ser beneficiado pela retomada das viagens e dos grandes eventos presenciais em relação ao mesmo período do ano anterior, onde o cenário ainda sofria com o impacto da COVID-19 e das políticas de isolamento.

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Crescimento fora dos polos

Outro ponto destacado pela Associação Brasileira de Franchising e que já havia aparecido em relatórios anteriores é a descentralização do franchising. Isto é, o movimento migratório dos grandes centros para cidades menores, em busca de um novo público e de um mercado menos competitivo.

No ano passado, uma pesquisa da ABF revelava que, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising, apenas 4 não se tratavam de cidades do interior. Naturalmente, isso demonstra um movimento de interiorização do mercado de franquias em busca de menores investimentos e competitividade. 

Apesar de o estado de São Paulo concentrar quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil.

Para o presidente da ABF, “além de fatores locais, essa expansão se deve ao movimento de recuperação do franchising após dois anos de pandemia; das redes aproveitando os espaços vagos e melhores condições de negociação; àquelas que estavam melhor estruturadas e que conseguiram se adequar mais rapidamente ao novo cenário, retomando também de forma mais ágil seus planos de expansão”.

Além disso, o número de shopping centers fora dos grandes centros também contribui para esse aumento. Cerca de 63% dos centros comerciais inaugurados desde 2019 — ainda em um período pré-pandemia — estão localizados fora das regiões metropolitanas do país e apontam uma tendência de interiorização do setor.

Região Norte

Ainda, dados extraídos do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano, revelam que todos os estados da região norte registraram uma alta no 3º trimestre de 2022 comparado ao trimestre anterior.

Mesmo ainda na última posição na busca por região, todos os estados do norte registraram crescimento na busca por franquias no 3º trimestre. Somados, agora a região representa quase 7% do total de buscas. Enquanto isso, a região Sul, que antes totalizava 23,5% do total, no terceiro trimestre diminuiu para 20%.

Mais números

Quando falamos em desempenho no franchising, uma das principais métricas para avaliar o cenário são a abertura e o fechamento de unidades. Mantendo a tendência do ano passado, mas em maior escala, o número de lojas abertas no terceiro trimestre de 2022 superou o número de lojas fechadas por uma margem de 3,8%, quase o dobro da registrada em 2021. 

Se compararmos com os números do mesmo período de 2020, onde houve um decréscimo de -3,2%, o setor consolida ainda mais os ótimos índices de recuperação.

Quer saber como o mercado de franquia se comportou em 2022? Desenvolvemos um eBook onde trouxemos dados sobre a procura por franquias. As informações são extraídas do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano. Os dados tratarão dos segmentos mais buscados, faixas de investimento, franquias em destaque e muito mais. 

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Mudanças e adaptações do mercado de franquias

No ano passado, a pandemia continuava sendo um problema para todos. Aqueles que encontraram soluções e conseguiram se adaptar ainda conseguiram mitigar as perdas, mas muitos negócios acabaram ficando para trás após tantas dificuldades. Hoje, mesmo que casos continuem sendo registrados por todo o brasil, já pudemos retomar todas as atividades do período pré-pandemia.

Esse “novo normal” continua a se fazer presente no mundo dos negócios, com práticas que devem se consolidar como essenciais em um mundo pós-pandemia. Ou seja, já é fato que algumas mudanças e adaptações se estabeleceram como necessidades, principalmente nos setores mais afetados pelas medidas contra a COVID-19. 

Entre elas, podemos destacar o delivery, e-commerce e as dark kitchens, partes desse novo normal do franchising e que continuarão presentes no dia a dia das franquias pelos próximos anos. As dark kitchens, inclusive, são um dos principais temas da pesquisa de desempenho divulgada pela ABF. Para se ter uma ideia, quase 60% das redes de franquias entrevistadas já possuem ou veem nas dark kitchens uma opção viável para um futuro próximo.

Caso não conheça, o modelo traz uma ideia de cozinha às escuras. No modelo Dark Kitchen, não há estrutura física para receber clientes. A comida é produzida e encaminhada ao endereço do comprador. Geralmente, são usados os aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e UberEats. Ou seja, em conjunto com o delivery, as franquias se beneficiam do baixo custo e ainda conseguem burlar as limitações sanitárias para continuar um alto rendimento nas vendas.

Por fim, na questão de adaptações, temos o famoso home-office (ou trabalho remoto). Apesar de não ser uma novidade, o home-office ganhou força nos últimos dois anos. Houve uma adoção em massa por parte das empresas que adotaram o trabalho de casa. Algumas, inclusive, planejam manter o modelo em 2022 ou já retornaram às atividades presenciais com o home-office em certa capacidade, no chamado modelo híbrido.

O que esperar de 2023?

Agora que sabemos como foi 2022 no mundo das franquias e as principais adaptações do franchising, o que podemos esperar do próximo ano? Antes de descobrir, de fato, quais são as tendências para o próximo ano, vamos falar de como o mercado como um todo deve reagir a chegada de 2023.

Melhora no cenário

Em nosso conteúdo sobre tendências do franchising para 2022, consideramos as primeiras levas de vacinação contra a Covid-19 como determinantes para os resultados do setor, o que de fato se confirmou. Ainda, o fim do distanciamento social permitiu ao mercado um caminho ainda mais favorável para voltar — e como vimos acima, superar — os patamares da pré-pandemia.

A ABF ainda não definiu suas projeções para 2023, mas se o mercado realmente obter um crescimento bastante favorável no setor, batendo ou até mesmo superando os 12% previstos para 2022, a associação deve ser ainda mais otimista para o próximo ano. Por ser um mercado bastante sólido e resiliente, tende a continuar atraindo novos franqueados. Da mesma forma, manterá esse crescimento de faturamento e de abertura de unidades.

O novo consumidor

O consumidor também mudou e agora ele exige certos cuidados e possui outras preferências de compras. Quer um exemplo? O próprio delivery! A modalidade se mostra cada vez mais atrativa para quem procura combinar a praticidade com a segurança, dois fatores presentes em um mundo acelerado e que enfrenta uma pandemia.

Por isso, empresas e franquias em geral precisam entender a necessidade que é criada no mercado. Não adotar alternativas que atendam todas as exigências desse novo cliente de um novo normal é aceitar a vitória da concorrência. E não se esqueça: o delivery é só uma das mudanças que vieram para ficar, afinal até mesmo fora do escopo da pandemia existem outras tendências de um novo normal como o desuso de plásticos ou uma produção cruelty-free (que não realizam testes em animais). Fique atento a essas mudanças e oportunidades!

Tendências do Franchising em 2023

Apesar de segmentos de franquias terem reagido de formas diferentes a pandemia, muita coisa se tornou unanimidade, como as já citadas formas para contornar o distanciamento social. Por isso, para manter um bom desempenho mesmo em meio a um cenário difícil, é importante entender o que funciona no mercado e o que deve ser a chave para um futuro de sucesso. Confira as principais tendências do franchising em 2023!

1. O mercado continua seguro

Antes de mais nada, o franchising sempre foi famoso por ser um porto seguro na hora de empreender, por se tratar de uma marca geralmente estabelecida. E isso não mudou para 2023. Afinal, a própria recuperação do mercado mostra que estamos falando de um mercado flexível, que resiste a crises e está sempre em ritmo de crescimento.

Ou seja, investir em uma franquia no próximo ano é uma via de mão dupla ainda maior para franqueado e franqueador. Ambos precisam se consolidar definitivamente a recuperação da crise e uma expansão da rede deve ser vista com bons olhos por ambos.

2. Franchising 4.0

Você já ouviu falar em Franchising 4.0? De cara, podemos afirmar que não é nenhum bicho de sete cabeças. Portanto, não se assuste caso não conheça nem o 2.0 ou 3.0, pois é bastante simples! 

Embora seja o conceito bastante recente, o franchising 4.0 apenas sintetiza uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam um crescimento exponencial em seu crescimento a partir do uso de tudo que a era digital pode oferecer, como ferramentas de gestão, treinamentos EAD e, principalmente, o foco no fator humano da relação franqueador-franqueado.

Citado há pouco, Lucien Newton é um dos idealizadores de um curso de especialização em gestão de franquias da PUC Minas Gerais baseado no franchising 4.0. Lucien diz que o Franchising 4.0, também chamado de Franchising Exponencial, é marcado por uma aceleração agressiva, mas feita com responsabilidade e sustentabilidade.

Dessa forma, todas essas questões como o uso massivo de tecnologia, marketing digital e sistema de gestão tem o objetivo de fomentar e acelerar a expansão da marca. Ampliando um pouco o escopo do conceito, podemos fazer um paralelo com outra questão bastante difundida atualmente e que — por coincidência — também se encontra em sua 4ª geração: a Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.

3. Formas de pagamento

A pandemia também consolidou outra mudança importante: a forma como realizamos pagamentos. A segurança e praticidade de não precisar carregar dinheiro em espécie e apenas realizar uma transação PIX ou utilizar o consolidado cartão de crédito cada vez mais se estabelecem como o padrão quando falamos de pagamentos.

Porém, existem exceções, como no caso de uma base de clientes mais velha, desacostumada a usar eletrônicos e cartões de crédito. Em casos como esse, ainda é cabível o uso do dinheiro e de métodos mais tradicionais como boletos bancários e carnês de pagamento.

4. Delivery

Pode parecer repetitivo o fato de que os serviços de entrega cresceram exponencialmente durante a pandemia, especificamente no ramo alimentício. O crescimento influenciou em uma suavização das perdas do segmento durante o ano e deve ser mantida para o futuro. Optar por um sistema próprio pode ser uma opção, porém, estar presente nos aplicativos irá dar maior visibilidade à sua rede e trazer novos clientes. 

Aplicativos próprios

2022 também promoveu uma mudança para os próximos anos: franquias aumentam a adoção de aplicativos de delivery próprio. Em relatório da ABF, foi revelado um aumento significativo no percentual de vendas realizadas através de canais de aplicativo próprios de delivery no franchising.

Em 2021, o percentual de vendas realizadas por aplicativos de delivery próprios era de apenas 0,2% do total de vendas. Hoje, os dados de 2022 trazem um aumento nesse número, que já chega aos 4,5%.

5. LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor e busca proteger todos os tipos de dados pessoais de clientes. Ou seja, basicamente será necessário consentimento da pessoa para que as empresas possam obter e tratar seus dados. Além disso, estão previstas penalidades em caso do não cumprimento da LGPD por parte das empresas que realizam o processamento irresponsável de dados pessoais de clientes. 

Então, considerando que no franchising é comum a captação de dados de clientes independentemente da unidade, seja para ações de marketing, possibilidades de expansão ou oferecer um atendimento personalizado, a atenção deve ser redobrada. Dessa forma, caso ocorra qualquer tipo de vazamento de dados, a franqueadora será responsável e poderá arcar com erros de franqueados despreparados. 

A melhor forma de proceder é estabelecer a gestão de dados consciente como política interna da rede, informando as obrigações e responsabilidades quanto à LGPD para os já franqueados, mas também aos interessados com a inclusão do tema em contratos e na Circular de Oferta de Franquia.

6. O formato home-based

Com o mundo ainda em isolamento social, cresceu o número de funcionários que trabalham em casa. Porém, muitos já faziam esse tipo de serviço nas chamadas franquias home based. São diversas as redes que oferecem o modelo Home Based no mercado de franquias brasileiro. Nela, toda a operação do franqueado é feita remotamente através da tecnologia. 

Agora, o formato cresce ainda mais com a pandemia e a transformação digital acontece diariamente. Assim, optar por investir em uma franquia Home Based é manter sua autonomia de gestão conforme seus horários e costumes e facilitar o ambiente de atuação. 

Um novo relatório de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apresentou dados revelam que as operações home-based totalizaram 14,8% das operações em 2022, com um acréscimo considerável em relação aos anos de 2021 e 2020, quando o modelo representava 10,3% e 7,1%, respectivamente. 

Para 2023, o crescimento deve ser ainda maior. Afinal, o sucesso deste formato está relacionado ao fato dele exigir um valor de aporte mais baixo do que em outros modelos porque não é necessário ter um ponto físico — já que o trabalho é realizado na casa do franqueado ou onde o seu cliente estiver. Ou seja, vantagens que atraem qualquer empreendedor.

Outras tendências

Moda masculina

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) revelou que o segmento de Moda movimentou mais de 13 bilhões de dólares apenas com o vestuário masculino no Brasil. Mundialmente, a receita mundial chegou a 489 bilhões de dólares e já representa cerca de 30% de todo o faturamento do mercado de artigos de vestuários. 

No franchising, o cenário não é diferente. Redes de franquias de moda masculina vem crescendo ano após ano e, com a pandemia, se reinventaram frente às principais necessidades do mercado. 

Cozinha 4.0

Inspirada na indústria 4.0, conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias para melhor eficiência nos processos de um negócio, a cozinha 4.0 busca replicar ideias semelhantes. Ou seja, implementar a tecnologia nas cozinhas dos restaurantes a fim de qualificar a produção ao mesmo tempo em que reduz ou até mesmo elimina desperdícios.

Aposta na tecnologia

Por fim, temos outra tendência que auxiliou diversas franquias a se manterem firmes em 2021: a tecnologia. E, como falamos anteriormente, está se tornando uma necessidade, tanto para franqueadores quanto para franqueados que buscam facilitar a vida.

Automatizar e otimizar processos são pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do seu negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para expansão e crescimento da rede de franquias.

Softwares para franquias, como a Central do Franqueado, são ideais para gestão de rede e comunicação entre o franqueador e franqueados. Afinal, as ferramentas do sistema promovem a gestão centralizada da sua rede com o software para franquias mais completo do mercado. 

Então, se você vê no futuro uma oportunidade para deixar de desperdiçar recursos da sua franquia com perda de informações e gastos com diversas ferramentas, podemos te ajudar! Atualmente, nossos serviços estão divididos em três soluções principais: 

  • Engajamento: módulos para resolver os problemas de comunicação com seus franqueados e gerenciar todos os arquivos da sua rede em um único local, seguro e online.
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  • Expansão: principal objetivo do franqueado, oferecemos a captura de leads através de um portal de franquias, controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.

Cada um deles propõe melhorias e automatizações em setores diferentes, mas sua integração é o que transforma completamente uma rede de franquias. Por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede!

Leia também nosso artigo sobre Feiras de Franquias em 2023 e confira os principais eventos do franchising que você pode participar!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado