Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Tecnologia e Inovação »Software de Gestão: o que é e por que utilizá-lo em sua franquia
Tecnologia e Inovação

Software de Gestão: o que é e por que utilizá-lo em sua franquia

7 min de leituraCarlos Griebler

Sua rede já utiliza um software de gestão? Se sim, ótimo, pois seus processos do dia a dia com certeza estão sendo otimizados e automatizados, qualificando a gerência das unidades. Se não, você pode estar perdendo uma oportunidade incrível e até mesmo ficando para trás da concorrência.

Entre os adventos da era digital, softwares surgem como facilitadores para o dia a dia de qualquer ambiente, seja pessoal ou, principalmente, empresarial. Ainda mais quando falamos do franchising, onde o cotidiano é repleto de dezenas de processos, burocracias como treinamentos, suporte e mais, a presença de uma ferramenta que aumenta a produtividade e qualidade dos serviços é essencial.

Por isso, preparamos esse conteúdo que vai te apresentar tudo que você precisa saber sobre softwares de gestão para sua rede de franquias. Aqui, você lerá sobre:

O que é um software de gestão?

O surgimento de um software de gestão está diretamente ligado à transformação digital. Todos os dias, novas soluções surgem para otimizar e automatizar processos considerados ultrapassados e custosos. No franchising, especialmente, a burocracia é ainda maior devido a quantidade de envolvidos em toda a cadeia de unidades, criando gargalos e lentidão que podem ser comprometedores.

Além disso, pensar nessas atualizações deixou de ser um diferencial há alguns anos, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Nesse contexto, surgem softwares que buscam solucionar esses problemas.

Assim como todo software ou programa de computador, um software de gestão surge para suprir uma necessidade. 

No caso, auxiliar a gerência do seu negócio através de uma plataforma que unifica as principais operações diárias de um negócio, como o relacionamento interno da rede, vendas ou processos de marketing. Ou seja, em franquias, um bom software de gestão oferece uma solução digital que otimiza a gestão da rede, facilitando a administração e a comunicação com franqueados.

Por fim, além de promover a gestão de processos, como o diálogo interno com os franqueados e a transmissão essencial de know-how, os softwares de gestão também desempenham o papel de centralizadores dos procedimentos de uma rede. Com isso, a expansão da rede se potencializará pela qualidade da administração, atraindo mais potenciais franqueados.

Agora, entendendo o que são softwares de gestão, é hora de conhecer os principais benefícios que acompanham a adoção do modelo.

Quais as vantagens de utilizar um software de gestão em franquias?

Toda nova implementação em um negócio exige vantagens que justifiquem sua adoção. Afinal, adequar sua franquia a novos processos é um trabalho complexo, que pode levar algum tempo e esforço. 

Além disso, como existem diversos softwares de gestão na imensidão que é a internet, precisamos limitar um pouco nosso campo de atuação. Dessa forma, além de relatar os benefícios específicos para franquias, vamos conferir as vantagens de utilizar um software de gestão da Central do Franqueado!

Engajamento interno

Anteriormente, vimos que devido aos muitos envolvidos em uma rede de franquias, a comunicação pode ser prejudicada. Nesse contexto, softwares de gestão surgem como ferramentas que otimizam essa comunicação interna, garantindo que franqueadores e franqueados estejam em sintonia.

Dessa forma, resolver os problemas de comunicação com seus franqueados será fácil. Pois, além disso, todas as trocas de informação ficam registradas na plataforma e até mesmo envia alertas sobre os prazos caso o franqueado esqueça de algum compromisso.

Ser digital é aumentar produtividade

Você já parou para pensar quanto tempo ou até mesmo espaço acaba gastando por conta de dezenas de materiais, documentos e toda forma de papel que poderia estar digitalizada? Ou no trabalho que dá atualizar um documento físico e ter que distribuir por toda a cadeia de unidades? Pois então, um software de gestão utilizado por toda a cadeia de unidades é uma solução para esse problema. 

Manutenção da padronização

Quem conhece o sistema de franchising sabe: a padronização é um dos principais pilares de uma rede. Essa padronização precisa acontecer nos mais diversos âmbitos, desde o controle e segurança sobre o processo de compras dos seus franqueados, passando pelas consultorias e auditorias através de checklists e até a sistematização do marketing da rede, visando fortalecer a identidade da marca.

Felizmente, o sistema da Central do Franqueado possui ferramentas para cada um desses momentos, permitindo aos franqueados atingirem a excelência no franchising. Por exemplo, é possível integrar o marketing da rede em uma única plataforma interativa, realizar auditorias inteligentes com checklists online, além dos franqueados enviarem pedidos aos fornecedores homologados na plataforma.

Expansão facilitada

Por fim, o grande objetivo de uma rede de franquias também é facilitado pelo uso de um software de gestão. Primeiro, pelas ferramentas, pois o software torna possível a otimização de todas as negociações relacionadas à abertura de novas unidades da sua rede com um CRM personalizado para franquias.

Mas, além disso, investidores sempre estão buscando oportunidades interessantes. Ou seja, franquias com potencial, com processos bem definidos e qualificados. Nesse sentido, podemos considerar que, além da rede possuir um sistema de expansão otimizado que atrai muitas leads, ela chama atenção de forma geral pelo uso de um software qualificado para os processos do cotidiano de uma franquia.

Se você quiser saber mais sobre esses e muitos mais benefícios de um software de gestão, acesse também nosso conteúdo de 10 benefícios incríveis de utilizar esse tipo de software em sua franquia. Não perca!

Como preparar sua franquia para um software de gestão?

Graças a evolução tecnológica, o processo de implantação de uma nova ferramenta também se facilitou. Empresas já desenvolvem a solução pensando em uma integração fácil e rápida, para que os benefícios comecem a se fazer presentes o quanto antes.

Outro ponto é que atualmente as empresas buscam otimizar a entrega desses serviços. Ao entender as dores dos clientes, fornecem esses planos e soluções flexíveis e organizados conforme a necessidade da sua rede. Por exemplo, o sistema para franquias da Central do Franqueado personaliza planos de acordo com as soluções desejadas e a quantidade de franqueados da rede.

Também existe um grande suporte por parte dos softwares de gestão. Além da Central do Franqueado ser um sistema muito intuitivo, são oferecidos manuais completos para uso e suporte online constante para qualquer tipo de dúvida. 

Por fim, sendo online, plataformas de gestão não possuem custos de instalação. A implementação é rápida e pode ser concluída por completo em poucas semanas. O melhor de tudo? Você pode acessar o sistema onde e quando quiser, porque tudo está disponível via internet.

A melhor solução em software de gestão no franchising

A Central do Franqueado é um sistema de gestão para franquias que promove a inovação e gestão inteligente. Atualmente, atendemos dezenas de franquias de todo o Brasil, oferecendo dezenas de funcionalidades que vão transformar a operação da sua franquia nos mais diferentes âmbitos. Atualmente, nossos módulos estão divididos em três soluções principais: 

  • Engajamento: módulos para resolver os problemas de comunicação com seus franqueados e gerenciar todos os arquivos da sua rede em um único local, seguro e online.
  • Padronização: solução para otimizar os padrões da sua marca com o suíte completo de marketing, checklists online e auxiliar no processo de compras pelos franqueados.
  • Expansão: principal objetivo do franqueado, oferecemos a captura de leads através de um portal de franquias, controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.

Cada um deles propõe melhorias e automatizações em setores diferentes, mas sua integração é o que transforma completamente uma rede de franquias. Por isso não perca muito tempo e agende uma demonstração gratuita! Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão da sua franquia. 

O franchising é um mercado inovador e que está evoluindo constantemente por meio da tão falada transformação digital. Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. 

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado