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Tecnologia e Inovação

Marketplace: o que é e como utilizar esse recurso na sua rede de franquias

6 min de leitura Cristiano Ritzel


Vender produtos pela internet não é uma tarefa simples, pois igual a qualquer negócio é preciso muita dedicação. É necessário ter um produto de qualidade, marketing eficaz, atrair clientes e todos os outros fatores com os quais você já está familiarizado. Entretanto, uma boa opção para lidar com tudo isso é o que chamamos de marketplace!

No mundo dos negócios em constante evolução, é fundamental que as redes de franquias acompanhem as tendências tecnológicas para alcançar o sucesso. Uma dessas tendências é justamente o marketplace, uma plataforma digital que tem revolucionado a forma como as marcas interagem com os consumidores.

Neste artigo, a Central do Franqueado explora o conceito de marketplace e como sua rede de franquias pode aproveitar esse recurso estratégico. Abordaremos desde a definição básica até os benefícios que ele oferece, fornecendo insights valiosos para você compreender e utilizar essa ferramenta de forma eficaz.

Você vai encontrar neste artigo:

O que é Marketplace?

Entre os diversos modelos de negócios, um está ganhando destaque atualmente devido a receptividade do público na era digital: o marketplace. Seu formato é basicamente um shopping center online, pois possibilita diversas lojas anunciarem no mesmo local. No Brasil, o marketplace passou a ser popularizado no ano de 2012, e desde então, passou a ser adotado por vários comerciantes.

É comum muitas pessoas acharem que marketplace e e-commerce são a mesma coisa, porém, não são. No modelo do e-commerce, uma loja disponibiliza o produto e também será a responsável pela venda e entrega. Já no marketplace, a plataforma ou loja, vende o produto de outra loja, que será a responsável pela venda e entrega. Ou seja, o marketplace é um local para disponibilizar seus produtos.

Para os consumidores, esse formato de negócios é uma vantagem e tanto, principalmente pela facilidade para encontrar os produtos que procuram. Como é possível uma pluralidade de anunciantes, se torna mais fácil encontrar itens de diversas marcas e empresas em uma mesma plataforma.

A associação como um shopping center é por terem o mesmo intuito, serem ambos uma vitrine para comerciantes colocarem seus produtos. A única diferença é o seu ambiente, que passa a ser online.

As vantagens de ter um Marketplace para sua franquia

Levando-se em conta o crescimento da internet e das mídias sociais, muitas pessoas possuem a preferência por compras online, e isso é um grande fator para a popularidade do marketplace. Então, não é surpresa ele ser uma das melhores opções de modelo de negócios atualmente, assim trazendo diversas vantagens, tanto para clientes como comerciantes! Abaixo citamos alguns destes benefícios:

Vantagens para clientes:

Comparar produtos: como várias lojas podem disponibilizar itens, é fácil para compradores conseguirem analisar preços e ver qual deles vale mais a pena;

Facilidade para pagamento: é possível escolher diversos produtos e pagar todos no mesmo momento, então, não é preciso múltiplos pagamentos. Sendo assim, se você comprar 10 produtos de vendedores diferentes, você paga todos de uma vez.

Comodidade: o cliente terá facilidade para encontrar o que deseja, principalmente por haver um grande catálogo dentro do marketplace. Além da segurança por ele oferecida, evitando sites golpistas.

Vantagens para o comerciante:

Destaque: dentro de um marketplace, muitas empresas pequenas acabam ganhando visibilidade. Isso acontece por elas figurarem em um local com lojas de grande porte, assim sendo vistas por um público maior.

Credibilidade: por figurar entre empresas com grande reputação, passam a transmitir credibilidade para as demais pessoas.

Aumento nas vendas: com grande visibilidade, vem o interesse pelo seu produto, o que afeta positivamente as vendas.

Menos gastos e mais lucros: como seu produto estará disponível em uma plataforma com grande acesso, você não precisará gastar muito com propagandas. O que afeta diretamente seu lucro, já que irá gastar menos com divulgação.

Realmente vale a pena contar com um Marketplace?

Se você é franqueado ou franqueador, e pensa em adotar o marketplace para disponibilizar alguns de seus produtos, a resposta é sim. Com ele você vai ter um retorno positivo para seu negócio. Além disso, o fato dele estar online em um local seguro, irá ajudar a chamar clientes para sua loja física.

Outro item agravante, é a fidelização de clientes causada pelo marketplace, pois, sua plataforma passará a contar com diversos recursos para interação. Assim, pode ser aplicado um marketing de conteúdo sobre seus clientes com base em suas preferências.

Disponibilizar seu negócio em um marketplace também irá aumentar o número de vendas, e isso significa mais capital de giro e lucros. Com todo esse crescimento em vendas, poderá ser possível expandir sua rede de franquias e tornar ela um sucesso no franchising.

Cuidados necessários para o Marketplace

Apesar de ser um modelo confiável de negócios, ainda sim, é preciso tomar alguns cuidados com ele, havendo inúmeros fatores importantes para se obter sucesso. Para vender dentro de um marketplace não basta apenas anunciar seu produto, é preciso ter conhecimento sobre o que está sendo feito.

Uma grande dica para atuar no marketplace é tomar cuidado com o preço do que você está oferecendo. Preços muito acima dos concorrentes podem diminuir drasticamente o interesse dos clientes sobre seu negócio.

É preciso também estar preparado para vender seu produto e atender as demandas, pois além do seu público habitual, terão novos clientes. Caso suas vendas superem as estimativas, e você não consiga concluir os pedidos com sucesso, poderá sujar a imagem de sua franquia.

Contar com uma equipe de marketing digital de qualidade é uma ótima aposta para criar planos de marketing sobre seus produtos. Isso é necessário para conseguir garantir destaque em meio a inúmeras lojas. Só assim para garantir um bom número de clientes.

A Central do Franqueado

Como você sabe e pôde ver com maior detalhe ao longo do texto, vender é uma tarefa complicada. Desse modo, fique atento à qualidade do seu negócio, é imprescindível que tanto sua loja física quanto seu marketplace disponibilizem um serviço proveitoso.

Mas o melhor é que você não precisa fazer isso sozinho! Você sabia que a Central do Franqueado é especialista em tecnologia para franquias? Nós desenvolvemos um software especialmente para você, franqueador, que quer acelerar a expansão da sua rede de franquias.

Nossa solução de padronização inclui o módulo Checklist, responsável por manter a qualidade da rede; o módulo Marketing, que padroniza a identidade visual da marca; e o módulo Compras, encarregado de controlar as compras dos franqueados e de reduzir gastos desnecessários.

Com o módulo Compras você consegue definir os fornecedores homologados, acompanhar o histórico de compras e de todo o processo. É isso mesmo! Utilizando a plataforma, você pode identificar as unidades que não compram produtos de fornecedores homologados e gastam em excesso.

Para te ajudar, o módulo ‘Compras’ do sistema para franquias da Central do Franqueado, garante segurança e facilidade no processo de compras por parte dos franqueados.

Por conta de um marketplace integrado, franqueados podem enviar pedidos diretamente aos fornecedores homologados cadastrados na plataforma. Assim, você pode monitorar o volume de compras efetuadas por toda sua rede de forma individualizada por meio de gráficos e relatórios visuais.

Quer saber mais? Solicite uma demonstração gratuita! Estamos te esperando!

E aí, gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso site e descubra tudo sobre novas tecnologias no franchising! Boa leitura!

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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