Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Tecnologia e Inovação

8 dicas para criar uma assinatura de e-mail simples e funcional

8 min de leitura Andrei Arndt


A assinatura de e-mail parece um detalhe supérfluo à primeira vista. Mas saiba que ela pode ser determinante no seu empreendimento. Credibilidade e autoridade são características que uma assinatura de e-mail simples e funcional proporcionará ao seu negócio.

Neste artigo você vai ver:

O que é a assinatura de e-mail?

A assinatura de e-mail é quase como um cartão de visitas virtual que fecha a comunicação entre a sua marca e o consumidor. 

O e-mail é uma das principais ferramentas de trabalho para quem está inserido profissionalmente no mundo do marketing digital. Apesar do uso deliberado, são poucos os profissionais que dedicam a devida atenção à assinatura do e-mail. Por isso, trabalhar a sua assinatura de e-mail é uma alternativa para se destacar entre os concorrentes.

No mercado de franquias, a sua assinatura de e-mail influencia até mesmo a prospecção de leads franqueados. Quer saber como? Continue a leitura!

Se engana quem pensa que o WhatsApp e os apps de mensagem instantânea vão acabar com o e-mail. Nas corporações, o e-mail ainda é amplamente usado. Durante a popularização da internet comercial no Brasil, o e-mail era o principal meio para envio e recebimento de mensagens. 

Algum tempo depois surgiram os mensageiros instantâneos de desktop: ICQ e MSN. Atualmente, os mensageiros evoluíram para funcionar em nossos dispositivos móveis: WhatsApp e Facebook Messenger são os principais. Apesar das transformações, a comunicação por e-mail ainda é muito importante. Principalmente para os interessados em obter relevância no ambiente digital.  É o caso do e-mail marketing, uma alternativa para divulgação de conteúdo personalizado, visando a aproximação entre cliente e marca.

Veja a seguir 8 dicas para criar uma assinatura de e-mail simples e funcional.

8 dicas para criar uma assinatura de e-mail simples e funcional

1. Simplicidade é o segredo

Manter a simplicidade na sua assinatura de e-mail é fundamental. Mas o que isso quer dizer? Sabe aquelas assinaturas sobrecarregadas de links e dados desnecessários? Então, é essa situação que você deve evitar. Quanto maior for o número de informações apresentadas, maior a chance de você desinteressar o leitor. 

Alguém realmente liga para o número de telefone da sua assinatura? Se a resposta for não, considere removê-lo. Para suprir a falta de um número de telefone, insira alguma das suas redes sociais que você é ativo, o Facebook ou Instagram, por exemplo. 

As informações principais em uma assinatura são: logo da empresa, nome da pessoa, cargo, e números ou links para contatos. Ainda, o site da sua franquia é essencial.

2. Oriente a leitura por meio da hierarquização

Hierarquizar as informações é fundamental em uma produção textual. Apesar da infinidade de itens visuais, a assinatura  é essencialmente sobre texto. Por isso, vale considerar na hora de elaborar a sua assinatura quais as informações mais importantes. A hierarquização deve ser estabelecida sempre de cima para baixo para orientar a leitura. 

Por exemplo, se você quer dar destaque ao seu nome ou o nome da sua franquia, coloque-o no topo da assinatura. As demais informações ficarão subordinadas ao item superior, caracterizando a hierarquia.

3. Use a harmonia de cores

Vale lembrar novamente a dica da simplicidade. Usar mais de três cores transforma sua assinatura em uma pintura modernista que dificulta a apreensão da mensagem pelo leitor. Principalmente se você quer transmitir credibilidade por meio da sua assinatura. Não exagere nas cores. O Adobe Colors é uma alternativa para construir paletas de cores atraentes ao leitor.

Quanto maior for o número de cores na sua assinatura, maiores são as chances de escolher tons incompatíveis, o que costuma causar um incômodo visual. Quer uma dica? 

Analise a sua logomarca. Ela apresenta cores próprias, certo? Então, escolha uma amostra dessas cores e, a partir daí, monte a sua paleta de cores. Se a sua logomarca for preta, cabe a você escolher uma tonalidade que complemente a imagem da sua empresa.

4. Alinhe e divida os espaços

Imagine um pedreiro colocando azulejos na parede. Parece um trabalho simples, não é? Mas para o serviço ficar satisfatório é necessário medir e alinhar as peças perfeitamente. Um azulejo fora do lugar estraga toda a harmonia do conjunto. O mesmo vale para a sua assinatura de e-mail. A sua assinatura vai ficar mais organizada e acessível de ler se você alinhá-la corretamente. 

As duas opções mais comuns para dividir os espaços na sua assinatura são as barras verticais e as linhas horizontais. As duas facilitam a leitura do seu e-mail, mas apresentam resultados estéticos diferenciados. Confira nos exemplos a seguir.

Exemplo de assinatura com barras verticais

Vitor Mateus Teixeira | Analista de Marketing

E-mail: [email protected] | Telefone: 51 481-516-42

Site: centraldofranqueado.com.br | Porto Alegre, RS.

As barras horizontais, por ocuparem mais espaço, aumentam o tamanho da sua assinatura e devem ser consideradas se você preza por uma disposição de informações menos aglutinada do que no exemplo das barras verticais.

Exemplo de assinatura com barras horizontais

Vítor Mateus Teixeira

Analista de Marketing

E-mail: [email protected]

Telefone: 51 481-516-42

Site: centraldofranqueado.com.br

Porto Alegre, RS.

Nesse sentido, cabe a você escolher por uma apresentação compacta com barras verticais e economia de linhas ou pelas barras horizontais dividindo a composição.

5. Use fontes com sabedoria 

Você entendeu que as cores devem ser usadas com simplicidade e o mesmo vale para a quantidade de elementos apresentados na assinatura, certo? Então, agora é a hora de dedicar algum tempo para analisar o uso das fontes tipográficas. 

Você sabe o que são fontes tipográficas? Elas são conjuntos de caracteres tipográficos que variam em estilo, tamanho, espessura, etc. Talvez a mais conhecida das fontes seja a Arial, mas existem centenas de milhares delas. A escolha da fonte é importante porque independente da sua intenção, a fonte tem o poder de transmitir uma mensagem. 

Se você escrever um e-mail formal com a fonte Comic Sans, não vai passar seriedade. Ela foi desenhada para imitar letras de história em quadrinhos. Por isso, o seu uso é restrito a situações informais. 

Portanto, se você sentir a necessidade de destacar trechos da sua assinatura, não troque de fonte para isso. Use o negrito ou itálico. Se você encontrou duas fontes harmônicas, saiba que não é proibido usar mais de uma. Mas escolha com sabedoria para a combinação não ficar desagradável ao seu leitor. 

6. Simplifique elementos gráficos

Bom, você deve estar percebendo que a simplicidade é a nossa carta na manga na hora de fazer assinatura. Certamente você já ouviu o ditado “menos é mais”. Ele é o lema das nossas assinaturas de e-mail a partir de agora. 

Quando se trata de elementos gráficos na sua assinatura, o melhor a fazer é economizar. São dois os elementos gráficos mais utilizados em assinaturas de e-mail: a foto do remetente e a logomarca da empresa.

Vale lembrar que usar os dois pode não ser uma boa ideia. Dependendo da sua logomarca, se ela apresentar um design descomplicado, o resultado pode ser satisfatório. No entanto, usar a foto e a logomarca é inadequado na maioria dos casos. 

Para escolher entre foto ou logomarca, pense na imagem que você quer transmitir ao leitor do seu e-mail. Combinar o rosto com o nome constrói uma relação de intimidade maior do que apenas a logomarca. No entanto, se você preza pelo reconhecimento rápido da sua marca para gerar credibilidade e aceitação imediata, a logomarca se torna mais poderosa que uma fotografia.

7. Adicione ícones de redes sociais

Como andam as suas atividades nas redes sociais? No mercado de franquias, apostar em um social media é fundamental. Por isso, se você ainda não garantiu território digital para a sua rede, não se preocupe, nosso Mídia Kit pode te ajudar.

Adicionar ícones de redes sociais na sua assinatura de e-mail é uma alternativa para direcionar os seus leitores diretamente para a sua página. 

Afinal, o e-mail é o primeiro contato, certo? Agora, pense que o leitor está interessado em saber mais sobre você ou sobre a solução apresentada. É mais fácil ele acessar suas redes sociais diretamente da assinatura ou mandar um e-mail pedindo o link para o seu perfil? Pois é. 

Então, não deixe de colocar ícones de acesso para as suas redes sociais. Quando digo ícones, me refiro a pequenos símbolos estrategicamente posicionados na sua assinatura.

Você sabia que o cérebro precisa de 150 microssegundos para processar um símbolo? Por isso, esqueça URLs compridas e pouco amigáveis. Aposte nos símbolos para facilitar a comunicação e a compreensão da sua mensagem pelo leitor. Não esqueça de usar ícones semelhantes ao design da sua assinatura para não ficar destoante. 

8. Seja mobile-friendly

Depois de seguir as dicas e montar a assinatura perfeita. Que tal conferir como ela está aparecendo no celular? 

Não é novidade para ninguém que a maioria dos usuários acessa o e-mail por dispositivos móveis como celulares, tablets e afins. Por isso, vale a pena conferir se a sua assinatura está ajustada ao mobile. Nos dispositivos móveis o conteúdo costuma aparecer menor do que nos computadores. 

Por isso, confira a escala da sua assinatura para ver se ela se adapta às telas menores sem prejudicar a leitura do conteúdo. Não esqueça de verificar se ainda é possível interagir com os ícones. Às vezes, eles podem ficar tão pequenos que a interação é prejudicada.

Existem diversas ferramentas na internet para a criação de assinaturas de e-mail. O gerador de assinaturas da Hubspot é uma alternativa se você não quer perder muito tempo. 

Apesar de parecer um detalhe, a assinatura de e-mail pode ser determinante no seu negócio. Lembra quando falamos sobre a importância de uma assinatura de e-mail aos olhos de um possível franqueado? Imagine um empreendedor interessado na sua franquia. 

Ele envia um e-mail para obter mais informações sobre o investimento e recebe a resposta solicitada, mas no final do e-mail figura uma assinatura desalinhada, desarmônica e que transmite zero credibilidade. A probabilidade de fechar negócio é menor, não é? A assinatura de e-mail é pequena se comparada às estratégias de vendas e de marketing, mas os seus resultados são tão grandiosos quanto. 

Gostou do conteúdo? Não esqueça de acompanhar o nosso site para ficar por dentro das novidades do franchising!

Author Avatar
Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Tecnologia e Inovação