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Tecnologia e Inovação

O que é Business Intelligence e como utilizar dados para melhorar as estratégias da sua rede?

9 min de leitura Filipe Pacheco


O Business Intelligence (BI), é uma prática no meio dos negócios que consiste na utilização de dados estruturados para tomada de decisão e planejamento estratégico. Por meio desta técnica, as organizações conseguem implementar suas ações com o uso de informações concretas e relevantes. Confira e saiba como utilizar em sua franquia!

Transformado pelo processo de digitalização e evolução tecnológica, o ambiente de negócios tem mudado sua forma de agir. Os tradicionais empresários e capitães da indústria que desenvolviam seu negócio com base na intuição e experiência estão deixando de existir ou se adaptando.

O número de informações disponíveis só aumenta a cada dia e grandes bancos de dados se acumulam na rede. Neste cenário, as empresas têm desenvolvido estratégias cada vez mais baseadas na utilização de dados.

O BI é uma tendência que tem surgido junto com este movimento que transforma as ações nos negócios. Por isso, a Central do Franqueado preparou este conteúdo completo sobre o tema: para falar sobre o impacto desta prática em sua rede e como utilizá-la com sucesso. Não perca!

Confira o que você vai encontrar neste post:

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI), é uma prática no meio dos negócios que consiste na utilização de dados estruturados para tomada de decisão e planejamento estratégico. Por meio desta técnica, as organizações conseguem implementar suas ações com o uso de informações concretas e relevantes.

O BI, é o termo designado para Inteligência de Negócios, que se refere ao desenvolvimento de ações e estratégias por meio de dados relevantes para o negócio. O principal objetivo do BI é fornecer às empresas uma base sólida para tomada de decisão, identificação de problemas e desenvolvimento de estratégias.

Por meio do Business Intelligence, as organizações buscam transformar dados avulsos em relatórios estruturados. Estes relatórios são gerados por meio da estruturação de dados, que permite análise e compreensão das informações.

Para que haja sucesso na utilização desses recursos em um negócio, é preciso que haja integração entre a gestão e a tecnologia. Ou seja, utilizar dos recursos disponibilizados pelas ferramentas digitais para promover um melhor gerenciamento do negócio.

O BI é fundamentalmente baseado em três pilares, sendo eles:

  • Coleta de dados: informações relevantes para o negócio que podem influenciar no seu desempenho no mercado. Ação de definir e filtrar as principais métricas que afetam o negócio e demandam análise.
  • Organização e análise: após reunir os dados relevantes, é necessário organizar um banco de dados que forneça as informações de forma visível e otimizada para tomada de decisão.

Ação e monitoramento: desenvolvimento de estratégias e medidas partindo dos dados, que após, necessitam do monitoramento de resultados.

Qual a importância dos dados para uma empresa?

Agora que você já tem uma noção básica sobre o business intelligence e sua aplicação no mundo dos negócios, vamos analisar de forma mais ampla a importância dos dados para as empresas em geral.

A transformação digital aumentou a competitividade entre as empresas devido ao crescimento do ambiente virtual e a corrida por ocupá-lo em maior quantidade e de forma mais eficiente. Assim, o enorme volume de dados gerados diariamente precisa ser coletado, armazenado e analisado de forma inteligente antes de se converter em lucro.

Tão importante quanto contar com um software que faça os procedimentos citados, é permitir que empresários tomem decisões efetivas — de forma rápida, claro. Contudo, por mais que se tenha gestores capazes de trabalhar com os dados “brutos”, sem tratamento requintado, contar com a tecnologia nesses casos é fundamental, pois o volume de dados (e o que eles têm a dizer) deve ser um recurso importante no esboço de qualquer estratégia.

Qual a importância do BI para as organizações?

Uma das principais formas de desenvolver uma vantagem competitiva no mercado é identificando oportunidades e tomando boas decisões. A competição faz com que os negócios inovadores se sobressaiam, deixando obsoletos aqueles incapazes de reinventar.

Por meio do Business Intelligence, é possível desenvolver inteligência em sua rede. Com isso, a identificação de problemas, desenvolvimento de ações e geração de oportunidades são facilitadas e bem sucedidas.

Como já alertamos, o tempo de agir por intuição ou “feeling” já passou. É impossível manter seu negócio competitivo e destacá-lo no mercado sem utilizar informações fornecidas por ele próprio.

Empresas que buscam se tornar inovadoras no mercado que atuam recorrem ao BI como seu norte. Ou seja, os dados são sua principal fonte estratégica. Para aperfeiçoar o negócio e desenvolver boas ações elas precisam de informação.

Somente adaptando sua rede ao mercado e desenvolvendo uma gestão baseada em inteligência é que é possível ter sucesso. Inovação é o único caminho que garante o espaço das marcas em um mercado inundado de informações e com consumidores exigentes.

Quais as vantagens do Business Intelligence para franquias?

Entendo a importância do BI no meio dos negócios, é possível destacar os principais benefícios da sua utilização. Afinal, se o processo impacta tanto na atividade de uma organização, é evidente que ele traz vantagens para os que a utilizam.

Gestão de informações eficazes

Do que adianta manter grandes bancos de dados e informações se não são úteis para o negócio? O BI transforma a geração de dados em oportunidades, eficiência, assertividade e resultados concretos.

O Business Intelligence proporciona uma melhoria no gerenciamento da rede. Com a utilização de dados é possível promover uma gestão estratégica baseada em inteligência e inovação.

Geração de oportunidades

A análise de dados é a principal forma de gerar insights e ideias para o negócio. Por meio do BI, dados fornecem campos a serem explorados e estratégias a serem desenvolvidas.

Devido ao próprio consumidor ser uma fonte dessas informações, é possível identificar o que é possível desenvolver para atrair mais clientes. Ou seja, o BI fornece uma análise do mercado num todo, disponibilizando produtos e serviços demandados pelo consumidor, que pode ser uma oportunidade para sua rede.

Acompanhamento eficiente de resultados

Dados são a principal fonte para medir o desempenho de um negócio. Por meio de métricas e indicadores é possível visualizar a atuação da sua rede no mercado e os resultados obtidos.

O BI proporciona analisar quais as ações da sua rede são mais efetivas e o desempenho da marca perante a concorrência. Isto pode ser feito analisando o número de clientes, faturamento, entre tantos outros dados.

Identificação de problemas 

O Business Intelligence é uma forma eficaz para identificar gargalos do seu negócio que podem gerar perdas para a rede. Através dos relatórios gerados pelas ferramentas de BI, é possível identificar falhas em processos e áreas específicas da rede que necessitam de melhorias.

Assim, além de identificá-las é possível desenvolver estratégias para resolução de falhas e melhoria nessas áreas. Afinal, a falta de identificação de gargalos pode resultar em prejuízos, tanto financeiros quanto para a operação da rede.

Prevenção de riscos

Toda franquia está sujeita a riscos durante sua operação. Estes riscos podem ser de recursos financeiros, operacionais e até humanos, como proporcionado pelo impacto do coronavírus.

No entanto, utilizando o Business Intelligence é possível prevenir que estes riscos se tornem graves e afetem gravemente o negócio. Ou seja, além de auxiliar a gestão completa da rede, o BI também é eficaz para o gerenciamento de riscos.

Como usar o Business Intelligence em sua franquia?

Agora que você entende a diferença que o BI faz e sua eficiência em sua franquia, é preciso iniciar o processo de utilização da técnica. Para isso, preparamos alguns passos para que você tenha sucesso com a utilização de dados para decisão estratégica.

1 – Defina métricas relevantes

Para reunir dados, é preciso destacar aqueles que são relevantes para sua rede. O que isto significa? Não adianta analisar informações que não irão impactar na operação e na geração de receita da sua rede.

Portanto, defina quais indicadores são mais importantes para você: o nível de padronização da rede? A geração de oportunidades de expansão por meio de leads? Aumento do ticket médio de suas vendas?

É importante considerar o que afeta o funcionamento e sucesso da sua franquia e, assim, utilizar a coleta de dados direcionados. Isto tornará os dados gerados eficazes para tomada de decisão e análise de desempenho da rede.

2 – Tenha profissionais qualificados

Cada vez mais têm surgido no mercado funções analíticas e cargos que exigem capacidade para análise de dados. Para que você tenha sucesso na aplicação dos dados para suas decisões, é preciso ter profissionais com capacidades analíticas e que conhecem o negócio da rede.

É possível proporcionar isto contratando profissionais com estas qualificações ou capacitando seus colaboradores. É possível promover uma cultura analítica dentro da rede, para que todos os membros envolvidos na gestão do negócio tomem decisões baseados em dados.

3 – Utilize ferramentas de BI adequadas

O Business Intelligence consiste especialmente na estruturação de dados avulsos. Isto pode ser feito por meio de diversas ferramentas presentes no mercado, que oferecem esta estruturação, apresentando os dados de forma visual e formatada para a análise e tomada de decisão.

A Central do Franqueado oferece um sistema para franquias que é baseado em uma cultura analítica. É possível monitorar dados de todas as unidades da sua rede e identificar os principais gargalos na sua operação. Assim, nós facilitamos o desenvolvimento de ações e resolução de problemas que afetam a gestão da sua franquia.

Business Intelligence x Big Data

Apesar de ambos os conceitos estarem relacionados com o uso de dados nos negócios, cada conceito tem sua especificidade. Ambos são uma tendência proporcionada pela transformação digital e só tendem a crescer no ambiente dos negócios.

O Big Data está mais relacionado ao acúmulo de dados que sozinhos não possuem uma eficiência. Estes dados são analisados por profissionais de data science que buscam encontrar correlações e desenvolver ações para trazer benefícios para o negócio.

Estes dados podem ser originados de canais internos e externos à empresa. Isto inclui os canais de comunicação da rede, site, apps, redes sociais e etc.

O Business Intelligence está voltado para o processo que engloba toda a utilização de dados nos negócios. Ou seja, o BI é a inteligência empresarial, que busca utilizar os dados para diversos objetivos da rede, seja na tomada de decisão ou até na prevenção de riscos, como citamos.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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