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Franchising

Como desenvolver uma visão empreendedora em sua franquia

8 min de leituraDario Ruschel

Uma visão empreendedora é fundamental se você quer entrar para o mercado de franquias. Afinal, o franchising é uma ótima opção de negócio tanto para quem quer expandir uma marca quanto para quem está pensando em se tornar seu próprio chefe. Mas você possui os conhecimentos necessários para isso? Descubra aqui algumas dicas de como desenvolver uma visão empreendedora!

Antes de ingressar em qualquer negócio, a primeira coisa que um investidor precisa fazer é conhecer tudo sobre ele. No franchising, isso é ainda mais importante. Ao contrário dos modelos de negócio convencionais, o franchising é cercado por diversas características e particularidades. Mas não se preocupe: a gente ajuda você a entender cada uma delas neste post.

Neste artigo você vai ver:

O que é visão empreendedora?

Antes de tudo, é importante que você entenda o conceito de visão empreendedora. Resumidamente, a visão empreendedora trata da capacidade de identificar oportunidades únicas que passam despercebidas para a maioria das pessoas. No mercado de franquias, é fácil pesquisar quais são as redes de franquia mais bem-sucedidas do Brasil. 

As oportunidades do mercado, no entanto, não aparecem facilmente. Se você quer mesmo se tornar um empreendedor, precisa desenvolver um olhar diferenciado para as situações do dia a dia. A partir daí, é possível ter ideias para tirar do papel o seu sonho de ter o próprio negócio.

O que é o empreendedorismo?

Existem diversas definições para o termo “empreendedorismo”. O conceito conhecido popularmente vem da palavra francesa entrepreneur, que significa “atravessador” — elo entre a fonte fornecedora e o consumidor que assume riscos para realizar a intermediação.

Na Administração, uma das definições mais conhecidas é a do economista norte-americano Joseph Schumpeter. Ele classificou o empreendedorismo como o fenômeno responsável pela destruição criativa. Ou seja, ao buscar por novas oportunidades de mercado, o empreendedor acaba deixando para trás o que é ultrapassado e gerando inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos e métodos de produção. Portanto, dentro desta concepção, o empreendedorismo seria a vanguarda do processo econômico, responsável por tudo que há de novo no mercado.

No livro Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios, o professor José Dornelas traz uma definição menos conceitual. Para ele, empreender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos fatos, implementar ideias, buscar oportunidades e assumir riscos calculados. Mais que isso, está relacionado com a busca da autorrealização.

No entanto, engana-se quem acha que o conceito diz respeito apenas ao surgimento de novos negócios. Muito pelo contrário, o empreendedorismo pode (e deve) muito bem atuar em empreendimentos já existentes.

Ter uma boa visão empreendedora significa estar sempre em busca de novos caminhos para a sua empresa. Desta forma, é possível garantir não apenas o aumento da rentabilidade, mas também a sobrevivência do negócio. Afinal de contas, como dissemos anteriormente, a cada dia que passa o mercado se torna mais dinâmico e competitivo.

Existem mitos sobre o empreendedorismo. Por exemplo, há quem diga que o empreendedorismo é uma qualidade que nasce com a pessoa.  Assim como para tudo na vida, há pessoas que possuem mais facilidade para tocar em uma empresa. Mas isso não significa que o empreendedorismo seja uma qualidade inata.

Como mencionamos anteriormente, existe um padrão de comportamentos compartilhados pelos grandes empreendedores. No entanto, estas qualidades não são traços dos seus DNAs. Ao contrário, qualquer pessoa pode aprimorá-las.

Também, existe a crença de que para investir é preciso grandes quantias de dinheiro. Claro, se você não tiver absolutamente nada para investir, a tarefa realmente vai ser um pouco difícil. Mas a notícia boa é que não é preciso muito dinheiro para se tornar um empreendedor. Existem opções de franquias baratas cujo investimento inicial chega a ser inferior ao preço de um smartphone de última geração.

Qual a importância da visão empreendedora no franchising?

Caso você ainda não conheça, o franchising consiste na concessão de um direito de uso, fornecido por uma franqueadora, para que o franqueado possa replicar em outras localidades um formato reconhecido e bem sucedido de negócio.

Ao aderir a uma franquia, em vez de realizar todos os procedimentos necessários para pôr o estabelecimento em funcionamento, gerir a imagem da marca, contratar e treinar colaboradores, negociar o fornecimento de matérias-primas, além de cuidar da parte administrativa, o empreendedor se associa a um modelo de negócio pronto e que comprovadamente deu certo.

Obrigações da franqueadora

Após a assinatura do contrato de adesão, o franqueado recebe todo o suporte necessário para implementar e gerir o seu negócio. A transmissão de know-how abrange desde as tarefas operacionais até o que diz respeito a questões contábeis e administrativas.

Contrapartidas do franqueado?

Como não poderia deixar de ser, para poder usufruir de tantas facilidades, o franqueado tem que arcar com alguns encargos. As principais cobranças são taxa de franquia; royalties, fundo de propaganda;

Todas as obrigações impostas ao franqueado devem estar discriminadas na Circular de Oferta de Franquias (COF). O documento deve ser entregue ao interessado, pela franqueadora, pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato de adesão. Todas as demais regras instituídas para o franchising estão previstas na Lei de Franquias. Caso você esteja interessado em fazer parte deste modelo de negócio, é indicada uma leitura atenta da legislação.

6 dicas para desenvolver uma visão empreendedora

Agora que você entendeu o que é a visão empreendedora, o conceito de empreendedorismo e qual a importância de ter uma visão empreendedora, que tal conferir 6 dicas imperdíveis para desenvolver essa qualidade? 

1. Fique de olho no que acontece ao seu redor 

Uma visão empreendedora implica em identificar oportunidades em situações inusitadas. Por isso, é importante que o interessado em desenvolver esta qualidade pratique a observação consciente de tudo o que está acontecendo ao seu redor.

Além disso, mantenha um caderno de ideias para anotar tudo aquilo que você considera importante. Quantas vezes temos uma ideia e esquecemos simplesmente por não ter anotado em algum lugar? Evite esse esquecimento para desenvolver uma visão empreendedora.

2. Autoconhecimento 

Ter uma visão empreendedora também está relacionado a conhecer a si mesmo. Entender quais são os seus pontos fortes e fracos é indispensável. Liste as características da sua personalidade que você considera importantes. 

A facilidade de comunicação ou excelência em cálculos matemáticos são características que te mostrarão qual o caminho mais recomendado para seguir. Alguns empreendedores esquecem: ninguém consegue fazer tudo sozinho. Portanto, se você é um advogado e quer investir no mercado de franquias, considere contratar uma consultoria especializada em franquias.

3. Tenha iniciativa para tirar as ideias do papel

O empreendedor de sucesso é aquele que tem personalidade para colocar em prática um projeto mesmo quando muitos tentam removê-lo da ideia. Ou seja, não basta apenas enxergar uma oportunidade de negócio, ela tem que sair do papel. 

Para isso, é importante que você ignore pensamentos negativos sobre aquilo que você está fazendo. A probabilidade de errar sempre existe, mas você nunca vai descobrir se não tentar. Planejar é importante, mas, no mundo dos negócios, toda a teoria deve estar acompanhada da prática. 

4. Seja um líder

Falar é fácil, mas como ser um líder? Se você quer desenvolver características de liderança, precisa colocar a mão na massa junto com os seus colaboradores. Dessa forma, fica muito mais fácil manter atingir as metas e objetivos da rede de franquias. No franchising, também é importante saber os comprometimentos de cada uma das partes envolvidas. 

Promover a motivação no ambiente de trabalho também é uma das características dos líderes. Por isso, ouça os seus colaboradores e tente se colocar no lugar deles para tomar decisões que beneficiem todos os envolvidos na rede de franquias. Lembre-se: liderança não é autoridade formal. Para ser líder, é preciso inspirar os colaboradores, ter empatia e inteligência emocional para lidar com os conflitos.

5. Não desista

São poucos os negócios que geram bons resultados já no início de suas operações. Isto é, os frutos não crescem da noite para o dia. O empreendedor de sucesso é aquele que tem resiliência para suportar os momentos difíceis e aprender com as dificuldades. Persistir é uma forma de demonstrar que você acredita naquilo que está fazendo e que está dando o seu melhor.

A persistência é fundamental para desenvolver a visão empreendedora principalmente porque é através dos erros e dos acertos que se aprende. Sem persistir, as primeiras dificuldades vão desanimar qualquer empreendedor independente de quão genial seja a sua ideia. 

6. Planeje-se da melhor forma

A capacidade de planejamento é uma das virtudes mais importantes dos empreendedores de sucesso. Afinal de contas, para um negócio dar certo, não basta apenas motivação e persistência. Apesar do aspecto emocional ser indispensável, seguir um planejamento é o que vai garantir o funcionamento adequado do empreendimento.

Nesse sentido, para atingir os objetivos traçados, a empresa precisa saber concentrar da melhor forma os seus esforços. 

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado