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O que é uma franqueadora, suas responsabilidades e como começar a transformar seu negócio?

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Franchising

11 min de leitura Carlos Griebler

A franqueadora é uma empresa responsável por toda uma cadeia de unidades através do sistema de franchising, baseado na concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a investidores. Assim, eles podem replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Saiba tudo sobre o papel das redes franqueadoras e como transformar seu negócio em franquia!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é uma franqueadora?

Antes de adentrar no papel da franqueadora no modelo de franchising, é preciso entender o que, de fato, é o franchising. De forma simples, o franchising é a concessão do direito de uso pelo proprietário de uma marca a um investidor para poder replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Um exemplo que você provavelmente já viu e reparou, são as lojas de shoppings centers. Percebeu que a maioria delas podem ser encontradas em outros centros comerciais e até mesmo cidades? Então, aí estão as franquias mais uma vez.

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Entre os envolvidos do modelo de franquias, podemos compor o acordo com dois personagens principais: a franqueadora e o franqueado. A rede franqueadora, ou o franqueador quando falamos diretamente da pessoa responsável pela cadeia de unidades, é aquele responsável por uma empresa existente que vende os direitos de uso de sua marca. Já o franqueado, é um investidor e empreendedor — muitas vezes iniciante — que adquire esse direito de vender os produtos ou serviços do franqueador utilizando seu nome e padrões estabelecidos. Dessa forma, ele consegue, a partir de uma série de entrevistas e reuniões, possuir um negócio próprio onde poderá prosperar com menos riscos.

Além disso, assim como em todo negócio, a conjuntura gira em torno do lucro. Para o franqueador, existe uma parcela dos lucros de todas as franquias que ele recebe, os chamados royalties, que é uma das principais taxas no franchising. Do outro lado, o franqueado geralmente recebe suporte e orientação contínuos, assim como acesso aos produtos ou serviços do franqueador. 

Dessa forma, começar seu negócio já com um certo nível de respaldo, acaba facilitando o crescimento e continuidade de sua franquia. Mas, qual é o papel da franqueadora para que esse processo aconteça com sucesso?

Quais as responsabilidades de uma franqueadora?

Como falamos anteriormente, adotar o franchising envolve muitos fatores complexos. Ainda, muito disso envolve diretamente a rede franqueadora. Afinal, é fundamental que o empreendedor tenha noções firmes a respeito de seu próprio negócio, do terreno no qual está pisando e, principalmente, seus deveres e obrigações perante aos franqueados. Os comprometimentos da franqueadora devem ser respeitados para que a rede funcione adequadamente e adquira cada vez mais autoridade no mercado. 

É necessário cautela na hora de pensar em adotar o modelo, segundo especialistas e consultores da área. Antes de transformar seu negócio em uma franquia, é fundamental que você faça um estudo profundo, a chamada análise de franqueabilidade. Ela é essencial neste momento, afinal, nem todas as empresas e gestores possuem perfil de franqueador. Então, se você chegou nesse post por estar considerando transformar seu negócio em uma rede de franquias, aproveite a leitura para refletir se você está pronto para assumir essas responsabilidades e depois, como fazer da sua empresa uma franqueadora. Entre as principais responsabilidades da franqueadora, podemos citar:

Filtrar os candidatos ideais

Para garantir excelência na relação futura entre a franqueadora e seu grande número de franqueados, é fundamental que todos estejam alinhados com a missão e os objetivos da franquia desde o início do processo de seleção. Para isso, na hora de selecionar e entrevistar franqueados, é preciso estabelecer um perfil ideal de franqueados e se manter nessa linha, por mais tentador que sejam alguns desvios. 

É comum que o franqueador demore a encontrar o perfil mais adequado de investidor no início. Mas a vontade de crescer no mercado e expandir não pode sobrepor a necessidade de ter somente perfis qualificados na sua rede. Se você releva pontos importantes na hora fechar a parceria com um investidor, pensando no curto prazo, certamente você terá problemas maiores no futuro. 

Vale lembrar que uma rede de franquias pode apresentar mais de um tipo de perfil de investidor. Isto acontece porque as redes de franquia costumam disponibilizar mais de uma modelo de negócio. Por exemplo, quiosques e lojas físicas. Na maioria das redes de franquia, os perfis de investidores podem variar um pouco. Mas o alinhamento com a visão, missão e valores da marca é um determinante para alcançar o sucesso. Por isso, cabe ao franqueador compreender as nuances entre cada um dos perfis de investidores.

Oferecer treinamentos e capacitação

Um bom programa de treinamento é uma das principais responsabilidades do franqueador em uma rede de franquias. São diversas as metodologias para garantir a excelência nesse processo. Treinamento para franquias, manuais de operação e reuniões periódicas são alguns exemplos de ações de capacitação que não podem faltar no leque da franqueadora.

Os treinamentos devem ser monitorados regularmente para avaliar o desempenho de cada ação. De nada adianta disponibilizar treinamentos online para os franqueados, por exemplo, se eles não realizam as atividades propostas pelo franqueador. Por isso, é importante ficar atento ao feedback sobre cada um dos treinamentos da franquia. Assim, você aprimora as capacitações e tira o melhor desempenho de cada uma das unidades franqueadas da rede. 

Nesse sentido, o engajamento dos franqueados é fundamental. Caso o franqueador identifique que os franqueados estão com dificuldade em um determinado tipo de treinamento, cabe a ele desenvolver alternativas. Por exemplo, o treinamento online é uma das melhores soluções para redes de franquia porque economiza tempo e dinheiro. Mas nem todos os franqueados conseguem tirar os melhores proveitos de vídeos online. Neste caso, agendar reuniões presenciais pode ser a melhor saída para fazer valer o investimento.

Dar suporte para o franqueado

Isso se estende ao suporte ao franqueado, outro dos papéis fundamentais da gestora da rede. Um dos principais pontos que levam investidores a uma franquia, é a possibilidade de ingressar no negócio mesmo não possuindo muita experiência em gestão. Portanto, para que as unidades tenham um bom desempenho e a marca torne-se referência no mercado, a rede deve fornecer um suporte de qualidade.

Isso significa estar disponível para o seu franqueado sempre que ele precisar, independente da hora. Vale lembrar que um FAQ, por exemplo, pode resolver a maioria das dúvidas do franqueado sem necessariamente envolver um atendimento ao vivo. A maioria dos problemas que ocorrem em uma rede de franquias podem ser previstos pelo franqueador. Desta forma, você pode deixar as respostas para os seus franqueados. 

Consultoria de campo

É essencial que a franqueadora envie, regularmente, um time de consultoria de campo para averiguar se tudo está ocorrendo da maneira esperada. Caso algo esteja fora dos trilhos, essa equipe será responsável por instruir e corrigir esses problemas de forma que o padrão esperado pela franqueadora seja finalmente atingido. 

As consultorias também tranquilizam os franqueados, que saberão que estão no caminho certo. O acompanhamento é importante porque demonstra o zelo que a franqueadora tem com a rede de unidades franqueadas. Poucas consultorias normalmente significam que a franqueadora não está preocupada com os franqueados, tampouco com a padronização e a qualidade dos produtos e serviços. 

Realizar o marketing da rede

Uma das principais taxas que existem hoje no franchising é o fundo de propaganda. E sim, é responsabilidade contratual de um franqueado pagar esse fundo todos os meses à franqueadora. Mas também é responsabilidade da franqueadora reunir e administrar o fundo de investimento que irá cobrir as despesas das melhores ações de publicidade possíveis para a rede como um todo.

A franqueadora precisa pensar em estratégias de marketing que funcionem para toda a rede, enquanto que os franqueados podem propor campanhas e trabalhar a própria divulgação, com aprovação da franqueadora, localmente.

O monitoramento das estratégias de marketing é fundamental para atrair a clientela e também novos franqueados para a rede de franquias.

O franchising atualmente

Antes de pensar em como transformar seu negócio em franquia, é interessante analisar o panorama geral do mercado de franchising no Brasil. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou que em 2020, um ano repleto de dificuldades causadas pela pandemia, o setor de franquias faturou R$ 167,2 bilhões, o que mostra que mesmo em tempos de crise, o franchising ainda é confiável. 

Embora esse número represente uma queda de 10% em relação ao faturamento do ano, mostra o potencial de resistência e a força do setor de franquias. Segundo o presidente da ABF, André Friedheim, as franquias continuam muito relevantes e estão ganhando cada vez mais relevância na economia brasileira.

Antes da pandemia, mesmo em meio a toda desconfiança do mercado brasileiro nos últimos anos, o franchising continuou a crescer a todo vapor. Crescimentos anuais na casa dos 7% estavam se tornando usuais e ainda mostram o potencial do setor para o futuro, pois devido à segurança fornecida pelo modelo, os índices estavam avançando continuamente, ano após ano. 

Em 2021 e 2022, as franqueadoras encontraram muitas formas de superar as dificuldades sanitárias e de logística, como o delivery e take-away para suprimirem as perdas, o que resultou na recuperação do setor ainda no terceiro trimestre de 2021. Para 2023, a expectativa é que o crescimento do mercado de franquias siga acelerado. Segundo a ABF,  setores como moda, idiomas, casa e construção, alimentação e saúde, beleza e bem-estar são tendências para este ano. 

Segundo a ABF, em 2024 o setor de franquias brasileiro cresceu aproximadamente 14%.O faturamento foi de R$ 240,6 bilhões. Além disso, segmentos como Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação e Hotelaria e Turismo foram os destaques deste ano.

Se você quer investir e está na dúvida, consultar as melhores franquias do mercado é uma alternativa para ficar a par do que está acontecendo no franchising. Também, é importante  ficar atento às informações como investimento mínimo, retorno sobre o valor investido, taxas de franquia e muito mais!

Como transformar seu negócio em franquia?

Agora que vimos como o franchising é um modelo de negócio que já é uma realidade e ainda assim, muito promissor e que se modifica perante as necessidades e dificuldades do mercado, é hora de começar a pensar se vale a pena e como transformar o seu negócio em franquia.

Enquanto o lado bom aponta o franchising como um modelo de negócios que vem conquistando cada vez mais investidores por mostrar-se um caminho rápido para o crescimento das empresas, existe um caminho até esse momento. Depois da análise de franqueabilidade que citamos, é preciso correr atrás de uma série de burocracias e planos de negócio.

O primeiro passo, é claro, deve ser o registro da rede. É preciso assegurar-se de que sua marca está liberada para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Isso evita problemas futuros com a replicação do seu negócio. Depois, surge um dos documentos mais importantes do franchising, a Circular de Oferta de Franquia (COF). É um documento extremamente necessário para a venda de franquias. 

Para a COF ser feita, é preciso preparo e também conhecimento sobre a Lei de Franquias. Por isso, temos um e-book incrível sobre como fazer ou corrigir a COF de acordo com a nova Lei de Franquia 13.966/19. Confira! Esses dois passos são exemplos do que você vai enfrentar na hora de abrir sua franquia. É necessário apoio jurídico e conhecimento para garantir que tudo saiu da maneira correta.

Aprendendo a formatar

Como vimos, esses processos fazem parte de um ainda maior: a formatação de franquias. Complicada até mesmo para empreendedores experientes, ela pode ser assustadora para novas franqueadoras. 

Entender a fundo todos os processos é fundamental para a excelência almejada quando se decide conceder sua marca a interessados. Uma alternativa é contar com uma consultoria de formatação ou cursos que envolvam a capacitação do empreendedor na área da formatação de franquias. 

Para também te ajudar nessa missão, temos uma parceria com o curso “Formatação de franquia – Segredos da Franquia“, ministrado pelo especialista em franchising, Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. Para mais detalhes sobre a oportunidade, você pode visitar o site do curso Segredos da Franquia.

Além disso, um dos grandes desafios para todo franqueador é garantir que todas as unidades de franquia estão funcionando adequadamente. Para que isso aconteça, vimos que é preciso monitorar sua atividade com canais eficientes de comunicação e suporte.  As plataformas de gestão de franquias, como a Central do Franqueado, facilitam o contato entre franqueador e seus franqueados. A interação bem ajustada, rápida e eficaz proporciona diferenças significativas no controle de qualidade da empresa. 

A gente desenvolveu para você, franqueador que quer destravar a comunicação na sua franquia, a Central de Atendimento ao Franqueado, uma tecnologia para centralizar a comunicação da sua rede e transformar a forma como você presta suporte. Que tal experimentar grátis e sem compromisso? Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios de aliar tecnologia ao franchising!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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