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Franchising

Qual é o perfil empreendedor de franquias? Conheça as características e ambições de novos franqueados

10 min de leituraDario Ruschel

Empreender não é uma atividade que qualquer um está apto a fazer. Tocar um negócio exige disposição e um perfil alinhado a este tipo de tarefa. Por isso, é preciso avaliar antes de abrir um negócio, se as suas características são compatíveis com os perfis de sucesso do mercado. 

No mercado de franquias, o perfil do empreendedor é ainda mais específico, devido às individualidades do setor. Sendo assim, falaremos especificamente do perfil empreendedor do franchising e suas principais características. Confira o guia que a Central do Franqueado preparou!

Confira o que você vai encontrar neste artigo:

O que é ser um empreendedor? 

Antes de começar a aprender sobre perfil empreendedor, é importante entender o que significa ser um empreendedor e também o que é o empreendedorismo. Nesse sentido, o empreendedor é um indivíduo que tira ideias do papel visando a geração de valor. Isto é, um empreendedor é criativo e empenhado em transformar uma determinada ideia em realidade. A concepção de empreendedorismo está relacionada à década de 1940. E foi conceituada por um economista e cientista político austríaco, conhecido como Joseph Schumpeter. 

O economista afirma que o processo de destruição criativa é responsável pelo capitalismo. Em outras palavras, ele queria dizer que o desenvolvimento do novo é baseado na destruição do velho. A partir da década de 2000, é possível destacar vários exemplos que confirmam essa ideia. Steve Jobs, por exemplo, que ao inserir o iPhone e as telas de touch screen no mercado, praticamente acabou com a fabricação de celulares com botões na parte frontal. 

Portanto, o empreendedor é o responsável por esse processo de destruição criativa. É aquele que inicia o novo, que tem uma visão diferenciada para os negócios e também toma decisões antecipadamente. 

Quais as características de um empreendedor de franquias?

A diversidade de personalidades dentro do franchising é vasta. Portanto, não há apenas uma lista de características pessoais que são compatíveis com o negócio. Porém, existe um certo alinhamento exigido do empreendedor para que ele tenha sucesso no mercado de franquias; e é disso que iremos falar. 

1. Flexibilidade para seguir direcionamentos

Empreendedores que ingressam no franchising como franqueados devem estar cientes da necessidade de submissão às decisões da franqueadora. Neste sistema, a franqueadora é a responsável por direcionar as ações de marketing, novos produtos, formatos de operação e processos. 

Portanto, um empreendedor de franquias precisa ter uma predisposição a ser liderado. Apesar de liderar sua equipe na operação da franquia, na maioria das tomadas de decisão, o franqueado deverá estar disposto a se submeter ao direcionamento do franqueador. 

Essa é uma característica essencial para uma boa relação entre franqueador e franqueado. No entanto, isso não significa que o franqueado não deva colaborar e se engajar, o que iremos falar a seguir. 

2. Ser colaborativo e engajado com propósitos

Como comentamos anteriormente, estar disposto a se submeter às decisões da franqueadora não basta. Apesar de importante este fator, a participação dos franqueados com ideias e colaborações é essencial para o crescimento da rede. 

Podemos afirmar isto, pois, por mais que o franqueador guie a rede no caminho que deseja que ela chegue, diversas mentes colaborando para o objetivo final é mais produtivo e os resultados são melhores. Isso porque os conhecimentos e experiências de cada franqueado da rede podem complementar a visão do franqueador, o que é uma vantagem das franquias.

3. Aprendizado constante 

O empreendedor no mercado de franquias deve estar consciente de que precisa viver em um processo de constante aprendizado para dar conta das dificuldades diárias. Apesar de o franchising oferecer menos liberdade para realizar intervenções na unidade franqueada, conhecimentos acerca da otimização de processos e aumento da produtividade devem ser procurados e comunicados aos franqueadores. 

Vamos supor que você tem uma ideia inovadora de atendimento ao cliente e resolve conversar com o franqueador sobre a aplicação temporária, apenas como experimentação. A partir desse momento, a sua ideia, se os pontos positivos forem atestados, ela poderá ser usada em toda a rede de franquias, inclusive passando a fazer parte dos manuais da franquia e do processo de transmissão de know-how.

4. Disposição para se envolver diretamente na operação

O mercado de franquias é um sistema de gestão compartilhada, onde a franqueadora divide o gerenciamento da sua marca com os franqueados que abrem novas unidades. Esses franqueados são quem guiam a unidade e trabalham diretamente com ela no dia a dia

Portanto, o empreendedor que deseja atuar no franchising precisa estar preparado para trabalhar diretamente na unidade franqueada. Há exceção em algumas grandes redes, como McDonald’s, onde o trabalho é terceirizado a um gerente de operações. No entanto, empreender com uma franquia significa colocar a mão na massa. Sendo assim, ao considerar se tornar um empreendedor de franquias é preciso ter ciência de que precisará estar atuando à frente da operação. 

5. Estabelecer metas e objetivos 

No mercado de franquias, é importante estabelecer metas e objetivos para manter o desempenho. Por exemplo, se você é um franqueador, precisa ter em mente o número de unidades franqueadas que você quer inaugurar no período de um ano. Assim, se você estabeleceu 30 unidades franqueadas em um ano e conseguiu apenas 5, provavelmente precisa rever a sua estratégia de expansão. 

Porém, se você estabeleceu 30 e, ao final do ano, contabilizou 29 novas franqueadas, apesar de não ter atingido a meta, significa que a expansão da rede está no caminho certo.

6. Liderança forte

Em muitos modelos de franquias, os empreendedores precisam atuar gerindo pessoas. Ou seja, precisam administrar a unidade, suas finanças e também o capital humano. Apesar de existirem algumas franquias para trabalhar sozinho, em sua maioria, o franqueado precisa de colaboradores. Portanto, para que a unidade tenha um bom desempenho, é preciso que o empreendedor que a gere seja uma forte liderança. 

Uma liderança forte deve inspirar seus colaboradores, não apenas servindo como um chefe, mas como um modelo de como agir na operação. Por isso, uma acentuação do perfil de líder pode facilitar o trabalho e melhorar o desempenho de uma unidade que este empreendedor irá gerenciar.

Qual o perfil empreendedor ideal para franquias?

O perfil ideal de franqueado possui características como foco em resultados, dinamismo, forte organização e comprometimento. Perseverança e versatilidade também são linhas de personalidade bastante encontradas nesses empreendedores.

O foco no âmbito comercial é considerado pelos especialistas em franchising como uma das características mais importantes. Essa virtude é fundamental tanto para as franquias que precisam de uma dedicação na linha operacional quanto para as que exigem do franqueado um papel de gestor.

O empreendedor deve dominar os conceitos básicos de administração. Entre os conhecimentos essenciais estão o controle de receitas e de custos, e a capacidade de expandir o negócio sem comprometer o fluxo de caixa. Também é indispensável que o investidor do franchising possua uma boa relação interpessoal, poder de liderança e espírito empreendedor. É necessário que ele seja apaixonado pelo negócio e que tenha um bom suporte financeiro.

Outro fator importante para o franqueado é a confiança na franqueadora. É a matriz que vai repassar as principais orientações para gestão da franquia e também os novos produtos. Ter estabilidade emocional e saber gerenciar crises também são aspectos indispensáveis para um empreendedor de franquias, assim como o olhar atento para oportunidades de negócio e novas ideias de como aprimorar a franquia. Aqui, vale destacar a importância da boa comunicação entre o franqueado e a franqueadora.

Tipos de perfis que não combinam com o mercado de franchising

Como você já deve saber, a principal característica do franchising é a padronização. Isto significa que, apesar de ser dono do próprio negócio, ao investir em uma unidade de franquia, você terá algumas limitações. Ao abrir uma franquia, o empreendedor se vincula a diversas regras. Elas abrangem uma série de procedimentos e fatores, dentre eles:

  • o padrão visual da loja;
  • a qualidade das matérias-primas adquiridas;
  • o valor dos produtos comercializados;
  • as formas de publicidade;

Então, fique atento: apesar dos diversos benefícios, o franchising proporciona menos liberdade e mais comprometimentos. Portanto, se você gosta de priorizar as próprias ideias, talvez esse não seja o seu modelo ideal de negócio. Feitas as ressalvas, confira o perfil do empreendedor de franquias de três das maiores marcas do mercado nacional de franchising.

Perfil do empreendedor de franquias de sucesso

Conheça o perfil empreendedor de algumas franquias bem-sucedidas no franchising. Muitas têm seu perfil muito bem definido, enquanto outras apenas buscam interessados em gerir seu próprio negócio e que possuem desejo de crescer. Confira alguns perfis de algumas redes de sucesso.

Franquia Magnólia Papelaria

A franquia Magnólia Papelaria trabalha no formato de quiosque, tem sua sede no Distrito Federal e está desde 2018 atuando no mercado de franquias. O processo de seleção de franqueados é simples e acontece da seguinte maneira: primeiro, ocorre uma apresentação comercial via WhatsApp, depois, há uma chamada para qualificação. Por fim, o interessado recebe o formulário de novos franqueados.

O perfil empreendedor dessa franquia são empreendedores experientes ou de primeira viagem, que possuem afinidade com o ramo de papelaria, disponibilidade e vontade para gerenciar o quiosque e a equipe de vendedores.

Franquia Balanceado

Balanceado A rede de franquias Balanceado trabalha no formato de lojas. Sua sede está localizada no Rio Grande do Sul e a marca atua no mercado de franquias há mais de 25 anos. 

O processo de seleção de franqueados da Balanceado é simples e conta com 7 passos. A marca busca entender se os interessados possuem o perfil alinhado com os valores e também o capital necessário para implantar uma unidade da rede de franquias. 

O primeiro passo é fazer um cadastro no site da marca, depois, uma reunião será marcada para conhecer o interessado. Há uma ficha de pré-qualificação que deve ser preenchida e, em seguida, o franqueado recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF). A marca também apresenta o plano financeiro e as projeções baseadas nos números reais e históricos da rede. A marca também se preocupa em conhecer as expectativas do franqueado em relação ao negócio. Por último, ocorre a entrega e assinatura do contrato de franquia. 

O perfil empreendedor da franquia Balanceado é aquele que está alinhado com os valores da marca, por exemplo, o espírito de parceria e contribuir para um mundo melhor e mais saudável e sustentável.

10 Pastéis

A rede de franquias 10 Pastéis está a mais de 25 anos no mercado de franquias e tem a sua sede em Curitiba, no Paraná. Os franqueados interessados devem compartilhar da visão da marca, que é ser reconhecida nacionalmente como a melhor franquia de pastéis. Também, a franquia 10 Pastéis tem como missão servir produtos saudáveis e de qualidade para encantar e fidelizar os clientes. 

Além disso, dedicação, qualidade, ética, inovação, perseverança e sustentabilidade são valores da marca que devem estar alinhados com o perfil do empreendedor interessado na marca. A rede de franquias 10 Pastéis oferece várias vantagens na pré inauguração para os franqueados, por exemplo: o suporte na escolha do ponto comercial, a parceria com arquitetos, apoio no recrutamento e seleção da primeira equipe a integrar a unidade franqueada, o que também inclui o treinamento completo da primeira equipe. Após a inauguração, há consultorias de campo permanente e treinamentos individuais e gerais coordenados. Acesso a tecnologias modernas para o preparo e processamento de alimentos e muito mais!

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado