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Franchising

ABF: o que é a Associação Brasileira de Franchising e qual sua importância para o mercado de franquias

10 min de leitura Filipe Pacheco


A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é uma das protagonistas da expansão do mercado do franchising no Brasil. Ao longo das últimas três décadas, a ABF exerceu atividades para beneficiar associados, como palestras, seminários e cursos. Preparamos para você este artigo com tudo o que você precisa saber sobre esta entidade tão importante no mercado de franquias.

Neste artigo você vai ver:

O que é franchising?

O negócio formatado como franquia pode ser uma marca, um serviço, um produto ou até mesmo um conceito. As franquias abrangem diversos segmentos de mercado e têm como principal característica a padronização de processos e de produtos.

Um exemplo que você provavelmente já viu, mesmo sem se dar conta, são as lojas de shoppings centers. Percebeu que a maioria delas podem ser encontradas em outros centros comerciais e até mesmo cidades? Pois aí estão as franquias mais uma vez. Balanceado, 10 Pastéis e Maria Açaí são exemplos de marcas referência no franchising e que são encontradas na maioria dos centros comerciais. 

Nesse sentido, o franchising nada mais é do que uma estratégia de expansão empresarial que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição. Trata-se de um arranjo comercial no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio (franquia), ou seja, o direito de uso da marca. 

Vale lembrar que existem diferenças entre franquia e licenciamento. O modelo também pode ser classificado como uma espécie de replicação do negócio. Ele proporciona que o serviço, o conceito e a imagem da marca sejam replicados em diferentes localidades, nas diversas unidades espalhadas pelas regiões de atuação. 

Dessa forma, a jornada de compra dos clientes será padronizada. Isto é, um consumidor no Rio Grande do Sul terá a mesma experiência de compra de um consumidor do Rio Grande do Norte. Afinal, a padronização é um dos princípios fundamentais do franchising.

O que é a Associação Brasileira de Franchising (ABF)?

Agora que você entendeu o que é franchising, leia a seguir sobre o que é a ABF e descubra como ela surgiu no mercado e mais. Boa leitura!

A ABF é uma entidade sem fins lucrativos de âmbito nacional criada com o objetivo de promover a cultura do franchising e contribuir com o desenvolvimento do mercado de franquias no Brasil.

Considerada a segunda maior entidade do setor no mundo, atrás apenas da International Franchising Association (IFA), a ABF foi criada há mais de 30 anos, em meio a um contexto social de instabilidade política e crise econômica no país.

Ao longo destas mais de três décadas, acompanhou a implementação de cinco sistemas monetários, o mandato de sete presidentes da República, a promulgação da Constituição Federal de 1988, a queda do Muro de Berlim, além de muitos outros acontecimentos que mudaram a história do Brasil e do mundo.

Surgimento da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

A ABF foi criada oficialmente em julho de 1987. Na época, havia apenas onze empresas operando o modelo de franchising no Brasil. Nesse sentido, a ABF foi quem deu o pontapé inicial para consolidar o modelo de franquias no Brasil. 

O país entrava em mais uma recessão econômica, após breve período de euforia obtido com a implementação do Plano Cruzado, a inflação acumulada no ano chegaria a 363%. Apesar dos indicativos nada animadores, um grupo de empresários resolveu criar a entidade por considerar promissor um mercado que, naquele momento, ainda era pouco conhecido.

O propósito inicial era de estabelecer algumas regras para o franchising, até mesmo para evitar que aventureiros viessem a prejudicar o sistema como um todo. A preocupação era tanta nesse ponto, que já na sua fundação, a ABF passou a contar com um código de ética.

Outra medida que acabou se tornando importante para a consolidação da ABF foi a unificação da entidade com a Afrab, outra associação de franchising criada por empresários do Rio de Janeiro para atuar em âmbito nacional. O acordo transformou a entidade carioca na seccional ABF Rio. A partir de então, a ABF se tornaria a única entidade do setor no país.

Consolidação da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Apesar do cenário de hiperinflação e pouca confiança na economia, o mercado de franchising crescia a todo vapor. Em apenas quatro anos, a quantidade de empresas franqueadoras no Brasil aumentou quase 40 vezes. No final de 1991, já eram mais de 430.

Em 1992, outro importante passo foi dado: a ABF passou a aceitar também a associação de franqueados, e não mais só a de franqueadores. O reflexo viria no ano seguinte: na feira de 1993, o número de expositores saltou de 70 para 122. Mas grande avanço ainda estava por vir.

O ano de 1994 foi um grande divisor de águas para o amadurecimento do mercado de franchising no Brasil. Do ponto de vista macroeconômico, o país finalmente encontraria a tão sonhada estabilidade econômica. 

Em fevereiro, o Governo Federal começou a transição monetária que iria instituir o Plano Real, nossa atual moeda. Em dezembro, por sua vez, seria promulgada a Lei de Franquias (nº 8.955/94). A nova legislação ajudou a regulamentar alguns pontos do sistema, sobretudo a relação entre franqueador e franqueado, que incluía os compromissos da franqueadora.

Crescimento do mercado de franquias

A estabilidade econômica, juntamente com a segurança jurídica, ajudou a desenhar o cenário necessário para atração de um número cada vez maior de investidores, inclusive de outros países. Já em 1996, a ABF realiza a sua primeira feira internacional. Realizado no Rio de Janeiro, o evento atraiu mais de 200 marcas expositoras, 20 delas de fora do Brasil.

Ao longo destes pouco mais de 20 anos, entre 1996 e os dias atuais, o mercado do franchising obteve um crescimento exponencial. Só para se ter uma ideia, segundo dados da própria ABF, o faturamento anual do mercado, na época, girou em torno dos R$11 bilhões. Em 2019, o número saltou para R$186 bilhões.

Outro movimento que passou a ocorrer, sobretudo a partir dos anos 2000: a internacionalização do franchising brasileiro. Se antigamente a novidade ficava por conta da operação de empresas estrangeiras em território nacional, em 2019 o Brasil já contava com pelo menos 163 marcas atuando em 107 países.

Feiras de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF)

A primeira feira organizada pela ABF ocorreu no ano de 1988. Na época, o mercado ainda era muito incipiente e, por consequência, os recursos eram escassos. Desta forma, uma das maneiras encontradas para financiar os primeiros eventos foi com a venda de livros sobre o segmento. Nas décadas seguintes, no entanto, as feiras iriam se desenvolver e muito.

Atualmente, a entidade organiza quatro grandes eventos anuais, além de muitos outros menores. Considerada a principal feira do ramo no Brasil, a ABF Franchising Expo reuniu 407 expositores e contou com a presença de mais de 60 mil visitantes, em 2018.

O evento sempre ocorre dentro da ABF Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias — realizada em junho — na qual franqueadores, franqueados, fornecedores e potenciais investidores têm a oportunidade de aprender tudo sobre o mercado das franquias com os maiores especialistas do ramo.

Porém, em 2022, devido a pandemia de coronavírus, as feiras virtuais se tornaram mais comuns no franchising. Inclusive, as datas estão marcadas para este ano e você pode conferir o calendário de feiras virtuais para 2023 no site da Central do Franqueado.

As feiras de franquia são ótimas oportunidades para franqueadores encontrarem investidores interessados em fazer parte deste modelo de negócio. Em uma feira de franquias, as informações de investimento da rede estarão disponíveis para o público. Assim, empreendedores se informam sobre as taxas de franquia e decidem se aquele investimento é — ou não — o mais adequado para eles.

Lembre-se que é importante que o franqueador não aceite qualquer empreendedor para ser um franqueado da marca. São estes franqueados que vão representar a marca em diferentes cidades, estados e até mesmo países. Para escolher os melhores investidores, é fundamental que os interessados correspondam ao perfil de franqueado desenvolvido pela marca. A partir desse princípio, fica mais fácil evitar a falência de unidades franqueadas e de diminuir o repasse de franquias.

Qual o papel da Associação Brasileira de Franchising?

Amplamente consolidada e reconhecida mundialmente, a ABF é a principal instituição responsável por defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional do modelo de negócio no país. Atualmente, conta com mais de 1200 associados, divididos entre franqueadores, potenciais franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores do setor.

Além de marcar presença com sua seccional no Rio de Janeiro, a ABF conta também com o suporte de suas regionais localizadas no Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste, Centro-Oeste e Sul.

Além das feiras já citadas, a ABF realiza diversos cursos de capacitação para promover as melhores práticas em franchising. A entidade também é responsável por apurar e divulgar os números do setor no Brasil. Os estudos servem de base para todas as análises realizadas pelo mercado. 

Além destes importantes serviços, a entidade também fornece o Selo de Excelência em Franchising. A distinção é uma forma de reconhecimento à qualidade das empresas referência no setor. Também, a ABF é responsável pelo desenvolvimento, divulgação e realização de feiras, cursos de capacitação e eventos voltados para o mercado de franquias. 

O levantamento e divulgação dos números relacionados ao mercado de franquias também é responsabilidade da ABF. Nesse sentido, a ABF exerce uma atividade fundamental para o franchising. São os dados divulgados pela entidade que orientam as atividades no setor de franquias. 

Viu como a Associação Brasileira de Franchising é importante? Então, continue lendo para descobrir quais são as entidades parceiras da ABF!

Quais as entidades parceiras da Associação Brasileira de Franchising (ABF)?

Uma entidade de referência como a ABF tem parceiros espalhados não só pelo Brasil, como também em outros países.

No âmbito internacional, a ABF faz parte do World Franchise Council (WFC). A entidade classifica o Brasil como o quarto maior mercado de franquias do mundo entre mais de 40 países membros. Também, tem laços co-fundadores com a Federación Iberoamericana de Franquicias (FIAF) e é membro da International Franchise Association (IFA). Entre os países membros da FIAF, estão Colômbia, Argentina, Costa Rica, Espanha, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. 

No país, é fortemente ligada ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (SEBRAE), parceria que resulta em diversos programas e materiais relevantes para empreendedores. Entre os parceiros nacionais, estão Banco do Brasil, Bradesco, Elo e a Safrapay. Além disso, também conta com a parceria de entidades setoriais como o CDL de Porto Alegre e o Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

Dica da Central do Franqueado

Você está interessado em investir em uma franquia mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo. A Central do Franqueado é especialista em franchising e vai te ajudar a escolher a melhor franquia para você realizar o sonho de ter o seu próprio negócio.

Pensando em aproximar empreendedores e franqueadores, a Central do Franqueado desenvolveu o Portal de Franquias. Nele, você encontra as melhores marcas do mercado. Além disso, o Portal de Franquias vai te informar sobre as principais taxas de franquia exigidas por cada franqueadora. 

Valor mínimo de investimento, faturamento mensal e número de unidades espalhadas pelo Brasil são exemplos de informações disponibilizadas no Portal de Franquias. E aí? O que está esperando? Venha conhecer as melhores marcas do franchising! Acesse o Portal de Franquias e realize o seu sonho de ter o próprio negócio!

Quer ficar por dentro das novidades do universo do franchising? Então, acompanhe o site da Central do Franqueado. Aproveite artigos sobre franchising, dicas para melhorar a sua franquia e notícias sobre as principais tendências do mercado.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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