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Por que investir em franquias nacionais? Encontrando sucesso no mercado brasileiro

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Franchising

11 min de leitura Carlos Griebler

Já há alguns anos, a crise econômica é motivo de preocupação para a população brasileira — mas é ainda mais alarmante para quem deseja empreender no contexto de um mercado instável. Todavia, alguns mercados específicos ainda demonstram crescimento, se tornando uma opção cada vez mais atrativa para quem quer investir. Entre eles, temos as franquias nacionais

O modelo de negócio — que se mantém resiliente mesmo com a pandemia do novo coronavírus — já se mostrou adaptável a diversas crises e os números não mentem: o mercado de franquias já recuperou o faturamento do período pré-pandemia com impressionantes R$ 47,3 bilhões apenas no terceiro trimestre de 2021.

Nesse sentido, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre como encontrar sucesso no mercado brasileiro de franquias. Continue lendo para conhecer mais sobre o franchising, suas vantagens e onde encontrar as principais franquias nacionais para investir.

Neste artigo você lerá sobre:

O que são franquias nacionais?

Maria Açaí, CuattroRH ou McDonald’s são exemplos de negócios que você, futuro empreendedor, provavelmente já encontrou em diversos shoppings ou centros comerciais. Essas unidades — que apresentam a mesma identidade visual, produtos e qualidade — se difundem por todo o país, fortalecendo a marca e permitindo a quem se juntar à franquia iniciar sua trajetória já com respaldo.

Esse é o conceito de franquias na prática. Nele, o franqueado adquire o direito de vender os produtos ou serviços de uma franqueadora e utiliza seu nome e padrões estabelecidos para replicar em diferentes locais um formato reconhecido e bem-sucedido de exploração de mercado. Como vimos, se trata de um mercado em crescimento e as marcas citadas acima são apenas alguns dos exemplos das principais franquias nacionais de sucesso.  

Desde 1994, as redes de franquias são regulamentadas no Brasil, na popularmente chamada Lei de Franquias. De lá pra cá, dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que já são mais de 2.500 redes de franquias e mais de 150 mil unidades franqueadas por todo o país. Desse número, a grande maioria representa franquias criadas aqui mesmo no Brasil, dos mais diversos segmentos e valores.

Ou seja, embora você possa conhecer o franchising a partir de marcas estrangeiras, como o McDonald’s ou o Subway, o franchising 100% brasileiro é um mercado fértil e significativo, com grandes marcas e opções de investimento. Entre as maiores franquias nacionais, podemos destacar a rede de cosméticos ‘O Boticário’ (3620 unidades), ‘Cacau Show’ (2371) e ‘LUBRAX’ (1665).

Agora você pode se perguntar: como essas redes conseguiram ter sucesso mesmo enfrentando gigantes do mercado internacional? A resposta, embora não seja simples, pode ser resumida a algumas boas práticas do mercado de franquias, que qualificam a gestão de uma rede e oferecem a chance de uma expansão contínua e qualificada. Confira!

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Por que investir em franquias nacionais?

Antes de conferir as principais dicas para ter sucesso com franquias nacionais, é preciso entender por que investir no franchising brasileiro. As razões, assim como redes de qualquer país, são baseadas nas vantagens do modelo, como o fato de o franchising ser considerado um porto seguro de investimento por conta do suporte oferecido e retorno financeiro.

O que mais valida o mercado de franquias como seguro é o potencial de sucesso do empreendimento. O franqueado, que é previamente treinado, ao gerir uma unidade de franquia, está gerindo um negócio que já foi testado — que já tem seu público-alvo estabelecido e já obteve resultados financeiros através dele.

Logo, as chances de que o negócio dê certo são muito maiores, o que é bastante atraente principalmente para empreendedores menos experientes. Ainda, há espaço para os mais variados tipos de empreendimentos, cabe ao investidor escolher aquele no qual possui mais vocação. 

Da parte do dono da marca, optar por franquear é uma forma segura de expandir a atuação da empresa, justamente porque o investimento da expansão parte do capital do franqueado investidor. Ou seja, em relação ao dinheiro, o franqueador não precisa se preocupar. 

Sua responsabilidade, entretanto, é primar pelo padrão de qualidade da empresa, fazendo isso através da transmissão de know-how aos franqueados por um bom programa de treinamento e, também, com a avaliação periódica das lojas. Tornar uma empresa uma rede de franquias, no Brasil, é seguro. Basta ter um planejamento!

O franchising é um mercado acessível e diverso

Sabemos que o sistema de franquias permite o crescimento de uma empresa a partir da ajuda de terceiros como franqueados. Assim, quando o empreendedor opta por franquear, o mesmo está abrindo muitas portas para o seu negócio, levando-o para lugares que antes não levaria. 

Agora, precisamos falar também do ponto de interesse de aspirantes a franqueados, pois para eles também existe uma grande possibilidade de escolha sobre onde investir. Nisso, ainda entram empresas que não demandam um investimento inicial muito grande para a instalação de uma unidade de franquia. 

Muitas franquias nacionais, em meio à crise, desenvolveram formatos enxutos de unidades, para atrair novos investidores. As chamadas microfranquias permitem inclusive que o investidor possa optar por uma loja reduzida e, em alguns casos, desembolsar apenas entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, por exemplo, o que é um valor bastante baixo para se iniciar um negócio. 

Dessa forma, as possibilidades de como se empreender no franchising brasileiro são muitas, o que o torna um mercado, de fato, acessível a uma ampla gama de investidores. Muitas dessas possibilidades de investimento que o mercado de franquias proporciona se devem à sua grande variedade de oferta. 

É importante que o investidor, no momento que procura ser franqueado, reconheça suas qualidades e seus gostos, para que busque pela empresa que mais se adeque com suas expectativas. Afinal, apostar em uma unidade de franquia é investir dinheiro — e gerir uma unidade de franquia demanda muita dedicação por parte do franqueado, para que a loja seja bem-sucedida. 

O que podemos ressaltar é que, com certeza, a diversidade do franchising é uma grande vantagem para empreendedores que buscam por prazer em administrar um negócio.

Como ter sucesso com franquias nacionais?

Como citado anteriormente, existem boas práticas do franchising que permitem o crescimento e sucesso de um negócio mesmo em meio a um mercado competitivo como o atual. Confira abaixo as principais dicas para obter sucesso com franquias nacionais!

 1. Avalie seu perfil empreendedor

Ao longo do texto, vimos que o sistema de franquias possui uma vasta versatilidade, tanto de formatos dentro do modelo quanto a diferentes perfis de empreendedor. Por isso, antes de escolher uma franquia nacional para investir, é importante realizar uma auto análise para compreender o seu perfil e quais os objetivos e formas de trabalhar que você busca.

Além disso, o mercado de franquias apresenta vários modelos de negócio para diferentes tipos de empreendedores. Por exemplo,  as microfranquias são modelos para quem está começando no franchising e quer investir pouco dinheiro. Também, nada impede que você comece em um determinado modelo de franquia e depois empreenda em outro.

As grandes franquias do mercado também apresentam uma versatilidade para o empreendedor. A rede de franquia de alimentação McDonald’s, por exemplo, conta com as unidades franqueadas tradicionais, em que servem os seus lanches, mas também conta com quiosques de sorvete, que são uma possibilidade para o empreendedor entrar no franchising a partir de uma franquia conhecida mundialmente, mas investindo menos recursos.

Lembre-se: gerenciar uma franquia envolve ainda mais burocracias em comparação com um negócio comum. Assim, nem sempre todos estão prontos para assumir essas responsabilidades extras que acompanham o franchising. Estar disposto a enfrentar todos os processos de aprendizado, implantação é um processo longo e muitas vezes cansativo. 

2. Escolha o melhor segmento para você

Se você está pronto para ingressar no mercado de franquias, é hora de começar a filtrar a escolha de sua franquia. O primeiro passo, é encontrar um equilíbrio entre paixão e finanças. Você pode ser apaixonado por um segmento extremamente nichado, mas que pode não trazer o faturamento esperado. Ou ainda, pode possuir curiosidade e vontade de conhecer mais sobre um segmento em alta.

Assim, você pode encontrar um meio termo entre esses dois pontos. Escolher um segmento que você se sinta realizado, mas que ao mesmo tempo deve trazer um bom retorno financeiro. 

Atualmente, os destaques do mercado, após os anos de pandemia e abalos no mercado, foram o segmento de Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar. Juntos, os dois setores representam quase metade do faturamento total do modelo de franquias no Brasil, demonstrando o porquê de serem as principais para negócios lucrativos na hora de investir.

Um destaque é o segmento de Hotelaria e Turismo, que cresceu aproximadamente 17% de 2022 para 2023. Um crescimento semelhante ao dos maiores segmentos comentados anteriormente (Alimentação e Saúde, Beleza e Bem-Estar). Para empreendedores que querem acompanhar as tendências em crescimento no mercado, vale a pena prestar atenção em crescimentos como estes demonstrados pelo segmento de Hotelaria e Turismo.

Quanto ao desempenho por segmento, a pandemia acabou afetando alguns setores mais do que os outros que souberam se adaptar. O setor de alimentação, por exemplo, adotou o delivery para superar as limitações sanitárias e funcionou muito bem. Abaixo, você pode conferir (em bilhões) o quadro completo de faturamento do franchising em 2022 por segmento:

SEGMENTO FATURAMENTO TOTAL 2022 
Alimentação 46.939
Saúde, Beleza e Bem Estar 55.647
Serviços e Outros Negócios 34.899
Moda 25.501
Casa e Construção 17.499
Serviços Educacionais 14.225
Hotelaria e Turismo 11.510
Comunicação, Informática e Eletrônicos 7.532
Serviços Automotivos 7.524
Entretenimento e Lazer 2.793
Limpeza e Conservação 1.923

3. Atenção às tendências

Já ouviu falar em dark kitchen? Se sim, é um indicativo que você está ligado nas principais tendências do mercado atual. Se não, é hora de correr atrás e entender o que está e deve continuar funcionando nos próximos anos dentro do franchising. 

O formato dark kitchen é apenas um de uma série de tendências e outras inovações que devem se consolidar no mercado de franquias. Apesar de segmentos de franquias terem reagido de formas diferentes a pandemia, muita coisa se tornou unanimidade, como o já citado delivery como forma de contornar o distanciamento.

Além disso, o uso das tecnologias como o e-commerce para disponibilizar os seus produtos e serviços para os consumidores também é uma tendência dos tempos de corona vírus que se consolidou. Portanto, se certifique que os canais de atendimento online da sua rede estão funcionando adequadamente para atender os clientes da melhor maneira possível.

Uma das causas para esta tendência é a permanência de algumas empresas na modalidade de trabalho remota mesmo após a pandemia de corona vírus. Nesse sentido, os trabalhadores em home-office ainda preferem fazer suas compras pela internet.

Por isso, para manter um bom desempenho mesmo em meio a um cenário difícil, é importante entender o que funciona no mercado e o que deve ser a chave para um futuro de sucesso. Para te ajudar, a Central do Franqueado preparou um guia completo sobre o assunto, onde tratamos das principais tendências do mercado de franquias para 2024 e como preparar sua rede para alcançar os melhores rendimentos no competitivo mercado do franchising. Não deixe de conferir!

4. Se inspire em cases de sucesso

A melhor forma de encontrar o caminho de sucesso dentro do mercado de franquias nacionais é se espelhar no que deu certo. Cases de sucesso podem ser buscados, através de estratégias de negócios e ações que contribuam para o sucesso de uma rede, atraindo cada vez mais interessados.

Embora existam cases de sucesso internacionais que com certeza chamam a atenção dos empreendedores, os melhores cases para se inspirar estão no Brasil. Afinal, por mais encantadoras que sejam as histórias de franquias no exterior, elas não correspondem a realidade brasileira do mundo dos negócios.

Para isso, franquias analisam e se inspiram em redes consolidadas para atingir o mesmo sucesso. Um exemplo de case de sucesso é o uso da tecnologia para facilitar a gestão de uma rede, onde renomadas franquias brasileiras apostaram no uso de um sistema para franquias. Em um cenário onde a era digital surgiu para facilitar a vida do empreendedor, você economiza tempo, dinheiro e identifica oportunidades em potencial para crescer.

Se quiser conhecer mais exemplos de sucesso no franchising, você pode conferir nosso artigo sobre o assunto e descobrir franquias destaque para se inspirar ou investir.

Onde encontrar uma franquia nacional para investir?

Agora que você já sabe o tamanho da oportunidade de montar um negócio no mercado de franquias nacionais, precisa encontrar a franquia ideal para você, certo? Para isso, apresentamos o Portal de Franquias da Central do Franqueado!

Por sermos referência no mercado de franquias, desenvolvemos um portal com uma série de franquias estabelecidas, buscando conectar nossa audiência com nossos clientes franqueadores. Entre as categorias disponíveis, temos as franquias de todos os formatos, valores e segmentos que vão te ajudar a alcançar tudo aquilo que contamos neste artigo. 

Continue navegando pelo nosso site para aprender cada vez mais sobre o franchising. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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