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Franchising

Dark Kitchen: conheça o modelo e saiba as vantagens de investir

4 min de leitura Andrei Arndt


Dark Kitchen acompanha o aumento na demanda por delivery e cresce desde o início da pandemia. Elas são as alternativas com o melhor custo benefício para acelerar a expansão das franquias de alimentação.

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O que é Dark Kitchen?

Em função das medidas de isolamento social muitos empreendimentos caminharam rumo ao desaparecimento. No entanto, a pandemia de coronavírus impulsionou o segmento de Food Delivery. A partir da maior demanda por tele-entregas, a Dark Kitchen ganhou relevância no mercado.

Dark Kitchen é um termo em inglês que significa, em tradução literal, cozinha às escuras. No modelo Dark Kitchen, não há estrutura física para receber clientes. A comida é produzida e encaminhada ao endereço do comprador. Geralmente, são usados os aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e UberEats

Também conhecidas como cloud kitchen, virtual kitchen e ghost kitche. Em português, o termo mais popular é cozinha fantasma. Segundo o SEBRAE, a origem do nome está nos contêineres montados nos Estados Unidos para produzir alimentos para delivery.

Quais são as variações da Dark Kitchen? 

O mercado das Dark Kitchens está em pleno desenvolvimento e crescimento. Mas já existem diferentes variações do modelo. Confira a seguir alguns deles.

Dark Kitchen ou Cloud Kitchen

Os restaurantes que optam por abrir uma Dark Kitchen própria estão garantindo a redução de custos ao economizar no aluguel de uma localização concorrida. Em alguns casos, os restaurantes tradicionais, mesmo com as vendas em alta, decidem abrir uma Dark Kitchen para aumentar a oferta e a agilidade e qualidade no atendimento, mas sem investir tantos recursos.

Coworking de cozinhas

Neste modelo diferentes restaurantes compartilham o mesmo ambiente de trabalho. A cozinha é cedida por meio de contrato de aluguel e o dono do restaurante cuida da operação do processo, enquanto o profissional responsável pela estrutura cobra a manutenção e o aluguel.

Kitchen as a service

O kitchen as a service cresce a cada dia. Nele, a cozinha é estruturada semelhante a uma Dark Kitchen. O empreendedor que decide adaptar a sua franquia nessa modalidade recebe o treinamento do proprietário da cozinha, o auxílio logístico e as embalagens para preparar os produtos para entrega. 

Também é possível pagar para usar os direitos de marca de uma franquia. O kitchen as a service é o modelo de Dark Kitchen mais procurado porque oferece flexibilidade e o melhor custo benefício.

As vantagens de investir em uma franquia Dark Kitchen

Relacionar o aumento do delivery nos últimos anos com as Dark Kitchens é inevitável. Mas outra tendência dos tempos de crise é a necessidade de reduzir custos. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as cozinhas fantasma são os investimentos mais acessíveis para acelerar a expansão das redes de franquia de alimentação.

Menores custos 

Sem a obrigação de proporcionar um local apropriado para consumo do alimento, por exemplo, mesas, cadeiras e banheiros,  os gastos fixos com a manutenção do ambiente são muito menores do que em um restaurante tradicional. O custo com os colaboradores também é reduzido porque não há atendimento direto com o cliente. 

Outra vantagem proporcionada é o custo com aluguel. Um restaurante tradicional precisa 

ser inaugurado em uma localização adequada e próxima da circulação de pessoas. Para estar bem posicionado, os gastos com a locação, por exemplo, são altos. Mas isso não se aplica às Dark Kitchens. Elas podem ser implementadas em locais afastados dos centros urbanos onde os custos com o aluguel são menores.

As Dark Kitchens também podem ser compartilhadas por restaurantes diferentes. Por exemplo, uma empreendedora trabalha com a venda de cachorros quentes e a outra com a venda de sushi. As duas dividem o aluguel de uma Dark Kitchen para cozinhar e montar o alimento.

Payback acelerado

O capital inicial para tirar o empreendimento do papel é muito menor numa franquia Dark Kitchen do que em um restaurante tradicional. Nesse sentido, recuperar os recursos investidos e atingir o payback torna-se mais fácil.

Trabalho com multimarcas

O modelo permite que você trabalhe com produtos variados e de marcas distintas, mas que sejam preparados na mesma cozinha. Por exemplo, é possível usar o mesmo ambiente de produção para assar massas de pizza e fritar hambúrgueres, mesmo que as marcas não estejam relacionadas.

Aumento na área de atuação

As Dark Kitchens, pelo baixo investimento inicial, possibilitam a abertura de novas unidades de uma rede de franquias em locais que antes eram inviáveis porque dependiam de restaurantes tradicionais. 

Em pequenas cidades, por exemplo, abrir um restaurante tradicional requer alto investimento e é arriscado, mas uma Dark Kitchen custa aproximadamente a metade do valor, facilitando a expansão da marca para locais mais afastados.

Neste artigo você aprendeu sobre as Dark Kitchens e como elas funcionam. Gostou da ideia de abrir um negócio nesse modelo? Então acesse o Portal de Franquias da Central do Franqueado e confira as melhores franquias de alimentação para investir.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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