Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Franchising »MBA Gestão de Franquias: conheça o curso da ABF e se torne um especialista em franchising
Franchising

MBA Gestão de Franquias: conheça o curso da ABF e se torne um especialista em franchising

9 min de leituraCarlos Griebler

Embora o franchising seja conhecido como um porto seguro para investidores com pouca experiência, saiba que o modelo permite um vasto desenvolvimento profissional como gestor. Ou seja, mesmo aqueles que pouco entendem sobre a gestão de uma franquia podem e devem se desenvolver ao longo de sua jornada dentro do franchising a fim de facilitar o sucesso da rede como um todo.

Isso serve tanto para franqueadores quanto franqueados, cujo aprendizado está diretamente ligado ao desempenho da marca no mercado de franquias. Nesse sentido, você sabia que é possível acelerar esse conhecimento e se tornar um especialista em franchising em pouco mais de um ano? A resposta está em um dos principais programas de pós-graduação da atualidade, o MBA.

Para te ajudar a conhecer mais sobre essa possibilidade de se especializar através de um MBA específico sobre a gestão de franquias, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre o assunto. Continue lendo para descobrir mais detalhes sobre o curso e seus benefícios para sua jornada no franchising.

Neste artigo você lerá sobre:

O que é um MBA?

Antes de conhecer sobre sua importância no mercado de franquias, é preciso antes esclarecer do que se trata um MBA. De forma simples, um MBA (do inglês Master in Business Administration) é uma pós-graduação que visa aprofundar conhecimentos na área de gestão e administração. Isto é, o MBA nada mais é do que uma especialização.

Todavia, embora existam semelhanças com outros programas de pós-graduação, como a duração mínima de 360 horas definida pelo Ministério da Educação (MEC), em um MBA podemos encontrar algumas especificidades. Por exemplo, o MBA geralmente possui um foco maior em atividades práticas, com espelhamento em casos reais como forma de estimular o aprendizado.

Dessa forma, o MBA sobre gestão de franquias desenvolve o profissional para assumir um papel de líder, com capacidade de tomar decisões que qualifiquem e proporcionem o sucesso da rede de franquias, seja no papel de franqueador ou franqueado. 

Por que fazer MBA em franquias?

Não é novidade para ninguém que o mundo dos negócios está cada vez mais seletivo, e erros estão cada vez mais punitivos, podendo comprometer a continuidade de um negócio. Porém, há o outro lado, onde acertos também permitem um destaque dentro desse novo mercado competitivo, aumentando as chances de sucesso da marca. 

Mesmo assim, em um cenário onde inovações surgem a cada dia em meio à grande concorrência de marcas já estabelecidas, não é apenas a qualidade de um produto que vai garantir a sobrevivência de um negócio. Afinal, de nada adianta a inovação e a qualidade sem uma boa gestão estratégica, adaptada à realidade do mercado.

Então, se a falta de preparo pode levar ao fracasso até mesmo empresas que tenham bastante potencial, no franchising — modelo de negócio que tem o know-how como um de seus pilares — isso pode se tornar ainda mais preocupante.

Dessa forma, principalmente no papel do empreendedor que decide franquear seu negócio, há pouca margem para o erro. Se, antes de formatar seu negócio como franquia, o dono da marca não possuir o conhecimento necessário, existe o sério risco de sofrer prejuízos devido a problemas estruturais em rede e de inserção no mercado.

Por isso, é de extrema importância a capacitação completa de gestores em franchising. Além de franqueadores, franqueados também podem usufruir do conhecimento prévio sobre gestão em franquias, bem como sobre o mercado em geral, em busca de mais segurança para administrar a empresa.

Cursos de especialização 

É nesse sentido que surgem os cursos de especialização. A graduação em um MBA de Gestão de Franquias é uma maneira de garantir qualificação para que a rede de franquias obtenha sucesso. 

Ainda, há certa dúvida sobre a diferença entre MBA e os mestrados, mas é bastante simples: o direcionamento dos estudos. Enquanto o MBA faz parte de um grupo chamado de pós-graduações chamado lato sensu, focado em cursos de especialização, o mestrado é considerado stricto sensu, mais ligado às áreas de pesquisa e docência e, posteriormente, às opções de doutorado.

Se você chegou nesse artigo, além de estar considerando franquear ou investir em uma unidade de franquia, provavelmente você está ponderando a possibilidade de ingressar em um curso de MBA em franchising. Por isso, explicaremos um pouco mais sobre como a especialização funciona. 

Como base, utilizaremos como exemplo o MBA Gestão de Franquias, realizado pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (PROVAR/FIA) em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O que o MBA Gestão de Franquias aborda?

Para debater sobre gestão de franquias, é importante estar ligado no modelo de negócio em si. Então, mesmo que você possua noções sólidas de gestão em geral e já conheça parte dos aspectos administrativos de franchising, você deve entender que o mercado de franquias é um território mais complexo e comprometido do que o de negócios convencionais.

Franquear é apostar na gestão de distintos empreendedores para uma mesma empresa, em diferentes localidades. Logo, empreender no franchising é um trabalho que exige visão e relacionamento. Assim, objetivos são determinados em rede e a relação entre franqueadores e franqueados é desenvolvida em prol do crescimento da empresa.

Assim, a especialização em gestão de franquias, além de tratar sobre os métodos e o know-how para a administração de uma rede, encontra sua utilidade ao trabalhar a percepção mercadológica do profissional e sua postura de trabalho. Dentre os pilares do MBA, questões como o desempenho do franchising brasileiro, estudo de franqueabilidade e os aspectos jurídicos da relação entre franqueador e franqueado são abordados logo no primeiro módulo do curso.

Além disso, conforme o MBA avança, há uma abordagem também generalista, embora com orientação ao mercado de franquias. Ou seja, questões sobre finanças, marketing e liderança também são estudadas e postas em prática em atividades onde o estudante é estimulado com situações do dia a dia em seu campo de atuação. 

Por fim, alguns outros pontos de destaque o MBA Gestão de Franquias estimula o aprendizado são:

  • Conceitos básicos e específicos sobre a estrutura do franchising;
  • Cenário e tendências do franchising brasileiro e mundial;
  • Estratégias: formatação, expansão, comunicação;
  • Gestão de pessoas: relação entre franqueador e franqueado;
  • Sustentabilidade e responsabilidade social.

Organização do MBA

O MBA Gestão de Franquias da FIA tem uma duração de 20 meses (400 horas) e é organizado com aulas presenciais e possui em sua conclusão a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Seu corpo docente, rotativo, é constituído por mestres e doutores da área de business. Ao final, é concedido ao aprovado o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela FIA. O documento confere o título de pós-graduado em nível de especialização ou MBA.

Algo muito positivo e brevemente citado anteriormente, é a forma como o MBA Gestão de Franquias é lecionado. Para transmitir o conhecimento com maestria, o curso de especialização coloca o profissional em um processo de imersão ao universo do franchising

Assim, ao lado das tradicionais aulas expositivas, temos estudos de caso, discussões conjuntas e apresentações de cases práticos são atividades que desenvolvem o aprendizado dos participantes. Saiba que boas especializações oferecem simulações empresariais, as quais colocam à prova as habilidades dos empreendedores.

Para quem o MBA Gestão de Franquias é indicado?

Segundo o site oficial do curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, o MBA é indicado para uma série de profissionais que atuam no setor de franchising, como franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço etc.

Ou seja, o curso não é exclusivo para proprietários de empresas. Tanto empreendedores que pretendem franquear um negócio próprio, quanto interessados em investir em unidades de franquia podem prestar o MBA. Além disso, prestadores de serviços e consultores também podem ingressar. 

Agora, como estamos falando de um curso bastante concorrido, há um processo seletivo um pouco exigente. Primeiramente, existe um pré-requisito comum para qualquer MBA que é a formação superior completa, com título reconhecido pelo Ministério da Educação. 

Ademais, o processo seletivo do MBA Gestão de Franquias da FIA exige:

  • Experiência profissional relevante (desejável de cinco anos);
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse;
  • Fluência em língua inglesa (especialmente a capacidade de leitura).

Além disso, os interessados em realizar o curso passam por entrevista individual com a coordenação do programa. A avaliação é pautada na análise curricular declarada na ficha de inscrição, e o objetivo do diálogo é conferir se as expectativas do candidato estão alinhadas com a proposta do MBA.

MBA Gestão de Franquias: como fazer?

O MBA Gestão de Franquias foi organizado pela Fundação Instituto de Administração em parceria com a ABF no ano de 2008. Desde então, o curso aborda rico conhecimento geral sobre gestão de negócios sob o olhar do franchising, mesclando a teoria e a prática em aulas experimentais. 

Atualmente, as aulas são ministradas na Unidade Paulista da FIA, na cidade de São Paulo. Para saber mais sobre a especialização, você pode acompanhar as inscrições e turmas abertas no site oficial da FIA.

São muitos os aspectos a serem levados em conta antes de tomar uma decisão tão importante quanto a de franquear. Mas, uma vez dentro desse mercado — que, como você viu, é muito desafiador — você precisará de toda ajuda possível na missão de desenvolver e expandir a sua marca. E lembre-se: todo aprendizado é pouco!

A Central do Franqueado também oferece a chance de aprender mais sobre o franchising com nossos cursos para franquias. Entre eles, você pode descobrir como formatar seu negócio como franquia e como se tornar um consultor de sucesso aos seus franqueados.

Ambos são ministrados pelo especialista em franchising Erlon Labatut. Erlon é diretor do site Franqueador.com, especializado em consultoria para franquias e sócio-fundador da rede de franquias Nuv-Nuv.

Com mais de 16 anos de atuação com consultoria e treinamentos, sendo os últimos seis anos focados no mercado de franquias, Erlon oferece uma oportunidade única para empreendedores que buscam expandir seu negócio. Não deixe de conhecer os cursos disponibilizados pela Central do Franqueado!

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado