Guia definitivo sobre taxa de franquia: tudo que você precisa saber
11 min de leitura Carlos Griebler
Ao ingressar no mercado de franquias, é fundamental que o interessado compreenda algumas regras que serão determinantes para o seu sucesso. Afinal, no franchising é comum encontrar diversos conceitos e termos que — naturalmente — serão novidades aos seus olhos.
Entre os principais, destacamos as taxas de franquia, que representam boa parte dos valores desembolsados pelo franqueado ao consolidar a concessão de uso da marca adquirida.
Dessa forma, ao assinar o contrato para fazer uso de uma marca, o franqueado deve estar atento a todos os encargos, como a própria taxa de franquia, os royalties e o fundo de propaganda.
Para ajudar você a entender melhor os conceitos e as suas diferenças, a Central do Franqueado preparou este material completo sobre as principais taxas de franquia.
Neste conteúdo você vai encontrar:
- O que é a taxa de franquia e como ela funciona?
- Taxa de franquia é mensal?
- Tipos de taxa de franquia
- Como a Taxa de Franquia é calculada?
- O que acontece se eu não pagar a taxa de franquia?
- Existe variação na taxa de franquia entre diferentes setores?
https://youtu.be/fQ3GOckiYfY
O que é a taxa de franquia e como ela funciona?
Antes de falarmos sobre quais são os encargos e como eles funcionam, é importante deixarmos claro o porquê de eles existirem. Como acabamos de ver, o franchising nada mais é do que a concessão do direito de exploração de um modelo de negócio que deu certo. No entanto, este sucesso nem sempre é obtido de forma simples.
Para formatarem seu modelo de negócio, os franqueadores acabam tendo que investir muito no desenvolvimento das melhores práticas de gestão. A obtenção — e consequente transmissão — desse know-how, na maioria das vezes, acaba sendo bastante custosa.
Os pagamentos também devem cobrir os custos do processo de prospecção e seleção de novos investidores. Conforme pesquisa do grupo Cherto, as redes costumam gastar de R$ 10 mil a R$ 15 mil em divulgação para obter cada novo franqueado.
Ou seja, é justamente por essas e outras questões que redes de franquias cobram encargos dos seus franqueados.
Porém, vale mencionar que a cobrança de taxas não é uma regra. Embora tenha uma legislação que rege as linhas gerais das taxas no franchising, existem redes de franquias que não o fazem em razão de um planejamento estratégico mais agressivo, pois é uma forma de a marca atrair mais candidatos e buscar uma expansão mais rápida.
Portanto, antes de fechar um negócio, fique atento a tudo aquilo que deverá — ou não — ser recolhido.
Além disso, é importante reafirmar que o pagamento de taxas envolve mais do que o simples direito ao uso da rede. Ao incluir um novo franqueado, as marcas assumem algumas despesas, tais como:
- Implantação da unidade;
- Treinamento
- Suporte;
- Divulgação;
- Eventos.
Por fim, antes de conhecermos as principais taxas de franquia em detalhes, saiba que segundo a Lei de Franquias, o COF deve fornecer “informações claras quanto a taxas periódicas e outros valores a serem pagos pelo franqueado ao franqueador ou a terceiros por este indicados, detalhando as respectivas bases de cálculo e o que as mesmas remuneram ou o fim a que se destinam”.
Nesse sentido, a obrigação da franqueadora deixar bem claro no contrato os percentuais de cobrança, além da periodicidade de pagamento. E atenção: o não cumprimento deste artigo pode acarretar na anulabilidade do acordo e na devolução de todas e quaisquer quantias já pagas ao franqueador.
Taxa de franquia é mensal?
Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como funciona o pagamento da taxa de franquia. Uma das dúvidas mais comuns é: o pagamento da taxa de franquia é mensal? A resposta é não. Em muitos casos, a taxa de franquia é paga uma única vez no início do contrato entre franqueador e franqueado.
Vale lembrar que existem taxas de franquia que são mensais, mas elas estão relacionadas aos serviços de suporte ao franqueado e ao marketing da rede de franquias. Nesse sentido, é importante que o empreendedor leia com atenção o contrato da franquia para compreender o seu funcionamento em relação às taxas.
Quer entender melhor sobre a periodicidade dos pagamentos das taxas? Então, continue a leitura!
Tipos de taxa de franquia
Até esse momento do artigo, você já deve ter reparado que os encargos presentes no modelo de franquias podem ser muitos. Por isso, abaixo detalhamos quais as principais taxas, suas diferenças e como elas são cobradas em uma rede. Confira!
Taxa de franquia
Se estamos falando de taxas de franquias, nada mais justo do que começar pela principal delas, a Taxa de Franquia — cuidado para não confundi-la com as taxas de forma geral. A taxa de franquia é um valor fixo e único pago pelo franqueado logo após a assinatura do contrato.
Como vimos, é um valor que corresponde à concessão de uso da marca e faz parte do investimento inicial para abertura da franquia.
A principal função da cobrança é ajudar a cobrir os custos que a rede teve no processo de prospecção e seleção do candidato. Além disso, a taxa pode ser considerada uma maneira de remunerar o franqueador pelo desenvolvimento do negócio.
Assim, muitas franquias incluem nos custos da taxa de franquia uma série de serviços que serão fornecidos aos franqueados, como treinamento inicial, assistência na instalação do negócio e apoio na inauguração.
A taxa de franquia também deve estar devidamente discriminada na Circular de Oferta de Franquia. Inclusive, o documento deve, ainda, detalhar as respectivas bases do cálculo e a finalidade do valor.
Taxa de royalties
Um dos conceitos financeiros mais populares quando falamos em franchising, os royalties são taxas mensais cobradas para a utilização da marca. Ao contrário da taxa de franquia — paga uma única vez, logo após a assinatura do contrato —, os royalties são pagos regularmente em razão da contínua exploração da marca e do suporte recebido.
Entretanto, não existe uma regra única para fixar o pagamento. A maneira de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia. As franquias de serviço e aquelas que não fornecem produtos às unidades cobram entre 4% e 10% do faturamento bruto de cada franqueado.
Caso contrário, quando o franqueador é o fabricante do produto vendido nas unidades, a taxa de royalties é calculada a partir das compras realizadas no período de um mês. O franqueado paga em torno de 20% a 40% de taxa em cima de suas compras.
De acordo com a Lei de Franquias, os royalties são uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”.
Nesse serviço, estão inclusos, o uso do know-how a respeito do funcionamento da franquia, dos métodos operacionais e tudo o que envolve a operação da unidade do franqueado.
Entretanto, é importante destacar que a legislação não estabelece quais tipos de royalties podem ser cobrados. Ou seja, não são impostas restrições em relação à forma como eles serão recebidos do franqueado, tampouco aos seus critérios de apuração, base de cálculo etc.
Por fim, vale lembrar que, assim como a taxa de franquia, a COF também deve fornecer informações claras quanto ao pagamento de royalties. Afinal, antes de fechar negócio, franqueados precisam saber quais serão os valores e se os mesmos serão fixos, crescentes ou decrescentes, dependendo do tempo e faturamento.
Taxa de publicidade ou marketing
Outra taxa que pode passar despercebida é a taxa de publicidade ou marketing, também conhecida como o fundo de propaganda. Assim como os royalties, o valor também corresponde a um pagamento mensal, mas dessa vez é exclusivo para o investimento em ações institucionais que promovam a marca, seus produtos e conceitos de modo geral.
Dessa forma, ainda que unidades possam realizar divulgações locais para sua região de forma específica, redes de franquias costumam utilizar estratégias de marketing que divulguem a rede como um todo — e não apenas uma unidade.
Geralmente inferior às outras taxas, o valor da taxa de propaganda gira em torno de 2% a 5% do faturamento bruto de cada unidade, podendo também ser estabelecido um valor fixo mensal. Detalhe importante: os franqueados têm o direito de conferir, no mínimo uma vez por ano, a prestação de contas de cada campanha publicitária realizada pela rede.
Outras taxas
Alguns serviços extras, que não estão inclusos nos serviços normais delimitados pela taxa de royalties, também são cobrados pelo franqueador. Podemos utilizar imprevistos funcionais como, por exemplo, os que dizem respeito à manutenção de equipamentos.
Além dela, a estrutura de compras também está incluída em tarifas, assim como uma possível licença de uso de sistemas integrados de gestão (exemplificando com a utilização de plataformas como a Central do Franqueado) está integrada no pagamento a franqueadores. Por fim, outras taxas também podem aparecer na COF.
Por isso, é importante que o franqueado esteja atento na hora em que for fechar o negócio. Conhecendo a fundo e com propriedade todas as taxas que podem ser cobradas, o empreendedor tem menos chances de ter surpresas desagradáveis como operador de uma unidade.
Como a Taxa de Franquia é calculada?
Agora, você pode questionar: como se dá o cálculo da taxa? Para isso, temos algumas opções que todo interessado precisa conhecer, pois detalham como e se o valor cobrado está de acordo com a realidade da rede. Veja-as abaixo!
Número mágico
O “número mágico” se refere à cobrança no total de 10% do investimento feito para abrir a unidade. Porém, há alguns aspectos que devem ser avaliados antes de determinar a porcentagem padrão.
A demanda de trabalho para a implantação da loja, por exemplo, varia muito de empresa para empresa. Uma obra grande que deva receber visitas periódicas exige mais custos. Já uma unidade menor, como microfranquias, pressupõem menos gastos.
Valor da marca
Pode ser a parte mais difícil, mas pare e pense: qual o valor da sua marca? É essa a questão que as franqueadoras precisam fazer ao considerar o reconhecimento da marca perante o público, o grau de consolidação no mercado e o potencial como rede.
Marcas como McDonald’s, por exemplo, possuem prestígio mundial a ponto de sua taxa de franquia muitas vezes ultrapassar o valor total de investimento de outras grandes redes.
Tempo
Isto é válido para qualquer rede de franquias. Quanto mais longo o contrato de um franqueado, maior o valor a ser cobrado. Então, é comum encontrar taxas menores em contratos mais curtos, pois contratos longos podem acompanhar números exorbitantes que afastam possíveis parceiros.
O que acontece se eu não pagar a taxa de franquia?
A ausência do pagamento pode suspender o contrato da franquia. Em outras palavras, pagar a taxa de franquia é garantir o uso dos direitos de marca, do know-how e dos sistemas da franquia.
Se o franqueado negligenciar o pagamento, vai resultar no prejuízo das operações da franquia. Também pode acontecer da franqueadora aplicar uma multa no franqueado. nesse sentido, vale lembrar que é preciso ficar atento ao contrato da franquia para saber quais as penalidades em deixar de fazer o pagamento das taxas.
Além disso, o investidor pode ficar mal falado no mercado de franquias por negligenciar o pagamento das taxas, o que vai dificultar futuras parcerias. Nesse sentido, deixar de pagar a taxa é um problema que não só coloca em risco o empreendimento, mas toda a trajetória empreendedora.
Existe variação na taxa de franquia entre diferentes setores?
Ao considerar um investimento em franquias, a taxa de franquia é um dos principais fatores a serem analisados. Essa taxa pode variar significativamente entre os diferentes setores de franquias, refletindo as particularidades de cada área.
As franquias de alimentação geralmente apresentam as taxas mais elevadas. Isso se deve ao maior investimento necessário para estabelecer uma unidade, que inclui equipamentos de cozinha, armazenagem e atendimento ao público.
Além disso, marcas reconhecidas internacionalmente, como o McDonald’s, justificam taxas que podem ultrapassar os R$ 200 mil, oferecendo suporte e um modelo de negócio consolidado.
Em contraste, franquias de moda e serviços costumam ter taxas mais acessíveis. Uma franquia de roupas, por exemplo, pode variar entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, enquanto serviços de limpeza podem custar de R$ 5 mil a R$ 30 mil. Essas opções são ideais para investidores que buscam opções de baixo investimento para começar.
Essa variação nas taxas de franquia não apenas reflete a complexidade do mercado, mas também evidencia a diversidade que o modelo de franchising oferece, permitindo que diferentes perfis de investidores encontrem uma oportunidade que se encaixe em suas expectativas e capacidades financeiras.
Central do Franqueado: sua aliada na gestão eficiente da franquia
A Central do Franqueado é um sistema de gestão para franquias desenvolvido para unificar a gestão do seu negócio. Atualmente, aumentamos a performance de dezenas de franquias de todo o Brasil. Que tal fazer parte deste time?
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- Padronização: solução para otimizar os padrões da sua marca com o suíte completo de marketing, checklists online e auxiliar no processo de compras pelos franqueados.
- Expansão: controle de novos projetos como inaugurações de unidades e também um CRM personalizado que acelera a expansão da sua rede.
Cada um deles propõe melhorias e automatização nas áreas que os franqueadores mais precisam. O que está esperando? Solicite uma demonstração e transforme a sua rede de franquias!
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Redator em Central do Franqueado
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