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Franchising

Franquias Baratas do Brasil em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias

16 min de leitura Carlos Griebler


No cenário empresarial brasileiro, o mercado de franquias tem se destacado como uma poderosa locomotiva impulsionadora do empreendedorismo e crescimento econômico. O ano de 2023 não foi diferente, trazendo à tona um panorama de franquias inovadoras, que conquistaram espaço e ganharam destaque em suas respectivas áreas de atuação. 

Ou seja, com cada vez mais oportunidades de negócio surgindo em novos formatos, o franchising é referência quando o assunto são negócios acessíveis. Afinal, dentro do mercado de franquias há opções de empreendimentos para os mais variados bolsos, preferências e necessidades!

Para 2024, as oportunidades estão aparecendo a cada dia, basta encontrar a rede certa para você.

Neste artigo você lerá sobre:

O que são franquias baratas?

Dentre as opções que o franchising oferece, as franquias baratas naturalmente se destacam por sua acessibilidade e potencial de retorno financeiro. Mas afinal, o que são franquias baratas? Franquias baratas são aquelas que se encaixam no perfil de microfranquias, referente àquelas redes de franquias que requerem um investimento inicial de até R$ 135 mil.

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Apesar de ser considerada uma modalidade dentro do setor, as microfranquias são reguladas pela mesma legislação do franchising e necessitam cumprir as mesmas regras. Da mesma forma, todo o suporte e orientação que acompanham as franquias tradicionais também estão presentes nesta faixa de investimento.

Assim, com o destaque da categoria e as possibilidades que ela acaba oferecendo, diversas redes de franquias estão disponibilizando o formato como porta de entrada para a operação de suas marcas. Até mesmo marcas que historicamente possuíam apenas opções de investimento mais altas já estão se adequando e flexibilizando seus requisitos por conta do sucesso das franquias baratas.

Para definir o cálculo do investimento de uma franquia, são somados três fatores:

  • Custos de instalação;
  • Taxa de franquia;
  • Capital de giro.

Além disso, podemos considerar que se formam dois grupos de redes de franquias: as mistas e as puras. As mistas seriam essas redes que possuem modelos acima de R$ 135 mil, mas que também oferecem opções mais acessíveis. Já as chamadas franquias puras trazem franquias desenvolvidas com o objetivo de oferecer um negócio essencialmente nessa faixa de preço, as chamadas microfranquias.

Existem diversas opções de redes de microfranquias no mercado brasileiro, abrangendo uma variedade de setores. Alguns exemplos incluem a renomada Cacau Show, Casa de Bolos, Instituto Mix, Doutor Resolve, Amor aos Pedaços, Ahoba Viagens, Megamatte, Ortobom, Mr. Fit, Influx English School, Nosso Bar Brahma e muitas outras.

O cenário atual das franquias baratas

Para se ter uma ideia, segundo a ABF existem cerca de 604 microfranquias no país. Outro dado que chama a atenção é a participação de microfranquias no Brasil ter passado de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquias (que atuam apenas com modelos abaixo de R$ 135 mil) e mistas (redes que também oferecem opções mais robustas).

Além disso, ainda segundo a Associação Brasileira de Franchising, 36% das redes franqueadoras têm interesse no modelo de investimento. Ou seja, o potencial do modelo é claro e o mercado está percebendo isso cada vez mais. 

As microfranquias no Brasil estão sobretudo nos segmentos de Serviços e Outros Negócios e Alimentação, ambos representando 29% das redes no modelo. Quanto aos formatos, o Home Based e Lojas compõem 30% das microfranquias. 

As microfranquias em números

O panorama de mercado para as microfranquias é positivo. Como vimos, o número de redes que atuam com microfranquias no Brasil quase dobrou nos últimos dois anos, de acordo com estudo feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em maio de 2021, 322 marcas associadas da ABF tinham esse modelo; em maio deste ano, o número saltou para 604. 

Os segmentos com maior participação entre as microfranquias são Serviços e Outros Negócios, que permanece liderando, com 27%, seguido de Alimentação, que teve uma leve alta, de 16% para 17% no período analisado, e de Saúde, Beleza e Bem-Estar, em igual situação, subindo de 15% para 16%.

Ou seja, o cenário de microfranquias acompanha o crescimento do mercado de franquias de modo geral. Isto é, o franchising está em alta. Em 2022, o setor não apenas se recuperou plenamente do período pandêmico como o superou, com o franchising brasileiro crescendo 14,3% em 2022 e faturamento recorde de R$ 211 bilhões. Em número de unidades, o mercado de franquias cresceu 7,8% em 2022, totalizando mais de 184,3 mil unidades.

Após a pandemia, a recuperação do setor foi impulsionada pelo retorno do comércio e atividades presenciais, avanço da digitalização, crescimento dos canais de venda, como o delivery, e a eficiência e adaptabilidade adquiridas durante a pandemia. Novos modelos de negócio, principalmente virtuais e home-based, e o crescimento acelerado das microfranquias também contribuíram para o desempenho positivo do setor.

Outro ponto que deve ser considerado é o fato de que, apesar de possuir menor porte, uma microfranquia pode obter um faturamento igual ou até mesmo superior ao de uma franquia convencional. Porém, além do aspecto econômico, por que o investidor deveria optar por este modelo mais compacto de empreendimento?

Por que investir em uma franquia barata?

Mesmo em meio a toda desconfiança do mercado nos últimos anos e seu agravamento com a pandemia da COVID-19, o franchising continua crescendo a todo vapor no Brasil. Isso se deve, principalmente, à segurança fornecida pelo modelo de negócio, que possibilita um avanço mesmo em meio à crise.

Franquias souberam adequar processos de produção e venda às limitações e, com isso, comprovou o sistema como um modelo de negócio seguro e flexível. Inclusive, vimos que o mercado de franquias já recuperou o faturamento do período pré-pandemia e atingiu um faturamento anual de R$ 211 bilhões nos próximos anos.

Dessa forma, ao passo que os números aumentam e o mercado se demonstra cada vez mais lucrativo, há mais interesse de investidores no formato. É esse interesse que sustenta o mercado. Afinal de contas, ele viabiliza a abertura de franqueadoras e de novas unidades a partir de redes já existentes.

Ou seja, com o restabelecimento do mercado, o franchising deve crescer ainda mais nos próximos anos, mostrando a força do modelo. Entende como optar por empreender neste setor de sucesso é uma ótima alternativa? Ainda, além de opções para todos os bolsos e o bom desempenho do mercado, existem mais atrativos para empreendedores, principalmente os de primeira viagem. 

Ao comprar uma franquia, a franqueadora concede o direito de uso da marca, know-how e manuais, possibilitando ao franqueado começar seu negócio com conhecimento e respaldo, facilitando a jornada do empreendedor. Portanto, investir em franquias baratas é apostar em um negócio já testado e que já obteve sucesso no mercado, o que diminui expressivamente os riscos para o empreendedor.

Porém, os benefícios de apostar em uma franquia barata não param por aí. Abaixo, vamos citar algumas vantagens de investir em uma rede de franquias.

Facilidade de desenvolver o negócio

Empreender através de um negócio próprio é algo que exige preparo e experiência. É por isso que o franchising é tido como a principal alternativa para aqueles empreendedores que sonham em alcançar o sucesso mesmo sem grandes conhecimentos em gestão, finanças, marketing etc.

Assim, ao invés de se preocupar em desenvolver planejamentos, estratégias de mercado, identidade da marca, entre outras funções essenciais para o negócio dar certo, o franqueado pode se concentrar apenas em sua unidade. Afinal, vimos que a franqueadora, ao vender uma franquia da sua rede, tem a obrigação de prestar suporte para instalação do negócio, realizar treinamentos e transmitir todo o know-how que faz o negócio se manter.

Isto é, toda a burocracia encontrada em negócios tradicionais é simplificada através do franchising, pois, como falamos, o investidor está adquirindo um negócio testado e pronto. O empreendedor de franquias não necessita de experiência em gestão e poderá desenvolver suas habilidades como gestor e franqueado enquanto trabalha em seu próprio negócio.

Custo reduzido

Como estamos discutindo especificamente franquias baratas, fica claro que um empreendimento neste formato possui um investimento menor. Ao invés de ter que gastar com desenvolvimento de estratégias de marketing, pesquisa de mercado e desenvolver a estrutura do zero, o empreendedor apenas compra a concessão dos direitos de uso da marca.

Os custos mensais serão compostos apenas pelos royalties pagos à franqueadora e uma pequena porcentagem para investimento em marketing. Isso faz com que os custos sejam muito menores do que em um negócio próprio (e com mais segurança). Com as diversas opções de franquias baratas, o franchising faz com que o sonho de muitas pessoas que sonham em empreender se torne realidade.

Baixo risco

Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de dois terços das empresas que abrem no Brasil acabam fechando com menos de dois anos de funcionamento. Dessa forma, fica claro que os riscos que uma empresa corre ao atuar no Brasil são muitos e frequentemente, o empreendedor não está preparado para eles e acaba tendo que fechar seu negócio. 

Em contrapartida, a taxa de fechamento de franquias com até dois anos é de apenas 3%. Por isso, com uma franquia, riscos como esses se tornam muito menores. Afinal, ao comprar uma franquia o investidor não está investindo no escuro, a marca já está consolidada e tem seu espaço no mercado. 

Isso faz com que as franquias sejam muito mais atrativas para quem busca pouco risco. Quando falamos de franquias baratas, a segurança se mostra ainda mais evidente. Com formatos enxutos e otimização de recursos, as chances de sucesso são bem mais prováveis.

Treinamento e preparação

Você provavelmente já ouviu falar em “fórmulas secretas” e “receitas para o sucesso” de marcas no mercado, principalmente as mais famosas como o McDonald’s, por exemplo. Saiba que, investindo em uma franquia, é exatamente isso que o franqueado recebe.

Os treinamentos e manuais passados pela franqueadora transmitem todo o conhecimento necessário ao investidor para operar o negócio. Dessa forma, por meio do suporte prestado pela rede, os franqueados não ficam sozinhos necessitando buscar estratégias que funcionem no negócio. 

Ainda, qualquer problema que você possa ter durante a operação, é facilmente corrigível com as consultorias de campo realizadas pela franqueadora. O procedimento é uma espécie de inspeção periódica realizada pela rede em suas unidades, onde profissionais qualificados são responsáveis por identificar as principais necessidades dos franqueados, propondo ações corretivas. 

Ou seja, tudo o que o empreendedor precisa ou pode precisar para ter sucesso na operação da rede é responsabilidade da franqueadora. Isso influencia na padronização típica do mercado do franchising e na sua capacidade escalável de expandir um negócio.

A versatilidade de formatos em franquias baratas

Como característica de franquias baratas — e do próprio mercado de franquias —, há uma vasta versatilidade de formatos de operação e que se aplica aos diferentes perfis de empreendedor. Portanto, ao escolher a franquia que você deseja investir, é preciso realizar uma auto análise para compreender o seu perfil e qual os objetivos e formas de trabalhar que você busca. 

Para isso, o franchising oferece diferentes formatos de atuação, desde os mais tradicionais até os mais inovadores que vêm surgindo com o processo de digitalização. Confira abaixo quais os principais formatos disponíveis pelas melhores franquias baratas do mercado.

Lojas Físicas

O modelo clássico ainda é bastante popular, mesmo que muita gente acredite que, com o crescimento do e-commerce — consequência do desenvolvimento de apps de marcas — as vendas online de produtos estariam superando as convencionais, e que, por isso, não valeria a pena investir no modelo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as lojas convencionais continuam sendo o principal formato utilizado pelos consumidores na hora de efetuar suas compras. No franchising, cerca de 70% das vendas ocorrem presencialmente. Inclusive, cerca de 88% das unidades brasileiras de franquia funcionam dessa forma.

Entre as principais vantagens das lojas físicas, está o fato de o formato ser muito flexível e contemplar a maioria dos segmentos de franchising. Seu grande diferencial diz respeito à oferta de serviços e produtos. As vitrines, por exemplo, são eficazes na atração de clientes e no estabelecimento de uma identidade visual da marca.

Já quanto às desvantagens, podemos destacar o investimento na instalação e o funcionamento de uma loja são bastante expressivos, muitas vezes extrapolando o que consideramos franquias baratas. Esses valores envolvem a manutenção do local, eventuais reformas, pagamento de aluguel e demais gastos com a padronização da unidade. Além disso, encontrar um bom ponto comercial pode demandar uma quantia significativa de dinheiro e trabalho.

Quiosques

Os quiosques são espaços menores, normalmente montados em meio a locais com grande circulação de pessoas, como shopping centers. No entanto, engana-se quem acha que eles se restringem às microfranquias. Afinal de contas, muitas marcas grandes apostam na estratégia. Exemplos são o McDonalds, com sorvetes, e a Chilli Beans, com seus óculos coloridos.

Quando consideramos franquias baratas, o fato de terem menor custo de aluguel, manutenção, reformas e instalação, os quiosques são vantagens do modelo. Além disso, menos funcionários precisam ser contratados, menos questões precisam ser resolvidas e a gestão se torna muito mais fácil para empreendedores iniciantes.

Mesmo assim, considerando que o formato é bastante específico e só funciona em locais de grande circulação, pode ser difícil encontrar lugares apropriados para a instalação dos quiosques. Além disso, o espaço restrito também não combina com muitos segmentos que demandam uma grande área de operação.

Food Trucks

Outro formato repleto de opções com valores dentro do espectro das franquias baratas, são os food trucks (caminhão de comida). Embora os food trucks sejam bastante flexíveis, eles passaram a ser adotados principalmente por franquia do ramo da alimentação. Além da estrutura ser bem mais barata do que uma loja física, o deslocamento é crucial para atender o público aonde quer que ele se encontre. 

Trata-se de um formato ideal para redes que procuram uma expansão rápida e também para os empreendedores que buscam oportunidades de investimento mais em conta. Afinal de contas, a principal vantagem dos food trucks está relacionada à sua possibilidade de fácil replicação e expansão, graças aos motivos citados acima.

Porém, manter um food truck pode acabar saindo mais caro do que manter uma loja convencional. Os custos de manutenção de um veículo podem ser altos, além da carga e locomoção da unidade com frequência demandando ajustes ao veículo. Assim, cabe ao franqueador avaliar a viabilidade financeira do modelo.

Containers

Assim como alguns dos outros formatos abordados até agora, os “containers” são opções de espaços comerciais que demandam custos menores de instalação e manutenção se comparados a lojas tradicionais. Dessa forma, sua inclusão como uma alternativa para franquias baratas não é nenhuma surpresa.

Você provavelmente já viu restaurantes funcionando dessa forma em rodovias, shoppings centers e até mesmo em grandes centros. Isso porque dentro do segmento de alimentação, os containers atendem à necessidade de infraestrutura e oferecem a praticidade que o cliente precisa.

Eles também funcionam como um grande chamariz para investidores, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Além disso, algo que faz a diferença nos contêineres é sua praticidade, não apenas de instalação, mas também de funcionamento. 

Porém, eles também possuem suas desvantagens. Como são pequenos, os containers filtram a possibilidade de adaptação de algumas empresas para o formato. Não é toda rede de franquias que consegue operar no tamanho que ele oferece. Isso porque, em poucos metros quadrados nem sempre há espaço suficiente para a produção e para o estoque de produtos.

Home-based

Agora, se estamos falando em franquias baratas, o formato mais barato é — sem dúvidas — o home-based. Sabemos que a era digital trouxe mudanças significativas para o mundo dos negócios e a oportunidade de ter seu próprio negócio de casa e com custos inferiores ao modelo padrão é uma delas. 

Com o aumento crescente nas práticas de home office e trabalho remoto, franquias home-based (ou online) surgiram como uma viável, oferecendo valores e condições extremamente competitivas. Assim como suas irmãs mais velhas, franquias home-based (em português, “franquia doméstica”) também demandam um contrato, investimento em materiais específicos da rede e o alinhamento dos serviços. 

Entretanto, os negócios que se encaixam nesse perfil, muitas vezes necessitam de um simples computador para funcionar. Como exemplo, temos um e-commerce. Dentro do e-commerce, existem dezenas de submodelos de negócio que podem virar sua fonte de renda, como dropshipping, marketplaces e vendas em plataformas digitais. Todos extremamente viáveis com um computador e — quase — nenhuma estrutura física, chamando cada vez mais atenção de investidores.

Com isso, é possível deixar de lado a preocupação com o aluguel de imóveis e ainda temos os baixos custos para a instalação de unidades. Todavia, vale ressaltar que o home-based não é para qualquer segmento e muitos dos processos do franchising se mantém, como a necessidade de suporte e transmissão de know-how.

Segmentos de franquias baratas

Para te ajudar a entender os principais setores em alta, separamos abaixo uma tabela onde você pode conferir o faturamento do franchising no último ano divulgado pela ABF. 

SEGMENTO FATURAMENTO 2022
Alimentação 51.919
Saúde, Beleza e Bem Estar 47.362
Serviços e Outros Negócios 32.015
Moda 23.629 
Casa e Construção 15.932
Serviços Educacionais 12.991
Hotelaria e Turismo 9.885
Serviços Automotivos 6.837
Comunicação, Informática e Eletrônicos 6.752
Entretenimento e Lazer 2.472
Limpeza e Conservação 1.694

Considerações finais

Como vimos, o mercado de franquias no Brasil continua a mostrar um crescimento significativo — e uma das principais razões é o aumento das opções de franquias baratas e acessíveis. Com a evolução da economia, o empreendedorismo tem se tornado uma alternativa viável para muitas pessoas que buscam iniciar um negócio próprio com menor risco financeiro.

As franquias baratas oferecem uma variedade de oportunidades para os empreendedores, permitindo que eles entrem em setores diversificados, desde alimentação e serviços até educação e beleza. Essa diversificação contribui para um mercado de franquias mais robusto e resiliente, pois não fica restrito a um único segmento.

Contudo, é essencial que os empreendedores façam uma análise detalhada antes de investir em uma franquia barata. Pesquisar sobre a franqueadora, analisar os números do negócio, conversar com outros franqueados e compreender plenamente o contrato são passos cruciais para tomar uma decisão informada e evitar possíveis armadilhas.

Em conclusão, as franquias baratas continuam a ser uma opção promissora para empreendedores no Brasil em 2024. Com a diversidade de oportunidades disponíveis e o suporte fornecido pelas franqueadoras, os interessados têm a chance de realizar o sonho de ter um negócio próprio com menor risco financeiro. 

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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