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Franchising

Os 10 mandamentos do franchising: dicas para atingir a excelência em sua franquia

7 min de leitura Carlos Griebler


O Franchising é uma das metodologias de negócios que mais cresce no mundo todo. Para isso, existem uma série de recomendações e dicas para garantir a excelência da administração de sua franquia. Confira detalhes sobre o conceito da metodologia e os 10 mandamentos do franchising!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o franchising?

Se você caiu de paraquedas e está quer conhecer mais o franchising, vamos te ajudar a conhecer a estratégia.

Você, como potencial franqueado (ou já franqueado), com toda a certeza já fez ou pensou na seguinte pergunta: “Como abrir uma franquia?”. Além de altos valores e detalhes da metodologia que possa ter encontrado, existe um conceito que pode responder essa pergunta, o Franchising

De forma simples, Franchising nada mais é que uma estratégia de negócios que visa a expansão financeira e publicitária de sua marca à medida que você vende sua licença para outros a explorarem. Para exemplificar, podemos citar o McDonald’s.

O crescimento do franchising

Quando o restaurante foi fundado na década de 30, o pensamento inicial era gerar lucros apenas com sua unidade. Contudo, ao serem apresentados ao modelo de Franchising — já usado naqueles dias —, decidiram adotá-lo e isso resultou no estabelecimento de um império mundial.  

Explorando ainda mais o conceito de Franchising, podemos compor o acordo com dois personagens: o franqueador e o franqueado. O franqueador é o responsável por uma empresa existente que vende os direitos de uso de sua marca, remetendo ao cenário anterior, os donos do McDonald’s. 

Em contrapartida, o franqueado é um indivíduo qualquer que adquire esse direito de vender os produtos ou serviços do franqueador utilizando seu nome e padrões estabelecidos. Ou seja, qualquer pessoa que adquira uma franquia do McDonald ‘s, por exemplo. 

Além disso, assim como em todo negócio, tal conjuntura gira em torno do lucro. Para o franqueador, existe uma parcela dos lucros de todas as franquias que ele recebe, os chamados royalties. 

Do outro lado, o franqueado geralmente recebe suporte e orientação contínuos, assim como acesso aos produtos ou serviços do franqueador. Dessa forma, começar seu negócio já com um certo nível de respaldo, acaba facilitando o crescimento e continuidade de sua franquia.

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Os 10 mandamentos do franchising

Para o sucesso e manutenção de uma rede de franquias, existem algumas regras e recomendações que são de praxe nesse cenário. Para te ajudar, separamos 10 desses “mandamentos” (5 para franqueadores e 5 para franqueados) que vão garantir o êxito de sua rede de franquias!

Vamos começar pelos mandamentos do franqueador!

Não deixarás de liderar

Um bom líder de uma rede de franquias deve ter muitas características relacionadas à gestão e a empatia. Afinal, não adianta ser aficionado por resultados e esquecer-se do lado humano de uma empresa. Por isso, você, como franqueador, deve conhecer bem cada membro da rede.

Assim, além de saber as qualidades e defeitos dos seus franqueados, saberá como ajudá-los a fazer sua rede crescer.

Não privará os franqueados de suporte

A falta de suporte numa rede de franquias pode implicar no fracasso dela. Existe uma relação de parceria numa rede de franquias que depende desse apoio, pois franqueados não são funcionários ou consumidores comuns, eles carregam consigo a reputação da sua marca. 

Por isso, é necessário prestar todo o suporte possível em qualquer situação que demande a atenção do franqueador, visando sempre o bem-estar da rede de franquias.

Garantirá a excelência no atendimento

Uma das melhores formas de garantir a fidelidade do público em franquias, é oferecendo excelência no atendimento. O cliente moderno exige esse alto padrão durante toda a jornada de compra. Além disso, não se engane e pense que falamos apenas sobre clientes finais, franqueados também são clientes e esse tratamento deve se estender a ele.

Além da fidelização, outros benefícios da prática incluem: retenção de franqueados e clientes, marketing boca a boca positivo, satisfação do público e o fortalecimento da marca.

Proverá manuais e treinamentos

Quando alguém realiza um investimento no franchising, também adquire o know-how da rede de franquias. É esse porto seguro que estimula o mercado de franquias e esses processos de sucesso comprovados devem ser repassados com primor.

O treinamento deve abranger áreas como finanças, administração e gestão de funcionários, métodos e procedimentos operacionais, informações sobre departamentos relevantes e práticas de negócios.

Se relacionará bem com seus franqueados

Para o sucesso da rede, é necessária uma harmonia entre os elementos que a compõem. A única forma de manter pensamentos e interesses alinhados pelo bem-estar da franquia, é através da confiança e muito diálogo.

Isso é necessário em qualquer cenário, mas em rede de franquias, devido a natureza do negócio, a boa relação adquire uma importância ainda maior. A parceria criada exige comprometimento mútuo, pois o crescimento da rede ocorre em uma via de mão dupla.

Agora, vamos ao restante dos mandamentos. Desta vez, destinados aos franqueados e potenciais franqueados.

Escolherás a franquia certa

É impossível negar que todo investimento em franquias visa, acima de tudo, o sucesso financeiro. Porém, de nada adianta escolher aquela rede mais atraente se você não possui ligação com a área. 

Caito Maia, fundador da gigante rede de franquias Chilli Beans e um dos investidores do programa Shark Tank Brasil, afirma que uma empresa só terá sucesso se você tiver um propósito e amor pelo que faz. Assim, você terá forças para alcançar o que deseja e pessoas começarão a se relacionar e acreditar em seu negócio.

Estudarás onde implantar

Escolher o lugar onde irá implementar a sua unidade é uma tarefa árdua. Em redes de franquias, geralmente o local deve preencher uma série de requisitos pré-estabelecidos pela franqueadora através de seus manuais de implantação.

A melhor maneira de lidar com essas exigências é com checklists dos itens mais importantes a serem considerados. Alguns pontos são gerais, como o fácil acesso aos pedestres, estacionamento e é claro, um bom fluxo de pessoas.

Terás foco no cliente

Ter foco no cliente é ser Customer Centric (ou Cliente no Centro, em tradução livre). A metodologia busca moldar as estratégias de negócio de uma empresa sempre em busca da satisfação do cliente final. 

Como sempre buscamos fidelizar clientes para aumentar nossa receita, a satisfação ocasionada acarreta uma experiência positiva que auxilia na construção dessa fidelização por parte de sua clientela. Assim, eles se tornam promotores da sua marca, fortalecendo ainda mais a rede de franquias.

Cumprirá as exigências legais

Você sabe que quer investir numa franquia e que ela pode trazer os resultados que você espera. Mas, e os fatores legais? São diversos os aspectos que você deve considerar antes da hora de inaugurar sua unidade.

Felizmente, no Brasil existe a famosa Lei de Franquias. Ela controla todos os documentos relacionados ao mundo do franchising. Entre os principais a serem analisados, estão: a Circular de Oferta de Franquia, o pré-contrato, contrato entre marca e unidade franqueada e de locação ou sublocação.

Para garantir que tudo seja feito nos conformes, garanta que um advogado de confiança acompanhe todo o projeto, desde a escolha da rede até durante seu funcionamento.

Faturará como nunca

O sucesso de uma unidade é o sucesso de toda a rede de franquias. Pois, o franqueado fica satisfeito com o retorno de seu precioso investimento e o  franqueador recebe sua parte do faturamento e continua a expandir a rede.

Por isso, não meça esforços para aumentar a receita da unidade. Otimize processos, corte gastos desnecessários, estimule a busca pela satisfação da clientela. Todas essas ações contribuem positivamente para o desejado aumento do faturamento.

Conclusão

Para ajudar você a seguir os mandamentos, a Central do Franqueado possui diversas ferramentas para gestão de rede e comunicação. Com nosso sistema para franquias, você pode aperfeiçoar até mesmo o controle de qualidade e a padronização das unidades de uma mesma rede. 

Esperamos você! Leia nosso artigo sobre Feiras de Franquias em 2023 e confira os principais eventos do franchising que você pode participar!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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