Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Marketing »Descubra os melhores meios de comunicação para divulgar sua franquia!
Marketing

Descubra os melhores meios de comunicação para divulgar sua franquia!

8 min de leituraCristiano Ritzel

Meios de comunicação são ferramentas que visam possibilitar a troca de informação entre duas ou mais partes. Desde o surgimento da escrita, o processo comunicacional se modificou, evoluindo com a humanidade e suas tecnologias até o estágio atual de globalização e digitalização total. 

Assim, é essencial entender o processo e seus instrumentos para aplicá-los de maneira eficiente no seu negócio, em especial no franchising. No mundo das franquias, além de comunicar-se com o público, o franqueador precisa estar sempre a par das necessidades dos franqueados, representantes de sua marca. 

Neste artigo você lerá sobre:

Se existe uma pergunta que a cada dia que passa ganha uma nova resposta é: o que são meios de comunicação? O questionamento pode causar certo estranhamento naqueles mais desavisados, mas é preciso entender que vivemos em uma era de mudanças diárias, um tempo em que a novidade de ontem já é a tecnologia retrô de hoje. 

Com o avanço das tecnologias, a busca por apresentar algo ainda mais moderno e inovador tornou-se algo normal. Então, o marketing digital de qualquer empresa precisa estar ciente de tais mudanças, uma que só seja possível comercializar o seu produto e obter sucesso se você estiver a par das ferramentas utilizadas para isso.

Um dos motivos de estar sempre atualizado diz respeito ao planejamento de marketing, tático e estratégico da sua franquia. Com inúmeras opções, é natural que haja um espalhamento do público e, para alcançá-los, você deva investir no maior número de meios de comunicação possível, cobrindo todas as bases. 

Vamos aprender como implementar os melhores meios de comunicação disponíveis para o seu negócio e alavancar ainda mais a sua marca? Confira!  

O que são meios de comunicação? 

Como adiantamos, os meios de comunicação podem ser definidos como ferramentas utilizadas para fazer funcionar o aparato comunicacional, seja algo em uma conversa entre amigos ou uma ocasião maior, como transações de negócio e informes diplomáticos. Atualmente eles são divididos em duas classificações, sendo elas:

  • Individuais: telefone, computador, cartas etc;
  • De massa: televisão, rádio, jornal etc.

Dos meios de comunicação mais conhecidos, o primeiro foi a carta, seguido pelo rádio, telefone, televisão e, por fim, a internet e seus produtos. Vamos focar neste último item, os meios de comunicação digital

Os benefícios que os meios de comunicação oferecem para o franchising

Atualmente, é quase impossível imaginar nossas vidas sem os meios de comunicação, principalmente para aqueles da geração Y. Já não sendo mais possível ficar offline, podemos pensar nos benefícios dessa conexão globalizada

Um dos impactos mais positivos dos meios de comunicação na sociedade é a forma como acaba possibilitando a aproximação de indivíduos. Hoje em dia, comunicar-se com alguém do outro lado do mundo é uma tarefa simples, uma vez que já não existem mais barreiras. 

Assim como os meios de comunicação causam um grande impacto na vida de indivíduos, eles também configuram grandes ferramentas a serem utilizadas no mundo dos negócios. Um dos fatores importantes para isso é que, por meio dos avanços da tecnologia e surgimento das mídias, se tornou possível atrair e fidelizar clientes. Abaixo listamos três benefícios que os meios de comunicação possibilitam.

Aproximação e expansão

Como dito, já não existem barreiras para o processo comunicacional. Então, um dos grandes impactos causados pelos meios de comunicação através dos anos, foi a quebra da limitação geográfica. 

Empresas podem alcançar clientes e manter uma comunicação direta com eles em qualquer lugar do mundo. Assim, empresários também podem expandir suas franquias para outros locais e se manterem atualizados sobre saúde financeira das unidades franqueadas. 

Obtenção de informações

A facilidade para descobrir novidades ou obter respostas para dúvidas também é um grande benefício. Com o auxílio dos meios de comunicação, você pode ficar dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos negócios e, desse modo, descobrir o que tem funcionado na sua área de atuação.

Do outro lado, o mesmo acontece. Caso seu cliente esteja curioso sobre algum produto, serviço ou queira ser um franqueado, ele pode simplesmente perguntar e logo será respondido. A agilidade para resposta ajuda muito no seu processo de vendas e de expansão da sua rede.

Entretenimento

Com o crescimento das redes sociais, a comunicação com o público ganhou uma nova dinâmica. Os seus clientes, querendo uma empresa humanizada e alinhada à linguagem das mídias sociais, fazem questão de serem entretidos enquanto buscam certo produto ou serviço. 

Assim,  os meios de comunicação se firmaram como a melhor forma de gerar entretenimento para o público, o que configura uma grande estratégia de atração e fidelização de clientes

Os meios de comunicação mais utilizados

Durante boa parte do processo de desenvolvimento dos meios de comunicação, o rádio foi uma das ferramentas mais populares. Entretanto, perdeu o posto de popularidade para a televisão, que por sua vez logo perdeu para o telefone e, ainda, para a internet. 

Todavia, todos continuam sendo utilizados e figuram como boas alternativas para a divulgação da sua franquia. Principalmente por atender públicos mais específicos. Veja alguns dos mais utilizados hoje em dia:

Internet

De todos os meios de comunicação, a internet é hoje o maior e mais importante. A maioria das pessoas se conecta à internet diariamente para utilizar alguns de seus inúmeros recursos, como as já mencionadas redes sociais, que serão tratadas com maior atenção logo a seguir no texto. Continue lendo! 

Rádio

Por muitos anos o rádio se manteve como um dos veículos mais utilizados pela população, principalmente pelo seu poder de influência e grande espaço publicitário. Mesmo que ele não possua recursos visuais e outros estímulos típicos do mundo moderno, continua sendo um meio de comunicação bastante utilizado, principalmente quando as pessoas estão no trânsito e querem se informar. 

Televisão

Um meio de comunicação que apesar do tempo ainda se mantém vivo, atualizado e bastante influente, é a televisão. Através dela, as pessoas buscam entretenimento e informação. Consequentemente tendo contato com publicidade e divulgação de produtos.

Os melhores meios de comunicação para sua franquia

Agora que você já tem um bom conhecimento sobre o tema, deve estar se perguntando: “qual o melhor meio de comunicação para divulgar minha franquia?”. Para te ajudar nisso, a Central do Franqueado fez uma lista com 3 dicas para você: 

Redes sociais

Não é surpresa as redes sociais serem uma indicação para você divulgar seu produto, não é mesmo? Essas plataformas configuram uma das melhores alternativas para divulgar uma franquia. Fazer o marketing via Facebook, Instagram, LinkedIn, entre outros, ajuda a chamar e fidelizar clientes, aproximar empresa de seu público e fortalecer a marca

Além disso, você pode investir em várias formas de divulgar o seu produto nas redes sociais. Um bom exemplo é a contratação de um influencer digital, responsável por representar a sua marca em campanhas de marketing relevantes.

E-mail marketing

Enviar conteúdos sobre sua franquia, como newsletters, ofertas, dicas e indicação de produtos por e-mail, é uma grande estratégia de divulgação. Tal ação se consolidou com eficácia principalmente pelo fato do e-mail ser utilizado por um público que, pelas necessidades da vida moderna, o checam todos os dias. 

Motores de busca

Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Isso vale para as empresas que não fazem questão de serem bem ranqueadas pelos motores de busca, principalmente tratando-se do Google. Mas, para se estar presente é preciso ter um site e blog de qualidade, sempre aplicando as estratégias certas e utilizando recursos como o SEO.

Portal de Franquias

A Central do Franqueado acumula mais de cinco anos de experiência no ramo do franchising e, com isso, possui inúmeras conexões com marcas e profissionais do setor. Assim, o Portal de Franquias serve como um meio de comunicação específico para apresentar nossa audiência aos nossos clientes franqueadores.

Com o Portal, você vai encontrar diversas oportunidades relacionadas ao mercado de franquias: marcas já estabelecidas e em plena expansão, de diversos segmentos e atuando nos mais variados formatos. São centenas de opções de investimento disponibilizadas pela plataforma.

Considerações finais

Meios de comunicação podem ser uma ótima ferramenta para garantir a melhora do suporte prestado pela sua rede de franquias. Isso acontece porque, ao escolher um que consiga atender as demandas de seus franqueados, você consegue otimizar e garantir a qualidade de toda a rede.

Mas, caso esteja precisando de uma ajuda com a gestão da sua rede de franquias ou processo de expansão, saiba que a Central do Franqueado pode te dar um suporte. Nós possuímos uma Plataforma com diversos módulos que irão otimizar a gestão da sua rede. Para saber mais, solicite uma demonstração

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre marketing no franchising? Veja nosso artigo sobre assessoria de imprensa! Boa Leitura!

Author Avatar
Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado