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Como utilizar o Facebook para a divulgação da sua rede de franquias

10 min de leituraCarlos Griebler

Sua franquia está presente no Facebook? Rede social mais acessada no mundo — com quase 3 bilhões de usuários — o Facebook é utilizado por públicos de diferentes faixas etárias, regiões e interesses. Ou seja, o canal se tornou um prato cheio para que negócios alcancem novos consumidores, parceiros e oportunidades para expandir a marca no ambiente digital.

Para te ajudar a compreender mais sobre as possibilidades que a rede social oferece para sua franquia, a Central do Franqueado preparou este guia completo. Confira detalhes sobre o que é o Facebook, a importância de estar presente em redes sociais e como aumentar a visibilidade da sua marca. Não perca!

Neste conteúdo você lerá sobre:

O que é o Facebook?

Fundado em 2004 por Mark Zuckerberg, em parceria com quatro colegas da Universidade de Harvard, o Facebook é uma rede social que demonstrou ser um experimento de sucesso. Hoje, quase 20 anos depois, podemos considerá-lo como um dos pilares da internet.

No Brasil, são aproximadamente 130 milhões de usuários mensais, de acordo com pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo. Se considerarmos que esse número equivale a dois terços da população do país, quem não usa o Facebook para se comunicar, conferir eventos e, também, buscar informações sobre produtos e serviços é quem está indo na contramão.

Nos últimos anos, o potencial de alcance e interação proporcionado pelo Facebook o transformou também em uma plataforma para fazer negócios, sejam mais pessoais com o marketplace integrado ou algo mais profissional com as páginas de uma marca. A possibilidade de engajamento e interação com usuários atrai empresas e a inserção digital da marca se torna cada vez mais fácil.

Assim, a forma como as postagens e anúncios são divulgados pode contribuir muito para a aproximação dos clientes com o negócio. Através de um posicionamento bem direcionado, a marca se fortalece em meio ao seu público-alvo.

Qual a importância de utilizar o Facebook no franchising?

Já parou para pensar o quanto redes de franquias podem se beneficiar com o potencial de alcance do Facebook? A ferramenta é extremamente útil para centralizar a comunicação externa da empresa, que mesmo funcionando em diversas localidades, pode se tornar participante interativa no cotidiano dos usuários. 

Uma das principais ferramentas do Facebook é a criação de páginas próprias, para divulgarem seus conteúdos, produtos, serviços e se conectarem com clientes e potenciais franqueados. Por isso, podemos dividir a importância de utilizar o Facebook na divulgação da sua franquia em dois aspectos: vender e expandir. 

Afinal, quando o assunto é franchising, os interessados em visitar sua página na rede social não serão apenas os consumidores que comprarão o produto final, mas também potenciais franqueados que desejam conhecer mais sobre a marca. 

Ou seja, captar possíveis franqueados também é um dos motivos para se utilizar redes sociais como o Facebook. Dessa forma, possíveis candidatos a franqueados podem entrar em contato com a marca mais facilmente e se aproximar do franqueador e sua equipe antes de investir, de fato, em uma unidade da franquia.

Ainda, é comum que cada unidade também possua uma página própria para personalização de conteúdo de acordo com a região. Promoções, informações de horários e localização e outras questões mais regionais podem se beneficiar de uma página específica para cada loja, deixando a página principal da marca com foco em anúncios gerais e contato com empreendedores interessados.

Com tantas vantagens, fica a dúvida: como aproveitar o Facebook ao máximo e de forma direcionada? Independentemente de quais ferramentas forem utilizadas, existem formas adequadas de se lidar com os diferentes públicos e estratégias para otimizar o conteúdo da sua franquia para as redes sociais.

Como utilizar o Facebook para a divulgação da sua rede de franquias 

Confira agora o nosso passo a passo sobre como utilizar o Facebook durante a divulgação de uma franquia!

1. Estruture a página de acordo com o posicionamento da marca

Como citado anteriormente, a principal funcionalidade que o Facebook oferece como um negócio é criar uma fanpage – ou seja, uma página para “fãs”. Para isso, é preciso ter consciência de que esse será o meio no qual muitos potenciais consumidores conhecerão a marca. 

Então, neste momento cabem todos os cuidados para que a página esteja de acordo com a identidade visual da empresa, transmitindo as mesmas ideias dos outros meios de comunicação. 

Alguns elementos básicos para a criação e manutenção da fanpage são:

  • Logotipo da marca como foto de perfil;
  • Capa que reforce a campanha atual da marca;
  • Dados sobre a empresa preenchidos;
  • Em caso de página de unidade específica, a localização da loja;
  • Postagens apresentadas no padrão da identidade visual.

2. Monitore seus fãs e os segmente em grupos

Uma das maiores vantagens de estar presente em redes sociais como o Facebook, é poder analisar os perfis dos usuários interessados na sua marca. Com o passar do tempo, você vai percebendo que as características dos consumidores diferem bastante: seja em relação a sua localidade, ou a sua faixa etária e interesses. 

Monitorar os fãs é necessário para que eles sejam segmentados em grupos. Mas por que fazer essa separação? O Facebook é uma plataforma organizada em algoritmos que selecionam conteúdos relevantes para o usuário, baseados nos seus dados e interesses. Logo, é fundamental que as postagens e anúncios da empresa sejam elaborados e direcionados a partir de perfis já diagnosticados

A segmentação é feita para que as postagens atinjam os usuários que se enquadram no perfil determinado. A idade, a localidade, o idioma, o gênero, o nível de escolaridade e outros dados podem ser selecionados pela empresa na hora de postar determinados conteúdos.

Dica: para redes de franquias, a segmentação por localização é extremamente útil. Assim, campanhas específicas de territórios selecionados podem aparecer apenas aos usuários dessas áreas. Para recolher informações sobre os fãs, observe as métricas apresentadas pelo Gerenciador de Negócios.

3. Facebook Ads 

Se você deseja aumentar o tráfego da sua página ou website, para assim aumentar o reconhecimento da marca, você pode utilizar a ferramenta de anúncios do Facebook — o Facebook Ads — para que suas postagens apareçam como prioridade na linha do tempo dos usuários.

Assim, em conjunto com a dica anterior, a segmentação de grupos de consumidores pode auxiliar para que os anúncios possam ser elaborados e transmitidos com mais precisão. Afinal, com tanta informação compartilhada a cada minuto na rede social, o alcance orgânico de publicações — não pago — está cada vez mais concorrido.

Dessa forma, para garantir que os conteúdos estão sendo visualizados pelos usuários, é importante que seja feito o investimento em posts impulsionados. O Facebook proporciona as duas opções, a fim de que a partir do pagamento, a página tenha prioridade nos algoritmos da rede e apareça nos feeds dos usuários.

A lógica é a mesma que da publicidade convencional: quanto maior o valor investido, maior o alcance da publicação e tempo de exposição. Se bem planejados, ads podem aparecer até para usuários que não são fãs da página do negócio. Isso acontece pois a escolha dos algoritmos leva em conta a atividade de quem navega, como tipos de página mais visitados.

Portanto, a ferramenta de anúncios é ideal para redes de franquias, pois ela auxilia na captação de leads e na disseminação de campanhas. Ainda, você pode produzir com o direcionamento tanto para potenciais franqueados quanto para o consumidor final. 

Lembre-se: produza conteúdos com clareza e objetividade, boas imagens marcantes e frases diretas. Isso é essencial para captar a atenção dos usuários rapidamente e facilitar o engajamento.

4. SMO (Social Media Optimization)

SMO é a sigla para Social Media Optimization, termo da língua inglesa que significa Otimização de Mídias Sociais. Ou seja, o SMO busca otimizar publicações em redes sociais com o intuito de aumentar a visibilidade e estabelecer a presença da sua marca no ambiente digital.

O conceito trata de um conjunto de técnicas de postagem que variam desde o tipo de conteúdo postado até sua frequência. Um bom trabalho de SMO pode, inclusive, diminuir a necessidade e os gastos com anúncios pagos do Facebook Ads.

Criador do SMO, Rohit Barghava estabeleceu 5 regras para o Social Media Optimization. Confira a seguir:

  • Publique conteúdos diversificados e informativos. Vídeos, blogposts etc.; 
  • Estimule o compartilhamento do seu conteúdo pelos usuários. Botões e chamadas persuasivas sugerindo compartilhamento são algumas dicas;
  • Verifique semanalmente quem direcionou links para a sua página e retribua linkando de volta;
  • Procure alcançar muitos usuários. Compartilhe as publicações em todas as redes que a sua marca está inserida. Se publicado no Facebook, compartilhe no YouTube, Twitter e LinkedIn, por exemplo; 
  • Autorize o uso do seu conteúdo por terceiros. Além de aumentar o alcance do seu conteúdo, serão gerados links para o seu site.

A Central do Franqueado preparou um guia completo sobre SMO. Não esqueça de conferir logo mais para aprender tudo sobre como otimizar o conteúdo da sua franquia para as redes sociais!

5. Interaja e incentive o engajamento dos usuários no Facebook

No fim, bons conteúdos, direcionados aos públicos certos, são o que deixarão os usuários interessados. É através de sua visualização e leitura que surgem curtidas, compartilhamentos e comentários. Esse é o chamado engajamento, que nada mais é do que toda interação que ocorre entre a marca e seus fãs.

Os gerenciadores da página da empresa devem estar atentos a todo tipo de atividade dos usuários em relação à página. Mas, mais do que isso, devem responder às interações com a persona da marca. Conversar com os fãs, com uma linguagem adequada e convidativa, é uma forma de incentivar sua participação. 

Isso deve acontecer tanto nas postagens, quanto nas avaliações positivas e negativas, a fim de que a empresa demonstre interesse em proporcionar atenção ao seu público. Isso tem influência direta na forma como o consumidor tem percepção de sua experiência com o negócio.

A forma como uma marca se coloca nas redes sociais, hoje, é a imagem que ela terá no mercado. Logo, o Facebook é uma plataforma para passar uma ideia positiva da empresa. Basta estar presente e colocar as vontades do consumidor em primeiro lugar, e isso é possível através da comunicação.

Por fim, trouxemos algumas dicas extras para você aperfeiçoar a presença da sua marca no Facebook. Confira abaixo:

  • Poste apenas conteúdos relevantes para o engajamento dos usuários com sua marca;
  • Determine uma frequência de postagens, baseada em análise de métricas do Gerenciador de Negócios;
  • Lembre-se de datas especiais, comemorativas ou importantes para a história da sua empresa.
  • Responda todos os comentários e mensagens;
  • Não discuta com seus seguidores: busque entendê-los e reconheça seus erros.

De forma geral, esses são os principais aspectos que você, como gestor, deve saber sobre a utilização do Facebook para sua rede de franquias. 

Dica da Central do Franqueado

A Central do Franqueado desenvolveu como parte do nosso sistema para franquias, o módulo ‘Marketing‘, que vai te ajudar a cumprir o papel de fortalecer a identidade da franquia. Com ele, você centraliza todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

Afinal, você terá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar templates de peças publicitárias customizáveis aos seus franqueados, além de armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Com isso, as páginas do Facebook de todas as unidades estarão no mais alto nível de qualidade e padronização!

Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para aprender mais sobre marketing no franchising conferindo nosso artigo sobre Trade Marketing. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado