Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Notícias

Energia solar se torna a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira, diz Absolar

2 min de leitura Carlos Griebler


Em relatório divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), foi revelado que a geração de energia solar acaba de se tornar a terceira maior fonte da matriz elétrica brasileira. Os dados da instituição detalham que 8,1% do total de energia gerada no país é através da energia solar, ficando atrás somente das energia hídrica e eólica, que registram 53,9% e 10,8%, respectivamente.

A expectativa de crescimento é muito grande se analisarmos o crescimento apresentado nos últimos 10 anos. Atualmente, a fonte solar já acumula R$ 78,5 bilhões em investimentos no país e mais de 450 mil empregos criados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 20,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

A apuração da Absolar também detalhou que o Brasil foi o quarto país que mais adicionou capacidade solar fotovoltaica no mundo em 2021. Entre os principais fatores de crescimento, está o avanço das instalações de energia solar em residências, comércios/indústrias e propriedades rurais. 

Outro ponto que impulsionou o avanço da energia fotovoltaica foram as linhas de financiamento disponíveis para quem deseja instalar seu próprio sistema. Uma das grandes vantagens do financiamento é a possibilidade de o consumidor pagar a parcela do financiamento com a economia gerada com a instalação do conjunto de energia solar.

Para o futuro, as previsões de crescimento do setor ainda esse ano são muito altas devido ao Marco Legal da Lei nº 14.300 de 7 de janeiro de 2022. A nova legislação visa a regulamentação da microgeração e da mineração, oferecendo mais segurança jurídica para quem deseja entrar no mercado de energia solar. 

A transição iniciada pela lei oferece vantagens para quem aderir ao sistema ainda em 2022. Assim, quem já possui o sistema de energia solar ou fizer a homologação com potência de até 500 kW em até 12 meses após a publicação da lei irá se enquadrar nas atuais regras até 2045.

Por fim, outro mercado que está aquecendo a utilização da energia solar como fonte limpa e renovável de energia é o franchising. Com o setor de energia solar em crescimento acelerado no país, redes de franquias encontraram um mercado em ascensão e, é claro, de alto faturamento.

A rede de franquias Sfero Energia Solar é um exemplo disso. Com filosofia baseada em zero dor de cabeça ao cliente, seu sucesso provém da agilidade, qualidade e comodidade ao cliente, desde o primeiro contato até a entrega do serviço. Com isso, a Sfero oferece sistemas especializados de geração de energia solar fotovoltaica para clientes pessoa física (residências) e pessoa jurídica (empresas, indústria e propriedades rurais). Inclusive, você pode preencher o formulário para entrar em contato e saber mais informações sobre a franquia Sfero em nosso portal.

Se quiser encontrar uma franquia certa para você e começar a empreender com o próprio negócio, confira nosso portal de franquias e conheça as melhores redes do país.

Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossos dados sobre a busca por franquias em 2021.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Notícias