Mercado de franquias mantém crescimento elevado no 3º trimestre; faturamento anual deve superar os R$ 200 bilhões
5 min de leitura Carlos Griebler
Mesmo sem a divulgação completa do relatório do terceiro trimestre de 2022, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) já começa a revelar os primeiros dados referentes ao faturamento do mercado de franquias. Segundo a ABF, o setor de franquias teve um crescimento de 18,7% comparado ao mesmo período de 2021.
No estudo, feito em parceria com a BR Insights, empresa especializada em ciência de dados, foi revelado que o faturamento saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no 3º trimestre. Se comparado ao mesmo período de 2020 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da COVID-19 — o crescimento foi ainda maior, superando os 28%.
Abaixo, você pode conferir o gráfico do faturamento do terceiro trimestre ao longo dos anos:
Note que o desempenho de 2022 está bem acima dos anos anteriores. Com isso, a expectativa da ABF de atingir os R$ 200 bilhões em 2022 deve ser concretizada ou até mesmo superada nos próximos meses.
Batalha contra a COVID-19
Após uma árdua batalha contra as limitações e dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o cenário que já apontava para uma recuperação se confirmou neste ano de transição. Diante desses resultado, é possível avaliar que o franchising conseguiu superar, não só o mesmo período em 2021 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da COVID-19 — como também o de 2020, retomando o caminho do crescimento contínuo.
Entre os segmentos com maior crescimento — embora quase todos tenham apresentado um aumento no faturamento — podemos citar a Hotelaria e Turismo (53,8%), Alimentação – Food Service (31,0%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,8%), Educação (22,9%) e Entretenimento e Lazer (17,3%) como os maiores destaques.
Checklist: Padronização de Franquias
Baixe nosso checklist e siga o passo a passo para preparar o lançamento da sua franquia estrategicamente!
Abaixo, você confere os dados completos do faturamento por segmento no 3º trimestre de 2022.
Descentralização do franchising
Outro ponto destacado pela Associação Brasileira de Franchising e que já havia aparecido em relatórios anteriores é a descentralização do franchising. Isto é, o movimento migratório dos grandes centros para cidades menores, em busca de um novo público e de um mercado menos competitivo.
No ano passado, uma pesquisa da ABF revelava que, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising, apenas 4 não se tratavam de cidades do interior. Naturalmente, isso demonstra um movimento de interiorização do mercado de franquias em busca de menores investimentos e competitividade.
Apesar de o estado de São Paulo concentrar quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil.
Para o presidente da ABF, “além de fatores locais, essa expansão se deve ao movimento de recuperação do franchising após dois anos de pandemia; das redes aproveitando os espaços vagos e melhores condições de negociação; àquelas que estavam melhor estruturadas e que conseguiram se adequar mais rapidamente ao novo cenário, retomando também de forma mais ágil seus planos de expansão”.
Além disso, o número de shopping centers fora dos grandes centros também contribui para esse aumento. Cerca de 63% dos centros comerciais inaugurados desde 2019 — ainda em um período pré-pandemia — estão localizados fora das regiões metropolitanas do país e apontam uma tendência de interiorização do setor.
Mudanças e adaptações do mercado de franquias
Mesmo que a pandemia não seja mais o mesmo problema que era há um ou dois anos atrás, suas consequências ainda estão marcadas no franchising. Aqueles que encontraram soluções e conseguiram se adaptar acabaram descobrindo mudanças e adaptações que se tornaram necessidades. Isto é, mudanças que vieram para ficar para o futuro e qualificar mizar ainda mais o setor.
Entre elas, podemos destacar o delivery, e-commerce e as dark kitchens, partes desse novo normal do franchising e que continuarão presentes no dia a dia das franquias pelos próximos anos. As dark kitchens, inclusive, são um dos principais temas da pesquisa de desempenho divulgada pela ABF. Para se ter uma ideia, quase 60% das redes de franquias entrevistadas já possuem ou veem nas dark kitchens uma opção viável para um futuro próximo.
Caso não conheça, o modelo traz uma ideia de cozinha às escuras. No modelo Dark Kitchen, não há estrutura física para receber clientes. A comida é produzida e encaminhada ao endereço do comprador. Geralmente, são usados os aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e UberEats. Ou seja, em conjunto com o delivery, as franquias se beneficiam do baixo custo e ainda conseguem burlar as limitações sanitárias para continuar um alto rendimento nas vendas.
A era digital traz o lucro
Além dessas mudanças, a ABF destaca o ganho de eficiência das redes a partir da digitalização. Ou seja, estamos falando de uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam na era digital e em tudo que a tecnologia pode oferecer, como ferramentas de gestão, um caminho para qualificar seus processos internos e gerar mais lucro.
Assim, pensar nessa modernização deixou de ser um diferencial, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Então, se estamos falando sobre a automatização de processos, por exemplo, a mudança na forma de realizar processos manuais de forma automática se faz presente como uma das melhores formas de reduzir custos e tempo em sua franquia. Com isso, o cotidiano de uma franquia, recheado de processos burocráticos, ganha um aliado enorme na hora de otimizar, resultando em um impacto direto na gestão.
Se deseja ver o sucesso do modelo com os próprios olhos, você pode encontrar uma franquia certa para você em nosso Portal de Franquias.
Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossa seção de notícias sobre o mercado de franquias.
Redator em Central do Franqueado
Saiba mais sobre
novidades do franchising
- Franquias Baratas do Brasil em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Franquias de sucesso: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias em 2023
- Franquias mais rentáveis em 2024: as oportunidades que impulsionam o mercado de franquias
- Melhores Franquias do Brasil em 2024: as empresas que impulsionaram o mercado de franquias
- Mudanças em 2022: veja quais são as novas 50 maiores franquias do Brasil
- 211 bilhões em 2022: mercado de franquias excede expectativas e já supera pré-pandemia
Ebook: Descubra a importância da localização para um negócio
Baixe nosso material e descubra como a localização de um negócio influência diretamente na escolha do público e sucesso da marca!
Posts relacionados à