Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Notícias

Mercado de franquias mantém crescimento elevado no 3º trimestre; faturamento anual deve superar os R$ 200 bilhões

5 min de leitura Carlos Griebler


Mesmo sem a divulgação completa do relatório do terceiro trimestre de 2022, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) já começa a revelar os primeiros dados referentes ao faturamento do mercado de franquias. Segundo a ABF, o setor de franquias teve um crescimento de 18,7% comparado ao mesmo período de 2021.

No estudo, feito em parceria com a BR Insights, empresa especializada em ciência de dados, foi revelado que o faturamento saltou de R$ 47,385 bilhões para R$ 56,256 bilhões no 3º trimestre. Se comparado ao mesmo período de 2020 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da COVID-19 — o crescimento foi ainda maior, superando os 28%. 

Abaixo, você pode conferir o gráfico do faturamento do terceiro trimestre ao longo dos anos:

faturamento tri

Note que o desempenho de 2022 está bem acima dos anos anteriores. Com isso, a expectativa da ABF de atingir os R$ 200 bilhões em 2022 deve ser concretizada ou até mesmo superada nos próximos meses. 

Batalha contra a COVID-19

Após uma árdua batalha contra as limitações e dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o cenário que já apontava para uma recuperação se confirmou neste ano de transição. Diante desses resultado, é possível avaliar que o franchising conseguiu superar, não só o mesmo período em 2021 — ano em que o mercado foi fortemente atingido pela pandemia da COVID-19 — como também o de 2020, retomando o caminho do crescimento contínuo.

Entre os segmentos com maior crescimento — embora quase todos tenham apresentado um aumento no faturamento — podemos citar a Hotelaria e Turismo (53,8%), Alimentação – Food Service (31,0%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (27,8%), Educação (22,9%) e Entretenimento e Lazer (17,3%) como os maiores destaques.

Checklist: Avaliação de Franquia

O resultado do fim dessas limitações pode ser traduzido com o grande aumento no faturamento de setores fortemente afetados, como o de Hotelaria e Turismo. Segundo a ABF, o segmento continua a ser beneficiado pela retomada das viagens e dos grandes eventos presenciais em relação ao mesmo período do ano anterior, onde o cenário ainda sofria com o impacto da COVID-19 e das políticas de isolamento.

Abaixo, você confere os dados completos do faturamento por segmento no 3º trimestre de 2022.

FATURAMENTO-POR-SEGMENTO-3o-TRIMESTRE-DE-2022

Descentralização do franchising

Outro ponto destacado pela Associação Brasileira de Franchising e que já havia aparecido em relatórios anteriores é a descentralização do franchising. Isto é, o movimento migratório dos grandes centros para cidades menores, em busca de um novo público e de um mercado menos competitivo.

No ano passado, uma pesquisa da ABF revelava que, das 11 cidades que mais cresceram no cenário do franchising, apenas 4 não se tratavam de cidades do interior. Naturalmente, isso demonstra um movimento de interiorização do mercado de franquias em busca de menores investimentos e competitividade. 

Apesar de o estado de São Paulo concentrar quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil.

Para o presidente da ABF, “além de fatores locais, essa expansão se deve ao movimento de recuperação do franchising após dois anos de pandemia; das redes aproveitando os espaços vagos e melhores condições de negociação; àquelas que estavam melhor estruturadas e que conseguiram se adequar mais rapidamente ao novo cenário, retomando também de forma mais ágil seus planos de expansão”.

Além disso, o número de shopping centers fora dos grandes centros também contribui para esse aumento. Cerca de 63% dos centros comerciais inaugurados desde 2019 — ainda em um período pré-pandemia — estão localizados fora das regiões metropolitanas do país e apontam uma tendência de interiorização do setor.

Mudanças e adaptações do mercado de franquias

Mesmo que a pandemia não seja mais o mesmo problema que era há um ou dois anos atrás, suas consequências ainda estão marcadas no franchising. Aqueles que encontraram soluções e conseguiram se adaptar acabaram descobrindo mudanças e adaptações que se tornaram necessidades. Isto é, mudanças que vieram para ficar para o futuro e qualificar mizar ainda mais o setor.

Entre elas, podemos destacar o delivery, e-commerce e as dark kitchens, partes desse novo normal do franchising e que continuarão presentes no dia a dia das franquias pelos próximos anos. As dark kitchens, inclusive, são um dos principais temas da pesquisa de desempenho divulgada pela ABF. Para se ter uma ideia, quase 60% das redes de franquias entrevistadas já possuem ou veem nas dark kitchens uma opção viável para um futuro próximo.

Caso não conheça, o modelo traz uma ideia de cozinha às escuras. No modelo Dark Kitchen, não há estrutura física para receber clientes. A comida é produzida e encaminhada ao endereço do comprador. Geralmente, são usados os aplicativos de entrega como o iFood, Rappi e UberEats. Ou seja, em conjunto com o delivery, as franquias se beneficiam do baixo custo e ainda conseguem burlar as limitações sanitárias para continuar um alto rendimento nas vendas.

A era digital traz o lucro

Além dessas mudanças, a ABF destaca o ganho de eficiência das redes a partir da digitalização. Ou seja, estamos falando de uma realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam na era digital e em tudo que a tecnologia pode oferecer, como ferramentas de gestão, um caminho para qualificar seus processos internos e gerar mais lucro.

Assim, pensar nessa modernização deixou de ser um diferencial, estabelecendo uma necessidade para não ficar para trás da concorrência. Então, se estamos falando sobre a automatização de processos, por exemplo, a mudança na forma de realizar processos manuais de forma automática se faz presente como uma das melhores formas de reduzir custos e tempo em sua franquia. Com isso, o cotidiano de uma franquia, recheado de processos burocráticos, ganha um aliado enorme na hora de otimizar, resultando em um impacto direto na gestão.

Se deseja ver o sucesso do modelo com os próprios olhos, você pode encontrar uma franquia certa para você em nosso Portal de Franquias.

Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossa seção de notícias sobre o mercado de franquias.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Notícias