Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Notícias

Franquias aumentam a adoção de aplicativos de delivery próprio

1 min de leitura Carlos Griebler


Em relatório divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) foi revelado um aumento significativo no percentual de vendas realizadas através de canais de aplicativo próprios de delivery no franchising. Em 2021, o percentual de vendas realizadas por aplicativos de delivery próprios era de apenas 0,2% do total de vendas. Hoje, os dados de 2022 trazem um aumento nesse número, que já chega aos 4,5%.

O levantamento também indica uma pequena retração no uso de aplicativos populares de delivery, como iFood e Uber Eats. Se a pandemia da COVID-19 impulsinou um salto de 2,1% para 6,4% de todas as vendas do mercado de franquias de 2020 para 2021, a consolidação das liberações sanitárias acompanhou uma ligeira queda de 0,4%, que ainda mantém o delivery externo como uma realidade no franchising.

Dessa forma, o aumento na adoção dos serviços próprios pode ser justificado pelas taxas e burocracias que envolvem a utilização de aplicativos de terceiros. Isto é, empresas estão apostando na lucratividade a médio ou longo prazo com o investimento em ferramentas próprias — que operam sem taxas externas, mesmo que isso signifique uma menor visibilidade quando comparado a audiência do iFood, por exemplo.

Com o sucesso dessa implantação, o delivery deve se manter para o período pós-pandemia em setores como o de alimentação, um dos maiores prejudicados pela crise, que adotou fortemente o delivery e outros modelos complementares como dark kitchens e take-away. Cabe ao franqueador, no entanto, adotar o melhor canal de venda para os produtos da sua rede de franquias.

Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossos dados sobre a busca por franquias em 2021.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Notícias