1. Central do Franqueado
  2. Franquias
  3. Franquias de sucesso

Franquias de sucesso: as melhores opções de investimento para você empreender no franchising

Destaques em Franquias de sucesso

#1 LAVANDERIA
FRANQUIAS DO FUTURO
MOTRIZ - ESCOLA DO MOVIMENTO
STUDIO MEUS CÍLIOS
YOGOBERRY
PANOBIANCO ACADEMIA
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 3 milhões a

R$ 1 mil

Taxa:

R$ 400 mil

CONQUISTE-SE - EMAGRECIMENTO
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 15.5 mil a

R$ 15.5 mil

Retorno:

3 a 8 meses

Taxa:

R$ 15 mil a R$ 15 mil

LITTLE KUPPERS PIE SHOP
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 350 mil a

R$ 499.998 mil

Retorno:

30 a 36 meses

Taxa:

R$ 80 mil

MOTRIZ - ESCOLA DO MOVIMENTO
Segmento:

Serviços Educacionais

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 235 mil

Retorno:

12 a 18 meses

Taxa:

R$ 80 mil

4 CHARGE
Segmento:

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Investimento:

R$ 14.9 mil

Retorno:

2 meses

Taxa:

R$ 14.9 mil a R$ 16.9 mil

DERMAREY HARMONIZAÇÃO FACIAL
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 176 mil a

R$ 255 mil

Retorno:

10 a 18 meses

Taxa:

R$ 35 mil

HYPERLOCAL
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 25 mil

Retorno:

7 a 9 meses

Taxa:

R$ 25 mil

HERMANITO FAST-FOOD MEXICANO
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 130 mil a

R$ 250 mil

Retorno:

12 a 17 meses

Taxa:

R$ 34.999 mil

AÇAÍ NO KILO
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 125 mil

Retorno:

12 a 23 meses

Taxa:

R$ 30 mil

SLEEP HOUSE COLCHÕES
Segmento:

Casa e Construção

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 350 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 40 mil

ORTHODENT
Segmento:

Saúde, Beleza e Bem-estar

Investimento:

R$ 130 mil a

R$ 649.998 mil

Retorno:

8 meses

Taxa:

R$ 30 mil

AÇAÍ GRANOLA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 99 mil

Retorno:

12 a 14 meses

Taxa:

R$ 30 mil

KEKALA
Segmento:

Sorveteria

Investimento:

R$ 169 mil

Retorno:

12 a 24 meses

Taxa:

R$ 60 mil

DI NÁPOLI PREMIUM
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 186 mil a

R$ 209 mil

Retorno:

18 a 30 meses

Taxa:

R$ 54 mil

CUTELARIA D'AVILA
Segmento:

Casa e Construção

Investimento:

R$ 100 mil a

R$ 150 mil

Retorno:

13 meses

Taxa:

R$ 20 mil

MINDS IDIOMAS
Segmento:

Serviços Educacionais

Investimento:

R$ 69 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 30 mil

PASTENINA THE PASTEL PALACE
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 175 mil

Retorno:

24 a 28 meses

Taxa:

R$ 25 mil

INSTITUTO GOURMET
Segmento:

Serviços Educacionais

Investimento:

R$ 400 mil

Retorno:

12 meses

Taxa:

R$ 70 mil

VAAPTY
Segmento:

Serviços Automotivos

Investimento:

R$ 150 mil a

R$ 200 mil

Retorno:

6 a 12 meses

Taxa:

R$ 30 mil a R$ 90 mil

OUTLET LINGERIE
Segmento:

Roupas

Investimento:

R$ 235 mil

Retorno:

24 a 36 meses

Taxa:

R$ 35 mil

FLOWBERRY AÇAÍ
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 120 mil

Retorno:

18 a 24 meses

Taxa:

R$ 29.998 mil

BELLA GULA
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 350 mil a

R$ 690 mil

Retorno:

24 a 36 meses

Taxa:

R$ 50 mil

GONEXT
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 50 mil a

R$ 1 mil

Retorno:

6 a 12 meses

Taxa:

R$ 30 mil

STAND CURSOS
Segmento:

Serviços Educacionais

Investimento:

R$ 69.9 mil

Retorno:

8 meses

Taxa:

R$ 15 mil

Top 5 Franquias de sucesso

NomeSegmentoInvestimentoRetorno do InvestimentoTaxa da Franquia
CONQUISTE-SE - EMAGRECIMENTOSaúde, Beleza e Bem-estarR$ 15.500,00 a a R$ 15.500,003 a 8 meses R$ 15.000,00 a R$ 15.000,00
LITTLE KUPPERS PIE SHOPAlimentaçãoR$ 350.000,00 a a R$ 499.998,0030 a 36 meses R$ 80.000,00
MOTRIZ - ESCOLA DO MOVIMENTOServiços EducacionaisR$ 150.000,00 a a R$ 235.000,0012 a 18 meses R$ 80.000,00
4 CHARGEComunicação, Informática e EletrônicosR$ 14.900,002 meses R$ 14.900,00 a R$ 16.900,00
DERMAREY HARMONIZAÇÃO FACIALSaúde, Beleza e Bem-estarR$ 176.000,00 a a R$ 255.000,0010 a 18 meses R$ 35.000,00

Independente de qual a seleção — idealmente as duas — a marca será reconhecida pelo mercado como uma referência na adoção das melhores práticas de gestão, isto é, se consolidará como um caso de sucesso legitimado. Assim o empreendimento irá atrair um número maior de interessados e terá um crescimento condizente com sua reputação.

Franquias de sucesso: Selo de Excelência em Franchising

Considerado a maior premiação do mercado de franquias em todo o Brasil, o Selo de Excelência em Franchising é uma identificação anual concedida pela ABF como reconhecimento à qualidade e à excelência das empresas que atuam como franqueadoras. O Selo da ABF mede o índice de satisfação dos operadores com suas respectivas redes.

Como primeira avaliação, é realizada uma pesquisa detalhada envolvendo aspectos considerados relevantes nas redes de franquias. Após esta pesquisa, os operadores das unidades franqueadas têm a oportunidade de avaliar o seu grau de satisfação em relação à rentabilidade da unidade, ao suporte fornecido pela rede e ao relacionamento com a marca.

As franquias de sucesso, segundo a Revista PEGN

O prêmio Melhores Franquias do Brasil é concedido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), da Editora Globo. No último ano, foram avaliadas 432 marcas, das quais 72 obtiveram o classificação “cinco estrelas”. A premiação leva em consideração os três seguintes critérios:

  • Qualidade da rede: o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação;
  • Desempenho da rede: a performance financeira;
  • Satisfação do franqueado: a avaliação do dono da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador.

Como ter uma franquia de sucesso?

O processo para se tornar um franqueado de uma marca é bastante único, incluindo até mesmo entrevistas e uma seleção de acordo com um perfil estipulado pela rede franqueadora. Além disso, um dos motivos que faz com que o formato se torne cada vez mais popular são as responsabilidades e possibilidades que rodeiam o franchising.

Isto é, o modelo é inteiramente baseado na prestação de suporte daquele que domina o know-how da marca — o franqueador — aos investidores, muitas vezes de primeira viagem e sem a bagagem necessária para controlar as operações de uma grande loja sozinho. 

Portanto, quem quer uma franquia de sucesso deve se ater a todos os detalhes da relação com franqueados, prestando o melhor suporte possível e estando sempre disponível. Sendo o relacionamento entre franqueador e franqueado um ponto em comum na avaliação da ABF e da PEGN, é essencial que você dedique uma parte considerável dos seus esforços para otimizar ao máximo este recurso. Mas as coisas não param por aí. 

Tanto a ABF quanto a PEGN possuem seus próprios critérios avaliativos na hora de prestigiar as grandes marcas do mercado nacional. Assim, a principal dica para aqueles que querem entrar nas seleções é estudar as cerimônias e as marcas que já foram reconhecidas pela sua qualidade. 

Idealmente, você deve analisar aquelas marcas com planos de negócios similares aos da sua rede, conversar com outros franqueadores e fazer as adaptações necessárias. Você não pode pensar nessas premiações como sendo o ponto de virada da sua rede, uma vez que sua marca já precisa obrigatoriamente estar bem formatada e funcionando plenamente, de forma bem-sucedida. 

A ABF, por exemplo, estipula alguns critérios relacionados ao tamanho da marca. Confira-os a seguir.

  • Ter o primeiro contrato de franquia assinado a pelo menos dois anos;
  • Ser associado à ABF a pelo menos um ano;
  • Estar em dia com suas obrigações perante a ABF;
  • Possuir, no mínimo, 5 franqueados (sócios/proprietários);
  • Possuir, no mínimo, 10 unidades franqueadas em operação.

Sendo assim, o ideal é traçar uma estratégia de expansão competente desde o início, sempre dando seu melhor em prol do crescimento da rede. O reconhecimento, seja da ABF, seja da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios ou — principalmente — do público deve ser consequência de um trabalho genuinamente bem feito.