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Engajamento

Transforme o futuro da sua franquia com o Franchisee Success

12 min de leitura Filipe Pacheco


Você já ouviu falar em Franchisee Success? Este é uma metodologia desenvolvida pela Central do Franqueado de forma pioneira no Brasil e se refere ao sucesso do franqueado em uma rede de franquias.

Para promover esta prática é necessário diversas ações para elevar a satisfação dos franqueados e o alcance de seus objetivos através do serviço prestado pela franqueadora. Confira este artigo e saiba como isso influencia em sua rede!

O Franchising é um mercado que busca crescer uma marca através da replicação do modelo de negócio cedendo o direito de uso da marca a investidores. O crescimento das redes só é possibilitado através do sucesso de seus franqueados.

Sendo assim, as redes que buscam promover o sucesso de franqueados e manter uma boa gestão de relacionamento em sua rede tendem a obter crescimento e qualidade em seu serviço. Este tipo de prática é desenvolvida através do mindset de uma visão apenas focada em vender franquias para uma que busca o acompanhamento e satisfação de franqueados.

Para te ensinar tudo sobre o conceito e, mais importante, sobre como aplicá-lo na sua rede, a Central do Franqueado preparou este conteúdo especial para você! Não perca!

Confira o que você irá aprender neste artigo:

O que é Franchisee Success?

O termo Franchisee Success ou Sucesso do Franqueado é designado para políticas adotadas por uma franqueadora ao priorizar o sucesso do franqueado como seu objetivo. No Franchisee Success, o franqueado é a preocupação central da franqueadora.

Portanto, a satisfação do franqueado com o suporte dado pela rede, o engajamento com o serviço da franqueadora e o alcance de seus objetivos são as principais metas da franquia. Este tipo de política interna vai além da independência do franqueado em relação ao suporte da franqueadora. Está ligado ao crescimento da rede através do sucesso de seus franqueados.

Da mesma forma que as práticas de Customer Success (Sucesso do Cliente) são focadas na solução do problema, satisfação com o serviço e alcance do sucesso dos clientes, o Franchisee Success é voltado aos franqueados. Portanto, o Franchisee Success é a formação de uma cultura empresarial dentro da rede, proporcionando sucesso ao franqueado a partir da relação com o serviço que a franqueadora oferece.

A importância do Sucesso do Franqueado para sua rede

A evolução na economia e nas relações de mercado têm apontado para cada vez mais uma estratégia focada no cliente/consumidor. Com a evolução da internet, as avaliações online, e a produção sob demanda tem apresentado um cenário em que as empresas buscam aperfeiçoar sua relação com os consumidores.

No Franchising, esta direção também é realidade. Investidores buscam negócios que ofereçam oportunidades de crescimento e os auxiliem até os objetivos. Franquias que investem no Franchisee Success buscam proporcionar um acompanhamento contínuo e transformador.

Ao adotar o Franchisee Success como uma política interna sua rede está investindo em excelência na gestão de relacionamentos, o que resulta em satisfação do franqueado e fortalecimento da marca. Sua rede obtém o selo de qualidade, concedido por aqueles que trabalham diretamente com seu serviço, atestando a qualidade dos seus serviços e atraindo mais investidores.

Portanto, implantar uma mentalidade de Franchisee Success em sua rede destacará sua marca no mercado de franquias. Sua rede terá crescimento sustentável através de franqueados fortalecidos e bem desenvolvidos. Além de atrair investidores por meio de depoimentos, marketing e outros meios de divulgação que certifiquem que sua rede é excelente no Franchisee Success.

Contudo, visando deixar ainda mais claro os benefícios do Franchisee Success, separamos uma série de itens que ilustram muito bem sua importância. Confira!

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Retenção de franqueados

A falta de preocupação do franqueador com o franqueado resulta em vários problemas para a rede de franquias.  Assim, o repasse de franquias, que é quando o franqueado desiste de administrar a unidade, é um desfecho que o franqueador deve evitar a todo custo. Um franqueado insatisfeito tem menor produtividade e maior quantidade de erros na padronização.

Assim como o Customer Success garante a fidelização do público, o Franchisee Success garante a retenção de franqueados, evitando desligamentos na sua rede de franquias. Ou seja, você não terá problemas relacionados à perda de investidores e, consequentemente, de unidade. O franqueado também recomenda a sua marca para outros investidores. Mas para isso acontecer, é preciso que você invista no Franchisee Success, priorizando o bem-estar e o sucesso dos seus franqueados.

Garantia de qualidade

Estabelecendo uma cultura que preza pela comunicação assertiva e uma boa relação com franqueados, é possível ter um maior conhecimento sobre as necessidades de melhoria da rede como um todo. Assim, facilita-se a tarefa de encontrar problemas e falhas e permite soluções ágeis. No geral, apenas ao manter um bom Franchisee Success, você está fazendo algo benéfico para seu empreendimento e rumando em direção ao aumento da qualidade dos seus produtos e serviços.

Além disso, a garantia de qualidade contribui não só para manter a retenção dos franqueados, mas também dos consumidores da rede de franquias. Se você quer conquistar clientes e expandir a sua rede, investir na qualidade dos produtos e serviços é indispensável. Assim, fica mais fácil melhorar a sua vantagem competitiva e se estabelecer como uma autoridade no mercado.

Aumento da lucratividade

Após os itens anteriores, em especial o último, não é surpresa que haverá um grande aumento da sua receita. Com produtos de maior qualidade e unidades que funcionam de forma alinhada e padronizada, sua marca expandirá de forma natural. Em suma, como os clientes irão ter uma melhor experiência com seus produtos e serviços, o aumento da lucratividade será notável.

A lucratividade em uma rede de franquias também está relacionada com o número de novos investidores que decidem se tornar franqueados. Por isso, o Franchisee Success é fundamental para despertar o interesse dos empreendedores. Pense em um investidor que avalia uma rede de franquias em que todos os franqueados estão satisfeitos com a prestação de suporte e com o retorno dos investimentos. Daí fica fácil tomar a decisão de investir, não é mesmo? Se os franqueados estão satisfeitos e o modelo de negócio é rentável, a rede de franquias é um sucesso.

Como promover o Franchisee Success em sua franquia

Para que uma franqueadora possa alcançar o Franchisee Success em sua rede é necessário a implantação de uma cultura organizacional que vise este objetivo. Para isso, é necessário ter uma organização com profissionais qualificados, práticas, metas e comprometimento de toda rede com o objetivo. Abaixo alguns passos para adotar esta prática em sua rede.

Tenha profissionais qualificados

De acordo com uma pesquisa realizada pela Totango, empresa de software de sucesso do cliente, publicada em novembro de 2021, a proporção de profissionais de Customer Success que trabalham em equipes com mais de 10 membros é de 76%, enquanto 91% de profissionais deste segmento afirmam que sua equipe cresceu no último ano. 

Ainda segundo os dados obtidos, os profissionais desta área classificaram como prioridade os seguintes objetivos: redução de churn (94%), renovações (87%) e adoção de produtos (86%). A partir de 2021, no entanto, as entrevistas concluíram que novos pontos como expansão (82%) e defesa do cliente (82%) também passaram a receber maior atenção. Os números mostram 

No entanto, é essencial que sua rede tenha um candidato que tenha conhecimentos nestas áreas e trabalhe com tecnologia diretamente. Somente com profissionais qualificados sua rede poderá oferecer o melhor suporte e alcançar o Sucesso do Franqueado. Além disso, há várias estratégias que, combinadas, aceleram a implementação do Franchisee Success na sua rede de franquias. 

A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, é uma alternativa para automatizar recomendações de produtos e aprimorar a experiência do cliente e do franqueado. Por isso, profissionais qualificados para trabalhar com estas tecnologias são fundamentais. De acordo com o Estudo de Liderança de Sucesso do Cliente de 2023, o uso da IA é uma tendência para a maioria das empresas. O levantamento demonstra que 78% das empresas afirmam que adotaram ou irão adotar inteligência artificial (IA) nos próximos 12 meses. Nesse sentido, investir na contratação e qualificação de profissionais é cada vez mais necessário.

Estabeleça Metas

Muitas redes focam seus esforços constantemente na expansão e venda de unidades. Entretanto, é no pós-venda que se inicia o processo de Franchisee Success. O início desta relação com o franqueado se inicia no onboarding, ou implementação, onde a franqueadora deve repassar os processos funcionais da franquia. É após esta etapa que se inicia o estabelecimento de metas.

Depois do momento que o franqueado realiza a implementação é preciso monitorar o First Value (Primeiro Valor), que é o momento que o franqueado é ativado, ou engajado, e que registra sucesso com a unidade. Este indicador pode se referir à primeira venda da unidade, primeiro feedback ou conquista de um cliente fiel, por exemplo.

Para que o processo tenha continuidade, a franqueadora precisa ter definidos os marcos que ela valoriza. Este indicador se refere aos milestones, ou marcos históricos, onde o franqueado retorna estes marcos mensalmente, aumentando seu engajamento e motivação com a franqueadora. Este marco pode ser a unidade alcançar a padronização da rede, por exemplo.

Mantenha um acompanhamento

Esta talvez seja uma das tarefas mais importantes para uma franqueadora alcançar o Franchisee Success. A rede pode definir prazos, como o ongoing, para primeiro monitoramento dos milestones após a ativação.

É necessário que a franqueadora esteja comprometida com o follow up de seus franqueados, realizando contato e acompanhando sua operação constantemente. Isto inclui avaliar o feedback dos franqueados; se o franqueado está obtendo sucesso como visava no início, se mantém sua satisfação com os serviços da franqueadora etc.

É necessário que a rede tenha em mente uma preocupação constante com os seus franqueados, oferecendo um suporte contínuo. Além do suporte, atualizar com frequência os franqueados dos seus processos, produtos e serviços projetará sua rede com uma grande vantagem sobre outras redes que não dão importância a esse fator. Também, é importante considerar que nem todos os franqueados vão apresentar o mesmo feedback sobre as abordagens da franqueadora. Por isso, é fundamental que o franqueador tenha a disposição alternativas que descompliquem o aprendizado dos franqueados. Por exemplo, materiais que transmitam know-how podem ser disponibilizados em mais de um formato: texto, vídeo e áudio.

Uma prática importante para que o acompanhamento seja eficaz é a realização das RTS (Reunião Trimestral de Sucesso). Essas reuniões são essenciais para fortalecer o relacionamento da rede com o franqueado e aumentar seu nível satisfatório. É nesse modelo de acompanhamento que a franqueadora precisa analisar se o franqueado está satisfeito com o suporte da rede, a qualidade dos fornecedores, entre outros.

Realize Pesquisas

Um último processo, mas de extrema importância para o Franchisee Success, é a aplicação da Net Promoter Score (NPS). NPS é uma pesquisa que deve ser realizada com franqueados para análise da promoção da sua marca.

É nesta pesquisa que você terá a visão de estar cumprindo o objetivo de exercer o Sucesso do Franqueado. Esta pesquisa irá questionar os franqueados se eles indicam a franqueadora para outras pessoas, ou seja, se eles são promotores da sua franquia. Isto trará a segurança de que sua rede é capaz de realizar uma expansão sustentável e qualificada. Pois, com a promoção da marca por seus próprios investidores atesta a qualidade dos serviços prestados por sua rede.

A pesquisa também vai apresentar se as estratégias aplicadas pelo franqueador estão saindo conforme o esperado. Alguns franqueadores investem no sucesso dos franqueados, porém da maneira incorreta. Por exemplo, dependendo do perfil de cada um dos franqueados, determinados conteúdos vão ser mais aceitos. Por isso, conhecer o perfil dos investidores é indispensável.

Como a Central do Franqueado promove o Franchisee Success

A tecnologia é a principal aliada na otimização e crescimento dos negócios no cenário atual. A Central do Franqueado é um Software de gestão para franquias desenvolvido para promover o Sucesso do Franqueado. Nosso sistema auxilia as franqueadoras otimizando processos operacionais e promovendo a marca no mercado do Franchising.

Alguns dos exemplos se destacam no módulo Projetos, onde a franqueadora consegue gerenciar o onboarding de suas implementações, tendo controle e automatização.

Além disso, através da nossa plataforma, a franqueadora consegue realizar a transmissão do Know-How e a centralização de arquivos com o módulo Arquivos. O acompanhamento constante e prestação do melhor suporte ao franqueado é oferecido através do módulo de CAF, no qual a franqueadora tem sua obtém uma visão do suporte que presta à rede..

As soluções da Central do Franqueado dão destaque para este objetivo. Como prioridade na gestão do negócio, oferecemos o serviço de padronização através do módulo Checklist, permitindo aos franqueadores realizarem processo de avaliação contínua da rede por meio de checklists e planos de ação. Ainda, através do módulo Compras, sua rede mantém o controle de qualidade, homologando fornecedores e produtos para os franqueados.

A nossa visão de negócios para o franchising é oferecer excelência e crescimento sustentável para as redes parceiras. Acreditamos que o Franchisee Success é o alvo a ser atingido,  no qual os franqueados terão sucesso em seu negócio e proporcionarão o retorno que as franqueadoras esperam.

Se você busca consolidar sua marca no franchising e aumentar sua vantagem competitiva, solicite contato conosco. Agende uma demonstração da plataforma e eleve o nível da gestão de sua rede para onde as grandes redes se encontram.

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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