Conheça o perfil do empreendedor de franquias

Está pensando em abrir o próprio negócio mas ainda não sabe no que investir?  Confira o conteúdo que a Central do Franqueado preparou e descubra se você tem o perfil do empreendedor de franquias!

Qual o perfil do empreendedor de franquias brasileiro? Graças a uma pesquisa realizada pelo grupo Bittencourt com 240 investidores do setor, foi possível chegar à seguinte conclusão: o franchising é composto majoritariamente por homens (57%) jovens (43% têm entre 26 e 35 anos).

Apesar de ainda aparecem menos, as mulheres compõem uma considerável fatia do mercado: 43%. Já os investidores “sênior”, com idades entre 36 e 45 anos, representam um terço dos franqueados (33%).

Mas o que esses investidores têm em comum?

Antes de investir na própria franquia, é preciso saber que não existe uma fórmula universal para obter sucesso na empreitada. Cada rede tem suas particularidades. O que o potencial investidor deve fazer, aí sim, é absorver os conhecimentos e habilidades compartilhados pelos empreendedores de sucesso. E buscar todo conhecimento que puder obter.

Dentre essas qualidades estão a disciplina para aceitar e a força para superar. Mas elas não são as únicas virtudes. Para atingir os melhores resultados, o empreendedor de franquias também deve ter:

  • capacidade para executar tarefas estabelecidas;
  • organização;
  • liderança;
  • motivação;
  • compromisso;
  • engajamento;

Além disso, é preciso gostar de trabalho duro, de pegar junto, e deve ser apaixonado pelo setor em que trabalha.

Reunimos algumas informações importantes sobre o perfil do franqueado ideal. Veja abaixo:

Perfil do empreendedor de franquias

Ainda de acordo com a pesquisa do grupo Bittencourt, o perfil ideal de franqueado possui características como foco em resultados, dinamismo, forte organização e comprometimento. Perseverança e versatilidade também são linhas de personalidade bastante encontradas nesses empreendedores.

O foco no âmbito comercial é considerado pelos especialistas em franchising como uma das características mais importantes. Essa virtude é fundamental tanto para as franquias que precisam de uma dedicação na linha operacional quanto para as que exigem do franqueado um papel de gestor.

O empreendedor deve dominar os conceitos básicos de administração. Entre os conhecimentos essenciais estão o controle de receitas e de custos, e a capacidade de expandir o negócio sem comprometer o fluxo do caixa.

Também é indispensável que o investidor do franchising possua uma boa relação interpessoal, poder de liderança e espírito empreendedor. É necessário que ele seja apaixonado pelo negócio e que tenha um bom suporte financeiro.

Outro fator importante para o franqueado é a confiança na franqueadora. É a matriz que vai repassar as principais orientações para gestão da franquia e também os novos produtos.

Ter estabilidade emocional e saber gerenciar crises também são aspectos indispensáveis para um empreendedor de franquias, assim como o olhar atento para oportunidades de negócio e novas ideias de como aprimorar a franquia. Aqui, vale destacar a importância da boa comunicação entre o franqueado e a franqueadora.

Para ver como esses requisitos são importantes na prática, separamos o perfil do empreendedor de franquias de três grandes marcas nacionais. Mas antes disso, gostaríamos de fazer uma importante observação.

Tipos de perfis que não combinam com o mercado de franchising

Como você já deve saber, a principal característica do franchising é a padronização. Isto significa que, apesar de ser dono do próprio negócio, ao investir em uma unidade de franquia, você terá algumas limitações.

Ao abrir uma franquia, o empreendedor se vincula a diversas regras. Elas abrangem uma série de procedimentos e fatores, dentre eles:

  • o padrão visual da loja;
  • a qualidade das matérias primas adquiridas;
  • o valor dos produtos comercializados;
  • as formas de publicidade;

Então, fique atento: apesar dos diversos benefícios, o franchising proporciona menos liberdade para agir. Portanto, se você gosta de priorizar as próprias ideias, talvez esse não seja o seu modelo ideal de negócio.

Feitas as ressalvas, confira o perfil do empreendedor de franquias de três das maiores marcas do mercado nacional de franchising.

Características dos franqueados de grandes marcas nacionais

Boticário

  • Identificação com o segmento de cosméticos;
  • Engajamento total na gestão da franquia;
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses;
  • Aptidão e desejo em participar de uma estrutura plenamente formatada;
  • Capacidade de investimento com recursos próprios;
  • Dedicação INTEGRAL E EXCLUSIVA aos negócios da franquia;
  • Graduação concluída na área de gestão de negócios e similares;
  • Experiência comprovada de 12 meses no setor de varejo, serviços nas áreas; comercial, administrativa ou financeira;
  • Desejável pós graduação / especialização Gestão de Negócios ou Marketing;

Cacau Show

  • Autonomia: Ter o sonho de ser dono do próprio negócio
    O franqueado é o gestor do seu próprio negócio. A rede dá a orientação que o franqueado precisa para liderar, gerenciar pessoas, planejar e muito mais;
  • Compromisso: Perfil adequado ao varejo
    O franquado é o responsável pela qualidade do atendimento, exposição dos produtos, composição do estoque, entre outras atividades no ponto de venda.
  • Zelo: Dedicação integral à franquia
    A loja Cacau Show precisa ser administrada e gerenciada diretamente pelo próprio franqueado. Desta maneira, é imprescindível a presença do proprietário, com uma carga de trabalho estimada em 55 horas semanais.

CVC

  • Experiência comprovada no ramo de turismo;
  • Não ter participação em outro negócio do ramo de turismo a partir do início da vigência do contrato com a CVC;
  • Se dedicar exclusivamente à sua Franquia CVC;
  • Ser responsável pela qualidade no atendimento ao cliente fornecido em sua Franquia. O bom atendimento é quesito fundamental para a fidelização dos clientes e um dos principais fatores para o sucesso do negócio;
  • Conhecer o perfil do cliente da região em que a Franquia está localizada, tendo, preferencialmente, residência fixa no local;
  • Novo Franqueado tenha disponibilidade de capital próprio para investir no negócio, sem a necessidade de realizar financiamentos e/ou empréstimos;
  • Residir em local próximo à loja;
  • Espírito de liderança;
  • Excelente relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de influenciar e argumentar à favor da venda;
  • Capacidade para gerir pessoas;
  • Capacidade para gestão de tempo;
  • Controle administrativo / financeiro;
  • Capacidade para gerir o fluxo de caixa;
  • Planejamento e organização;
  • Proatividade;
  • Capacidade para motivar a equipe.

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