Anuncie

Solicite uma demonstração da plataforma Central do Franqueado

central-logo openMenu
Notícias

Região Norte registra crescimento na busca por franquias no 3º trimestre de 2022

4 min de leitura Carlos Griebler


De acordo com dados extraídos do Portal de Franquias da Central do Franqueado, um dos maiores portais de negócio do Brasil, com mais de 1 milhão de acessos no último ano, todos os estados da região norte registraram uma alta no 3º trimestre de 2022 comparado ao trimestre anterior. Além disso, a Central registrou mudanças importantes nos segmentos mais buscados, faixas de investimento e muito mais.

Dessa forma, abaixo você pode conferir um compilado de mais uma edição dos nossos estudos sobre a procura por franquias. Assim, trazemos os dados do empreendedorismo no mercado de franchising em 2022, com dados e informações sobre o panorama da busca por franquias no terceiro trimestre do ano

Segmentos mais buscados

Segundo o nosso levantamento, a busca por segmentos passou por mudanças neste terceiro trimestre. Entre os meses de julho e setembro de 2022, os 5 segmentos mais buscados pelos empreendedores de franquias foram os de Alimentação (24,5%), Serviços e Outros Negócios (24,4%), Saúde, Beleza e Bem-estar (16,6%), Comunicação, Informática e Eletrônicos (7,3%) e Limpeza e Conservação (6,5%).

Para efeitos de comparação, os segmentos mais buscados no franchising no segundo trimestre foram os de Alimentação (37,5%), Saúde, Beleza e Bem-estar (19,7%), Serviços e Outros Negócios (17,2%), Casa e Construção (5,1%) e Limpeza e Conservação (4,3%). Isto é, um novo segmento adentrou a lista no período, com o crescimento do interesse por franquias de Comunicação, Informática e Eletrônicos e a diminuição na liderança absoluta do segmento de Alimentação.

Faixas de investimento mais buscadas

Quando o assunto é a faixa de investimento mais buscada em nosso portal de franquias, as franquias de baixo custo sempre são as mais procuradas. Dessa forma, opções de marcas com investimento até R$ 110 mil (que geralmente se enquadram nas chamadas “microfranquias”) representaram cerca de 70% da procura por franquias no período.

Em números, as faixas de investimento de franquias mais buscadas no 3º trimestre de 2022 foram de R$ 20 mil a R$ 40 mil (24,8%), até R$ 20 mil (23%), de R$ 40 mil a R$ 60 mil (12,1%), de R$ 100 mil a R$ 200 mil (9,7%) e de R$ 200 mil a R$ 300 mil (8,5%). Comparado ao segundo trimestre, a grande mudança fica pela queda na busca por franquias entre R$ 20 mil a R$ 40 mil (que era de 34%) e o aumento de franquias de até R$ 20 mil (antes 3,6%).

Apesar de ser considerada uma modalidade dentro do setor, as microfranquias são reguladas pela mesma legislação do franchising e necessitam cumprir as mesmas regras. Da mesma forma, todo o suporte e orientação que acompanham as franquias tradicionais também estão presentes nesta faixa de investimento de franquias baratas.

Assim, com o destaque da categoria e as possibilidades que ela acaba oferecendo, diversas redes de franquias estão disponibilizando o formato como porta de entrada para a operação de suas marcas. Até mesmo marcas que historicamente possuíam apenas opções de investimento mais altas já estão se adequando e flexibilizando seus requisitos por conta do sucesso das franquias baratas.

Home-based

Além disso, o crescimento na busca por franquias de até R$ 20 mil pode ser creditado ao sucesso das franquias home-based. Isto é, unidades são instaladas nas residências dos franqueados e que os permite trabalhar de casa. 

O formato tem se tornado uma tendência que vem se consolidando desde a pandemia e, segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) junto à Fundação Instituto de Administração (FIA), 78% das pessoas têm intenção de manter o trabalho remoto após a pandemia.

Este reflexo pode ser visto claramente no franchising também. Dados da ABF sobre o mercado de franquias em 2021 apontam que as franquias home based representavam 10,3% dos negócios no setor. O número representou um crescimento de 3,2% em relação ao ano anterior.

Estados brasileiros mais buscados para empreender com franquias

Por fim, temos os estados brasileiros mais buscados para empreender com franquias. No terceiro trimestre, os 5 mais buscados foram São Paulo (30,6%), Rio de Janeiro (9,7%), Minas Gerais (8,9%), Paraná (8,2%) e Rio Grande do Sul (7,5%). Comparado ao segundo trimestre, os cinco se mantêm, apenas com uma pequena mudança em sua ordem de preferência.

Entretanto, o destaque fica por conta da região Norte. Mesmo ainda na última posição na busca por região, todos os estados do norte registraram crescimento na busca por franquias no 3º trimestre. Somados, agora a região representa quase 7% do total de buscas. Enquanto isso, a região Sul, que antes totalizava 23,5% do total, no terceiro trimestre diminuiu para 20%.

Esses dados vão de encontro com a chamada descentralização do franchising, que já havia começado a aparecer em relatórios anteriores. Isto é, o movimento migratório dos grandes centros para regiões menores, em busca de um novo público e de um mercado menos competitivo.

Apesar de que o estado de São Paulo concentra quase 70% das unidades franqueadas do país, fatores como menores custos de aluguel, marketing e mão de obra, em comparação com as capitais, atraem os investidores e empreendimentos para o interior do Brasil.

Se deseja ver o sucesso do modelo com os próprios olhos, você pode encontrar uma franquia certa para você em nosso Portal de Franquias.

Para mais dados e informações sobre o franchising, acesse nossa seção de notícias sobre o mercado de franquias.

Author Avatar
Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


Posts Relacionados à Notícias