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Marketing

Social Media: o que é e como utilizar para engajar e vender mais no franchising

9 min de leitura Dario Ruschel


O social media é a área que realiza a gestão das redes sociais de uma organização, com objetivo de aumentar a visibilidade e autoridade da marca no mercado que está inserida. Os profissionais de social media buscam gerar engajamento com os apreciadores da marca e os tornar, além de fãs, consumidores, impactando diretamente nas vendas do negócio. Confira e saiba a importância da área para franquias.

A era digital tem transformado o cotidiano das pessoas, e consequentemente, o dos negócios também. A evolução tecnológica proporcionou novas ferramentas para o desenvolvimento e crescimento das marcas. 

Uma das áreas que recebeu maior avanço foi o da comunicação. As redes sociais passaram a se tornar um canal alternativo aos meios de comunicação tradicionais. Sendo aberta a qualquer usuário e buscando atrair empresas para divulgar em suas plataformas, as redes oferecem às marcas uma nova vitrine. 

Trabalhar com Social Media é essencial para quem busca conquistar clientes que estão presentes no ambiente online. Obviamente, se você está em busca do seu público-alvo nas mídias, então fique por aqui, pois neste conteúdo iremos dar algumas dicas de como montar estratégia de Social Media para sua franquia e dar um UP em suas vendas.

Veja o que você vai encontrar neste conteúdo:

O que é Social Media?

O Social Media é uma área do marketing digital voltada para as mídias sociais e engloba diversas plataformas. As principais plataformas trabalhadas pelo Social Media são o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest e até a mais recente, Tik Tok. Essas redes possuem estratégias personalizadas a cada uma e necessitam de diferentes formas de conteúdo.

O Social Media pode ser usado para marketing, produção de conteúdo, relacionamento com clientes e como um impulsionador de vendas. A área já atrai diversos profissionais que desenvolvem estratégias para atrair tráfego, construir autoridade e até mesmo gerar leads

Por isso, sua utilização em franquias é de grande uso, principalmente porque as redes sociais se tornaram um dos principais canais para definir uma identidade da marca e construir autoridade no mercado que atua.

Sendo assim, os profissionais de Social Media trabalham tanto com produção de conteúdo, gestão de publicações para as diferentes redes, criação de estratégias para gerar engajamento, aumentar o alcance da marca e até com anúncios dentro das plataformas. 

Para franquias, ter um bom trabalho de Social Media é essencial, pois é uma das áreas que define a identidade visual da marca, o que exigirá também um cuidado com a padronização. Além disso, por meio dos anúncios pagos e otimização de conteúdos altamente conversivos, as redes podem gerar leads e atrair mais franqueados nas plataformas onde seu público mais está presente.

O que faz um social media em franquias?

Com a necessidade de fortalecer a marca e criar uma identidade, franquias precisam atuar nas redes sociais também. Para isso, é preciso de uma atuação profissional, baseada em estratégia e conhecimento de ações em mídias sociais.

Um profissional de social media conhece a linguagem das redes sociais e as principais ferramentas para operar nas plataformas. As ferramentas podem ir desde planejamento até mensuração de resultados.

Os social media em franquias criam conteúdos que ajudam a engajar a marca com seus clientes e seguidores, mantendo um bom relacionamento e fidelizando seu público. Além disso, desenvolve atividades para atrair novas oportunidades de negócio por meio de ferramentas de tráfego pago dentro das plataformas. 

Além de fortalecer a marca e ganhar autoridade no mercado, o social media atrai oportunidades para expansão de franquias. O público empreendedor está ativo nas redes sociais, e muitas vezes em busca de oportunidades de negócio e aprendizado por meio de conteúdos. Um exemplo é a rede corporativa Linkedin

Em um recorte mais amplo, este profissional realiza o Social Media Management, ou seja, Gestão das Mídias Sociais. Com isto, realiza-se planejamento e produção de conteúdo, distribuição nas plataformas, monitoramento e análise de desempenho e relacionamento com o público. Além disso, há a otimização de captação de oportunidades em ferramentas de anúncios como o Facebook Ads

O profissional de Social Media em uma franquia atua como construtor da autoridade da marca e gerador de oportunidades. Sendo assim, podemos destacar a importância de investir nesta área e seus benefícios para sua rede.

Quais os benefícios de investir em Social Media na sua franquia?

Como falamos anteriormente, a profissionalização das redes sociais de uma marca pode trazer diversas vantagens para uma franquia. Um dos principais benefícios é o aumento da autoridade da marca no mercado que está inserida. 

Uma franquia que produz conteúdos relevantes para seu público-alvo e mantém um bom relacionamento pelas suas mídias, fortalece a relação com os consumidores. Isto aumenta a fidelização de clientes, que preferem consumir da marca em que criaram uma identidade do que novas marcas. 

A fidelização é benéfica para o retorno financeiro da franquia. Os custos para manter um cliente é menor do que para adquirir um novo cliente. Portanto, além do trabalho de customer success, uma identificação dos consumidores por meio do social media marketing também ajuda a manter clientes fiéis. 

Outro benefício, como mencionamos anteriormente, é a geração de oportunidades para expansão. Com anúncios nas plataformas e publicações com foco em conversão, é possível atrair interessados e capturar novos franqueados. 

Dessa forma, o Social Media pode gerar tanto autoridade e construir a identidade da marca quanto atrair novos negócios. Este valor reflete na imagem da marca e também no crescimento da franquia como negócio.

Como obter uma boa estratégia de Social Media para sua franquia: passo a passo

1 – Escolha o melhor canal

Quando entramos no meio digital acabamos por ficar em dúvida de onde alocar nossos esforços para atingir o público ou resultado esperado, e por muitas vezes ficamos frustrados. Isso é normal, tudo é um teste!

Saber em qual mídia você deve trabalhar para chegar até seu cliente é o primeiro passo e sim ele deve ter uma boa estratégia para isso acontecer. Muitas vezes achamos que simplesmente investir em anúncios pagos no Google ou Facebook, fazer algumas postagens e enviar e-mails de promoção podem ajudar. Sim, elas podem, mas todas estas ações devem ser planejadas antes, ok!

Escolha a rede social que mais tem a ver com o perfil do seu público, crie um blog que realmente vá ajudar a sua marca a chegar até seu público alvo e crie anúncios que se comunique exatamente com as dores que o seu produto/serviço atende.

2 – Estabeleça seu público – alvo

Bom, não adianta estar em várias mídias se você não estiver focando no público correto. Imagino que você já faça algum tipo de trabalho de Social Media, mas será que as pessoas para quem está direcionando seus esforços estão sendo atraídas pela sua estratégia de comunicação?

Muitas vezes quando estamos criando algum tipo de planejamento estratégico logo queremos que tudo dê certo e ficamos imaginando que tipo de público queremos atrair.

Quando vamos montar uma estratégia de Social Media ou de qualquer outro assunto você precisa saber quem é seu público-alvo para que seus esforços não sejam direcionados para o lado errado. Então seu primeiro passo é montar uma persona para identificar quem é seu público e assim ir atrás dele.

Mesmo que fique na dúvida sobre quem é de fato seu cliente, não se preocupe. É comum uma empresa ter mais de um perfil de cliente. Desenhe várias personas e não tenha medo de errar.

Uma Buyer Persona é uma representação de um cliente que a sua empresa já possui ou pode ser criado com base em uma pesquisa de mercado feita pela sua empresa.

3 – Ofereça conteúdos relevantes

Quando estiver montando uma estratégia de Social Media com toda certeza este um ponto que não deve ficar de fora, pois é com ele que você vai atrair mais franqueados e clientes que realmente terão interesse em sua marca.

Com esses conteúdos você deve educar seu público e tirar dúvidas. Crie conteúdos que sejam do interesse do seu lead. Não foque apenas em falar em seu produto/serviço. Para ficar mais fácil, interaja com o seu público e pesquise com eles quais conteúdos gostariam de receber.

Não importa que tipo de empresa você é, sempre existe algum assunto que pode ser interessante para seus possíveis clientes, então não perca tempo, crie um blog e comece a escrever.

Defina as palavras que mais tenham a ver com o seu negócio no momento que você for escrever um conteúdo para que o ranqueamento dele seja bom dentro dos buscadores online, como o Google.

Outra coisa é divulgar esses conteúdos, mande email marketing para sua base de leads e divulgue em suas redes sociais.

4 – Defina os objetivos

Para tudo que você fizer é preciso ter objetivos definidos, pois assim fica mais fácil saber onde você deseja chegar e quem você quer atingir.

O seu objetivo pode ser desde vender, atrair mais visitas ao site ou conquistar mais seguidores para sua página no Facebook. Esse é um passo bem importante no momento em que você for montar uma estratégia, pois definir o que você deseja alcançar significa que você tem que pautar sua estratégia toda em cima desse objetivo para não perder o foco.

Não importa qual objetivo você decida seguir, o que realmente vai importar é a construção da sua estratégia em cima desse objetivo. A construção desse objetivo vai te ajudar a definir a melhor comunicação para chegar até seu público e assim trazê-los até você.

5 – Posicione sua Marca

Quando montamos uma estratégia muitas vezes nem imaginamos como nos posicionar diante dos possíveis clientes que conquistarmos. Pensar na forma como as pessoas irão receber seu conteúdo é muito importante e saber como você quer ser conhecido também é muito importante.

Esse é com toda certeza um grande passo a ser planejado. Muitas empresas simplesmente criam uma página no Facebook ou entram em qualquer mídia e não cuidam da forma que se apresenta para seus possíveis clientes.

Tomar cuidado ao publicar algum assunto ou mesmo como responder a algum comentário negativo é muito importante. Lembre-se que cuidar da sua imagem é muito importante, então não perca a postura e seja sempre atencioso em suas respostas.

Se você quer complementar o seu trabalho de social media e atrair mais oportunidades para sua franquia, baixe nosso mídia kit e anuncie sua franquia com uma das marcas mais reconhecidas no franchising brasileiro. 

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado


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