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7 motivos para utilizar o Youtube na divulgação da sua franquia

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Marketing

7 min de leitura Cristiano Ritzel

Na internet existem diversas plataformas para vídeos, mas nenhuma é tão popular quanto uma: o YouTube. Seja para ouvir músicas, descobrir sobre um produto ou uma receita, ele é um dos sites com mais acessos de toda a internet. Sendo uma boa alternativa também para ajudar redes de franquia a crescer.

O que você irá encontrar neste artigo:

Qual a popularidade do YouTube?

Sendo a plataforma de vídeos online mais popular do mundo, o YouTube, não para de crescer. Criado em 2005, o serviço surgiu com a proposta de possibilitar o acesso a um acervo de vídeos com organização e boa qualidade, o que não existia até então. Os vídeos normalmente eram enviados via e-mail ou disponíveis em plataformas que demoravam para o seu carregamento, além de uma baixa qualidade.

Hoje, o YouTube é um serviço conhecido mundialmente, e também é uma das ferramentas pertencentes ao Google. Com ele é possível assistir diversos tipos de conteúdos, como videoclipes musicais, receitas, vídeos engraçados, canais de entretenimento, tutoriais de maquiagem, entre outros. Inclusive, é possível encontrar vídeos com dicas de como abrir sua franquia.

Sua popularidade é inegável, pois é utilizado por mais de 2 bilhões de acessos mensais, praticamente um terço de todos os usuários da internet, segundo dados do próprio YouTube. O serviço pode ser acessado por qualquer pessoa, e para diversas ações. Desde seu nascimento, a plataforma se tornou grande referência por alavancar a fama de diversos produtores de conteúdo.

Por que divulgar sua franquia no YouTube?

O YouTube possui inúmeras funcionalidades, assim possibilita fazer com ele diversas coisas, como, criação de conteúdo e marketing. E quando se fala em marketing, é possível ser feito marketing de conteúdo, utilizando de vídeos, e materiais apresentando sua franquia ou produto. Como também pode ser feito marketing digital via propagandas e anúncios.

A questão que gera curiosidade é: vale a pena criar conteúdos sobre seu negócio para o YouTube? Claro que sim! Um dos pontos relevantes da plataforma é que ela consegue aproximar marcas com seu público, um fator importante para fidelizar clientes. 

Utilizar dele pode ser uma ótima saída para aumentar a popularidade de seu negócio. Por exemplo: Sua franquia está com um produto novo. Você pode utilizar um vídeo com alguém com autoridade falando sobre ele, apresentando suas vantagens de modo interativo.

Também, vídeos são o formato perfeito para mostrar o funcionamento das coisas. Nesse sentido, você pode fazer produções de vídeo mostrando como acontecem os procedimentos da  sua franquia. 

Imagine uma franquia que vende pizzas mostrando o cuidado com a seleção de ingredientes para a pizza e também os procedimentos para deixar a massa no ponto. Todos os clientes gostam de saber da procedência do que estão consumindo, e isso pode ser explorado por meio de vídeos no YouTube.

7 motivos para utilizar o Youtube na divulgação da sua franquia

O YouTube pode ser uma boa opção para alavancar o marketing de conteúdo de sua franquia, mas você sabe o por quê? São diversas as vantagens que a sua utilização pode gerar para um negócio, por isso, listamos algumas. Boa leitura!

1. Chamar atenção para seu conteúdo

Para conseguir visualizações no YouTube é preciso atrair os usuários para seus vídeos, por isso, é preciso utilizar da criatividade. Você e sua equipe têm a responsabilidade de pensar em ideias que chamem a atenção, para ajudar nesse processo, faça um brainstorming.

No caso da sua franquia, pode-se criar conteúdos explicando sobre seus produtos ou vídeos de propagandas. É interessante criar um material que além de informar e apresentar o seu negócio, faça a pessoa querer saber mais sobre a marca. 

Lembre-se de sempre direcionar o público para links externos no final do vídeo. Mesmo que você esteja direcionando para outro vídeo no mesmo canal, é importante que o site da franquia esteja em evidência na descrição do vídeo e ao final, assim você aumenta o tráfego para o seu site.

2. Garantir tráfego para seu conteúdo

Você já sabe que o YouTube é popular e que ele possui bilhões de usuários por mês. Então não é surpresa ele contar com um número alto de usuários durante diversos momentos do dia, o que reflete nos números de visualizações.

Ao colocar um conteúdo sobre o seu negócio na plataforma, ele é visto como uma boa forma de garantir visibilidade para o seu negócio. Outra vantagem, é que o seu vídeo pode ser compartilhado com outras redes sociais e ser enviado para uma pessoa específica. Diferente do tráfego pago, você pode aproveitar estas vantagens do YouTube sem pagar nada. Por isso, é importante usar com sabedoria todos os recursos oferecidos pela plataforma. 

3. Aproveitar o marketing do Google

Pelo YouTube ser bastante conhecido, não existem mistérios para acessar um conteúdo, sendo assim, fácil para o público encontrar seu vídeo. Além de que, por ser um serviço do Google é comum seus conteúdos figurarem entre os primeiros resultados de pesquisa do buscador.

Por ser uma plataforma tão popular e de propriedade de uma grande empresa de tecnologia, o YouTube tem uma estrutura que vai proporcionar estabilidade para você publicar vídeos regularmente. Inclusive, você poderá programar os vídeos para manter um fluxo de postagens conforme as necessidades do plano de marketing da franquia.

4. Facilidade para compartilhar do seu conteúdo

Como você já sabe, todo vídeo colocado no YouTube é fácil de ser compartilhado, e isso é uma ótima ferramenta para divulgação do seu conteúdo. Ocasionando em um facilidade para colocar ele em outras plataformas, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

Em plataformas que não são aceitos players, pode ser colocado apenas o link do conteúdo no YouTube. Como seu endereço é conhecido, as pessoas acabam clicando sem desconfianças. Outro item relevante é que, cada vez que alguém acessa seu vídeo ele vai subindo nos rankings de classificação, gerando mais popularidade. 

5. Feedback nos comentários 

Você já percebeu que a maioria dos vídeos de marcas no YouTube está cheio de comentários dos consumidores? Isto significa que ao publicar o seu vídeo na plataforma, a sua clientela vai contar a experiência que teve com a sua marca mesmo que ela não esteja diretamente relacionada com o público.

Dessa forma, você terá um feedback acerca dos produtos e serviços que está oferecendo. É importante também que a sua franquia esteja atenta aos comentários para responder todas as dúvidas, críticas e sugestões que apareçam na caixa de comentários.

6. Interação com outros canais

O YouTube, apesar de ser uma plataforma que muitas vezes é usada somente para consumir vídeos, também oferece oportunidades de interação com outros canais dentro da própria plataforma.

Isto é, através do site, você pode até mesmo firmar parcerias com outras redes de franquia e disponibilizá-las para acesso no seu canal. Você já acessou a página de um canal e se deparou com uma parte de parceiros? 

É lá que ficam dispostas todas as parcerias da sua rede. Assim você mostra para os clientes que a sua marca não está sozinha, o que aumenta a credibilidade e a confiança.

7. Alcance Mundial

O YouTube é disponível em mais de 76 línguas e utilizado em mais de 88 países. Então seu conteúdo terá como ser acessado em qualquer parte do mundo. Mesmo que, isso não seja de seu interesse e elas não sejam do interesse da sua persona, isso vai aumentar suas visualizações, o que vai gerar destaque entre os vídeos existentes. 

Nesse sentido, vale lembrar a importância de pensar em conteúdos que possam se tornar virais. Então, não pense em produzir somente para os seus consumidores, pense em conteúdos visualmente atrativos que sejam válidos em qualquer lugar do mundo, quem sabe o seu vídeo não entra para os mais assistidos do YouTube?

Com todas essas dicas fica difícil não querer incorporar essa estratégia de marketing de conteúdo ao seu negócio. Se bem usado, o YouTube irá gerar grandes resultados para a sua franquia, principalmente, trazendo novos clientes e mantendo uma relação com os já existentes.

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado

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