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Marketing

Por que apostar no marketing de conteúdo como estratégia de expansão?

9 min de leitura Carlos Griebler


Você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? Esse tipo de estratégia envolve a criação de conteúdos educativos e relevantes (como blogposts, e-books e redes sociais) para criar um reconhecimento da marca e autoridade necessária para finalmente realizar a venda ao público-alvo. 

Quer saber como usar o Marketing de Conteúdo como estratégia de expansão para a sua franquia? Então confira este artigo sobre o assunto!

Neste artigo, você lerá sobre:

O que é o Marketing de Conteúdo?

Ainda não usa o Marketing de Conteúdo como estratégia de expansão para a sua franquia? Então, talvez seja hora de repensar seu plano de divulgação.

Caso não o conheça, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia de longo prazo que consiste em produzir conteúdos sobre o seu segmento, nicho e negócio com informações relevantes para um público-alvo, seja em seu blog, redes sociais ou materiais educativos como e-books

Todo o conceito gira em torno de nutrir esse potencial cliente até ele finalmente se sentir seguro e confiante em adquirir seus serviços. Dessa forma, você mantém sua marca fresca na mente do interessado e promove uma futura compra de forma natural, espontânea e satisfatória para a lead.

Quanto ao Marketing de Conteúdo no âmbito de franquias, essa estratégia se torna ainda mais poderosa – especialmente levando em conta a expansão da rede. Com ele, é possível tornar sua marca mais conhecida no mercado e gerar um interesse ao longo do tempo para um público que, eventualmente, poderá se tornar seu franqueado.

Consequentemente, essa maior exposição em conjunto a materiais de qualidade atrai mais candidatos, gera mais leads e qualifica sua base de contatos para aumentar as chances de fechar negócios com novos franqueados.

Então, com esse conteúdo (feito de bons textos e imagens, em um site otimizado para dispositivos móveis), potenciais investidores certamente irão acompanhar seu conteúdo. A partir desta nutrição e criação de um bom brand awareness, a chance deles entrarem em contato com o franqueador é bem maior.

Neste artigo, contamos como a utilização do Marketing de Conteúdo pode ajudar a impulsionar a expansão da sua rede. Para isso, iremos compartilhar algumas dicas para implementar essa estratégia. Lembre-se, estamos falando de uma estratégia a longo prazo. Por isso, não espere resultados imediatos, mas que com certeza virão. Confira!

Qual a importância do Marketing de Conteúdo no franchising?

Como qualquer estratégia de divulgação, o Marketing de Conteúdo busca resultados e acompanha diversos benefícios. Alguns deles, já vimos, como o potencial na expansão da sua franquia na geração e qualificação de leads através dos materiais propostos. 

Porém, existem mais vantagens que acompanham a adoção do Marketing de Conteúdo. Confira!

Engajamento com a marca

Uma marca referência no franchising, com conteúdos de alto nível e um serviço ainda melhor por trás disso, motiva as pessoas a quererem ficar perto dela. Toda essa jornada que acontece, de nutrição até o fim de uma possível negociação é recompensadora, acolhedora e satisfatória para o consumidor.

Esse processo de gestão de marca vai gerar uma sensação de valorização que permitirá ao potencial franqueado já ingressar na rede encantado com a marca. Ótimo, não?

Brand Awareness

Reforçamos essa questão, pois ela é essencial na hora de expandir uma rede de franquias. Sabe aquela marca que só de bater o olho você já a reconhece e lembra de seus feitos e qualidades? Aquela marca, conhecida, respeitada e desejada por muitos, só existe dessa forma por conta de uma estratégia de mercado muito necessária no cenário competitivo em que vivemos: o aumento do brand awareness.

É essencial colocar sua marca no imaginário das pessoas. E com o Marketing de Conteúdo, os educando e qualificando, isso será possível. Afinal, se alguém costuma ler conteúdos do seu blog, sua marca terá preferência quando ele precisar de um produto. 

Dessa forma, você vai facilitar o processo de consolidação no mercado e construção de uma marca forte que será lembrada ao falar de franchising.

É uma alternativa mais barata de aquisição de clientes!

Franqueados se assemelham a clientes comuns no que diz respeito à importância de conquistá-los e convertê-los. O CAC (Custo de Aquisição de Cliente), investimento necessário para atrair e converter um novo cliente, geralmente é bastante alto. Por isso, estratégias para reduzir essa despesa e se manter eficiente são necessárias.

O Marketing de Conteúdo, em conjunto a técnicas de CRO e SEO, cria essa oportunidade de economia. Apesar de visar o longo prazo, é uma alternativa barata (e também trabalha em auxílio) a incontáveis anúncios e exposições de alto custo, e proporciona mais eficiência em conquistar clientes e reduzir o CAC. 

Ajuda os potenciais franqueados e a própria franqueadora

Quando decidem investir em uma franquia, as pessoas começam a buscar por oportunidades. Nesse momento, é necessário que elas encontrem algum tipo de filtro que as faça não perder tempo. 

Se os conteúdos apresentados por você forem bastante informativos a respeito da franquia, o interessado saberá se ele é ou não o perfil ideal para aquela rede de franquias, seja pela experiência ou pelo perfil empreendedor. Assim, tanto o cliente poderá continuar sua busca quanto a franqueadora evitará desgastes futuros com um franqueado insatisfeito. 

Mais produtividade para a equipe de expansão

Aplicar Marketing de Conteúdo na atração e na qualificação de leads pode facilitar muito a rotina de trabalho da sua equipe de expansão. Primeiro, porque os leads vão chegar até você melhor informados. Assim, a comunicação direta da equipe com a pessoa fica muito mais clara. O lead já sabe todas as informações básicas. Assim, é possível poupar tempo, partindo para uma conversa mais avançada.

Além disso, a sua equipe pode se concentrar apenas naqueles leads que realmente têm potencial. Após qualificar os leads, seu pessoal pode telefonar para os contatos que mais se engajaram com os materiais, aumentando a produtividade e as oportunidades de fechar negócio.

Como usar o Marketing de Conteúdo como estratégia de expansão?

Com tantos benefícios, fica difícil não querer adotar essa estratégia. Para isso, é preciso entender alguns pontos e realizar algumas estruturações para atender às novas demandas que o conceito exige. Vamos ver?

Primeiramente, você provavelmente já trabalha com formas tradicionais de captação de leads para sua franquia. Afinal, o principal objetivo de todo franqueado é expandir, e é através da captação de leads que isso se torna possível. Um dos exemplos são os clássicos formulários de cadastro no seu site e contatos feitos em eventos e feiras de franquias.

Porém, muitas vezes esse contato não é qualificado. Seja por inexperiência em relação à gestão, pouco interesse ou simplesmente porque o cliente ainda está no topo do funil de vendas. Ou seja, conhecendo a marca e pronto para começar a receber uma nutrição de conteúdos que possibilitem que ele transite pelo funil até o fim da negociação.

Como podemos imaginar, investir no Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para esse momento. Antes de tomar qualquer decisão, é natural que os investidores em potencial pesquisem muito sobre o mercado de franquias. Portanto, se você tiver conteúdos de qualidade para oferecer, se inicia um relacionamento até a lead passar por todo o funil de vendas.

Mas como fazer isso? Confira algumas dicas que a Central do Franqueado separou para você!

Crie um blog

Uma boa sugestão é criar um blog e produzir materiais para download sobre o setor em que você atua. Vale dar dicas sobre o universo do franchising, explicar como funciona o sistema de franquias, sua rede e quais as suas vantagens.

Fazendo isso, você terá a chance de se posicionar como uma autoridade no assunto. Desta forma, irá ganhar credibilidade – além de, é claro, se posicionar bem nas buscas do Google e atrair visitantes.

Conheça conceitos de SEO e palavras-chave

Para atingir boas posições e garantir que seu público encontre os conteúdos disponibilizados, existe um conceito: o já citado SEO (Search Engine Optimization). Ele consiste em uma série de estratégias com o objetivo de melhorar a posição de um site nos buscadores (Google, por exemplo). É uma das principais estratégias para impulsionar o alcance das franquias.

As palavras-chave são aquelas que o usuário escreverá no buscador e que sua franquia deve buscar aparecer. Por exemplo, você tem uma franquia de sorvetes e uma pesquisa muito comum para esse assunto, é “melhores franquias de sorvetes”. Dessa forma, você deve otimizar seu conteúdo para ranquear para essa palavra-chave, garantindo uma boa posição.

O foco é no cliente!

Apesar de todo o esforço da estratégia de Marketing de Conteúdo se concentrar no objetivo final de vender, o processo até lá precisa ser  sutil. Você precisa pensar no ponto de vista do cliente, respondendo suas dúvidas e não focando em oferecer seus produtos.

Se você só está pensando em converter, de forma mais direta, pode utilizar estratégias de Inbound Marketing para oferecer soluções que envolvam o produto. Porém, no Marketing de Conteúdo, o objetivo é ensinar, nutrir e qualificar. Em outras palavras, seu conteúdo precisa informar ou, no máximo, influenciar, mas o foco não é vender.

Garanta que seus conteúdos sejam “evergreen”

Calma, sabemos que esse termo é desconhecido, então primeiro saiba o que ele é. Conteúdos evergreen (do inglês, sempre verde) são materiais que não expiram em pouco tempo, eles ajudarão os visitantes agora, daqui 2 meses e até daqui um ano. Por isso, foque nesse tipo de conteúdo

Porém, para conteúdos mais antigos, garanta que eles estarão atualizados de forma periódica, pois um texto desatualizado pode afastar clientes.

Seja multimídia e constante

Seus conteúdos precisam ser multimídia. Ou seja, variar entre blog, e-mail, e-books e outro tipo de materiais que o seu público possa consumir. Além disso, é importante ser constante, publicar e divulgar seus materiais de forma periódica e contínua. Só assim seu público se manterá fiel e criará a já citada brand awareness. Além, é claro, de se destacar da concorrência.

Crie uma jornada

Por fim, temos que garantir que seus materiais proporcionam uma jornada para esse cliente. Crie uma rota para seus clientes, começando por materiais mais topo de funil, depois faça uma linkagem (seja por link direto, sugestão, etc) para o meio do funil e, por último, até a fase final onde a lead começará a encontrar as soluções para seus problemas.

Viu como o Marketing de Conteúdo pode ser bom para sua franquia Basta entender o conceito e se esforçar para aplicar nossas dicas e as melhores práticas do mercado para começar a expandir ainda mais sua rede!

Gostou do conteúdo? Então, acesse o nosso site e confira diversos outros materiais sobre o universo do franchising.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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