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Marketing

Como fazer a nutrição de leads e torná-los franqueados

4 min de leitura Carlos Griebler


Possibilitar a troca de informações entre negócio e público-alvo é algo muito recomendado, pois com tal ação, é possível criar um laço entre os dois. E uma boa opção para manter essa comunicação é através da nutrição de leads, que pode acontecer de diversas formas, inclusive por e-mail.

O que você irá encontrar neste artigo:

O que é nutrição de leads

Dentro do marketing, o termo leads significa potenciais clientes, por isso nutrir leads nada mais é do que: manter uma relação de proximidade com tais indivíduos. E essa comunicação com seu lead pode acontecer de diversas formas, seja por e-mail marketing, mensagens, entre outros.

É impossível contar quantas vezes por dia você se depara com publicidade na linha do tempo das suas redes sociais, ou com e-mails de promoções na sua caixa de entrada, por exemplo. Pois então, saiba que você é um possível lead das marcas que brotam na sua tela enquanto você navega.

Muitos desses materiais que você recebe, são essas essas empresas te nutrindo. A importância de nutrir um lead é imprescritível! Primeiramente por possibilitar uma proximidade entre cliente e comprador, aumentando o interesse do lead sobre a empresa e produto. 

Além que, mesmo que ele não esteja tão interessado em adquirir o que você tem a oferecer no momento, esse contato fará ele se lembrar-se do seu negócio na hora que quiser adquirir um produto.

Dentre outras vantagens de nutrir seu lead, está a otimização do processo de compra, que irá afetar na agilidade do processo de compra, diminuindo tarefas da equipe de vendas. Assim como, também será mais fácil analisar quem possui interesse ou não sobre o que você oferece.

Como nutrir seus leads por e-mail

Existem diversas formas de nutrir leads, e para isso acontecer com qualidade é preciso prestar algumas ações. Uma dica para nutrir seus leads é fazer isso através do e-mail, para isso listamos algumas orientações:

Planejamento

O primeiro passo para tudo, é o planejamento, e para nutrir leads por e-mail, ele é extremamente necessário. O planejamento é o momento onde você irá analisar suas personas, irá definir quem são seus leads e quais podem se tornarem seus clientes (conversões).

Durante esse processo, você pode aproveitar para coletar informações de leads para otimizar quais você deve nutrir. Podendo criar conteúdos diferentes para seus leads, baseado nas respostas obtidas. Esse processo de coleta pode acontecer por meio de formulários.

Criação de conteúdos

Após separar informações sobre seus leads e seus interesses, você deve produzir um conteúdo para nutrir ele. Para garantir sucesso através disso, é preciso levar em conta alguns fatores essenciais: 

  • Transpareça confiança: Deixe explícito sua autoridade sobre o assunto, apresente qualidade e crie expectativas;
  • Ofereça conteúdos em outras plataformas: Utilize do e-mail para direcionar leads para outros conteúdos seus em outros canais;
  • Possua uma boa estratégia: Elabore em conjunto com sua equipe uma forma de aplicação eficaz para nutrir seus leads. Além de ser preciso ficar atento aos resultados.

Elabore uma linha do tempo

Desde sua primeira ação em relação a seu lead é preciso saber o que será feito, e quais os próximos passos serão tomados. É recomendado logo de início enviar algo simples, enquanto itens mais complexos, apenas quando a relação entre lead e empresa estiver intensificada. 

Como garantir franqueados pela nutrição de Leads

Através da nutrição de leads por e-mail, também é possível garantir franqueados. Uma boa alternativa para garantir que esse seu lead seja seu franqueado é aplicar o processo de expansão turbo da Central do Franqueado. Calma, abaixo iremos explicar passo de como esse processo acontece, em apenas 6 etapas.

Primeiro etapa

A primeira forma para fazer um contato para expansão de sua franquia deve ser por telefone, sendo recomendado que esse contato seja por ligação ou conversa por WhatsApp. Neste momento, você deve coletar informações do seu lead para identificar caso ele se encaixe como potencial franqueado.

Segunda etapa

Em seguida ao primeiro contato, acontece a entrega do material sobre a franquia ao possível franqueado. Nele é preciso conter informações mais precisas sobre o negócio, podendo acontecer esta entrega pessoalmente, digital ou envio.

Terceira etapa

Após o interesse do possível franqueado após o recebimento do material, deve ser marcada uma reunião com todos os interessados, podendo ela ser feita por videoconferência. Este é o momento em que devem ser esclarecidas as dúvidas do cliente e também abranger os assuntos sobre a franquia.

Quarta etapa

Nesta etapa, deve ser desenvolvido o Circular de Oferta de Franquia (COF), que é um documento com todos os itens legais em relação à franquia. Sua função é deixar esclarecido todas as responsabilidades que serão firmadas entre franqueado e franqueador.

Quinta etapa

Chegando ao quinto ponto do processo de expansão turbo, acontece a assinatura do contrato entre franqueador e franqueado. Para isso, é preciso ambas as partes terem grande conhecimento sobre o documento e suas funções.

Sexta etapa

Com a conclusão de todas as cinco etapas anteriores, é chegado o momento mais esperado para todos os envolvidos: a implantação da franquia.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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