Logo Central do Franqueado2
  • Facebook Central do Franqueado
  • Copiar Link Central do Franqueado
  • Twitter Central do Franqueado
Central do Franqueado »Marketing »Inbound Marketing: 4 dicas para acelerar a expansão da sua rede
Marketing

Inbound Marketing: 4 dicas para acelerar a expansão da sua rede

11 min de leituraDario Ruschel

O Inbound Marketing é uma alternativa para quem quer expandir a rede de franquias. No mundo do franchising, as coisas ficam mais fáceis com o auxílio da Internet. Por meio dela, você encontra oportunidades e implementa estratégias de Inbound Marketing. 

Saiba mais sobre este tipo de marketing, entenda como potenciais investidores podem ser atingidos por ele e confira 4 dicas imperdíveis que a Central do Franqueado preparou para você!

Neste artigo você vai ver:

O que é o Inbound Marketing?

Inbound Marketing significa usar estratégias de marketing voltadas para a criação de conteúdo específicos para um determinado público. O termo em inglês significa marketing de atração. Nesse sentido, o Inbound Marketing vai funcionar produzindo conteúdos e visando começar e desenvolver um relacionamento duradouro com a clientela. Logo, o Inbound Marketing proporciona a atração dos consumidores para a marca.

A partir daí, cabe à franquia promover os seus produtos e serviços para transformar aqueles interessados em defensores da marca. O Inbound Marketing também está relacionado ao marketing digital. Isto é, sem a internet, ele não poderia existir. 

Principalmente porque ao desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing, a rede de franquias precisa investir na produção de conteúdos para diferentes formatos como blogs, podcasts, e-books, newsletters, canais no YouTube etc. 

Por isso, o Inbound Marketing é diferente das estratégias de divulgação tradicionais, que compram espaços em meios de comunicação como o rádio e a televisão. Em outras palavras, usar o Inbound Marketing em uma rede de franquias é produzir conteúdos de qualidade para aumentar a autoridade na internet. Ser uma referência é o que vai fazer com que os consumidores procurem a solução para um problema e encontrem o blog da rede de franquias, por exemplo. 

Portanto, o Inbound Marketing pretende atrair e converter leads, priorizando o relacionamento com os clientes em potencial e fazendo o uso de estratégias de marketing de conteúdo.

Qual a importância de fazer o Inbound Marketing?

O marketing digital é, com certeza, a forma de comunicação do momento para empresas de todos os tamanhos. A Internet proporciona conexões instantâneas e diretas entre uma marca e potenciais interessados. Quando pensamos em redes de franquias, o público alvo pode ser dividido em dois grupos distintos:

  • Clientes: consumidores finais que farão uso dos produtos e serviços oferecidos pela marca;
  • Investidores: empreendedores com interesse em se tornarem franqueados da rede;

Os dois alvos são fundamentais para as franquias, mas são os investidores que possibilitam a sua expansão. Logo, novos franqueados são encontrados mais facilmente pelo uso direcionado da internet — mais precisamente, por estratégias de Inbound Marketing.

Fazer Inbound Marketing não é apenas colocar produtos ou serviços à venda, mas sim, captar usuários que irão se interessar pela marca.

Ao serem atraídos pela comunicação de uma empresa, os investidores acabam se identificando com a sua proposta e desenvolvendo vínculos. Essas estratégias atraem o interesse de estranhos, que posteriormente se tornam os chamados leads. Para franquias, eles podem significar novos investidores.

Por ser uma maneira direcionada de se fazer comunicação online, o Inbound Marketing é capaz de alcançar novos franqueados que se encaixam com o perfil da empresa. As táticas de relacionamento com os leads servem para aproximar o interessado e a rede. 

Com o conteúdo certo, no momento certo, candidatos a franqueados podem ser selecionados com mais possibilidade de acerto. Isso é fundamental para que haja sucesso na expansão da empresa.

Inbound Marketing: encontrando caminhos para a expansão em rede

O Inbound Marketing se preocupa, principalmente, com o relacionamento da marca com seu público de interesse. As ferramentas de comunicação são utilizadas com os seguintes objetivos:

  • Evoluir recursos em marketing e vendas, através da captação de leads (interessados);
  • Ter conteúdo para gerar interesse e nutrir os leads, criando um relacionamento;
  • Atingir pessoas que ainda não conhecem o potencial do seu negócio;
  • Construir uma marca forte e ser referência na área, a partir do relacionamento;
  • Mudar as estratégias de comunicação da empresa, ampliando resultados através de um planejamento completo.

Não é à toa que o Inbound Marketing é um conceito que surge em paralelo com a ascensão do marketing digital. As redes sociais, websites, listas de e-mail e todo tipo de ferramenta online são muito eficientes na captação de leads, pois rastreiam usuários com perfil de interesse. 

Para empresas, a aproximação com clientes nunca foi tão viável. Para redes de franquias, além disso, o encontro de potenciais novos franqueados nunca foi tão bem direcionado.

No franchising, o Inbound Marketing tem grande utilidade para o mapeamento de regiões de inserção de novas unidades de franquia, por encontrar bons candidatos a investidores em determinadas localidades, portanto, se bem utilizado, facilita o processo de expansão em rede. Também, contribui para o fortalecimento da identidade de marca.

1. Mapeando mercados para inserção da franquia

Investir em táticas de atração de leads possibilita uma análise minuciosa do perfil dos interessados na franquia. Assim, é possível diagnosticar as regiões onde se encontram as aglomerações de consumidores e investidores que têm afinidade pela marca.

A partir dos dados obtidos, é possível aprimorar o planejamento estratégico para a expansão da rede, envolvendo mercados de inserção para a franquia. A localização é um aspecto essencial quando o assunto é instalação de novas unidades de franquia. É fundamental que a empresa mapeie possíveis locais de expansão e rastreie o interesse de potenciais investidores para a abertura e gestão de novas lojas da rede.

Através do Inbound Marketing, são facilitadas a pesquisa e a análise de mercados. Onde abrir novas lojas? O público da região estaria interessado nos lançamentos da marca? E os investidores, estariam aptos a venderem os serviços nesses determinados lugares? Uma estratégia que facilita este processo é o geomarketing.

2. Filtrando os melhores candidatos a novos franqueados

A importância de mapear os mercados para a expansão da rede está em encontrar e filtrar investidores nessas regiões. Afinal de contas, é o investimento de novos franqueados que possibilita a instalação de unidades de franquia. Mas isso implica em algumas coisas.

Investir em uma franquia é algo sério e que demanda uma quantidade considerável de capital do empreendedor. O franqueador também deve ter a certeza de que estará contando com a gestão de um profissional com perfil certo para administrar uma loja da marca.

Fechar o contrato de franquia é uma decisão que parte da certeza de ambas as partes. O franqueador não deve vendê-la a qualquer empreendedor interessado no negócio. Os gestores de rede precisam conhecer com profundidade o potencial franqueado. Eles devem identificar suas qualidades, estudando seu histórico de atuação e conhecendo os seus objetivos.

O interessado, por sua vez, deve avaliar a empresa a qual está se envolvendo, observando prós, contras, concorrentes e o mercado no qual estará entrando.

O Inbound Marketing é uma maneira de pré-selecionar candidatos a partir de suas características. Ao gerir leads, filtra de forma precisa as pessoas que possuem o perfil de gestão da marca. Com as táticas certas de comunicação, a franquia conquista os interessados – os quais, inclusive, podem ser empreendedores iniciantes, mas com bom potencial.

4 dicas de Inbound Marketing para acelerar a expansão da sua rede

Estratégias de atração de leads em franquias são fundamentais para que as decisões certas quanto à expansão da rede sejam tomadas. Mas, em meio a imensidão da Internet, como saber quais são as melhores ferramentas para a empresa?

Fazer uso do marketing digital é um requisito para qualquer gestor de negócios. Mas é importante ficar atento, pois as informações em rede, se mal direcionadas, podem se perder na enxurrada de conteúdo que é produzido diariamente. Por isso, preparamos 3 dicas imperdíveis para você acelerar a expansão da sua rede através do Inbound Marketing. Boa leitura!

1. Pense no que é relevante para os consumidores

O segredo em elaborar estratégias de Inbound Marketing é pensar no que é relevante para o usuário interessado na marca. A partir do reconhecimento de interesses, é possível produzir conteúdos com linguagens escrita e visual adequadas. O envio de mensagens e a interação, também, devem ser feitos de forma cuidadosa. Isso pode acontecer pela:

  • Divulgação de ads em mecanismos de busca, com palavras-chave selecionadas;
  • Interação da marca com os usuários em suas redes sociais;
  • Envio de mensagens interessantes, como promoções, por listas de e-mail;

2. Invista em estratégias para atrair clientes e franqueados 

Qual o sentido de atrair consumidores que não estão interessados em comprar? O Inbound Marketing não se preocupa em aumentar os números de interessados na franquia. A sua proposta é encontrar a clientela certa: aquela que vai consumir os produtos ou serviços da marca

Porém, se você quer expandir a rede de franquias, é importante pensar na satisfação dos franqueados. Abaixo listamos as alternativas mais usadas em franquias para encontrar investidores: 

  • Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo é peça-chave para uma estratégia de Inbound Marketing. Aposte no marketing de conteúdo para conquistar autoridade e fidelidade. 
  • Blog: se relaciona com o item anterior. Publicar em um blog vai proporcionar visibilidade para a sua marca nos resultados de busca do Google. 
  • Site: enquanto o blog promove o conteúdo. O site vai vender a solução da sua franquia. Por isso, lembre-se de destacar a “página de seja um franqueado” para que os investidores encontrem-a facilmente. 
  • Redes sociais: se a sua franquia não está nas redes sociais, pense o mais rápido possível em inserir a sua marca no mundo das redes sociais. Elas fortalecem a identidade da marca e contribuem para divulgar conteúdos. 
  • SEO: O Search Engine Optimization (SEO) é fundamental para que os itens anteriores funcionem da melhor forma possível. O SEO vai auxiliar os consumidores a encontrar a sua marca durante pesquisas no Google.

3. Saiba como converter interessados em clientes 

Quando você atrai um interessado na marca, nem sempre ele acaba contratando o serviço ou comprando o produto ou, no caso das franquias, se tornando um franqueado. Por isso, é importante investir em alternativas que facilitem a conversão de interessados. Abaixo listamos as mais usadas: 

  • Landing pages: as landing pages são conhecidas como páginas de conversão. São páginas na web desenvolvidas para conseguir informações dos interessados. Um exemplo de landing page é uma página que oferece o download gratuito de um e-book, mas para isso o leitor precisa deixar informações de contato, como o e-mail e telefone celular;
  • Call to action (CTA): as CTAs funcionam como convites. Por exemplo, “quero ser um franqueado” é uma CTA que vai encaminhar o usuário, após o clique, para uma landing page;
  • CRM: é um sistema de vendas voltado ao gerenciamento de leads; 
  • CRO: o CRO serve para garantir que as conversões aumentem e não diminuam, o que contribui para a expansão da rede de franquias.

4. Saiba vender a sua marca

Saber vender é indispensável em uma rede de franquias. Mas muitos franqueadores têm dúvidas em qual a melhor abordagem. Principalmente se você pretende expandir, os investidores interessados na rede não são como os consumidores e vão exigir mais atenção. Para isso, você pode apostar em: 

  • Automação de marketing: automatizar o marketing significa manter um relacionamento com os clientes mesmo se eles forem milhares;
  • E-mail marketing: mandar e-mails é uma alternativa para manter os leads interessados e chamar a atenção para a sua franquia;
  • Nutrição de leads: nutrir os leads é uma forma de fazer com que os investidores não percam o interesse em abrir uma unidade franqueada. 

Para colocar a mão na massa e fazer o Inbound Marketing acontecer com boas ferramentas, é importante que o franqueador conte com profissionais especializados. Um time próprio de marketing, ou uma agência de comunicação digital podem fazer toda a diferença na captação de leads em franquias — tanto consumidores, quanto investidores.

Quer acelerar a expansão da sua rede de franquias? Anuncie a sua rede no Portal de Franquias da Central! Você ainda recebe 25 oportunidades de investidores sem pagar nada. Sabia que milhares de empreendedores acessam o Portal diariamente? Então, o que está esperando? Anuncie a sua marca e destrave a expansão da sua rede! 

Gostou do conteúdo? Então entre no nosso site e descubra tudo sobre o universo do franchising! Confira também o nosso canal no YouTube com diversas dicas sobre gestão de franquias.

Author Avatar
Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado