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Marketing

O que é SEO? Guia para aumentar o alcance da sua franquia

7 min de leitura Andrei Arndt


No artigo de hoje, você vai aprender sobre SEO e como utilizá-lo a favor da sua franquia. A world wide web e os buscadores sempre estiveram relacionados. O primeiro buscador do mundo foi o Wandex, em 1993. O Google, buscador mais utilizado do mundo, surgiu apenas em 1998! 

Hoje em dia, as pessoas usam os buscadores para tudo. Ver endereços, comprar, perguntar, etc. Mas você já parou para pensar como o Google organiza os seus resultados de pesquisa? 

Veja abaixo o que você vai encontrar neste artigo:

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma série de estratégias com o objetivo de melhorar a posição de um site nos buscadores. É uma das principais estratégias para impulsionar o alcance das franquias.

Por que o SEO é importante?

O SEO é importante para obter um nível de ranqueamento satisfatório nos buscadores, como o Google, por exemplo. Além disso, uma otimização eficaz para motores de busca é capaz de posicionar o site no topo dos resultados de pesquisa. 

Isto é, quanto melhor o ranqueamento, maiores são as chances de conquistar a atenção do usuário durante suas estratégias de marketing digital.

Entretanto, por onde começar na aplicação de técnicas de SEO? Confira algumas dicas para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas do Google e, consequentemente, alcançar mais clientes. 

Vantagens das estratégias de SEO para franquias

1. Aumento da autoridade no mercado

Nos resultados de pesquisa, existem dois tipos: orgânico e pago. Para uma franquia aparecer nas primeiras posições de ranqueamento, significa que ela tem a maior credibilidade entre os seus concorrentes. 

Um resultado de pesquisa orgânico costuma apresentar mais autoridade do que um pago. Sendo assim, o SEO contribui para a autoridade e credibilidade da sua franquia. Ou seja, maior reconhecimento da marca.

Quando um usuário realiza diversas pesquisas e encontra sua marca no topo dos resultados, ele passa a enxergar a sua franquia como fonte de informação.

2. Auxílio no funil de compras

O SEO afeta também a jornada de compra. Através das pesquisas no Google, um usuário analisa e considera a possibilidade de fazer uma compra. 

Ele pode decidir ou não concretizar o negócio com base nos resultados de pesquisa que encontrou. Um conteúdo relevante, portanto, ajuda o cliente a escolher a sua franquia.

Nem todas as pesquisas no Google são compras em potencial, mas todas pretendem resolver um problema, uma dúvida. A solução pode ser a sua franquia e uma estratégia de SEO eficiente incentiva o usuário a encontrá-la.

3. Retorno contínuo a longo prazo

O retorno do investimento pode ser prolongado por maior tempo através do SEO. Diferente dos anúncios pagos, que mantêm a visibilidade da sua franquia por determinado período de tempo, uma estratégia eficaz de SEO possibilita que o conteúdo da sua franquia tenha máxima visibilidade.

Como otimizar o SEO nos canais da sua franquia?

1. Palavras-chave

As palavras-chave são essenciais na aplicação das técnicas de SEO, mas o que são as palavras-chave? Elas são palavras que sintetizam ideias ou o tema central de um texto.

O que os seus clientes estão procurando? Descobrir o perfil do cliente é um dos caminhos mais fáceis para criar uma lista de keywordsUm bom começo é adicionar as palavras-chave no título e na URL do artigo. Sem esquecer de mencioná-la novamente pelo menos três vezes ao longo do texto.

Dessa maneira, seus clientes encontrarão com mais facilidade aquilo que procuram. Uma boa estratégia de SEO para sua franquia envolve o uso de palavras específicas: as palavras-chave tem poder. 

Para isso, vale dar uma olhada no volume de busca de cada palavra-chave antes de produzir o conteúdo. Quanto maior o volume de busca, maior a concorrência pela palavra escolhida, o que diminui as chances da sua página aparecer nos resultados de pesquisa. 

2. URL’s amigáveis

As URL’s são o endereço da página na web. Elas devem ser fáceis de ler e de lembrar.

Também é importante que as URL’s sejam atemporais, ou seja, possibilitem a atualização do conteúdo sem alterações em seu nome.

Resumindo, a URL deve ser pequena, simples e sem números. 

Criar uma postagem nova a cada ano é uma alternativa, mas exige conquistar autoridade para a página anualmente.

A autoridade da página é um indicador de relevância para os buscadores.

3. Velocidade de carregamento das páginas

A velocidade de carregamento das páginas do site é muito importante para os buscadores. Ela influencia diretamente na experiência do usuário. 

O que significa que quanto maior a velocidade de abertura, maior a facilidade do website da sua franquia aparecer nas primeiras páginas do Google. 

Um site com páginas velozes se destaca entre os sites lentos e com altas taxas de rejeição.

Mas como saber o quão rápido é o site da sua franquia? Um teste para ser realizado tanto no computador quanto no celular é medir a quantidade de segundos que a página demora para abrir. 

Para realizar o teste, a ferramenta Google PageSpeed Insights é fundamental. Ela indica a velocidade de carregamento da página.

Apesar de fornecer a informação de quão rápido é o seu site, o Google PageSpeed Insights não explica qual a melhor maneira de melhorar a experiência do usuário .

A compressão das imagens do site é um bom começo para tornar o carregamento das páginas mais ágil. 

Através da compressão, o tamanho da imagem pode ser reduzido pela metade. 

Se o seu site utilizar a plataforma WordPress, o plugin WP Smush Image é um dos melhores compressores de imagem atuais.

Para outras plataformas, ferramentas gratuitas online podem ser utilizadas, como o Compress JPEG.

4. Análise de tráfego

A medição de tráfego diz muito sobre o site da sua franquia. Número de acessos, dados demográficos, comportamento do consumidor, etc. 

Estar atento a eles é uma estratégia de SEO porque significa estar atento ao interesse dos clientes da sua franquia.

O Google Analytics é a ferramenta referência em análises e métricas e será de grande ajuda no processo.

Ele fornece diferentes tipos de análises e métricas. O total de cliques ou visitas, por exemplo, indica a quantidade de usuários que encontram o site da sua franquia através de uma pesquisa no Google.

O número de visitas únicas é importante na divulgação da franquia porque demonstra os acessos por pessoas diferentes.

Outra métrica interessante é o CTR (Click-Through Rate). Ele representa a taxa de cliques, que é o número de vezes que o site da sua franquia apareceu e foi clicado nas pesquisas do Google.

Uma taxa de cliques alta demonstra que o conteúdo gera interesse no público.

Observação dos resultados de busca

Os primeiros resultados dos buscadores dizem muito sobre o que as pessoas procuram. 

Realizar uma pesquisa prévia sobre o conteúdo é uma boa prática para entender o que está sendo falado sobre o assunto.

A pesquisa pode ser feita também em inglês, ampliando os conhecimentos acerca das tendências no mercado exterior. 

5. Mobile-friendly

Ser mobile-friendly é apostar em páginas otimizadas para smartphones e dispositivos móveis

Segundo relatório da Digital in 2020, cerca de 97% das conexões online são realizadas através de dispositivos móveis.

A indexação do Google, por exemplo, prioriza páginas otimizadas para mobile, reforçando a importância dessa medida nas estratégias de SEO para sua franquia.

Uma alternativa ao mobile-friendly é o web design responsivo, que são sites adaptáveis a qualquer tipo de tela e não só a dispositivos móveis.

Uma boa estratégia de SEO depende de vários fatores. Manter o site da sua franquia atualizado e com links de qualidade é essencial para otimizar os resultados de pesquisa.

Além disso, a Central do Franqueado é referência em gestão de franquias e está sempre disposta a ajudar interessados em expandir e padronizar a sua rede. 

Gostou das dicas? Então acompanhe nosso site e fique por dentro de todas as informações sobre o universo do franchising.

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Andrei Arndt

Redator em Central do Franqueado


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