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Marketing

5 estratégias de marketing digital para a sua rede de franquias

13 min de leitura Leonardo Montoya


Atualmente, a comunicação online é tão ou mais presente e importante do que a offline. No franchising, isso pode ser uma vantagem: ferramentas de marketing digital, como as redes sociais, são extremamente úteis para estabelecer a sua marca no imaginário do público e atingir mais investidores. 

A Central do Franqueado preparou este conteúdo com 5 dicas incríveis para você implementar na sua estratégia de marketing digital e facilitar o crescimento da sua rede. Confira!

Neste conteúdo você vai ler sobre:

O que é marketing digital?

O marketing digital nada mais é do que uma série de estratégias — de eficácia comprovada — para divulgação de marcas em meio à grande oferta de informação da Internet. Isto é, formas da sua marca ser percebida e acessada  naturalmente pelos usuários que navegam pelo ambiente virtual.

O franchising é um mercado regido pela inovação. Se não fosse pela tecnologia, seria muito mais difícil manter uma rede de diversas unidades em funcionamento — com um bom padrão de qualidade. Da mesma forma, sem as ferramentas de comunicação que possuímos hoje em dia, jamais seria possível atingir novos mercados.

A internet viabiliza tudo isso. É muito simples utilizar redes sociais para lançar campanhas e interagir com o público-alvo. Mas, justamente por isso, a Internet também intensifica a concorrência, pois proporciona um aumento na oferta.

O consumidor escolhe as marcas que, além de suprirem suas necessidades e desejos, comunicam-se de forma convincente, demonstrando seus diferenciais. Desse modo, quem abre vantagem são aqueles negócios que utilizam do marketing digital para criar canais integrados e bem direcionados de divulgação de seus produtos e serviços. Ou seja, é necessário pensar na experiência de compra do cliente.

É indiscutível que o Google e as redes sociais são as primeiras e mais rápidas referências de busca de informações hoje em dia. Estabelecimentos que estão presentes de forma ativa na Internet são encontrados rapidamente, na palma da mão dos usuários de smartphones — uma parcela considerável da população mundial.

O investimento em ferramentas online pode variar de acordo com a necessidade da marca. Entretanto, uma coisa é certa: o marketing digital pode trazer sucesso para qualquer rede de franquias. Basta ter consciência dos seus objetivos e saber tirar o melhor das ferramentas disponíveis.

As vantagens do marketing digital

Quando falamos de redes de franquias, as estratégias de marketing digital são ainda mais úteis. São eficientes na padronização da comunicação da empresa, ao mesmo tempo que podem ser direcionadas a partir de diversos critérios. Dessa forma é possível dirigir ações certeiras para unidades, públicos e regiões previamente determinados. 

Agora que você sabe o que é marketing digital e a sua importância, vamos conferir algumas das vantagens reais que esse recurso — quando bem utilizado — pode trazer para a sua marca. Continue lendo!

Interatividade

Como dito anteriormente, é fundamental pensar na experiência do cliente. Ele não quer simplesmente comprar determinado item, mas se sentir parte relevante de um processo.

O marketing digital precisa ser pensado para engajar o cliente com a marca. Isso é feito através de estratégias de interatividade, recursos que necessitem da participação direta do público. Os consumidores precisam interagir, opinar e influenciar nas tomadas de decisões da marca com a qual ele estabelecerá um vínculo duradouro, uma fidelização. 

Assim, um bom marketing digital busca cada vez mais melhorar a maneira de incluir a sua audiência nos processos da marca.

Análise de resultados

Com a internet e os recursos do marketing digital, temos uma vantagem muito grande em relação aos meios de publicidade mais tradicionais: podemos saber — de forma detalhada — efetividade das estratégias utilizadas. Antes da transformação digital, muito dinheiro foi desperdiçado em ações insuficientes devido ao fato de não haver formas de mensurar e analisar os números de forma clara.

Desse modo, podemos diagnosticar falhas rapidamente, o que possibilita tomadas de decisão certeiras para colocar o marketing da sua rede no caminho certo novamente. 

Direcionamento

Já mencionamos antes a possibilidade de direcionar suas ações de forma inteligente. Essa é uma das grandes vantagens de investir em marketing digital. Alguns critérios que podem ser utilizados na hora de direcionar uma ação ou campanha publicitária, para além da já mencionada localidade geográfica, são: faixa etária, gênero e classe social. 

Novas oportunidades

Estando em evidência no mercado digital, investindo em uma jornada de compra interativa para seu público e estudando os dados da forma correta, sua marca com certeza estará pronta para diversas novas oportunidades de negócio.

Falando de franchising, essas novas oportunidades podem significar mais de uma coisa. Além dos clientes e possíveis parceiros comerciais, uma boa estratégia de marketing digital pode garantir novos franqueados e unidades. Ou seja, inclusive o processo de expansão da sua rede de franquias pode ser impactado por um marketing digital bem executado.

Neste post, separamos cinco ferramentas de marketing digital que estão sendo bastante aderidas por empresas do mundo todo. Redes sociais e mecanismos de busca, se bem utilizadas, podem fazer a diferença na forma como uma franquia se comunica. Vamos lá?

5 ferramentas para utilizar no marketing digital

Agora vamos ao que realmente interessa! Como implementar as melhores estratégias de marketing digital de uma rede de franquias? A Central do Franqueado te ensina! Confira!

1. Google

O mecanismo de busca mais utilizado no mundo tem importância expressiva na forma de fazer publicidade na era digital. O Google, na verdade, pode ser considerado como o maestro do marketing digital. Seus algoritmos determinam o ranqueamento da busca de produtos e serviços na Internet. Ou seja: é o Google quem considera a real relevância do seu negócio para os usuários.

É importante estar atento a isso. A escolha de determinadas palavras-chave na produção de campanhas de marketing é uma forma de direcionar efetivamente informações a usuários que têm potencial interesse nos serviços da empresa. 

Além disso, temos o Adwords. É essa ferramenta que faz do Google uma plataforma realmente especial para o marketing digital.

O Google Adwords é, basicamente, um sistema de anúncios que funciona através de pagamento por parte do anunciante. Anúncios da empresa ganham espaço no topo do resultado da busca dos usuários, de acordo com as palavras-chave escolhidas.

Por exemplo, uma revendedora de carros que faz um anúncio baseado nas palavras-chave “carros seminovos preços” terá links nos resultados de pesquisa do usuário que digitou as palavras em questão na barra de busca, acima dos resultados orgânicos.

É claro que elaborar qualquer anúncio e se dispor a pagar uma determinada quantia para o uso da plataforma não é o suficiente. O grande objetivo dos links de Adwords é, primeiramente, gerar engajamento para a captação de leads. A partir disso, com estratégias de lead nurturing, é possível manter potenciais consumidores por perto e não apenas vender um produto uma única vez.

Além disso, para franquias, a ferramenta é bastante eficiente em relação ao direcionamento de anúncios para públicos específicos. Entretanto, cuidado: é importante que os critérios sejam escolhidos da melhor forma possível. Dessa forma, o anúncio não irá se perder em meio a concorrentes melhor direcionados.

2. Facebook

As redes sociais têm um papel essencial no plano de marketing de qualquer empresa. Isso porque elas são, de fato, os melhores meios para gerar engajamento e criar vínculos com consumidores em potencial. O Facebook, por mais que não esteja mais em sua era de ouro, ainda é indiscutivelmente um canal bastante eficiente no que diz respeito à comunicação entre marca e público.

A interação com a marca se torna ainda maior quando os clientes são usuários assíduos do site. No caso do Brasil, país mais ativo na rede social, existem ainda mais motivos para se estar presente. E estar presente é definir uma linguagem e uma forma de tratar os usuários que seja de acordo com o posicionamento da marca no mercado. 

Para isso, algumas empresas criam personas nas redes sociais. A página da Netflix, por exemplo, já disse que é uma menina. O comentário gerou burburinho na Internet e humanizou a marca de forma simples, mas certeira. 

Existem várias formas de utilizar o Facebook como ferramenta de marketing digital. O Facebook Ads e os posts impulsionados são duas formas principais. O primeiro nada mais é do que a compra de espaços de anúncios para divulgação na home dos usuários. O segundo é útil para que as postagens feitas na página das empresas tenham maior visibilidade.

Hoje, posts orgânicos se perdem em meio a quantidade de informação produzida diariamente na rede social. A impulsão serve para que os conteúdos tenham destaque nos feeds de usuários que possam ter interesse no que está sendo oferecido. Isso é organizado através dos algoritmos do site. Eles consideram as curtidas e a atividade de cada usuário no momento de separar conteúdos relevantes.

Assim como no Google Adwords, o diferencial dessa ferramenta é a possibilidade de direcionamento dos anúncios e dos posts, os quais são visíveis para usuários que nem mesmo curtiram a página do anunciante. 

O tempo e o alcance da exposição são determinados a partir do valor pago. Todavia, assim como no Adwords, é a criatividade que faz a diferença para que os conteúdos sejam realmente chamativos e, consequentemente, eficientes.

3. Instagram

O Instagram é uma grande vitrine. E não estamos nem falando no sentido figurado. Claro, a rede social do momento começou como uma plataforma simples, voltada para que os usuários compartilhassem suas fotografias pessoais. No entanto, a ferramenta viu sua visibilidade decolar após ser adquirida pelo Facebook, em 2012.

Empresas viram no caráter pessoal da rede social uma forma de atingir potenciais consumidores de uma forma mais espontânea e interativa. Muitas marcas utilizam a rede não apenas para divulgar anúncios no stories ou em posts impulsionados, mas também, para demonstrar como seus produtos e serviços agem no dia a dia das pessoas através do contato com os chamados digital influencers.

Digital influencers são, na mais pura tradução, influenciadores digitais. São usuários que possuem uma quantidade considerável de seguidores, os quais acompanham sua rotina através do app. A interação de tais influenciadores com os usuários se dá por curtidas, comentários e mensagens.

O que desperta esse engajamento? Mais do que qualquer outra coisa, o sentimento comum entre todos os seguidores dos digital influencers é o interesse pelas atividades que eles e elas praticam, pelos produtos que usam, pelas roupas que vestem. O Instagram mexe com o desejo do usuário.

O envio de lançamentos de mercado para digital influencers virou uma prática comum de marcas que, de maneira esperta, fazem publicidade espontânea nos Stories e posts das personalidades. 

Uma nova coleção de roupas de academia é muito mais interessante se for utilizada pela musa fitness Gabriela Pugliesi, por exemplo. É nisso que se encontra a principal utilidade do Instagram. Ele serve para despertar desejos nos consumidores, por meio do sentimento de querer se identificar com as personalidades que admiram.

A presença de digital influencers não se limita apenas ao Instagram: eles estão no YouTube e em diversos blogs espalhados pela web. Mas, sem dúvidas, o Instagram é a forma mais barata e prática de causar engajamento por meio dessa estratégia.    

4. E-mail marketing

Por algum tempo, durante a evolução da Internet, o uso de e-mails quase se tornou obsoleto. Afinal, os usuários começaram a se comunicar por mensagens instantâneas, seja pelo Facebook, ou pelo Whatsapp. Porém, empresas encontraram na ferramenta uma forma de desenvolver campanhas de marketing digital.

Esqueça a ideia de que mandar e-mails é uma coisa irritante. Claro, encher a caixa de entrada das pessoas definitivamente não é algo agradável. Entretanto, não é disso que o e-mail marketing se trata. A estratégia de mandar e-mails direcionados existe para aproximar a empresa e os clientes. O marketing de relacionamento é essencial também no mundo digital.

Ela se dá não apenas através da divulgação de produtos e campanhas, mas também do lançamento de promoções e vantagens para os clientes de uma lista de e-mail. Aliás, tal lista só contém e-mails que foram entregues com o consenso do consumidor. Eles, por sua vez, podem optar pelo fim do recebimento de mensagens a qualquer momento.

Fazer e-mail marketing é algo delicado, que exige não apenas criatividade, mas também organização: fixar um público-alvo, elaborar mensagens simples, diretas e visualmente agradáveis e levar o usuário a outros locais, através de botões de call-to-action

A estratégia também prioriza o lead nurturing e a aproximação e fidelização de clientes — não a venda propriamente dita. Importante: é fundamental que as mensagens sejam otimizadas para smartphones, afinal, eles são o principal meio de acesso de e-mails.

5. Linkedin

As redes sociais também auxiliam franqueadores a encontrarem potenciais novos investidores, pessoas que tenham perfil para serem franqueados da rede. Faz parte do plano de expansão ter direcionamento no momento de selecionar candidatos a gerirem novas lojas da empresa e a web é ótima para isso. 

Mas, mais do que contar com um formulário no site oficial, o franqueador pode fazer uso de uma rede social criada especialmente para interesses profissionais.

O Linkedin é utilizado por cerca de 30 milhões de brasileiros que estão buscando por novas oportunidades profissionais. Se você não conhece a plataforma, que é otimizada para negócios, saiba que ela possui uma seção voltada para vagas de emprego. 

Pronto, agora você já sabe da utilidade da rede social para franquias. A presença de uma empresa no Linkedin é um canal interativo para encontrar empreendedores e ter um primeiro contato com eles.

Como essa é uma rede social mais séria, é importante ter cuidado com a linguagem e com o tipo de conteúdo postado pela marca. Bons conteúdos, entretanto, proporcionam seriedade e valor para a empresa. O Linkedin possibilita o upload de arquivos PDF e eBooks — os quais podem ser bastante úteis para consulta de investidores interessados na rede.

Além disso, é possível encontrar facilmente profissionais com determinadas experiências e perfis, direcionando conteúdos a esses usuários. Grupos de debate podem ser criados, incentivando a interação da empresa com candidatos e iniciando o processo de seleção de forma simples e ágil.

Existem muitas outras ferramentas online que podem ser utilizadas em estratégias de marketing digital no franchising. Sites e apps são algumas delas, mas envolvem conhecimentos mais detalhados e maior preparação.

As redes sociais apresentadas neste texto são bastante intuitivas e, com certeza, muito úteis para pequenos e grandes negócios. Se você é gestor em franquias, não perca tempo. Incorpore-as no seu negócio e conte com bons profissionais de comunicação para otimizar a forma como serão utilizadas.

São muitas ferramentas e recursos, não? Assim como todos os outros setores da gestão de uma rede, o marketing apresenta muitos desafios. Mas não se desespere: a Central do Franqueado desenvolveu uma plataforma para te ajudar!  

O nosso Sistema para Franquias, exclusivo para o mercado de franquias, centraliza todas as informações do departamento de marketing em um único software.

Que tal descomplicar o marketing da sua rede e expandir a sua marca? São centenas de marcas no mercado de franquias que aprovam e indicam a nossa solução. Faça parte desse time! Agende uma demonstração e mude a sua rede de patamar.

Gostou do conteúdo? Então continue explorando nosso blog e descubra tudo sobre merchandising para rede de franquias! Boa leitura!

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Leonardo Montoya

Redator em Central do Franqueado


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