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Marketing

Geomarketing: o que é e como pode ajudar sua franquia

8 min de leituraDario Ruschel

Com o Geomarketing, você sabe onde seus clientes estão e como se comportam em cada local. Assim, as estratégias de marketing da sua franquia funcionam melhor em busca de atrair novos clientes ou potenciais franqueados para. Confira mais detalhes sobre a metodologia e como usá-la em sua rede de franquias!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Geomarketing?

O Geomarketing, ou Marketing Geográfico, é um conjunto de estratégias que permite a uma empresa conhecer o seu público e possíveis melhorias de desempenho através de ações de marketing específicas a cada segmento ou delimitação geográfica. 

Com base em dados de localização para atingir o público-alvo com a mensagem certa e criar novas oportunidades de negócio, o Geomarketing também se faz presente no franchising.

Apesar da proposta onde o negócio, em teoria, já é estruturado e de sucesso comprovado, alguns aspectos podem influenciar negativamente e atrapalhar os resultados esperados. Uma das ferramentas que pode ajudar a reverter esse ponto, é justamente o Geomarketing.

Sabendo utilizar esse conjunto de técnicas de marketing, com base na localização do público e suas preferências, você consegue potencializar o sucesso de uma rede mesmo em investimentos em regiões com incertezas e sem experiências comprovadas. 

Além disso, esse processo pode começar antes mesmo da inauguração da unidade. Analisando regiões e contextos de maior crescimento e sucesso, é possível definir ou reorganizar onde a loja será instalada, buscando sempre atingir o público certo e na maior quantidade.

Porém, existem muito mais usos para o Geomarketing. Ele pode promover uma análise mais robusta de diversos pontos de vista. São eles:

  • Localização: como usar o geomarketing para escolher o melhor ponto para o seu negócio.
  • Tendências de mercado: como usar o geomarketing para entender o que está em alta no mercado e o que o público espera de um novo negócio.
  • Concorrência: como usar o geomarketing para visualizar quem é e onde está sua concorrência, a fim de facilitar o processo de abertura da sua franquia ou negócio.

Viu como são muitas as possibilidades? Por isso, preparamos esse conteúdo que vai detalhar tudo sobre o Geomarketing. Continue lendo e descubra mais sobre a importância do conceito em franquias e como usá-lo em sua rede!

Qual a importância do Geomarketing para sua franquia?

Como vimos, localização é um ponto crucial para quem deseja investir no mundo do franchising. E o geomarketing explora justamente essa questão. Com a localização e visualização de espaços bem estruturados, a tomada de decisão fica muito mais fácil. 

No franchising, isso ajuda na expansão do negócio e aprofunda o entendimento sobre seus clientes, mercado e concorrência. O uso de Geomarketing leva a seu negócio a vantagem competitiva sob a concorrência, além de maior assertividade em análises aplicadas em cidades, bairros, pontos comerciais e até leads. Além disso, o geomarketing auxilia em:

Abrir uma nova unidade

Como citamos anteriormente, um bom uso do Geomarketing ocorre antes mesmo de cortar as faixas da sua unidade. Sabendo onde abrir sua unidade, de acordo com as circunstâncias ideais e um planejamento de qualidade, a certeza de que dará certo será muito maior.

Otimizar sua produção e estoque

Grande parte das franquias, principalmente as de varejo, possuem um problema que, se amenizado, pode trazer um grande aumento no lucro para a rede. O que são? As perdas de mercadoria que acontecem diariamente.

Sabendo o público que comprará seus produtos e o comportamento deles, é fácil saber lidar com sua produção e estoque. Assim, a gestão de estoque da sua rede será mais efetiva, otimizando a produção e a prevenção de perdas.

Conhecer seu público-alvo

Toda estratégia de negócio necessita ser totalmente direcionada ao seu público-alvo. E uma das formas mais eficazes de fazer essa análise é descobrindo a região onde essas pessoas moram, quais locais frequentam, seus interesses e como fazer para atraí-los para sua franquia.

Ajuda pequenas empresas

As pequenas e médias empresas, como geralmente é o caso para franquias e muitas vezes lideradas por pessoas sem muita experiência, o Geomarketing é um ótimo aliado. 

Ao compreender a região antes de investir, os franqueadores podem obter previsões mais confiáveis ​​a partir da interseção entre dados públicos, como censo, dados sociais e Google Maps e informações de mercado. Assim, as probabilidades de erros irreversíveis ou muito custosos, são menores.

Gerar boas ações de marketing

Embora no mercado de franquias a publicidade seja responsabilidade principalmente do franqueador, o franqueado também pode se beneficiar do geomarketing. Conhecer a região e o público que a frequenta é essencial para qualquer estratégia de marketing.

Por exemplo, em uma rede com franquias no Sul e no Sudeste do Brasil, por exemplo, cada franqueado sabe que as regiões são bem diferentes. Assim, ele pode estudar sua própria área e fazer planos de marketing específicos e assertivos para si.

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Como usar o geomarketing em sua rede?

Em primeiro lugar, é preciso se atentar ao nicho da sua franquia. 

Se você pretende investir em uma franquia para crianças, é importante que o bairro em que vai ser instalada a loja seja seguro, certo? É importante também que seja um bairro residencial e familiar, onde seu público esteja presente. 

O mesmo vale para a situação contrária. Se você decidir abrir uma franquia de cervejaria, por exemplo, o certo seria abrir sua loja em um bairro jovem e boêmio. Dessa forma, você terá maiores chances de atingir o público certo, além de que facilitar a locomoção com certeza resultará em um aumento no lucro

Porém, se atente a essa dica importantíssima: não existe ponto comercial bom em uma localização ruim. A preparação do local onde uma unidade de franquia será aberta é fundamental. Assim, se torna um dos principais fatores que definirá o sucesso ou fracasso do negócio. Por isso, se atente às próximas dicas para garantir que sua rede viverá por muitos anos.

O ponto comercial

Vimos anteriormente que, para entender se o ponto comercial tem potencial de venda e aderência com o mercado, é essencial entender a importância da persona do seu negócio, renda e o que o público da região espera de você. 

Além disso, você precisa estudar pontos de interesse próximos, quantidade de pessoas que passam no local etc. 

Lucro potencial

Mais um ponto que o geomarketing pode agregar, são questões como: “será que minha loja será lucrativa?” ou “qual o potencial de vendas da minha loja?” Pois, sabendo que o lugar que a loja se encontra é movimentado – e mais importante que isso, frequentado por potenciais compradores dos seus produtos, tais perguntas podem ser respondidas facilmente. 

Afinal, o geomarketing visa também o público e não somente o ponto. Fornecer dados de ferramentas de geomarketing pode auxiliar na tomada de decisão para aqueles que estão abrindo uma nova unidade, além de gerar um bom vínculo entre franqueado e franqueador.

Como fazer ações de marketing baseadas na localização?

Check-ins

Redes como o Facebook e o Instagram, principalmente, possuem uma ferramenta chamada check-in, onde é possível marcar onde você está e publicar para os seus amigos. 

Ou seja, é uma ferramenta gratuita de marketing geográfico que pode divulgar naturalmente o seu negócio. O melhor de tudo, ele serve como marketing de referência, indicando sua empresa nas redes sociais dos seus clientes.

Para estimular seus clientes a realizarem a ação, você pode liberar o Wi-Fi gratuito para quem fizer check-in no Facebook, por exemplo.

Geotargeting

A mais conhecida das ações de geomarketing, o geotargeting é uma estratégia para segmentar públicos de acordo com sua localização. Evitando assim, anunciar para clientes errados, de outros estados, por exemplo. 

Com isso, além de economizar dinheiro, você atinge o público certo, coisa que já batemos na tecla diversas vezes. Por exemplo, se você tem uma unidade de lanchonete na cidade de Porto Alegre, não é financeiramente saudável anunciar para pessoas de São Paulo. 

Assim, você filtra apenas o público que interessa, oferecendo peças e conteúdos adequados a ele, garantindo melhores resultados para suas campanhas. 

Para te ajudar, a maioria das plataformas de anúncios pagos que são utilizadas no cotidiano já incluem alguma forma de geotargeting em suas opções de configuração. Entre elas, podemos destacar o Facebook Ads e o Google Ads.

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Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

A Central do Franqueado sabe que a localização de um negócio causa impacto direto nas estratégias de marketing e consequentemente no faturamento de uma franquia. O posicionamento correto de um estabelecimento deve ser uma experiência de fácil acesso.

Para te ajudar, preparamos um material que mostra a importância da escolha do local de negócios para o segmento de restaurantes, bares e lanchonetes na região Sul e Sudeste do Brasil. 

Buscando, ao final, revelar quais locais da região apresentam um bom potencial de faturamento e como está a concorrência de negócios que oferecem alimentação fora de casa. Confira o ebook!

Atualmente, a Central do Franqueado atende dezenas de franquias de todo o Brasil, inclusive auxiliando com o marketing e expansão da rede. Nosso sistema para franquias centraliza todo o marketing de uma rede em uma única ferramenta. Além disso, acelera o processo de expansão com um CRM personalizado.

Acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias.

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Dario Ruschel

CEO da Central do Franqueado