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Franquias de bares, pubs e cervejarias: por que investir e quais melhores redes do segmento

logo-nao-clienteFABRICA 1 CHOPP
Segmento:

Alimentação

Investimento:

R$ 150 mil

Retorno:

48 meses

Taxa:

R$ 0

logo-nao-clienteFábrica 1 Container
Segmento:

Serviços e Outros Negócios

Investimento:

R$ 100 mil a

R$ 300 mil

Retorno:

18 meses

Taxa:

R$ 0.085 milhões

Top 5 Franquias de bares, pubs e cervejarias

NomeSegmentoInvestimentoRetorno do InvestimentoTaxa da Franquia
Fábrica 1 Container Serviços e Outros NegóciosR$ 100.000,00 a a R$ 300.000,0018 meses R$ 85.000,00

Que a diversão faz parte do cotidiano dos brasileiros, isso não é novidade para ninguém. Diversos são os motivos que nos reunimos para tomar uma cerveja ou um chopp ao longo da semana. Logo, empreender no ramo de franquias de bares, pubs e cervejarias artesanais é uma aposta mais do que certeira.

Assim, desenvolvemos este conteúdo para que você conheça mais sobre as possibilidades de negócio neste promissor segmento do mercado de franchising. Confira agora!

POR QUE INVESTIR EM FRANQUIAS DE BARES, PUBS E CERVEJARIAS?

O Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo. Anualmente, são comercializados cerca de 2 bilhões de litros de cerveja no país. Esse mercado também movimenta 1,6% do PIB nacional, além de gerar empregos para mais de 2,7 milhões de pessoas, de acordo com a CervBrasil.

A maioria dos brasileiros concorda que uma cerveja é sempre bem-vinda. Essa afirmação deixa claro os motivos de o mercado cervejeiro faturar cada vez mais em nosso país. Mas não é sobre volume de vendas que gostaríamos de falar, pois  algo muito interessante a ser dito também sobre a forma como a bebida é consumida.

NÚMEROS DO MERCADO DE CERVEJAS NO BRASIL

De acordo com a Kantar Worldpanel, dois terços das cervejas vendidas no Brasil são consumidas fora de casa. A pesquisa de 2018 revela ainda que 62% dos cervejeiros apontam a qualidade e o sabor do produto como o maior atrativo na hora da compra.

Ainda sobre qualidade, a Mintel divulgou dados bastante significativos em uma pesquisa de novembro, que entrevistou consumidores dos 18 aos 55 anos, nas dez maiores capitais brasileiras. Perceba:

  • 68% dos consumidores das classes A e B preferem a qualidade à quantidade na hora de consumir cerveja. A preferência das demais classes é de 52%;
  • Uma média de 57% prefere beber pequenas quantidades de cerveja mais cara a grandes quantidades de opções mais baratas;
  • Quando perguntados sobre qualidade, 45% dos entrevistados associam a palavra com a oferta de cervejas artesanais.

Obter um bom retorno é o sonho de todo empreendedor. Considerando que a qualidade dos produtos e serviços são fatores determinantes para o sucesso, as redes de franquias tornam-se opções atraentes e seguras. 

A padronização das lojas e de seus mecanismos de operação é algo positivo para o empreendedor de franquias. Se o gestor souber trabalhar em equipe, é melhor ainda. Mas também é importante que o investidor tenha consciência de suas responsabilidades como franqueado. 

As políticas da rede devem ser respeitadas e a qualidade dos produtos deve ser cuidadosamente mantida. A imagem da marca está em jogo, bem como a preferência e a repercussão dos clientes. Vantagens de investir em franquias do ramo:

  • Reconhecimento da marca como atrativo para consumidores frequentarem seus estabelecimentos;
  • Modelo estrutural já definido e planejado;
  • Modelo operacional já testado e políticas de atendimento ao cliente delimitadas;
  • Preocupação por manter um padrão de qualidade de produtos e serviços;
  • Opção de investimentos em diversos formatos e valores;

DESVANTAGENS DE INVESTIR EM FRANQUIAS DO RAMO

  • Concorrer com estabelecimentos locais tradicionais pode ser desafiador;
  • Rotina intensa de trabalho, em finais de semana e feriados;
  • Pouca flexibilidade de inovar

COMO INVESTIR DA MELHOR FORMA EM FRANQUIAS DO RAMO?

Pode ser difícil para o investidor interessado no franchising escolher a rede certa para trabalhar. A não ser que o gestor tenha uma preferência em mente (e a condição financeira necessária para investir nela), optar pela melhor escolha envolve uma análise detalhada.

Entre franquias que variam de R$50 a R$400 mil reais, sendo elas de diversas propostas e tamanhos, é o perfil de gestão do empreendedor que dirá qual a franquia mais adequada para investir – além de claro, do capital que está disposto a investir. Aqui, os gostos pessoais contam muito. 

É fundamental que o gestor goste do seu empreendimento e se sinta acolhido dentro dele, afinal, é muito provável que acabe trabalhando de segunda a segunda. Se você pretende investir em uma franquia de bares, pubs e cervejarias, pense nas seguinte questões:

  • Invista o dinheiro no formato mais adequado a sua capacidade financeira. No caso, gastar tudo não é uma boa ideia, pois nesse ramo, o capital de giro é necessário para manter o estabelecimento funcionando, ainda mais nos primeiros meses;
  • Para isso, pesquise. Existem redes que demandam os mais variados tipos de investimento, nos mais diversos formatos. Microfranquias são opções muito viáveis para pequenos investidores. Foodtrucks e quiosques de shoppings fazem parte do formato;
  • Converse com empreendedores da área. Assim, você terá mais ideia de como é o trabalho de gestão de um empreendimento deste tipo antes de tomar qualquer decisão. A disposição e o amor pelo trabalho são diferenciais do gestor desses negócios.
  • Pense se você está disposto a trabalhar em um mercado que exige paciência e trabalho árduo.

DICAS PARA ABRIR UMA FRANQUIA NO SEGMENTO DE BARES, PUBS E CERVEJARIAS

Agora que você conhece bem o contexto para este tipo de negócio no Brasil, vamos ver o que você pode fazer para se destacar nesse mercado? Confira! 

1. CRIATIVIDADE NA PROPOSTA 

Mais do que um espaço para reunião de amigos e bastante bebidas no cardápio, um bar que quer se destacar precisa de uma proposta chamativa. Isto é, uma “filosofia” um “tema” que seja exposto continuamente em seu funcionamento: identidade visual, drinks personalizados, uma experiência única.  

2. ESTRUTURA E IDENTIDADE VISUAL

Um bom estabelecimento faz questão de oferecer a melhor estrutura para a sua clientela. Um local espaçoso, confortável, arejado e bem iluminado é fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Além disso, claro, é essencial que a estrutura esteja de acordo com o conceito estabelecido por você, expondo a identidade visual do negócio desde a fachada da loja até a disposição dos objetos no ambiente interno.

3.  LOCALIZAÇÃO

Outro ponto essencial para o sucesso de bares, pubs e cervejarias é a localização em que são instalados. Uma boa localização é aquela de fácil acesso, em setores bem movimentados da cidade, como centros comerciais. Assim, escolha o local do seu negócio com base na região e o perfil das pessoas que a frequentam, o seu poder aquisitivo, hábitos e interesses. 

Para conhecer mais, confira na lista acima algumas opções de franquias de bares, pubs e cervejarias para você investir.

Se você deseja investir no segmento de alimentação e está à procura de negócios que estão em alta no mercado, confira nosso conteúdo sobre as melhores franquias de frango frito e conheça as melhores redes do segmento.