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Marketing

Plano de marketing: conheça sua importância e como elaborá-lo em redes de franquias

9 min de leitura Filipe Pacheco


Sua franquia já possui um plano de marketing? Saiba que fazer marketing é algo inerente à gestão de um negócio, independentemente de seu modelo, segmento ou região. Entretanto, vender não é algo tão simples em um mercado cada vez mais concorrido e tecnológico, o que demanda uma busca pelas melhores estratégias de divulgação da atualidade. 

No mercado de franquias, é responsabilidade do franqueador estabelecer as diretrizes de divulgação da rede e possibilitar o reconhecimento da marca em meio ao cenário competitivo. Para isso, se faz necessário um bom plano de marketing para que seus produtos e serviços sejam cada vez mais atraentes para potenciais clientes.

Para te ajudar a entender mais sobre o que é o plano de marketing, sua importância e, é claro, como elaborá-lo em sua rede de franquias, a Central do Franqueado preparou este guia completo sobre o assunto. Não perca!

Neste conteúdo você lerá sobre:

O que é um plano de marketing?

Como empreendedor, você deve saber que é impossível empreender sem que haja organização nos processos que envolvem a gestão da empresa — e um desses é o próprio marketing. Tão importante quanto a administração de finanças e a estruturação de logísticas de produção, o marketing cumpre diversos papéis que viabilizam a inserção da marca no mercado. 

Mais do que promover produtos e serviços, encontra oportunidades para que o negócio se posicione da melhor forma dentre a concorrência, direcionando-se com eficiência ao seu público-alvo. Dessa forma, um plano de marketing fundamenta e organiza as estratégias que serão utilizadas pela empresa para a divulgação de suas unidades.

Isto é, o plano de marketing surge ao estabelecer estratégias que serão utilizadas pela empresa para atingir os objetivos de marketing de franquias. E isso adquire uma importância ainda maior para redes de franquias! 

Isso acontece porque, logicamente, franquias prezam pela padronização de todos os processos. Então, ao orientar o que toda a rede deve buscar e executar em termos de marketing, o planejamento possibilita a replicação qualificada de uma metodologia por todas as unidades que fará a empresa ser reconhecida pelos consumidores em qualquer lugar. 

Obs.: é a partir do plano de marketing da franquia e sua posterior inclusão na COF (Circular de Oferta de Franquia) que é calculado o valor que deverá ser pago mensalmente pelos franqueados da rede para que recebam investimento para o marketing das suas unidades — o chamado fundo de marketing, utilizado pela franqueadora em estratégias publicitárias e de marketing da rede.

Qual a importância do plano de marketing no franchising?

Desenvolver um bom plano de marketing em sua franquia é promover o sucesso da marca. Afinal, não só consumidores serão incentivados a conhecer seus serviços, mas o processo também contribui na captação de novos franqueados para a rede. E não para por aí: abaixo, preparamos mais alguns dos benefícios do plano de marketing dentro de uma franquia. Confira!

Alinhamento com os padrões da rede

Para que todas as unidades da sua rede trabalhem em sintonia em busca de um mesmo objetivo, é necessário definir as estratégias e padrões a serem trabalhados. Assim, todas as unidades saberão como precisam trabalhar e até onde terão amparo da franqueadora na divulgação da loja. 

Facilita o processo de expansão

Novamente, se você tem um plano de marketing bem definido, naturalmente sua franquia será um grande alvo de interesse. Assim, o número de leads (potenciais franqueados) interessados em adquirir uma unidade de sua rede vai naturalmente aumentar. Caberá a você, após isso, realizar uma boa seleção de franqueados que contribuam para o sucesso da rede.

Os franqueados também agradecem

O marketing local, feito pelas unidades para estimular o mercado em sua região, muitas vezes é tão importante quanto o marketing geral da rede. Dessa forma, ter essa orientação de planejamento e padrões da rede no geral pode auxiliar na construção de uma marketing local qualificado para as unidades em si. Assim, gerando maior lucro e reconhecimento para a marca.

Manual: Saiba como padronizar a identidade visual no Franchising

Como elaborar um plano de marketing para uma franquia?

Encontrar oportunidades em meio à concorrência e compreender necessidades de potenciais consumidores é um trabalho que exige pesquisa e visão de mercado. É através do estudo que o contexto no qual a empresa estará inserida será diagnosticado. Assim, um plano de marketing baseado nos três tópicos a seguir pode ser elaborado:   

  • Princípios: qual a essência do negócio? Quais as motivações para oferecer produtos e serviços para os clientes? Como os clientes devem se sentir ao terem a experiência de consumir minha marca? Os princípios delimitam personalidade para a empresa e são base para a abordagem que será utilizada pela mesma;
  • Diferenciais: a partir dos princípios, é mais fácil perceber os diferenciais que a empresa tem em relação às outras. Esses, não são apenas aqueles explícitos nos produtos. O que o negócio tem de diferente, tanto em sua história, quanto na experiência que proporciona, é algo que deve ser constantemente lembrado na comunicação da marca;
  • Objetivos e metas: ao perceber carências no mercado, é possível encontrar brechas e atender às necessidades dos consumidores. Os objetivos são a elaboração disso — atingir e atrair clientes ao oferecer valor de marca. As metas são consequência disso e se preocupam com o crescimento da empresa. O plano de marketing, afinal, deve ser feito para que os números almejados possam ser atingidos.

Após o entendimento desses três fatores essenciais, é hora de pensar no mix de marketing da sua franquia. Caso não conheça, o conceito aborda os quatro pilares do marketing: preço, produto, promoção e praça. Com isso, o mix de marketing se tornou uma maneira tradicional para delimitar um posicionamento sólido de marca. 

Ainda, é importante reiterar que um bom plano é feito por profissionais qualificados, que possuem conhecimento na área. Afinal, o plano de marketing aborda demandas específicas, que exigem know-how e percepção. A seguir, descrevemos três dessas demandas, as quais são de fundamental importância para a padronização da marca e na expansão da atividade da rede. Confira!

Branding

O termo em inglês vem da palavra brand, que significa marca. O conceito, entretanto, engloba muito mais do que a logotipia e os designs e layouts que serão utilizados. Assim, branding é o trabalho realizado para fortalecer a imagem de uma marca no imaginário dos consumidores. 

Ela será base tanto para aspectos visuais, quanto organizacionais e de logística da empresa. A postura dos funcionários, o discurso das peças de comunicação: tudo parte do que foi definido pelo branding da marca. Dessa forma, sua marca estará mais presente no dia a dia das pessoas e a chance de novos clientes aparecerem em sua loja, deve crescer.

Dica: o endomarketing é uma forma de fortalecer princípios e políticas no ambiente interno da empresa. É algo essencial para que os funcionários exerçam suas funções com uma postura condizente com a identidade do negócio. 

Comunicação integrada

Se hoje o marketing acontece em todos os lugares, seu plano deve integrar tudo o que é comunicado pela empresa. As campanhas em veiculação, por exemplo, devem comunicar o mesmo em todos os canais utilizados. Redes de franquias dependem ainda mais de uma comunicação integrada, pois funcionam em diversas unidades. 

Nisso, o marketing digital é uma mão na roda. As redes sociais são meios de amplo alcance, fáceis de serem utilizados, que permitem a criação dos mais diferentes tipos de conteúdos. 

Dica: contar com um time próprio de marketing, ao invés de uma agência terceirizada, pode ser mais seguro para uma rede de franquias. Os profissionais, afinal, serão responsáveis apenas pela comunicação da empresa, que ao passo que se expande, terá mais demanda.

Direcionamento de estratégias

Ao mesmo tempo que a comunicação de uma rede de franquias deve ser integrada, ela deve acontecer de forma cuidadosamente segmentada. Afinal, a atuação em diferentes regiões pode, às vezes, exigir diferentes estratégias de alcance. 

Cada público-alvo tem suas peculiaridades, seus perfis de consumo e suas observações. Algumas unidades podem se beneficiar de determinadas promoções, enquanto outras talvez tenham maiores demandas por outros produtos. 

Ou seja, é de grande importância o acompanhamento das lojas. O feedback, recolhido através de auditorias e de pesquisas de satisfação com consumidores, revela as particularidades de cada unidade. 

Por fim, reuniões periódicas com os franqueados também são de suma importância. Os gestores sabem mais do que ninguém sobre a situação de suas franquias. Todas as informações extraídas podem ser incorporadas no plano de marketing da rede, a fim de que as estratégias tenham um melhor direcionamento.

Dica: uma forma online de detalhar o perfil dos consumidores da rede e de, então, qualificar o direcionamento de estratégias, é através do chamado lead nurturing. Isso consiste em atrair usuários potencialmente interessados através de “conteúdos-isca”, como promoções enviadas por e-mail e outros links.

Considerações finais

O marketing é um assunto que está sempre em evolução. À medida que novas tecnologias surgem, novas possibilidades também aparecem. São infinitas ideias que podem ser utilizadas por toda e qualquer empresa. O céu é o limite para a criatividade. Basta compreender quais estratégias são mais adequadas para o perfil da rede, respeitando sempre seus padrões. 

Não existe uma fórmula para o plano de marketing perfeito. Tomar riscos e buscar inovação faz parte do mercado e todos seus processos. É fundamental, entretanto, manter um pé no chão: investir com sabedoria, comunicar com simplicidade e sempre colocar os clientes em primeiro lugar. São eles, no fim das contas, que irão sinalizar caso as estratégias estão sendo eficientes.

Como a Central do Franqueado pode te ajudar!

De nada adianta a teoria, se não é possível aplicá-la na prática, certo? Por isso, a melhor forma de entender o plano de marketing é visualizando seus resultados. Para te ajudar, a Central do Franqueado apresenta o módulo ‘Marketing’ de nosso sistema para franquias. Cumprindo o papel de executar o plano de marketing da franquia e fortalecer a identidade da marca, o módulo permite centralizar todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

Você terá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o planejamento de marketing da franquia será facilitado e otimizado.

Economize tempo e dinheiro organizando seu setor de marketing com essa ferramenta incrível! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, aproveite para aprender mais sobre marketing no franchising conferindo nosso artigo sobre Trade Marketing. Esperamos você!

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Filipe Pacheco

Redator em Central do Franqueado


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