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Marketing

CRO: o que é como utilizar a metodologia para aumentar as conversões em sua franquia

10 min de leitura Carlos Griebler


O CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização da Taxa de Conversão) é uma das principais metodologias do mercado hoje em dia. Ela busca melhorar elementos de um site ou aplicativo em vista de atrair e converter mais usuários. Para você conhecer melhor esse conjunto de técnicas, preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é o CRO (Conversion Rate Optimization)?

Semelhante a outras práticas do mercado que buscam otimizações em sua franquia, o Conversion Rate Optimization consiste em um conjunto de práticas para potencializar uma das principais métricas de um negócio, a taxa de conversão. Mas você sabe o que essa taxa significa?

A taxa de conversão é um número, em formato de porcentagem, que representa a quantidade de visitantes de um site que realizam qualquer ação desejada de um site ou aplicativo. Essa ação vai depender da proposta do negócio, pois empresas diferentes possuem finalidades distintas.

No mundo do Franchising, muitas franquias acabam utilizando de sites próprios para facilitarem o contato com potenciais franqueados. Geralmente, essas páginas são compostas por dados da franquia, como capital necessário e faturamento médio da rede. Além disso, o mais importante acaba sendo o formulário de contato, que é usado por empreendedores interessados em investir na marca.

É justamente o envio desse formulário que pode ser considerado uma conversão para essa rede de franquias. Isso acontece porque, ao gerar essa lead para os vendedores da sua equipe, você cumpre o próposito da existência do site: atrair clientes potenciais e repassá-los ao setor comercial da rede. Ou seja, a conversão esperada.


Como descobrir sua Taxa de Conversão atual?

Em qualquer tentativa de otimização em seu negócio, você precisa mapear a situação atual do processo. Para descobrir sua taxa de conversão do seu site durante o período desejado, são necessários alguns procedimentos.

Primeiro, é necessário ter acesso ao Google Analytics. Caso você não conheça, ele é uma ferramenta gratuita do Google onde é possível fazer a integração da ferramenta com o seu site e obter relatórios detalhados, tudo em tempo real. Após garantir o acesso, você deve realizar um recorte do período desejado e filtrar os dados recolhidos pelo Analytics.

Por exemplo, vamos dizer que a página Seja um Franqueado do site da sua rede recebeu uma quantidade total de 50.000 visitas nos últimos três meses. Assim, você já tem um dos valores necessários para descobrir sua taxa de conversão atual.

Já o segundo, pode ser um pouco mais trabalhoso. Você vai precisar reunir quantas conversões (novas unidades vendidas, contatos interessados, demonstrações presenciais, etc.) seu site gerou durante esse mesmo período. Seguindo o exemplo, digamos que sua franquia tenha atingido um total de 500 conversões.

Com isso, podemos utilizar uma fórmula matemática simples para chegar ao valor da taxa:

Taxa de Conversão = (100 x Número de Conversões) / Total de Visitas no Site

Ou seja, podemos substituir nossos valores ilustrativos na fórmula e descobrir essa taxa de conversão do exemplo:

1% = (100 x 500) / 50.000

Viu como é fácil? Agora você já sabe como descobrir a sua própria taxa de conversão!

Antes de conhecermos as melhores práticas e processos do CRO, vamos conhecer alguns dos benefícios de utilizar essa metodologia em sua rede? 

Quais os benefícios que o CRO pode trazer a sua rede?

Agora que sabemos o que é a taxa de conversão e como calcular a porcentagem atual de sua rede, chegou a hora de ver em números e fatos como o uso dessa metodologia pode afetar sua rede de franquias. Confira! 

Mais clientes!

Como vimos, um dos princípios do CRO é garantir que você converta mais do seu tráfego em clientes. Assim, ao melhorar a experiência dos visitantes em sua página, naturalmente a taxa de conversão aumentará. Ou seja, com o mesmo tráfego, apenas aplicando o conjunto de práticas que veremos mais à frente, mais clientes começarão a aparecer.

Economia de tempo e dinheiro

Pense um momento: quanto tempo e dinheiro você já gastou com anúncios pagos, sejam no Google ou em jornais, para atrair mais potenciais franqueados em sua rede de franquias? Provavelmente foram milhares de reais e horas pensando em estratégias de marketing para expandir sua rede.

Com o CRO, sua taxa de conversão vai aumentar sem nenhum centavo a mais no bolso do seu negócio. É claro que ainda será necessário algum tempo para produzir as alterações necessárias onde você apresenta sua marca, mas perto das dezenas de reuniões chatas de marketing que eram usuais? Quase nada.

Ele pode aumentar seu Ticket Médio 

Caso não saiba, o Ticket Médio de uma franquia nada mais é do que o valor médio gasto por clientes em um determinado período. Para aumentá-lo, uma das principais táticas têm sido o cross-selling. Isso nada mais é do que quando você oferece um produto ou serviço complementar à oferta que o cliente adquiriu.

Se você possui um site de e-commerce, por exemplo, sua página de checkout pode utilizar de metodologias CRO para apresentar além de recomendações de outros produtos, uma experiência agradável ao seu cliente. Assim, dependendo da abordagem, é possível até mesmo dobrar o valor do Ticket Médio.

Diminui o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) da franquia

O CRO é considerado o avô de todas as estratégias de redução de CAC. Em conjunto com os benefícios anteriores, aplicar práticas de CRO em sua franquia fará o Custo de Aquisição de Cliente da sua rede diminuir. 

Acontece que existe uma relação inversamente proporcional entre o CAC e a Taxa de Conversão de qualquer negócio. Ou seja, o CAC diminui à medida que sua taxa de conversão aumenta e vice-versa.

Ele é tão importante para a diminuição do CAC que se você for fazer algo para reduzi-lo, escolha o CRO. Quase sempre, esse será o melhor lugar para começar.

Impulsiona seu SEO

CRO e SEO andam lado a lado para o crescimento da sua rede de franquias. O Google está cada dia mais inteligente e o comportamento do usuário na página é um fator importantíssimo para o ranqueamento do seu site nas primeiras páginas do motor de busca.

Então, o site que oferecer a melhor experiência do cliente, terá uma classificação mais elevada. Concentre-se em otimizar a jornada do cliente, para que não só traga mais conversões, mas também melhore sua posição nos resultados de pesquisa.

Como adotar as melhores práticas em sua franquia?

Agora que sabemos tudo sobre CRO, só falta conhecer as melhores práticas da metodologia para o site de sua franquia. Veja só!

1. Comece coletando informações

Otimizações precisam ser fundamentadas. Se qualquer pessoa simplesmente pensasse em soluções mágicas sem antes realizar um estudo profundo, nenhum negócio no mundo teria qualquer tipo de problema. Por isso, para começar a implementar as soluções CRO em sua franquia, é necessário coletar dados.

E como você pode reunir essas informações? É bem simples! Hoje em dia, existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nesse momento, como Análise de Dados e Testes de Usabilidade.

Análise de dados

Usando ferrame que permitem saber quantos usuários acessam o seu site, você pode descobrir como esses usuários se comportam ao navegar. Assim, é possível conseguir vários insights dos dados fornecidos. 

Dados como: taxa de rejeição, origem do tráfego e desempenho de campanhas de marketing podem ter papel fundamental ao analisar melhorias para o site.

Testes de Usabilidade

Esse é ainda mais simples. Coloque um usuário inexperiente em contato com seu site pela primeira vez. Assim, ao observar uma nova pessoal utilizando seu website, você pode obter resultados que causarão fortes mudanças no layout e usabilidade da página, como posição de botões, cores e imagens. 

Além disso, fazer o método com um grupo de pessoas, pode te mostrar se o problema é comum ou não. Por fim, é possível gravar, com o consentimento do tester, a demonstração para futuros usos em reuniões de brainstorm.

2. Introduza pequenas melhorias

Existem uma série de práticas que podem ser realizadas para você ter uma ideia do poder de um bom CRO na Customer Experience. Entre elas, podemos listar:

  • Use uma cor chamativa para todos os botões de CTA (call to action);
  • Colocar essas CTAs em um lugar visível e de forma atrativa;
  • Em um e-commerce, por exemplo, utilize um senso de urgência (por exemplo, ofertas por tempo limitado) para impulsionar as conversões;
  • Em redes de franquias, peça aos seus franqueados para escreverem pequenos depoimentos que demonstram o sucesso da marca.
  • Use o menor número possível de campos nos formulários de contato.

Pequenas ações como essa podem criar um aumento considerável na taxa de conversão de suas páginas. Por isso, em conjunto com os testes realizados no passo anterior, considere as alterações mais sugeridas para suas páginas.

Nosso portal, por exemplo, é otimizado para todos esses fatores e ao preencherem o formulário, você tem acesso a uma planilha completa com dados das leads interessadas!

3. Conheça o que faz uma página eficiente

Seja direto

Apresente apenas as informações necessárias para estimular o potencial cliente a clicar no botão desejado. Nada mais do que isso. Assim, você garante que essa lead não se perca pela página e acabe deixando-a sem nem observar a ação desejada.

Tenha um título de qualidade

Muitos consideram o título como o elemento mais importante de uma página. Por quê? Simples, o título geralmente é a primeira coisa que um usuário irá ler em seu site. Por exemplo, no título de uma página de uma rede de franquias, mostre ao visitante por que ele deveria investir em sua franquia. Lembre-se: a primeira impressão é a que fica!

Não esconda questões financeiras

Nos últimos, se tornou popular uma tática de esconder valores para forçar um contato. Isso, no cenário de taxa de conversão para negócios, pode apenas atrasar a negociação e gerar os mais diversos tipos de insatisfação para o potencial cliente. Às vezes, isso pode até mesmo causar o abandono da negociação.

No Portal de Franquias da Central do Franqueado, são expostos todos os dados que um investidor precisa saber para comprar uma franquia, como: Retorno do Investimento, Royalties, Faturamente e todos os tipos de taxa!

A famosa posição serial

Uma ideia que vem da psicologia, o efeito da posição serial ocorre quando tentamos lembrar os elementos de uma lista e os do começo e do fim são mais lembrados do que os elementos que estão no meio. Por isso, colocar as principais informações do site no começo ou no final da página pode trazer melhores resultados.

4. Aplique testes A/B

Talvez o termo mais falado quando tocamos no assunto CRO. testes A/B são uma das principais ferramentas para campanhas de marketing digital. Através da comparação, o teste consegue avaliar o desempenho de mudanças realizadas em seu site.

Por exemplo, você pode testar duas versões de uma página “Seja um Franqueado” para definir qual gera mais conversões – e por quê. Dessa forma, você conhece mais do seu público-alvo e como abordá-los em suas páginas. Se você descobrir que um tipo de CTA não está funcionando com seu público, não há por que continuar perdendo tempo com comunicações similares.

De modo prático, ao realizar mudanças em seu site, você divide visitantes em duas páginas, de forma aleatória. Em uma, irão se deparar com a versão atual, com o problema que você identificou, sem nenhuma alteração e a versão atualizada, com as alterações realizadas.

Depois de um tempo, você terá o suficiente para analisar se as mudanças trouxeram o resultado esperado. Simples, não? Aliás, o próprio Google Analytics mencionado tantas vezes tem uma ferramenta de Testes A/B que pode te ajudar nessa nova missão!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado


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