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Como fazer a Gestão de Marca de sua franquia e facilitar a expansão da rede

9 min de leituraCarlos Griebler

A gestão de marca de uma franquia é essencial para o futuro dela. É através desse processo que pessoas passarão a respeitar, conhecer e desejar fazer parte da rede, seja como franqueados ou consumidores. Saiba tudo sobre gestão de marca e como facilitar o processo de expansão da sua rede usando o conceito!

Neste artigo você lerá sobre:

O que é Gestão de Marca?

Sabe aquela marca que só de bater o olho você já a reconhece e lembra de seus feitos e qualidades? Aquela marca, conhecida, respeitada e desejada por muitos, só existe dessa forma por conta de uma estratégia de mercado muito necessária no cenário competitivo em que vivemos: a gestão de marca.

A gestão de marca é um conjunto de estratégias e ideais que procuram introduzir cada vez mais a identidade de um negócio no imaginário do seu público-alvo. Fazendo isso, você vai facilitar o processo de consolidação no mercado e construção de uma marca forte que será lembrada.

Mas não se engane: fazer a gestão de marca da sua franquia não é pagar milhares de reais para expor sua logo e peças promocionais em outdoors pela cidade. O processo é mais intimista do que isso, ele representa o sentimento que o público cria em relação a uma empresa e é essa conexão que a fará ser lembrada.

Exemplos disso? Coca-Cola e a Apple. O iPhone, especificamente, apesar de não ser o smartphone mais poderoso do mercado e o mais barato — muito pelo contrário — seus modelos continuam a bater recorde de vendas mesmo em anos em que as atualizações tecnológicas são mínimas. O motivo? Um excelente trabalho de gestão da marca da Apple.

A Apple desenvolveu, através de ações publicitárias, marketing boca a boca e criação de um produto de construção impecável, uma necessidade e desejo por parte da população. Ela instituiu em um nome — iPhone — um estilo de vida que acompanha a necessidade dos clientes, estimulando a compra de um novo modelo que representa esse alto padrão que a sociedade busca e entende completamente.

Entendeu? A gestão de marca foi tão eficiente que o iPhone conseguiu se tornar algo à parte dos smartphones do mercado.

Quais os benefícios de uma boa gestão da marca de uma franquia?

Conquistar novos clientes

Conquistar clientes é um dos processos mais difíceis e custosos que um negócio pode ter. É por isso que existem estratégias para manter clientes já existentes, pois o custo benefício é realmente maior.

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente), investimento necessário para atrair e converter um novo cliente para a marca, pode ser até 5 vezes mais do que manter os clientes existentes. 

Porém, uma empresa não pode viver apenas dos mesmos clientes para sempre. Para isso, é necessário que sua gestão de marca proporcione uma atração que os levará até sua franquia. Assim, se você quer economizar futuramente na hora de atrair clientes, agora é a hora de organizar a gestão de marca para que ela se torne logo uma referência.

Se destacar 

Apenas com uma gestão de marca você vai conseguir se destacar. A cada dia surgem novos produtos e soluções incríveis que não vão hesitar em te deixar para trás. O mercado muda todos os dias e você precisa acompanhar essas inovações para sua marca não se defasar em meio ao público.

Trabalhe forte para conquistar de vez o mercado, mas não se esqueça de que é um processo contínuo. Não existe um topo para a gestão de marca, um simples erro  pode permanecer para sempre no imaginário da população.

Fidelização e Recompra

Clientes satisfeitos e apaixonados pela marca irão voltar. Isso é um fato. Com uma eficiente gestão de marca, sua empresa passa uma maior sensação de segurança e credibilidade, tornando as recompras muito mais prováveis e frequentes.

Lucro exponenciado!

Além disso, clientes identificados não hesitam em pagar mais por uma marca em que confiam. De acordo com uma pesquisa realizada pela Officina Sophia Reta, se seu produto e experiência forem, de fato, superiores, 86% dos compradores pagam esse valor a mais para vivenciarem uma boa experiência, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda.

Engajamento da equipe e público

Independentemente da área, os profissionais precisam estar motivados para trabalharem melhor. O mesmo precisa ocorrer com os consumidores, a sua aproximação ao negócio é o que os mantém visitando sua loja.

Uma marca forte motiva as pessoas a quererem ficar perto dela. É recompensador, acolhedor e satisfatório. Isso vale tanto para sua equipe quanto para o público que deseja e respeita sua marca.

Expansão de Franquias

É o objetivo final de todo franqueador. E, para te mostrar o poder de gestão de marca em uma franquia, sempre podemos lembrar do McDonald’s. A franquia americana se tornou tão intrínseca em nossas mentes que, quando falamos em franchising, o “M” amarelo da marca sempre aparece em nosso subconsciente. 

É por isso que você deve correr atrás de desenvolver uma gestão de marca poderosa para sua rede. Convivemos todos os dias com diversas marcas ao nosso redor. Se a sua estiver se destacando lá, o processo de expansão será facilitado. Entender sobre o controle de estoque também é fundamental, pois irá ajudar em seu crescimento industrial, acarretando valores para novas unidades ou empreendimentos.

E, como sabemos, expandir é essencial para o crescimento da rede e as pessoas só vão se interessar em adquirir uma unidade com um branding de qualidade que as motive a investir seu precioso dinheiro em você e na sua marca.

Dicas para garantir excelência na Gestão de Marca

Agora que você já sabe da importância que uma boa gestão de marca pode ter para sua franquia, é hora de conhecer dicas para realizar esse processo com a excelência exigida pelo mercado. Vamos conferir!

Comece do início

A identidade visual! Sim, ela é parte essencial da gestão de marca e se você não está feliz com a atual, é a primeira coisa que deve pensar em reestruturar. De nada adianta estratégias fantásticas de comunicação se o que as pessoas lembrarão for considerado feio ou antiquado.

Mas não se engane, a identidade visual não se resume ao logotipo do negócio. A identidade tem a ver com as cores, fontes, slogan e a forma em como você exibe esses materiais. Não deixe de investir na qualidade visual da sua franquia!.

Tenha um bom posicionamento!

Toda empresa que possui uma excelente gestão de marca, tem seus valores e missão extremamente bem definidos, além da forma como você deve expor esses conceitos. Canais usados, a linguagem e principalmente o conteúdo precisa estar de acordo com aquilo que você quer ser lembrado.

Se não houver essa relação, a comunicação não vai fazer sentido. Afinal de contas, as pessoas não terão o menor interesse no conteúdo da mensagem. Além disso, por conta da concorrência, a franquia precisa ser original ou pelo menos  ter uma forte personalidade que se destaque. Ela precisa oferecer um serviço que não possa ser encontrado em nenhum outro lugar. Fuja da concorrência e se brilhe!

Construa suas personas

Para isso, a criação de suas persona é um dos passos mais importantes para a gestão de marca. Caso não saiba, a persona é a representação fictícia do cliente ideal do seu negócio. 

Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Então, para saber como desempenhar o posicionamento da dica anterior, a persona será esse guia a criação de conteúdo e de estratégias na hora de falar com seu público-alvo.

Não tenha medo de ser honesto

As pessoas respeitam a honestidade. Ela é preferida mil vezes em relação à mentira e a falsa propaganda. Por isso, não hesite em oferecer apenas aquilo que você pode e tem certeza que irá cumprir com excelência. 

São poucas coisas? Não se preocupe, existem empresas nichadas de bastante sucesso. Apenas trate de fazer bem e sempre tentar melhorar. Dessa forma, a expectativa criada pelo seu consumidor será devidamente atingida, o satisfazendo o suficiente para que ele volte a comprar de você.

Endomarketing

Essa honestidade deve começar dentro da sua empresa, com o endomarketing. O endomarketing é uma estratégia de comunicação interna adotada pelas empresas para melhorar a imagem da marca perante os seus colaboradores. Isso volta aquela questão de engajamento e respeito pelo local de trabalho, criando um marketing gratuito e positivo.

A tecnologia é uma aliada!

Já parou para pensar em quantas horas por dia você passa na frente das redes sociais ou navegando pela web? É ali que vai ser seu maior contato com marcas e propagandas. Por isso, você deve pensar que será o mesmo para sua audiência.

Se posicione nas redes sociais, com material de qualidade, presença forte e uma equipe preparada para estudar, planejar e executar ações que farão sua empresa se destacar até mesmo no meio digital.

A Central do Franqueado pode te ajudar!

Nós, da Central do Franqueado, acreditamos na importância de saber gerir a marca da sua franquia, de forma alinhada e qualificada. Seus franqueados precisam estar alinhados com o objetivo maior da rede e para isso tudo precisa estar padronizado.

Assim, acreditamos muito no nosso trabalho e confiamos que a nossa plataforma pode fazer a diferença para a sua rede. O módulo ‘Marketing’ de nosso sistema para franquias vai te ajudar a cumprir o papel de fortalecer a identidade da franquia, centralizando todo o marketing da sua rede ao abandonar a necessidade de utilizar diversas ferramentas. 

O módulo te dá acesso a uma ferramenta interativa que permite disponibilizar peças publicitárias customizáveis, armazenar arquivos de diversos formatos e, é claro, definir os padrões visuais da sua rede. Assim, o processo de marketing da franquia será facilitado e otimizado.

Economize tempo e dinheiro organizando seu setor de marketing com essa ferramenta incrível! Se tiver dúvidas, que tal bater um papo conosco? Teremos o prazer de apresentar nossa plataforma, criada para tornar mais prática e ágil a gestão de franquias. 

Se gostou deste conteúdo, aproveite para aprender mais sobre marketing no franchising conferindo nosso artigo sobre Brand Equity. Esperamos você!

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado