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Buzz Marketing: saiba o que é e como utilizá-lo para colocar sua franquia na boca do povo

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Marketing

12 min de leitura Carlos Griebler

Buzz marketing é a estratégia utilizada para provocar engajamento do público com a sua rede através de comentários e repercussão da marca ou um produto em específico. O principal objetivo do Buzz Marketing é atingir grupos que tendem a consumir novidades e, consequentemente, espalhar o produto através do boca a boca. Confira e saiba como utilizar em sua franquia!

Quantos de nós já não consumimos determinado produto ou nos tornamos clientes de determinada marca por causa de uma indicação? É provável que você, leitor, também já tenha feito isso. Afinal somos influenciáveis. 

“Pessoas influenciam pessoas. Nada é mais influente do que uma recomendação de alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional. Um influenciador é o Santo Graal da publicidade”. Esta foi a frase dita por Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook

Segundo a consultoria de mercado Nielsen, 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. Portanto, é difícil afirmar o contrário e dizer que nunca consumimos algo devido à indicação de outra pessoa. É assim que funciona o Buzz Marketing. Estas indicações são resultado de uma estratégia criada pelas empresas. Confira e saiba como utilizá-las em sua franquia!

Veja o que você irá aprender neste artigo:

O que é Buzz Marketing?

Buzz Marketing é a estratégia utilizada para provocar engajamento do público com a sua rede através dos comentários e repercussão da marca ou um produto em específico. O principal objetivo do Buzz Marketing é atingir grupos que tendem a consumir novidades e, consequentemente, espalhar o produto através do boca a boca.

Também conhecido como marketing boca a boca, o Buzz Marketing busca alimentar a discussão através de comentários sobre uma marca, produto ou até campanha de marketing. Esta estratégia visa produzir reconhecimento da marca no mercado por meio dos próprios consumidores. Sendo assim, a empresa estará colocando sua marca na boca do povo e gerando engajamento com seu público-alvo. Consequentemente, acaba gerando uma divulgação da marca de forma espontânea. 

Qual o grande objetivo do Buzz Marketing?

O principal alvo do Buzz Marketing são dois tipos de consumidores: os pioneiros e os early adopters. Mas por quê? Isto se deve ao motivo destes dois perfis tenderem a consumir novidades. Portanto, uma empresa lança um novo produto ou serviço e busca atingir os pioneiros. Estes pioneiros, compram o que a empresa oferece e se agradam. A partir daí acontece o Buzz Marketing, onde o pioneiro irá divulgar este produto através do boca a boca. 

Assim, os early adopters são aqueles que decidem consumir após a indicação dos pioneiros. Neste fluxo de indicações, se o produto tiver sucesso dentro destes dois grupos, é sinal de que ele tem potencial de sucesso. Desta forma, a dispersão do produto acontece de forma espontânea e atinge um grande número de pessoas. Isto faz com que a empresa atraia clientes por meio de uma estratégia inicial que, depois, acontece naturalmente.

Qual a diferença entre marketing viral e Buzz Marketing?

Apesar de muitas vezes serem confundidos, os termos são distintos em seu objetivo principal. O marketing viral e o Buzz Marketing buscam gerar alcance de forma espontânea, porém, têm objetivos específicos diferentes. O marketing viral consiste na técnica de construir uma mensagem altamente compartilhável. Ou seja, a marca desenvolve uma campanha que tenha potencial de se espalhar como um vírus. 

Isto pode acontecer por meio do boca a boca e também através da proliferação no ambiente digital. Ou seja, uma grande quantidade de compartilhamentos significa que esta campanha se tornou viral. O objetivo principal desta estratégia é alcançar o maior número de pessoas. Sendo assim, a empresa espera que sua marca seja apenas conhecida pelo público. 

Já no Buzz Marketing, apenas alcançar um grande número de pessoas não é o suficiente. Empresas que apostam no Buzz Marketing buscam inserir sua marca no debate público. Ou seja, pretende atingir as pessoas e fazer com que elas comentem sobre em seu círculo social. Por este motivo, a construção de uma estratégia de Buzz Marketing é diferente de uma de marketing viral. Afinal, são finalidades distintas, embora ambas busquem aumentar o alcance da sua marca.

Quais as vantagens do Buzz Marketing para sua franquia?

Já falamos que o principal objetivo de desenvolver uma estratégia de Buzz Marketing é gerar engajamento e aumentar o alcance da marca, certo? No entanto, há outros benefícios de aplicar esta estratégia em sua rede. Confira a seguir!!

Baixo custo

O principal efeito de uma campanha de Buzz Marketing é a espontaneidade. É por este motivo que este tipo de campanha acaba exigindo um baixo investimento. É claro que há um custo para desenvolvimento de uma campanha, por exemplo. Porém, ao contrário de antigamente, onde os meios de propaganda eram os meios de comunicação tradicionais, a internet, hoje, facilita muito. 

As campanhas podem ser desenvolvidas por ferramentas como Google Ads, Facebook Ads, entre outras, que exigem baixo investimento. Deste modo, é possível desenvolver uma campanha online com baixo custo e um alto retorno. O resultado desta estratégia será sua marca sendo promovida pelos próprios consumidores. Ou seja, você executa um investimento inicial e o resto é feito voluntariamente por meio da disseminação da sua marca. 

Aumento da autoridade da marca

Citamos anteriormente uma estatística divulgada pela consultoria Nielsen. A empresa ainda afirma que 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda. Este fenômeno acontece porque o Buzz Marketing explora a influência. Ou seja, ele desperta o gatilho mental da prova social. Uma pessoa que você conhece e confia já experimentou este produto e garante que é bom. 

Isto gera uma rede de credibilidade para sua franquia. Afinal, muitos consumidores experimentaram seu produto e o recomendaram. Há embasamento e prova de que é eficiente. Além disso, o público que o Buzz Marketing foca são os pioneiros e early adopters. O que isso significa? Este público está sempre engajado com as novidades do mercado. Portanto, são referências para o consumidor comum.

A partir do momento que estes consumidores aprovam o produto, eles geram um selo de qualidade ao seu produto. Isto influencia na forma como o boca a boca acontece, tendo consumidores referência da sua marca.

Maior alcance da marca

Um resultado um pouco óbvio devido ao objetivo principal desta estratégia, mas que vale a pena ressaltar é o alcance. Quanto mais eficiente seu Buzz Marketing, maior será o alcance da sua marca. Afinal, o Buzz Marketing funciona como um efeito dominó: conforme as pessoas vão comentando sobre sua marca, mais consumidores vão sendo atingidos. E, assim, sua marca vai alcançando cada vez mais pessoas. 

Isto pode resultar em mais vendas, um bom retorno sobre o investimento no marketing, etc. Você também pode usar influenciadores digitais para aumentar o desempenho da sua estratégia de Buzz Marketing. Dependendo do nicho de mercado, um influenciador é um atalho para se aproximar dos consumidores 

Geração de oportunidades de negócio

Além de mais vendas em sua rede, as oportunidades de negócio tendem a aumentar com um bom Buzz Marketing. Todos os empreendedores estão buscando por um bom negócio, certo? 

Então, se houver muitas indicações acontecendo, a probabilidade de atrair investidores é maior. Portanto, investir em estratégias como Buzz Marketing é uma forma de atrair franqueados. Afinal, você estará aumentando o alcance da sua marca como uma rede reconhecida. Isso atrai empreendedores que buscam por negócios lucrativos.

Quais os gatilhos do Buzz Marketing?

O Buzz Marketing é quase uma ciência. Isto é, existem até mesmo estudiosos que dedicam a vida a este assunto. É o caso de Mark Hughes, publicitário que investiga o funcionamento do Buzz Marketing. Segundo este publicitário, o Buzz Marketing apresenta seis gatilhos mentais. Continue lendo para saber mais!

O Tabu 

O Tabu é um gatilho mental acionado quando o assunto da campanha é proibido. Mas esta proibição não é necessariamente algo que está fora da lei, mas sim fora do senso comum. Por exemplo. Uma propaganda que usou este gatilho mental é a propaganda de Dia dos Namorados da rede de franquias Boticário. Neste exemplo, a propaganda causou polêmica porque mostrou casais heterossexuais e homossexuais comemorando.

O Incomum 

O Incomum é o gatilho mental que aparece quando vemos algo que não se encaixa nos padrões que conhecemos. Às vezes é uma novidade completa ou um produto que simplesmente não se encaixa em nenhuma categoria da indústria por ser revolucionário. Campanhas que abordam o incomum costumam ser bastante arriscadas, porque podem envolver promessas que a marca não vai conseguir cumprir depois.

Por isso, é importante que junto a esta característica revolucionária, seja trabalhada também a qualidade e o cumprimento da proposta. Dessa maneira, fica mais fácil garantir o buzz, a atração dos clientes e aumentar a taxa de conversão.

O Extraordinário 

O Extraordinário é um gatilho mental relacionado com produtos e serviços realmente incríveis e que proporcionam satisfação imediata dos clientes. Nesse sentido, o que vai chamar atenção é a solução que você está oferecendo com o seu produto ou serviço. Um exemplo são as fritadeiras sem óleo. Certamente a possibilidade de fritar batatas, por exemplo, sem usar nenhum tipo de óleo, chamou a atenção de todos os amantes de batata frita, tanto pelos benefícios à saúde como pela praticidade.

O Chocante 

O Chocante é o mais tradicional dos gatilhos mentais de buzz. Afinal, tudo aquilo que nos deixa em choque, causa mais buzz, comentários e compartilhamentos. Nesse sentido, quanto mais chocante, mais buzz. Vale lembrar que é preciso chocar os consumidores positivamente. De nada adianta um choque negativo, pois isso pode até gerar buzz em algum nível, mas vai prejudicar a reputação e a identidade da marca e também as vendas dos seus produtos e serviços.

O Hilário 

O Hilário também é um gatilho mental comum. Afinal, quantas vezes você ligou a TV e viu uma propaganda que tenta ser engraçada? Os consumidores costumam adorar coisas engraçadas. Por isso, campanhas de marketing engraçadas caem no gosto popular facilmente. Quer um exemplo? Você lembra da propaganda da Nissan dos Pôneis Malditos? A marca usou uma música repetitiva e fácil de decorar para incomodar a concorrência. A música viralizou e até hoje, mais de dez anos depois, ainda é lembrada.

O Segredo

A curiosidade é uma das características naturais do ser humano. Quando há problemas a serem resolvidos ou perguntas sem uma resposta, nosso cérebro imediatamente fica mais interessado e motivado para resolver problemas e encontrar soluções. O acesso privilegiado a determinados conteúdos também é instigante. Por isso, algumas campanhas de marketing costumam usar este gatilho conhecido como O Segredo.

Como gerar Buzz Marketing em sua franquia?

Existem algumas formas de planejar uma estratégia de marketing que gere um bom buzz para sua rede. Iremos mostrar algumas delas abaixo. Confira! 

1. Aposte na simplicidade e use os gatilhos mentais do buzz

Como você viu anteriormente, os gatilhos mentais do Buzz Marketing,, também conhecidos como botões do Buzz Marketing, são determinantes para o sucesso deste tipo de estratégia de marketing.

Lembre-se também que a ideia é fazer com que o seu produto ou serviço seja comentado em todos os lugares. Então, é preciso que a linguagem e a mensagem da propaganda, por exemplo, sejam simples e acessíveis. Desta forma, fica muito mais fácil influenciar uma quantidade maior de pessoas. Termos técnicos devem ser evitados. 

2. Invista no relacionamento com seus clientes

É importante manter um contato da sua marca com seus clientes. Eles valorizam este tipo de relação. Portanto, uma boa forma de promover isto é através do marketing de relacionamento

Ofereça promoções e ofertas especiais aos clientes. Envie comunicados, mensagens de e-mai e os lembre da sua conexão com eles. Fazer com que os clientes se sintam valorizados é uma das melhores formas de os instigar a promover sua marca ao seu círculo social. 

3. Ofereça uma boa experiência de compra

Investir na estruturação de uma boa jornada de compra ao cliente é garantir satisfação. Todo cliente satisfeito faz questão de falar da sua marca. 

Por este motivo, busque resolver problemas dos clientes, responder questões, etc. Com uma boa experiência, a probabilidade de indicar sua rede a outras pessoas ou promovê-la em suas redes sociais é muito maior.

4. Não ofereça o que você não pode cumprir

Assim como o buzz pode ser extremamente relevante para sua rede, ele também pode ter efeitos negativos. Portanto, cuidado ao utilizar os botões do buzz. Busque estudar o seu público e os pioneiros do seu mercado. 

Desta forma, você terá noção do que pode despertar curiosidade neles e evitar problemas. Não utilize de super ofertas, produtos super inovadores se isto não é o que você irá entregar. Se você não quiser que sua marca obtenha fama de propaganda enganosa, tenha cuidado com isto.

Sabia que problemas de padronização de marketing são comuns em franquias? A Central sabe que manter um padrão entre todas as unidades da franquia nem sempre é fácil. Quando franqueados fazem suas próprias divulgações, problemas de padronizações nas fontes, logos e cores prejudicam a imagem da marca.

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Carlos Griebler

Redator em Central do Franqueado

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