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Gestão de Franquias

Ferramentas de gestão: 6 dicas imperdíveis para a sua rede de franquias

8 min de leitura Cristiano Ritzel


Ter um maior controle sobre sua gestão é essencial. Por isso, algo muito comum e utilizado para quem conta com uma franquia, ou qualquer outro modelo de negócios, são as ferramentas de gestão. Além de facilitar o trabalho do franqueador, elas contribuem para a economia dos recursos e para a maior organização dentro da rede de franquias. Que tal aprender mais sobre elas?

Você vai encontrar neste artigo:

O que são ferramentas de gestão?

Cada vez mais populares nas empresas, ferramentas de gestão são metodologias ou softwares que auxiliam na eficiência de uma gestão. Com eles, inúmeras tarefas são otimizadas e reduzem bastante no acúmulo de tarefas de uma gestão. Sendo, por isso, muito popular em vários negócios. Com a sua utilização é possível organizar prazos, datas e recursos disponíveis, e também permite melhor controle da situação geral da empresa. Outro aspecto impactado positivamente pelo uso de ferramentas de gestão, é a comunicação interna, pois graças a ela, será mais fácil manter uma relação com a equipe. 

Também contribui para o melhor gerenciamento de projetos. Assim como aplicação de treinamentos, aprimoramentos de processos, entre outros itens. Algo comum em relação às ferramentas de gestão, principalmente por empresas novas e pequenas, é serem utilizadas apenas em momento de necessidade ou de forma informal. Acontece isto, pois muitas não elaboram um planejamento sobre como irão adentrar ao mercado. 

Tornando-se necessidades apenas com o passar do tempo, quando o negócio consegue expandir, e não conseguem manter tudo sob controle. Já que, nesse momento, se deparam com o desafio de fluir e acompanhar toda uma equipe. Além de uma boa comunicação interna, é fundamental que você faça um bom controle financeiro empresarial, afinal, ele é super importante para a sua empresa. Desta forma, irá ajudar em diversos detalhes. 

Por isso é recomendado sua utilização desde a criação de um negócio, pois todo o processo será mais proveitoso. Também que, depois não será preciso uma nova readaptação quando precisar contar com elas. É relevante entender que além das ferramentas de gestão por meio de softwares, também existem outras, tão necessárias quanto as mais tecnológicas, sendo classificadas como essenciais. 

Você conhece a importância das ferramentas de gestão? 

Primeiramente, é importante entender que elas melhoram as estratégias de expansão da sua rede de franquias. Por isso, qualquer franqueador que tenha interesse em abrir novas unidades franqueadas e em expandir rapidamente, precisa estar atento às ferramentas de gestão. A partir daí, é possível usar as informações levantadas por estes instrumentos para construir uma base de conhecimento e fazer escolhas mais assertivas.

As ferramentas de gestão também estão voltadas principalmente ao setor operacional. Isto é, facilitam os procedimentos dentro da rede de franquias tornando algumas rotinas mais automatizadas. A automação, nesse sentido, contribui muito para outro pilar do franchising: a padronização. 

6 dicas de ferramentas de gestão imperdíveis para usar na sua rede de franquias

Agora que você entendeu o que é uma ferramenta de gestão e como elas funcionam para facilitar os procedimentos dentro de um empreendimento, que tal conhecer 6 ferramentas de gestão indispensáveis para a sua rede?

Indiferente de ser um software ou não, existem algumas ferramentas que são essenciais para se utilizar no seu negócio. Com elas, é possível economizar dinheiro, recursos e tempo na gestão. E mesmo que seu negócio seja novo ou antigo no mercado, é sempre bom saber as vantagens que cada uma carrega. Para incrementar a sua gestão, abaixo separamos 5 dicas das quais, caso você não esteja fazendo uso, deve começar o quanto antes.

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1. Mapa mental

Podendo ser feito em forma de diagrama, gráficos, ou até mesmo cadeia mental. O mapa mental, apesar de parecer algo simples, é muito eficaz como ferramenta de gestão, possibilitando de forma simplificada a representação de conceitos e ideias. Ajudando principalmente para memorização, organização e análise de alguma coisa.

Veja bem, se for fazer um planejamento, com ele é possível explicitar todos os aspectos em torno do planejado de uma forma fácil! Sendo também eficaz para percepção de problemas. O principal diferencial é a separação e a organização das informações de uma forma mais harmônica do que em outros modelos de ferramenta.

Isto é, ele se parece com uma árvore cheia de ramificações. A partir da leitura do mapa mental, é possível fortalecer a memória e a percepção dos problemas, seja no e-commerce, seja na unidade física. Afinal, todos os procedimentos ficam separados e apresentados de forma visualmente agradável.

2. Indicadores de qualidades 

Uma boa forma de poupar estresse para toda uma gestão, é tendo garantia que o produto ou serviço que está sendo produzido e comercializado, tenha qualidade. Sendo assim, é imprescindível o uso de indicadores de qualidade. Eles podem medir desde atendimento ao processo de produção, observando diversos processos, encontrando erros e problemas.

Indicadores de qualidade também são conhecidos como Key Performance Indicator (KPIs). Entre os KPIs mais famosos estão a taxa de conversão, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o Retorno de Investimento, Churn, Ticket Médio, etc. Seus benefícios são otimizar os processos dentro do negócio, apresentando resultados mensuráveis e quantificáveis.

A partir destes indicadores de qualidade, é possível também desenvolver Metas SMART, que aumentam o desempenho da sua rede de franquias.

3. Aplicativo de controle de ponto

Considerada uma das melhores formas de controlar o banco de horas de seus colaboradores, temos os de controle aplicativos de ponto. Com eles, é fácil remover o estresse dos responsáveis pela gestão, de se preocuparem com o percurso de trabalho das equipes, tendo todos registrados de modo simples.Outro aspecto que ele pode ajudar muito, é em caso de trabalho remoto, pois permite ao colaborar fazer download do aplicativo e fazer o registro de onde estiver. Uma boa sugestão para utilizar esse serviço, é por meio da Ponto Tel.

Além disso, o controle de ponto eletrônico economiza os recursos da franqueadora, principalmente se a franquia é do segmento de franquias home-office, por exemplo, a utilização de um aplicativo de controle de ponto é praticamente indispensável. 

4. Modelo de negócios

Contar com um modelo de negócios é mais que essencial, pois com um, será muito mais fácil tomar o processo de tomar decisões. E conforme uma empresa vai crescendo, já terá definido os caminhos que ela deverá tomar. 

Por meio do modelo de negócios, será otimizado todo o funcionamento da empresa, assim poupando a gestão em relação à incertezas, já que, terá bem explícito sobre o que deve ser feito. Por exemplo, no modelo de negócios de franquias, os passos para seguir com o crescimento da franquia é a expansão.

O modelo de negócios é essencial porque está na base da fundação da empresa. Como a empresa vai criar, entregar e capturar valor dentro do seu segmento de atuação? Estas são questões que serão investigadas pelo modelo de negócios.

5. Customer Relationship Management (CRM)

Com o propósito de manter a comunicação entre empresa e público, o CRM é uma ferramenta de gestão que pode ajudar muito. Com ele, é possível intensificar o relacionamento com potenciais clientes, trazendo grandes proveitos para seu negócio.

O CRM é uma ferramenta disponível por software, por isso, normalmente vem acompanhada de diversos outros módulos. E também, sua utilização pode ajudar a fidelizar clientes e coleta de dados.

O CRM da Central do Franqueado, por exemplo, contribui para manter a comunicação com os interessados na sua rede (leads), monitora as etapas no funil de vendas e identifica gargalos que podem estar prejudicando o processo de expansão da rede. Além disso, tudo isso fica registrado com segurança para você não perder nenhuma informação.

6. Central do Franqueado

Já que estamos falando de ferramentas de gestão de qualidade, não podemos deixar de fora a plataforma de suporte à franquias da Central do Franqueado! Desenvolvida por especialistas em franchising,ela é simples, fácil e dinâmica de usar, e pode ajudar muito na gestão de uma franquia. 

Para você que quer encontrar novos investidores para a sua rede de franquias, a Central criou o serviço de expansão. Nele você encontra o CRM, mencionado anteriormente, o Módulo Projetos e o Portal de Franquias. Cada um com uma atuação específica dentro da rede de franquias. O CRM, por exemplo, via gerenciar o funil de vendas e acelerar a expansão. 

O Projetos vai proporcionar maior segurança, praticidade e organização na hora de inaugurar novas unidades e lançar novos produtos e serviços no mercado. Por último, o Portal de Franquias da Central, que é o mais acessado em todo o Brasil. São milhares de investidores que acessam diariamente e você pode expor a sua rede de franquias entre várias franquias de renome, o que aumenta a sua credibilidade e visibilidade para potenciais franqueados. 

Experimente grátis! Solicite uma demonstração e comprove todos os benefícios de aliar ferramentas de gestão tecnológicas e práticas ao modelo de negócios conhecido como franchising!

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Cristiano Ritzel

Redator em Central do Franqueado


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